Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 refeições de sopa+1 papa. E as maminhas???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2 refeições de sopa+1 papa. E as maminhas???

    Olá mamãs!

    O Duarte tem 5 meses e 2 semanas e come papa à tarde e sopa ao jantar. Até agora estive em casa e dava-lhe maminha no fim dessas refeições. Ultimamente ele tem reduzido e até negado o leitinho no fim da AC, mas eu tiro algum com a bomba, para me sentir confortável, pois não convém estimular muito mais. 2ª feira regresso ao trabalho e vou estar 7h fora de casa, mas levo a bomba para tirar algum leite em caso de incómodo, pois o meu trabalho é puxado e as mamocas cheias não ajudam...
    Lá para os 6.5 ou 7 meses, acho que o pedi vai aconselhar a introdução da sopa também ao almoço.

    A minha duvida é... Se o bebé passar o almoço, o lanche e o jantar sem maminha, será que a produção se vai ajustar para o pequeno almoço, ceia e durante a noite?

    BOLAS!! A licença de maternidade devia durar pelo menos 1 ano!!! :P




    Realizando os meus sonhos...

  • #2
    Ola!

    Nao sei se te entendo... Eu estou a trabalhar desde os 4 mses do Carlos e isso nao impediu que amamentasse em exclusivo ate aos 6 meses. E depois disso ele fez so uma refeiçao de solidos durante pelo menso mais 1 mes. 2 refeiçoes ate aos 9 meses e so depis disso começou uma terceira. O voltar ao trabalho nao impede nada!

    Um bebe de menos de 1 ano deve mamar! Mamar é para ele melhor que comer qq outra coisa por isso se chama complementar (AC) e por isso se recomenda que nao se substitua nenhuma refeçao de mama por solidos! Nunca! Se a mae nao esta pois paciencia, mas se a mae esta deve oferecer mama em todas as refeiçoes, preferencialmente antes da AC.

    Toletixa o teu bebe com a idade que tem devia estar so a leite materno. Estas a dar-lhe mais coisas que ele de facto nutricionalmente nao precisa (o que nao quer dizer que lhe faça mal) mas se ainda por cima substituis leite materno por AC estas a reduzir a protecçao imunitaria que o leite lhe confere e isso sim é mau para alem. Alem do mais esse caminho que levas vai conduzir rapidamente a um desinteresse pela mama e um desmame precoce. Coisa que alias ja estas a sentir. Nao tarda nada estas ca a dizer que rejeitou a mama de vez ou que a tu a produçao baixou tanto que tiveste de ir comprar um lata de leite.

    Por isso se é de plena consciencia e vontade que queres que o teu bebe desmame a curto prazo pois bem é esse o caminho. Mas se queres continuara a amamentar precisas de urgentemente inverter essa tendencia, amamentar mais e dar menos e privilegiar a mama sempre que estejas com o o bebe. A decisao é tua. Nao do peditra.

    Beijinhos
    RUte

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Não percebi muito bem. Tu levas a bomba. ok. mas o que é que fazes ao leite que tiras?
      Guardas esse leite? Se sim porque é que esse leite não é dado ao bebé em vez de tanta AC? Assim ao mesmo tempo que mantinhas uma produção semelhante à que terias se estivesses a tempo inteiro com o bebé, ele ainda beneficiaria com o teu leite (que nesta fase é muito mais importante que a AC).

      E durante os fins de semana. Pretendes manter o mesmo esquema? podes sempre aproveitar para dar mais maminha.... faz bem ao bebé e a ti.

      Não te sei dizer se a tua produção não se vai ressentir, é algo que ninguem te pode dizer....

      Comentar


      • #4
        Olá,

        Partilhando a minha experiência: eu voltei ao trabalho aos 4m na minha filha mais velha e aos 5m, no meu filho mais novo e ambos foram amamentados em exclusivo até aos 6m. Fizeram uma semana com uma refeição de papa ou sopa e passado essa semana, ficaram com duas refeições (uma papa, outra sopa) até aos 9m (só com esta idade começaram a jantar, o pediatra disse para o fazer com 8m).

        Nos primeiros tempos, enquanto eles mandam fora mais do que comem, eu dava maminha a seguir, mas quando eles passaram a comer a dose normal, não oferecia.

        Hoje em dia, o esquema do meu filho é o seguinte: mama antes de eu sair, almoça sopa e fruta, lancha papa ou iogurte, mama quando chego a casa (1h antes do jantar), janta sopa e fruta, mama antes de ir para a cama e ainda mama umas 2 vezes durante a noite. Na praia, dá-lhe a fome e mama a meio da manhã também. Não altero o esquema ao fim-de-semana.

        Esta semana, comecei a dar a seguir à sopa um bocadinho de peixe e batata cozidos, arroz branco com frango, para o ir habituando ao segundo prato.

        O pediatra não "manda" na alimentação do teu filho, faz sugestões e tu só tens que perceber se há um motivo médico por trás delas para tomares decisão em conformidade.




        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Ola!

          Nao sei se te entendo... Eu estou a trabalhar desde os 4 mses do Carlos e isso nao impediu que amamentasse em exclusivo ate aos 6 meses. Iniciar a AC foi uma decisão conjunta, pois era suposto eu ter ido trabalhar há 2 semanas atrás... Eu vou estar fora de casa 7 horas consecutivas e não terei tempo nem condições para tirar todo o leite que poderia para deixar ao meu bebé... E depois disso ele fez so uma refeiçao de solidos durante pelo menso mais 1 mes. 2 refeiçoes ate aos 9 meses e so depis disso começou uma terceira. Eu não tenho a certeza se o pedi vai indicar a 3ª refeição na proxima consulta, ele apenas mencionou que mexeríamos no "menu". Talvez se referisse à introdução de carne... Só no final de Agosto é que sei.O voltar ao trabalho nao impede nada!Depende... No meu caso, tenho meia hora para jantar e seria essa meia hora a utilizada para tirar o leite. Com o stress achas que saía alguma coisa de jeito? Tenho os movimentos de carga todos registados informaticamente e se parar o trabalho para tirar leite, os movimentos decrescem e depois era uma vez o meu trabalho...

          Um bebe de menos de 1 ano deve mamar! Mamar é para ele melhor que comer qq outra coisa por isso se chama complementar (AC) e por isso se recomenda que nao se substitua nenhuma refeçao de mama por solidos! Nunca! Se a mae nao esta pois paciencia, mas se a mae esta deve oferecer mama em todas as refeiçoes, preferencialmente antes da AC. Se eu oferecer mama antes da AC ele não come nada e a intenção era ela habituar-se a comer à colher! Graças a Deus que já está a começar de aceitar, senão não sei como seria!!!

          Toletixa o teu bebe com a idade que tem devia estar so a leite materno. Estas a dar-lhe mais coisas que ele de facto nutricionalmente nao precisa (o que nao quer dizer que lhe faça mal) mas se ainda por cima substituis leite materno por AC estas a reduzir a protecçao imunitaria que o leite lhe confere e isso sim é mau para alem. Alem do mais esse caminho que levas vai conduzir rapidamente a um desinteresse pela mama e um desmame precoce. Coisa que alias ja estas a sentir. Nao tarda nada estas ca a dizer que rejeitou a mama de vez ou que a tu a produçao baixou tanto que tiveste de ir comprar um lata de leite.

          Por isso se é de plena consciencia e vontade que queres que o teu bebe desmame a curto prazo pois bem é esse o caminho. Mas se queres continuara a amamentar precisas de urgentemente inverter essa tendencia, amamentar mais e dar menos e privilegiar a mama sempre que estejas com o o bebe. A decisao é tua. Nao do peditra. Por isso eu disse que o pedi desaconselhou a mama no fim da papa/sopa, mas eu continuei a dar...

          Beijinhos
          RUte
          Respondi em cima...

          Rute, não sei como as outras mães fazem, mas eu vou trabalhar das 14h às 20h. Por isso dou a sopa ao jantar, pois assim dou leite ao almoço e leite à ceia, antes de dormir...
          Eu também queria manter a exclusividade até aos 6 meses, até porque ele estava a desenvolver bem (logo, não havia a desculpa de ele precisar de comer pa engordar), mas eu estava a 2 semanas de ir trabalhar e como já tive experiência de uma bebé que comia mal, quis iniciar a AC para ele se ir habituando.
          Olha, da minha filha, falhei na amamentação e ela foi alimentada a LA e aos 4 meses (antes do irmão) começou com AC e não bebia leite no fim. Por isso, já me sinto muito realizada e feliz por ter conseguido amamentar o meu bebé até aos 4.5 meses em exclusivo e continuar a amamentar agora depois da introdução da AC. Eu queria mesmo era saber como fazem as mães que trabalham o dia todo e não podem dar maminha durante o dia....




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
            Olá,

            Partilhando a minha experiência: eu voltei ao trabalho aos 4m na minha filha mais velha e aos 5m, no meu filho mais novo e ambos foram amamentados em exclusivo até aos 6m. Fizeram uma semana com uma refeição de papa ou sopa e passado essa semana, ficaram com duas refeições (uma papa, outra sopa) até aos 9m (só com esta idade começaram a jantar, o pediatra disse para o fazer com 8m).Então eu talvez tenha feito confusão e a 2ª sopa seja mesmo aos 9 meses! Se assim for, melhor! Continuo com a maminha ao almoço e sopa ao jantar!

            Nos primeiros tempos, enquanto eles mandam fora mais do que comem, eu dava maminha a seguir, mas quando eles passaram a comer a dose normal, não oferecia. Pois, ele agora já come a sopinha e uma frutinha no fim...

            Hoje em dia, o esquema do meu filho é o seguinte: mama antes de eu sair, almoça sopa e fruta, lancha papa ou iogurte, mama quando chego a casa (1h antes do jantar), janta sopa e fruta, mama antes de ir para a cama e ainda mama umas 2 vezes durante a noite. Na praia, dá-lhe a fome e mama a meio da manhã também. Não altero o esquema ao fim-de-semana. Obrigada! Era isto que eu queria saber

            Esta semana, comecei a dar a seguir à sopa um bocadinho de peixe e batata cozidos, arroz branco com frango, para o ir habituando ao segundo prato.

            O pediatra não "manda" na alimentação do teu filho, faz sugestões e tu só tens que perceber se há um motivo médico por trás delas para tomares decisão em conformidade.
            Respondi em cima!

            Obrigada!




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
              Olá!

              Não percebi muito bem. Tu levas a bomba. ok. mas o que é que fazes ao leite que tiras?
              Guardas esse leite? Se sim porque é que esse leite não é dado ao bebé em vez de tanta AC? Assim ao mesmo tempo que mantinhas uma produção semelhante à que terias se estivesses a tempo inteiro com o bebé, ele ainda beneficiaria com o teu leite (que nesta fase é muito mais importante que a AC).

              E durante os fins de semana. Pretendes manter o mesmo esquema? podes sempre aproveitar para dar mais maminha.... faz bem ao bebé e a ti.

              Não te sei dizer se a tua produção não se vai ressentir, é algo que ninguem te pode dizer....
              Éu só introduzi AC, porque não vou conseguir tirar leite suficiente para deixar ao bebé. Eu tinha uma bomba manual e tirava pouquissimo leite! Só há pouco é que me ofereceram uma eléctrica e aí já sai mais um bocado, mas nada equiparado ao que o bebé mama! Com ele a mamar, noto que sai muito mais! A minha ideia ao levar a bomba é para liviar um pouco a tensão, que agora já é menor, uma vez que a mama já está habituada a menos mamada durante o horário que vou estar fora. Daí a minha intenção de habituação!

              Ja tentei fazer papa com leite meu, mas aquilo não me saiu muito bem... Já fizeram? Que papa usaram?

              Bjinhus




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                Olá mamãs!



                BOLAS!! A licença de maternidade devia durar pelo menos 1 ano!!! :P
                isso é k era


                Uploaded with ImageShack.us

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por pinkbabyblue Ver Mensagem
                  isso é k era
                  já andas a ver como é que vais fazer em Janeiro??




                  Realizando os meus sonhos...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                    já andas a ver como é que vais fazer em Janeiro??
                    ando so a cuscar


                    Uploaded with ImageShack.us

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                      Respondi em cima...

                      Rute, não sei como as outras mães fazem, mas eu vou trabalhar das 14h às 20h. Por isso dou a sopa ao jantar, pois assim dou leite ao almoço e leite à ceia, antes de dormir...
                      Eu também queria manter a exclusividade até aos 6 meses, até porque ele estava a desenvolver bem (logo, não havia a desculpa de ele precisar de comer pa engordar), mas eu estava a 2 semanas de ir trabalhar e como já tive experiência de uma bebé que comia mal, quis iniciar a AC para ele se ir habituando.
                      Olha, da minha filha, falhei na amamentação e ela foi alimentada a LA e aos 4 meses (antes do irmão) começou com AC e não bebia leite no fim. Por isso, já me sinto muito realizada e feliz por ter conseguido amamentar o meu bebé até aos 4.5 meses em exclusivo e continuar a amamentar agora depois da introdução da AC. Eu queria mesmo era saber como fazem as mães que trabalham o dia todo e não podem dar maminha durante o dia....

                      Nao tomes os meus comentariso como uma critica, mas é preciso que saibas bem as consequencias de cada opçao para poderes decidir em consciencia.

                      Olha eu tenho horario flexivel o que claro esta facilita mas nunca tirei leite no trabalho (o que ate ja deu em asneira uma vez que acabei com um episodio de engorgitamento que esteva as portas de uma mastite) e mnao tenho hora sde amamentaçao. Ainda por cima o Carlos nunca foi adepto do biberao nem aceita o leite nas papas logo o biberao com LM ia quase todo para o lixo e entretanto ja deitei fora o stock congelado.
                      Quando voltei ao trabalho saia de casa as 8:00 e voltava entre as 14:00 e as 15:00 o que sao 6/7 horas. Como ele do biberao nao tomava grande coisa passava o resto do dia pendurado na mama para compensar.

                      Aos 6 meses tivemso em luta com a sopa e demorou 1 mes ate ele abrir a boca (e sim tinha ja os 6 meses). Nesse mes o pai ainda foi tentando com o biberao a ver se entre LM sempre algum passava mas com poucos resultados. ao fim d esemnana tentava eu e como tu como ele nao comia so dava mama depois nao antes a ver se ajudava.

                      Assim so aos 7 meses é que passou a fazer uma refeiçao de AC de jeito e ai esqueci o biberao e pronto. Devagarinho passou a ser mais frequente eu estra fora 7/8 horas, as vezes 9 porque comecei a aficar parade tarde no trabalho de vez em quando e com isso começamos a dar as tais duas refeiçoes nesse periodo (uma sopa e uma papa de fruta). Hoje com 10 meses feitos eu sai de casa as 8:15 e nem o acordei para dar mama (mamou de madrugada uma vez) e so devo chegar a casa la para as 17:00/18:00. Sao as tais 9 horas. Nesse intervalo o pai vai dar-lhe as duas refeiçoes qu ete disse e talvez algum snack (um bocadinho d epao ou uma bolacha Maria). Quando eu chegar mama. E depois ao jantar mama e come mais alguma coisa (uma segunda sopa ou um pratinho de ensaio para segundo prato). E ao serao mamara mais 2 ou 3 vezes, outra de madrugada ou logo de manha e amanha outro dia igual.

                      Resumindo eu estou como tu! Nao posso dar mama o dia todo porque trabalho e estou fora. Com a flexibilidade dehorarios pois la ha algum dia que posso sair mais cedo ou trabalhar de casa mas sao as excepçoes o normal é estar fora 8 horas cada dia. Como tu! por isso te digo podes continuara a amamentar sim! O facto de ires trabalhar nao o impede. Agora para isso nao podes susbtituir mamadas por comida. Deves dar mama sempre que possas e deixar a sopa e as papas para quando nao estas. Se o bebe tiver fome ele come acredita! E estes metodos nao sao uma inveçao maluca minha sao a recomendaçao do pediatra dos meus filhos e de muitos outros pediatras aqui em Espanha.

                      Beijinhos

                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Papa com LM fica muito líquida se seguires as doses recomendadas na caixa. Eu usava menos LM e mais papa.

                        Hoje em dia, como ele mama bastante (visto que ainda mama à noite), come papa não láctea com água e dou mama quando chego a casa.




                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                          Nao tomes os meus comentariso como uma critica, mas é preciso que saibas bem as consequencias de cada opçao para poderes decidir em consciencia.

                          Olha eu tenho horario flexivel o que claro esta facilita mas nunca tirei leite no trabalho (o que ate ja deu em asneira uma vez que acabei com um episodio de engorgitamento que esteva as portas de uma mastite) e mnao tenho hora sde amamentaçao. Ainda por cima o Carlos nunca foi adepto do biberao nem aceita o leite nas papas logo o biberao com LM ia quase todo para o lixo e entretanto ja deitei fora o stock congelado.
                          Quando voltei ao trabalho saia de casa as 8:00 e voltava entre as 14:00 e as 15:00 o que sao 6/7 horas. Como ele do biberao nao tomava grande coisa passava o resto do dia pendurado na mama para compensar.

                          Aos 6 meses tivemso em luta com a sopa e demorou 1 mes ate ele abrir a boca (e sim tinha ja os 6 meses). Nesse mes o pai ainda foi tentando com o biberao a ver se entre LM sempre algum passava mas com poucos resultados. ao fim d esemnana tentava eu e como tu como ele nao comia so dava mama depois nao antes a ver se ajudava.

                          Assim so aos 7 meses é que passou a fazer uma refeiçao de AC de jeito e ai esqueci o biberao e pronto. Devagarinho passou a ser mais frequente eu estra fora 7/8 horas, as vezes 9 porque comecei a aficar parade tarde no trabalho de vez em quando e com isso começamos a dar as tais duas refeiçoes nesse periodo (uma sopa e uma papa de fruta). Hoje com 10 meses feitos eu sai de casa as 8:15 e nem o acordei para dar mama (mamou de madrugada uma vez) e so devo chegar a casa la para as 17:00/18:00. Sao as tais 9 horas. Nesse intervalo o pai vai dar-lhe as duas refeiçoes qu ete disse e talvez algum snack (um bocadinho d epao ou uma bolacha Maria). Quando eu chegar mama. E depois ao jantar mama e come mais alguma coisa (uma segunda sopa ou um pratinho de ensaio para segundo prato). E ao serao mamara mais 2 ou 3 vezes, outra de madrugada ou logo de manha e amanha outro dia igual.

                          Resumindo eu estou como tu! Nao posso dar mama o dia todo porque trabalho e estou fora. Com a flexibilidade dehorarios pois la ha algum dia que posso sair mais cedo ou trabalhar de casa mas sao as excepçoes o normal é estar fora 8 horas cada dia. Como tu! por isso te digo podes continuara a amamentar sim! O facto de ires trabalhar nao o impede. Agora para isso nao podes susbtituir mamadas por comida. Deves dar mama sempre que possas e deixar a sopa e as papas para quando nao estas. Se o bebe tiver fome ele come acredita! E estes metodos nao sao uma inveçao maluca minha sao a recomendaçao do pediatra dos meus filhos e de muitos outros pediatras aqui em Espanha.

                          Beijinhos

                          Rute
                          Ok, era mesmo isso que eu queria saber... E não tiras leite nessas horas que estás fora, então... Eu introduzi a papa 2 semanas e a sopa 1 semana antes da data prevista de regresso ao trabalho. O meu chefe deu-me mais 2 semanas. Se eu soubesse de antemão que teria mais dias em casa, teria introduzido mais tarde...

                          Quanto às mamadas, vão ser bastantes mesmo assim. Durante a noite ele ainda acorda 1-2 vezes, mama ao pequeno almoço, almoço, no fim do jantar e antes de deitar. O que me metia confusão era mesmo não dar mama nenhuma nas horas que estou fora e ter leite que chegue quando estou em casa...

                          Pelo que já li (e agradeço as respostas), penso que não tenho com que me preocupar...

                          Bjinhus!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
                            Papa com LM fica muito líquida se seguires as doses recomendadas na caixa. Eu usava menos LM e mais papa.

                            Hoje em dia, como ele mama bastante (visto que ainda mama à noite), come papa não láctea com água e dou mama quando chego a casa.
                            Eu tinha uma amostra da nutribém e era um saquinho para 180ml. Eu fiz com 150 e mesmo assim ficou liquida :S

                            Bjinhus!




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar


                            • #15
                              toletixa o leite nao seca por estares 8 ou 9 horas sem dar de mamar. O que concvem é no tempo que estas com ele assegurares pelo menos 4 mamadas porque ele ainda é pequenino. E quanto mais mama melhor.

                              Mas eu recomendo sim que se podes leves bomba e extraias leite a meio da tua ausencia. Primeiro porque se o filhote aceita papas aproveitar esse leite é o ideal (ja agora eu para o mais velho fazia 80/100 de leite batidos com 1 peça de fruta ou duas metades diferentes e depois punha papa nao lactea ate atingir a consistencia que ele gostava, sem medir) e depois porque as mamocas demoram algum tempo a adaptar-se e pelo menos nos primeiros dias vais sentir-te desconfortavel. Como te comentar antes eu ja menso de 1 mes estive aflita por causa da brincadeira dele nao ter mamado de manha e com isso uma das mamas foi esvaziada â noite e so depois outra vez no dia seguinte a meio da tarde. Engorgitou, ficou dorida, vermelha e eu a sentir-me super doente. Demorou uns dias a normalizar. Por isso se puderes evitar situaçoe deste tipo tirando leite melhor!

                              Beijinhos
                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X