Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bebe amamentado aceita que outra mulher o amamente?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
    Existe banco de leite materno em Portugal, fundamentalmente destinados a bebés prematuros cujas mães não tenham leite. Realmente, antes era bastante comum as mães amamentarem bebés alheios. Porque havia mais mães a amamentar e...porque em todos os tempos houve mães que não conseguiam ter leite em quantidade adequada para alimentarem os seus bebés (ao contrário do que por vezes se lê)...
    Pelo que li dos livros do Dr. Carlos Gonzalez, as mulheres que recorriam mais às amas de leite eram as senhoras da alta sociedade porque não ficava bem a uma senhora fina dar de mamar, então elas secavam logo o leite e entregavam as crianças às amas de leite! Há um capítulo muito interessante sobre esse assunto num dos livros espanhóis do Dr. Carlos Gonzalez, se encontrar qual deles é, eu coloco aqui mais informação!


    Jocas
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
      Vira o disco e toca o mesmo...
      E porque não lhes fazia confusão outras mulheres darem de mamar, nem sempre tem haver com a quantidade de leite da mãe. Muitas continuavam a amamentar mas assim estavam mais livres e mais seguras. Inseguranças houve sempre pelos vistos.
      Vira o disco e toca o mesmo digo eu...mas não vale a pena, pois não, Dulsa? TODAS as mulheres, desde o início dos tempos, tiveram e têm leite suficiente se não forem egoístas nem inseguras, não é?

      Comentar


      • #33
        Fixe APPM, se encontrares transcreve sff...eu também sou super apaixonada por estes assuntos, daí me ter lembrado deste assunto. Já agora mais uma curiosidade minha, tenho 2 filhas e um filho, a mais velha não consegui amamentar por falta de experiência e informação (não havia net tão pouco), sempre que lhe tentava dar mama chorava imenso, até que desisti (também era novinha), o segundo, o rapaz...era um mamão, com ajuda do sos amamentação e com persistência minha também, consegui que ele mamasse até aos 28 meses...agora esta minha bebé que está com 6 meses e sempre foi amamentada desde a primeira hora devida exclusivamente a peito, é uma esquisitinha de primeira lol, tem dias que mama pouquíssimo. Ocorreu-me..será que os rapazes são mais mamões? Até pode ser uma questão estúpida...mas já agora aceitam-se opiniões

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
          Fixe APPM, se encontrares transcreve sff...eu também sou super apaixonada por estes assuntos, daí me ter lembrado deste assunto. Já agora mais uma curiosidade minha, tenho 2 filhas e um filho, a mais velha não consegui amamentar por falta de experiência e informação (não havia net tão pouco), sempre que lhe tentava dar mama chorava imenso, até que desisti (também era novinha), o segundo, o rapaz...era um mamão, com ajuda do sos amamentação e com persistência minha também, consegui que ele mamasse até aos 28 meses...agora esta minha bebé que está com 6 meses e sempre foi amamentada desde a primeira hora devida exclusivamente a peito, é uma esquisitinha de primeira lol, tem dias que mama pouquíssimo. Ocorreu-me..será que os rapazes são mais mamões? Até pode ser uma questão estúpida...mas já agora aceitam-se opiniões
          O que eu li é que as raparigas são, em várias sociedades, amamentadas menos tempo que os rapazes e que curiosamente os rapazes necessitam desse prolongamento, pois são mais frágeis em termos de saúde. (isto em termos genéricos, obviamente).
          Em várias sociedades há mitos relacionados com a amamentação de meninas, que fazem com que esta seja mais curta.
          Agora na prática não sei se os rapazes são mais mamões.

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
            Vira o disco e toca o mesmo digo eu...mas não vale a pena, pois não, Dulsa? TODAS as mulheres, desde o início dos tempos, tiveram e têm leite suficiente se não forem egoístas nem inseguras, não é?
            Por acaso é mesmo vira o disco e toca o mesmo. Adoro como deturpam o que eu digo e como se servem de todos e mais algum tópico para falar em leites fracos... e blablabla. Até já enjoa. Caso para perguntar o porque de tanta insistência no mesmo assunto....

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
              Por acaso é mesmo vira o disco e toca o mesmo. Adoro como deturpam o que eu digo e como se servem de todos e mais algum tópico para falar em leites fracos... e blablabla. Até já enjoa. Caso para perguntar o porque de tanta insistência no mesmo assunto....

              Ah, por mim já fui, não se preocupe! E não se enjoe, que não vale a pena tanto azedume e fica depois o leite com pior sabor, coitadas das crianças!

              Comentar


              • #37
                Sem qualquer base científica para falar, parece-me que quanto mais pequenos são, menos esquisitos serão os bebés. Acredito que mamem em quaisquer mamas que deitem leite.

                SOu mais uma que iria custar a aceitar ver o meu filho mamar noutra qualquer que não eu, exceptuando, claro situações de emergência. Senão, preferia outra qq alimentação complementar.
                Tudo isto é, sem dúvida fruto cultural e dos hábitos instaurados.

                Curiosamnete, acho que não teria problema em amamentar outro bebé.

                Comentar


                • #38
                  Faço minhas as tuas letras giz. Quanto ao facto de as meninas serem ou não mais amamentadas em certas culturas...não era nesse aspecto que me referia (se formos por aí, as meninas são habituadas a tanta coisa que os rapazes não são...), referia-me mesmo a instinto, sei lá, talvez não me consiga explicar bem, mas pela minha experiência acho que os rapazes são mesmo mais mamões, talvez seja a tal vulnerabilidade que lhes é inerente.

                  Comentar


                  • #39
                    Bem, eu acho que ia ter ciúmes de ver a minha filha mamar noutra mulher mas se fosse alguém próximo e se eu não pudesse amamentar não me custaria tanto. Também daria de mamar a outro bebé sem problemas, se ele tivesse fome.

                    A propósito disto lembrei-me que uma prima da minha mãe, há uns 20 anos, teve tanto leite na maternidade que as enfermeiras a chamavam depois de ela amamentar o meu primo para ir dar de mamar aos bebés das outras mães que não tinham leite. Pelo menos aquela mamada eles mamavam LM em vez de LA. E faziam isto sem preconceitos. Agora é que é tudo muito complicado. Antigamente, as mulheres mais ricas nem amamentavam, era normal os bebés terem amas de leite. Não conhecem o conto " A Aia", de Eça de Queiroz?
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #40
                      Isto faz-me lembrar um episódio que vi há uns tempos no Centro de Saúde.

                      Estava a sala de espera cheia, adultos e crianças, e estava um bebé a mamar. Passado um tempo, acaba e a mãe põe-o a arrotar. Chega outro, mais crescido, puxa da camisola dela e começa a mamar. Ela dá o outro bebé a outra mulher e lá dá de mamar ao 2º. Eram de etnia cigana e deviam ser família, mas ficou toda a gente chocada na sala, porque parecia que elas andavam a trocar de bebés na mama! Sei que eles são muito unidos, o núcleo familiar é muito valorizado, por isso, não me choca que deem de mamar aos filhos umas das outras. Mas o pessoal começou logo a comentar que faziam aquilo porque eram ciganos, onde já se viu, blá, blá, blá...

                      Na altura, fiquei a pensar no assunto, se eu seria capaz de dar de mamar a outro bebé ou deixar o meu mamar noutra, mas ainda tenho dúvidas. É mesmo uma coisa cultural.

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                        A propósito disto lembrei-me que uma prima da minha mãe, há uns 20 anos, teve tanto leite na maternidade que as enfermeiras a chamavam depois de ela amamentar o meu primo para ir dar de mamar aos bebés das outras mães que não tinham leite. Pelo menos aquela mamada eles mamavam LM em vez de LA. E faziam isto sem preconceitos. Agora é que é tudo muito complicado. Antigamente, as mulheres mais ricas nem amamentavam, era normal os bebés terem amas de leite. Não conhecem o conto " A Aia", de Eça de Queiroz?
                        Bem, se calhar a minha irmã Micaela foi um desses bebés :-) Provavelmente não, mas só para confirmar que isto era muito comum há uns anos atrás, ninguem se chocava. Claro que analisando o que acontecia, era entrar-se num ciclo vicioso: essas mães tinham subidas de leite violentas, e em vez de as ajudarem a controlar, levavam-lhes mais bebés, o que fazia com que a produção aumentasse ainda mais. E aquelas, que como a minha mãe, tinham subidas de leite tardias, coitadas, com os bebés a mamarem ainda menos, nada produziam... claro que a minha mãe não conseguiu amamentar nenhuma das 3 filhas, mas ficou sempre convencida que a mais nova, que mamou enquanto esteve na maternidade (cerca de 1 semana,como era na altura) sempre foi a mais saudavel... ;-)

                        Claro que amamentaria outro bebé sem problemas. Eu bem sugeri à minha irmã trocarmos os bebés na mama só para ver o que acontecia, mas ela não foi na conversa... lol


                        29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

                        18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


                        Sócia nº 28
                        CAM UNICEF/OMS

                        Comentar


                        • #42
                          Quando vemos um bebé a chorar com fome nem pensamos em preconceitos. O meu sobrinho nasceu quando a minha filha tinha 18 meses. Vi-o a chorar com fome algumas vezes porque a mãe teve algumas dificuldades no início da amamentação. Aliado a isso, ela tem alguns problemas de saúde e garanto que pensei muitas vezes dar de mamar ao bebé. Não o fiz porque ela estava presente e era ela que precisava de aprender a amamentar e ajudei-a nesse processo. mas se ela se sentisse mal e não pudesse, dava mais depressa de mamar eu do que um biberão de LA (não tenho nada contra o LA, mas estou a referir-me a um bebé recém-nascido e claramente alérgico, acho que é mais saudável não arriscar alergias a leite).
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #43
                            Mais facilmente amamentava um bebé do que lhe dava um biberão (desde que a mãe permitisse), ainda esta semana quando fui com a minha bebé á vacina, estava um recem nascido a beber biberão, o meu sentimento foi de pena,não consigo deixar de ter pena sempre que vejo um bebé beber biberão.

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
                              Mais facilmente amamentava um bebé do que lhe dava um biberão (desde que a mãe permitisse), ainda esta semana quando fui com a minha bebé á vacina, estava um recem nascido a beber biberão, o meu sentimento foi de pena,não consigo deixar de ter pena sempre que vejo um bebé beber biberão.
                              O que eu disse sobre amamentar o meu sobrinho em vez de lhe dar LA tem a ver com uma situação pontual, considerando os problemas de saúde dele. Se as mães dão biberão, não é nada comigo se não podem ou não querem amamentar.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #45
                                olá!

                                a minha avó tb foi ama de leite! não sei se o fez de forma regular mas sei q a minha tia tem um irmão de leite pq a mãe na altura não podia amamentar!

                                sempre achei a situação fascinante! e só prova q é só depende nós amamentar, pq leitinho do bom vai sempre haver!!
                                Ultima edição por ritacmartins; 16-06-2011, 16:58.






                                Mães OMS Sócia nº 105

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X