Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação prolongada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentação prolongada

    Por aqui já vamos nos 21 meses de muita maminha e claro que estamos muito felizes!!!

    Só que agora começaram a surgir algumas dúvidas, talvez fruto daquilo que vou ouvindo daqui e dali mas que me deixam a pensar. Como devem calcular já há muito tempo que tenho ouvido dizer "já está na hora de lhe tirares a mama, já é grande, já não lhe faz nada...". Não ligo e vou continuando.

    Ela é completamente viciada na mama e ainda mama 4 a 6x por dia. Como está comigo todo o dia, tenho a vantagem de lhe dar quando ela pede. Não adormece sem ela e muitos dias, quando acorda, o lanche dela é a mama, seguida de pão com manteiga.

    Claro que eu gosto imenso mas toda a gente me diz que quanto mais tempo mamar mais dificil vai ser o desmame. Já ouvi histórias que às vezes têm de ficar 2 semanas em casa das avós ou pôr malagueta na mama!! Eu não quero chegar a esses extremos, acho horrível, mas também há dias que começo a ficar cansada de dar tanta mama.

    Como é que foi com as mamãs em que os bebecas mamaram até tarde? Foram eles que desmamaram? Como correu? Pra mim isto é uma novidade pois o meu filho só mamou 1,5 mês...

    Beijitos


  • #2
    Ola!

    O meu mais velho desmamou gradualmente. Aos 2 anos ele mamava por sistema antes de dormir (nem sempre dormecia na mama), 1 ou 2 vezes por noite/madrugada e as vezes de manha. Eu estava gravida de 3 meses apesar de nao ter o ter desmamado tambem nao insisti para que mamasse mais. De dia ja nao oferecia mas tambem nao recusava e de noite as vezes la lhe dizia mas ja mamaste a bocado mas dormir, sim? Mas se ele insistia pois la dava! Andava cansadissima com a gravidez e com a sensilidade aumentada parecia que tinhamos voltado aos primeiros tempos em o ele maar doia...

    Pois a partir so oferecia ao ir para a cama e de resto ia dando quando ele pedia e ele foi espaçando. Saltava um dia, voltava, saltava 2... Chegou a estar 2 semanas sem mamar e voltou a pedir uma noite. A ultima vez tinha 26 meses.

    Depois ja pediu com o irmao nascido mas é pelo mimo. ja nem sabe mamar!

    Nao te preocupes que quando estiver preparado desmama. Falta saber se tu estaras preparada! LOL Eu fiquei tao triste...

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Olá! Sou mãe de gémeos com 22 meses, sempre mamaram só do meu leite... Também já tinha ouvido dizer que ia ser um desmame horrivel e olha, desde o dia 14 deste mês que lhes tirei a mama e não foi nenhum drama, claro que a 1ª noite choraram mas fiz uma papinha e lá os enganei lol lol Tem estado a correr tudo às mil maravilhas. Eu digo-lhes que eles já são uns meninos grandes e que a mama já não presta que é caca lol Vai correr tudo bem não te preocupes. Beijocas




































      Nascemos no dia 26 de Junho de 2009 às 35 semanas... o Ângelo com 1900gr e 43cm e o Gabriel com 2240gr e 45cm... agora já estamos uns gorduxinhos lindos:P











      Sócia n.º 107

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por tanya Ver Mensagem
        Por aqui já vamos nos 21 meses de muita maminha e claro que estamos muito felizes!!!

        Só que agora começaram a surgir algumas dúvidas, talvez fruto daquilo que vou ouvindo daqui e dali mas que me deixam a pensar. Como devem calcular já há muito tempo que tenho ouvido dizer "já está na hora de lhe tirares a mama, já é grande, já não lhe faz nada...". Não ligo e vou continuando.

        Ela é completamente viciada na mama e ainda mama 4 a 6x por dia. Como está comigo todo o dia, tenho a vantagem de lhe dar quando ela pede. Não adormece sem ela e muitos dias, quando acorda, o lanche dela é a mama, seguida de pão com manteiga.

        Claro que eu gosto imenso mas toda a gente me diz que quanto mais tempo mamar mais dificil vai ser o desmame. Já ouvi histórias que às vezes têm de ficar 2 semanas em casa das avós ou pôr malagueta na mama!! Eu não quero chegar a esses extremos, acho horrível, mas também há dias que começo a ficar cansada de dar tanta mama.

        Como é que foi com as mamãs em que os bebecas mamaram até tarde? Foram eles que desmamaram? Como correu? Pra mim isto é uma novidade pois o meu filho só mamou 1,5 mês...

        Beijitos
        Pois... Estou contigo, Tânya Os nossos bebés nasceram no mesmo dia, não foi? 22 de Agosto.
        Há tempo abri tb um tópico porque o Dani ainda mama de noite. Só esta noite mamou para aí umas 4x.
        Toda a gente me diz para tirar a mama de noite mas não é o que as pessoas me dizem que me preocupa... É mesmo o meu cansaço, o não dormir bem.
        Há dias estava na farmácia e comentei com a farmacêutica que ainda amamentava e ela ficou chocada. Não me importo nada com as opiniões diferentes da minha, afinal cada um faz o que acha melhor, mas fiquei a pensar no que ela me disse. Disse-me que as crianças amamentadas até tarde são muito dependentes da mãe e tornam-se crianças inseguras.
        A pediatra dele já tinha dito para lhe tirar a mama para ele aprender a confortar-se sozinho e a controlar a frustração sem ter de recorrer à mama. Avisou-me que com o passar do tempo seria mais difícil tirar a mama porque ele cada vez ia reagindo pior e é verdade. Se eu não der mama quando ele quer ele começa logo a chorar e fica mau. De noite quando está a mamar há muito tempo e eu começo a retirar a mama, ele começa logo a resmungar e a agarrar-me com as mãozitas... Enfim, vou-me colar ao tópico!

        Bjinhos,
        Celina



        O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

        Comentar


        • #5
          Olá, amamentei o meu segundo filho até aos 28 meses, também ouvia mil e uma criticas por amamentar até tão tarde, o cansaço também era muito, tentei tirar-lhe a mama várias vezes e ele reagia mal, chorava horas! Até que um dia me enchi de coragem (ele comia muito mal e eu erradamente pensava ser culpa da mama) e lhe tirei mesmo a mama...se fosse hoje não o fazia!!! Deixava-o mamar até ele deixar...digo-te que a partir daí é que os problemas começaram...a partir daí é que ele ficou inseguro...foi muito difícil tirar a fralda...tudo quanto foi adaptação correu mal, claro que também tinha (e tem) muito a ver com ele, mas mesmo por isso devia te-lo deixado mamar até deixar por ele, talvez o desenvolvimento dele tivesse sido diferente. Claro que todos os miúdos são diferentes..mas se te sentes bem a dar mama, não stresses, não te preocupes com a opinião dos outros.

          Também vou seguir este tópico atentamente lol

          Beijinhos

          Comentar


          • #6
            Eu estou com o problema oposto
            mas com a minha mais velha consegui amamentar 16 meses. O desmame foi feito apenas quando percebi que estava a ficar sem leite, e o que fiz foi reduzir/intercalar as mamadas. Ou seja, num dia adormecia na mama, no outro não e durante a noite ela pedia uma vez e eu dava, a segunda não dava, a terceira dava... Depois já não dava a primeira, nem segunda só a terceira...
            Connosco foi a altura certa, foi muito natural para mim e para ela. Não houve cá traumas, nem tristezas e o desmame assim durou cerca de 1 semana.

            A partir daí ela só voltou a pedir recentemente quando a mana nasceu e eu tirei com a bomba e dei-lhe a provar. Não gostou e nunca mais pediu LOL!

            Sem stress e não ligues ao que te dizem!
            :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

            www.ideiasepoeiras.blogspot.com

            Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por celirita Ver Mensagem
              Disse-me que as crianças amamentadas até tarde são muito dependentes da mãe e tornam-se crianças inseguras.
              A minha filha vai fazer 25 meses e ainda mama. Ando há séculos para fazer o desmame mas como quero fazê-lo de forma gradual, ainda cá ando. Não ofereço (a menos que ela ande doentita) mas se ela pede dou. A certas horas, se possível tento distrair mas ela ainda mama antes de dormir, às vezes a meio da noite para adormecer mais depressa, e de manhã. ocasionalmente mama depois de almoço.
              Isso da segurança acho que é uma verdadeira treta. A minha filha não anda no infantário e é super confiante: fala com os miúdos todos, fica sem mim sem problemas (em casa de familaires que conheça obviamente), faz amigos com imensa facilidade, é sorridente e super bem disposta.
              Eu fui amamentada só um mês e ainda sou super insegura. Será que tem a ver?
              Eu acho que o que faz a confiança dos nossos filhos é o nosso apoio, com ou sem mama. A minha filha sabe que estamos sempre disponíveis e por isso não precisa de se sentir insegura. Por exemplo, desde pequena que é raro chorar de noite porque quando o fazia íamos logo ter com ela e cedo percebeu que bastava chamar.
              Como ela está quase pronta para o desfralde, e a pediatra já avisou que mama, chuchas (que ela não usa) e fralda são objectos de conforto, acho que vou tratar primeiro do desfralde e depois tiro a mama.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                A minha filha vai fazer 25 meses e ainda mama. Ando há séculos para fazer o desmame mas como quero fazê-lo de forma gradual, ainda cá ando. Não ofereço (a menos que ela ande doentita) mas se ela pede dou. A certas horas, se possível tento distrair mas ela ainda mama antes de dormir, às vezes a meio da noite para adormecer mais depressa, e de manhã. ocasionalmente mama depois de almoço.
                Isso da segurança acho que é uma verdadeira treta. A minha filha não anda no infantário e é super confiante: fala com os miúdos todos, fica sem mim sem problemas (em casa de familaires que conheça obviamente), faz amigos com imensa facilidade, é sorridente e super bem disposta.
                Eu fui amamentada só um mês e ainda sou super insegura. Será que tem a ver?
                Eu acho que o que faz a confiança dos nossos filhos é o nosso apoio, com ou sem mama. A minha filha sabe que estamos sempre disponíveis e por isso não precisa de se sentir insegura. Por exemplo, desde pequena que é raro chorar de noite porque quando o fazia íamos logo ter com ela e cedo percebeu que bastava chamar.
                Como ela está quase pronta para o desfralde, e a pediatra já avisou que mama, chuchas (que ela não usa) e fralda são objectos de conforto, acho que vou tratar primeiro do desfralde e depois tiro a mama.
                Olá,

                Eu não concordo muito com aquilo que a farmacêutica me disse. Acredito que seja assim para umas crianças e outras não, também depende do feitio próprio e das vivências.
                Em relação ao que está a bold, eu penso da mesma maneira mas comigo, simplesmente, não funciona. Eu achava que a atender o choro nocturno do Dani ele se ia sentir confiante que estaríamos sempre ali para ele (ainda por cima poucas vezes o deixei a chorar e nunca de noite sozinho). O que é certo é que ele nunca acorda durante a noite a chamar pela mãe ou pelo pai, simplesmente chora. E acorda a chorar aflitivamente, só se cala na mama. Não adianta falar, confortar, ele quer mesmo é mama.

                Eu já pensei no desmame mas só nocturno para EU descansar. Mas ainda não fui capaz por várias razões. É muito fácil ele ganhar esta "batalha" às 3h da manhã. Ele berra e berra até que tem o que quer.
                Eu continuo a oferecer de dia mas noto que ele está a ficar "matreiro"... Não lhe apetece tomar banho, pede mama ; não quer mudar de roupa, pede mama... e assim vai ganhando tempo porque sabe que eu não recuso.
                É engraçado que o Dani não tem nenhum objecto de conforto, é possível que seja a mama

                Ao contrário da tua filhota, o meu está no infantário mas tem vergonha de toda a gente. Sai um bocado a mim

                Outra coisa que me faz continuar a dar de mamar é porque é uma grande ajuda quando ele está doente, pois come menos mas tem os benefícios do leite. Estou-me a lembrar de quando ele teve gastroenterite, poucos alimentos podia comer mas aconselharam sempre o LM.

                Bjinho,
                Celina



                O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

                Comentar


                • #9
                  Olá, aqui está mais uma que queria fazer o desmame ao filhote, mas não sabe como.
                  Ele vai fazer 38 meses e ainda é um viciadão, mas apenas em casa, na rua nem se lembra.
                  Também é muito confiante, mete-se com toda a gente e é uma Maria vai com todas, mas mesmo assim não queria forçar nada, com medo que ele ao perder este mimo em que tanto confia, se torne uma criança insegura e revoltada comigo.Ainda por cima está naquela fase de mamã para tudo, como o complexo de Édipo ao rubro.
                  Já por várias vezes lhe recusei mama ou por estar ocupada por achar que está a exagerar e nunca corre bem. Chora que se farta e noto que fica muito sentido.
                  Tb vou ficar atenta a este tópico, pode ser que surjam ideias.

                  Comentar


                  • #10
                    Olá,

                    Para quem tiver interesse, convido-vos a integrar um grupo que criei há uns tempos no facebook chamado "Amamentação com Desmame Natural".

                    Muitas de nós sentimos essa pressão para desmamar os bebés a partir de certa idade (nem sequer é uma idade determinada... para uns poderá ser a partir dos 6 meses, para outros a partir de 1 ano... sem uma explicação muito concreta acerca do "porquê"... "porque já é crescido" ou "porque já não precisa"...).

                    Mas se analisarmos as evidências ciêntificas e observarmos os hábitos de amamentação em todo o mundo e ao longo dos tempos, verificamos que essa pressão para o desmame é apenas um hábito cultural que em nada beneficia a criança e por vezes pode causar sentimentos de angústia tanto à criança quanto à mãe.

                    Deixo-vos um excerto de um documento do Boletim Cientifico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre o desmame:

                    "Perdeu-se a noção de que o desmame não é um evento e sim um processo, que faz parte da evolução da mulher como mãe e do desenvolvimento da criança, assim como sentar, andar, correr, falar. Nesta lógica, assim como nenhuma criança começa a andar antes de estar pronta, nenhuma criança deveria ser desmamada antes de atingir a maturidade para tal."

                    Se se indentificam com o que escrevi, entrem no nosso grupo em: https://www.facebook.com/#!/home.php...586425304&ap=1

                    Bjs
                    Sofia Carvalho

                    Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
                    Serviços de Apoio à Maternidade:
                    * Acompanhamento na Gravidez, Parto, Pós-parto * Preparação para o Nascimento * Apoio na Amamentação * Massagem para Grávidas * Workshops *

                    http://aquihabebe.blogspot.com/

                    Visitem-nos também no Facebook (Aqui há Bebé)

                    Comentar


                    • #11
                      Bem, a questão é que todos somos diferentes e não é só uma coisa, como a amamentação, que vai fazer sermos assim ou assado.
                      Do que disseram, revi-me no facto de a mama dar sempre jeito quando estão doentitos, porque nunca é recusada
                      Sinceramente, sempre disse que nunca iria dar de mamar depois dos 2 anos, mas o certo é que o desmame tem de ser progressivo e ainda cá ando. O que noto é que sempre que se põem com comentários do género "já és muito grande para mamar, a mama é para bebés como o primo" o resultado é precisamente o oposto: ela mama mais! Por isso já pedi para pararem com os comentários e pura e simplesmente não admito que se fale em mama. Afinal de contas, se estiveremos de dieta e se passarem o dia a falar-nos de chocolate, não gostamos, certo?
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        O meu é tal e qual. Qt mais se fala no assunto, pior é.
                        Eu nunca ponderei usar truques para ele deixar a mama, porque sempre quis que o desmame partisse dele, mas continuo à espera. LOL

                        Comentar


                        • #13
                          A minha, quando lhe dizem que já é grande pra mamar ou que a mama é caca, desata logo aos estalos!! Tenho lhe ralhado, mas em parte ela está a defender o que é dela.
                          A minha piolhita esteve doente a semana passada, com muita diarreia e deixou de comer, o que lhe valeu foi a mamita. Chegou a mamar 10x num dia mas mesmo o pedi disse que se não fosse a mama, provavelmente teria de ser internada e fazer soro. Por isso por mais que haja dias em que é cansativo, nestas alturas até agradecemos.

                          Eu também queria que fosse um desmame natural, mas parece que cada vez gosta mais da mama. Não me imagino como a mãe pimpolha, dar mama à minha com 3 anos!! Bem, mas também eu dizia que só ia dar mama até lhe nascerem os dentes porque depois eu não ia conseguir e afinal inda cá andamos...

                          Comentar


                          • #14
                            Por cá também tenho pensado nisso, mas falta-me a coragem... No outro dia em conversa com colegas de trabalho, dizia-me uma :" e dizias tu que só davas de mamar até ele ter dentes..." e é verdade, eu dizia mesmo isto, mas só quem passa pelas situações é que pode falar. Eu adoro dar maminha, se bem que há dias em que estou sem paciência para estar 20/30 mns a dar mama, e ele só mama de manhã e à noite, por vezes acorda a meio da noite para mamar (muito de vez em quando). No início do mês ele esteve com uma febre vírica e a mama foi o que lhe valeu, chegou a mamar 7x durante o dia.
                            Uma pessoa conhecida desmamou o bebé aos 20 meses, pois teve de tomar medicamentos que não eram compatíveis com a amamentação, diz que pôs pimenta em pó no mamilo e passados 2 dias ele não pediu mais... Sinceramente não quero fazer isto, nem nada deste tipo, gostava que fosse ele a deixar, até aos 24 meses não me vou chatear com isso, depois logo se vê! Concordo com a micaela quando diz que é melhor esperar pelo desfralde, mas também não queria prolongar muito mais que os 30 meses...

                            Comentar


                            • #15
                              Para já, vou cortar com a mama fora de casa porque não estou para ter de me chatear com alguém. Quanto ao resto, logo se vê. A minha filha já anda sentida com o que lhe andam a dizer de tirarem as fraldas. tem tido um ataque cerrado, toda a gente fala nisso, dá cuecas, e ela anda sentida. à noite, quando mama e tem a fralda de dormir posta (de pano) está a mamar, aponta para mim e só diz "mamã", mais nada. Noto que ela tem medo que lhe tirem o que ela tem de mais seguro, a mama e a fralda e por isso para já vou com calma.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X