Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alimentos e Amamentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alimentos e Amamentação

    Bom dia,

    Tenho uma amiga que tem uma dúvida que não consegui esclarecer. Ela quer saber quando tempo depois de comer, os alimentos passam para o leite?
    O filho tem 1 mês e anda sempre com cólicas, tem tentado várias coisas mas acha que é da alimentação dela. Já cortou montes de coisas que podem fazer cólicas ao bébe mas nada resulta.

    Obrigada.
    06/11/2008 - POSITIVO!!

    13/11/2013 - POSITIVO!!


  • #2
    Por acaso também gostava de saber. Parece-me que o café e o chocolate preto passam mais depressa. tal como fazem efeito em nós... A mim o café faz efeito uma meia-hora depois por isso imagino que se chega à cabeça nesse tempo também chegue ao leite...
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Olá Kelpy,

      Se nada resulta é porque a causa não é essa, logo, pode voltar a comer. Por exemplo, a cafeina é eliminada passado cerca de 2 horas, mas não é certo ir por aqui, há pessoas que sentem um efeito mais prolongado. Além disso, o metabolismo de cada um vai influenciar a chegada dos nutrientes e das substâncias ao sangue, um bebé de 1M mama muitas vezes, tentar algum controlo horário da digestão da mãe é complicado.
      As cólicas dos bebés fazem parte do pacote, uns mais outros menos, mais do que aquilo que a mãe come o problema central é a imaturidade intestinal do bebé, e para isso só podemos esperar... e desesperar.
      Ajuda muito fazer uma massagem abdominal com óleo de amêndoas doces, no sentido do relógio e de cima para baixo, flectir as pernocas do bebé até à barriga. Sentá-lo à chinês contra a nossa cintura. Dar-lhe um banho numa banheira tipo shantala. E oferecer o peito nessa fase de choro porque sempre alivia um pouco o efeito analgésico (e reconfortante) do LM.
      Perto dos 3M costuma passar, parece uma eternidade, mas não é.

      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        Com o Afonso fiz dieta nos primeirs meses, não comia o que potencialmente lhe faria cólicas e - de facto - ele não as tinha...
        Com a Inês comecei a fazer, mas ela tinha na mesma, então falei com a pediatra, que me disse que não devia fazer dieta. Disse para estar atenta aos alimentos que poderiam ter esse efeito e para deixar de dar quando desconfiasse e passados 2 ou 3 dias experimentar novamente, para testar se seria mesmo do alimento. A par disso disse-me foi para reduzir a ingestão de productos lácteos, que eu consumia a rodos... Disse que podia beber leite de manhã e optar por um iogurte durante o dia, mas para não exagerar (eu bebia muito leite durante todo o dia... ainda iogurtes e queijo). Disse também para não consumir mais do que um alimento citrico por dia, tipo laranja, kiwi, etc. Desaconselhou café e chás preto e verde.
        Comecei a fazer isso e notei ligeiras melhoras, mas nunca passaram mesmo, melhoraram também com o colikind, mas só com o infacol notei melhoras significativas... Fica a sugestão!

        Bjs,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          Olá!

          É mais um assunto que varia de médico para médico e de ano para ano ) o ultimo artigo que li diz que as cólicas não têm nada a ver com a alimentação da mãe mas sim com a sobrecarga de estímulos
          eu tive 2 experiências distintas:
          Da mais velha segui tudo o que me disseram, cortei tudo que havia para cortar e em nenhuma lista me disseram que o Leite de vaca é o alimento que mais cólicas provocava...
          Da mais nova já me disseram tudo ao contrário, comi tudo, desde chocolate, citrinos e afins e troquei o leite de vaca para leite de vaca sem lactose e ela não teve cólicas nenhumas. O que me disseram agora é não devia restringir nenhum alimento mas para estar atenta à reacção dela e de facto a única coisa que ela reagiu foi a um sumo de maracujá

          Bjks

          Comentar


          • #6
            olá
            se quiseres tentar... e acho que não custa nada, elimina o leite da tua alimentação... não sei se bebes leite de vaca ou não, mas há imensos alimentos que contém leite, o fiambre por exemplo...
            a minha filha nunca teve cólicas, e a pediatra na altura até me perguntou se tinha cuidados com a alimentação. sempre comi e bebi o que me apeteceu, marisco, francesinhas.. aquilo que dizem que faz mal e muda o sabor do leite.
            a única diferença da minha alimentação para a das restantes mamãs da minha altura na maternidade era mesmo o facto de não consumir leite. Não gosto de leite, não bebo iogurtes, não tenho por hábito comer manteiga ou queijos. dizem que a proteína do leite de vaca é a única que passa para o leite materno...dizem... não sei mesmo.
            o que é certo é que a minha filha nunca teve cólicas.
            acho que se trocares só durante 15 dias tudo o que ingeres com leite de vaca por leite de soja consegues ver se é mesmo verdade ou não...
            é a minha sugestão...
            quanto à cafeína.. a pediatra sempre disse para continuar a beber coca cola... se fizesse cólicas era a mim. a quantidade de cafeína presente no leite materno é mesmo muito insignificante...
            isabel

            Comentar


            • #7
              Cada vez mais me convenço que as cólicas têm menos a ver com a comida que se ingere do que com o ambiente. Eu comi basicamente de tudo (excepto citrinos, dei conta que um sumo de laranja nos caiu mal às duas) e a minha filha teve poucas cólicas. Já a minha cunhada era bem mais cuidadosa que eu com a comida e o meu sobrinho tinha imensas cólicas, era de meter dó, mas ela teve uma gravidez atribulada, com uma queda valente pelo meio, um parto complicado e poucas rotinas depois do bebé nascer (por causa de um problema de saúde, ela não pode dormir sozinha com o bebé e andava de casa em casa). Eu reparei que o menino era bem mais nervoso que a minha. Enervava-se facilmente e tinha sonos muito mais sobressaltados.
              2 filhotes lindos

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X