Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tenho tão pouco leite... porquê?? - bebe 6 dias - help!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Tenho tão pouco leite... porquê?? - bebe 6 dias - help!

    Estou desolada e não sei o que fazer. O meu filho nasceu há 6 dias e na maternidade pegou logo a mama. É muito preguiçoso, temos de estar sempre a acordá-lo para mamar. Parece que está sempre esfomeado, até porque adormece na mama e depois poe-se a faze-la de chucha. As enfermeiras bem me disseram para lhe dar apertos nos pezinhos, nas bochechas, eu sei lá, mas ele cai logo no sono outra vez...
    Com isto não se sacia na mama e acho que não produzo leite que chegue. Ainda na maternidade ele ficava meia hora em cada mama e depois ainda pedia comida, pelo que lhe dava até 30ml de suplemento, não fosse ficar com fome. Isto em algumas mamadas, não todas.

    Agora em casa o retrato mantém-se e eu cada vez acho que tenho menos leite.Para além disso fiquei com dores insuportaveis nos mamilos, a ponto de ter de dar uma mamada só de suplemento. Ontem em desespero, pois queria muito dar-lhe só o leite materno, fui comprar uma bomba para ter noção de quanto leite tenho e saiu uma miséria, uns 20ml das duas mamas! Como é que posso alimentar a criança assim??? Comprei um suplemento para aumentar a produçao de leite, o Promil, a ver se ajuda, mas francamente, não sei o que fazer!!

    Aquilo que eu queria ouvir/saber é: de facto há mulheres que não têm leite, certo? Eu queria tentar tudo, até poder desistir em consciencia...
    Algum super conselho????
    Ultima edição por deinhac; 30-11-2011, 12:22.

  • #2
    Olá Deinhac, não serei a pessoa mais indicada para te ajudar mas queria só dizer que não te podes guiar pela quantidade de leite que sai com a bomba. Eu amamentei o meu filho em exclusivo até aos 5 meses e depois continuei até aos 10, e nunca consegui tirar mais de 10 ou 20ml com a bomba. Portanto, isso não será indicador de não teres leite. Quando saí da maternidade a enfermeira deu-me o Sytocinon para usar nos primeiros dias, para ajudar na subida do leite. Já foste ao Centro de Saúde falar com as enfermeiras?

    Comentar


    • #3
      Concordo com miosotis, não te fies na bomba! Eu amamentei a minha filha até aos 18 meses (até aos 5,5 em exclusivo) e não tirava mais de 20 ml com a bomba! E agora com o pequeno também não tiro nada significativo!

      na primeira semana também andei com os mamilos magoados (a ganhar calo), usei purelan (dei-me muito bem)! De resto acho que é uma questão de dar mamada a pedido!

      Boa sorte e parabéns

      Beijinhos

      Carla


      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
        Olá Deinhac, não serei a pessoa mais indicada para te ajudar mas queria só dizer que não te podes guiar pela quantidade de leite que sai com a bomba. Eu amamentei o meu filho em exclusivo até aos 5 meses e depois continuei até aos 10, e nunca consegui tirar mais de 10 ou 20ml com a bomba. Portanto, isso não será indicador de não teres leite. Quando saí da maternidade a enfermeira deu-me o Sytocinon para usar nos primeiros dias, para ajudar na subida do leite. Já foste ao Centro de Saúde falar com as enfermeiras?
        Eu também. Eu amamentei em exclusivo até aos 4,5 meses (por motivos profissionais) e amamentei até aos 2 anos e 4 meses e nunca tirei mais de 40 ml...
        Acredita, tens leite.
        Isso de eles adormecerem é uma seca. A minha filha também era assim. O que fazia era não a agasalhar muito porque com o calorzinho ainda ficava mais mole e adormecia. Fazia uma data de cócegas, destapava, etc. Quando já não a con seguia acordar mesmo, mudava-lhe a fralda a meio da mamada. Ela despertava e mamava mais um bocado. Depois do 1º mês a coisa normalizou. Já o meu sobrinho era a mesma coisa. Ele também é de Novembro e tem-se tendência a tapar mais os bebés nesta altura mas eu cheguei a tirar-lhe os pés para fora do babygrow para ele despertar.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          E outra coisa: é uma seca mas se ele adormecer tira-lhe a mama da boca. Se chorar, oferece outra vez e ele vai mamar mais um pouco. nos primeiros dias parece que eles mamam durante horas mas tens de ter paciência. Não dês suplemento. Se ele acordar com fome meia hora depois, volta a dar mama. Vê bem é a pega, porque pode ser isso que te está a magoar.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            O meu filho tambem era muito, muito preguiçoso nos primeiros dias. Era preciso mexer-lhe nos pés e nas orelhas para despertar na mama.
            De ínico também com a bomba apenas saíam umas pequenas amostras de leite e eu via as outras mães no hospital a encher vários biberões e pensava o mesmo que tu. Com o tempo a amamentação estabilizou e além das mamadas já tirava quantidades jeitosinhas de leite com a bomba.
            A bomba não é o mesmo que a sucção do bébé, a nossa mente sabe isso e o nosso organismo adapta-se com o passar do tempo, não podemos esperar que as maminhas nos deem o leite assim que queremos, na quantidade que queremos.

            Amamentas, insiste despertando-o para que coma e o resto vai-se compondo. Quanto aos mamilos em mau estado creio que será por o bébé não estar a fazer uma boa pega. O ideal é uma enfermeira materna no CS te ajudar. Eu tive de usar os mamilos de silicone de inicio porque fiquei num estado miserável, mas com a pomada purelan fiquei bem num instante.

            Calma, confiança e deixa a natureza seguir o seu ritmo.

            Felicidades

            Editei para dizer que amamentei até aos 13 meses

            Comentar


            • #7
              Olá deinhac e parabéns!!

              Tens que ter paciência, o teu bebé está a aprender a mamar, a dominar melhor os reflexos - apesar de lhe serem inatos é necessária alguma aprendizagem e aperfeiçoamentp - e está a aprender a reconhecer quando tem fome e relacionar mamar com saciar a fome. Ao ritmo dele. Lembra-te que até à 6 dias atrás ele não tinha que fazer nada disto.
              Se houve anestesia no parto é natural que esteja sonolento, acontece com alguma frequência.
              Paralelamente, o estômago dele é muito pequeno - mama pouco, muitas vezes - logo, tens que ir oferecendo e ele vai regular a produção para o que precisa - não tenhas dúvidas disso!

              Para ele mamar o que precisa e haver o leite que ele precisa: contacto pele com pele; sabes uma coisa, isto é tão importante como o próprio leite.

              EU sugeria-te que visses bem a pega, se está a magoar pode estar a pegar mal. Toca-lhe no lábio com o mamilo, quando ele abre a boca pões-lhe o mamilo na boquita e ele deve ficar com o hemisfério norte da aureola lá dentro e o lábio inferior virado para fora. Quando acabar de mamar, se não largar a mama por si, pões o dedo mindinho na boca dele para perder o vácuo. Se quiseres contactos de CAMs diz.

              Seja LM ou LA por biberão nesta fase só vai prejudicar, bem como chupeta (vai confundi-lo). Se deres suplemento, vais prejudicar a regulação da produção, se bem que percebo que o teu receio é ele ficar com fome - duvido muito - é preferível que ofereças com mais frequência, o leite está sempre a ser produzido. Para que saia com fluidez quando o bebé mama tens que estar serena, o stress ou a preocupação vão interferir com a oxicotina. Põe uma música para bebés daquelas que se ouvem baleias aos guinchos (LOL), descansa bem, bebe líquidos (um belo copo de água ou chá antes da mamada) e confia que consegues amamentar sem problemas. Os que surgirem estamos cá para ajudar.

              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                vou subscrever o q as outras mamãs já disseram. N te fies mt na bomba pq o melhor q pds fazer para aumentar a produlão do leite é o teu bebé!!! Faz cm a Micaela disse,eu tb fazia isso...chegava a tirar-lhe a fralda a ver se o gajo acordava. N te stresses pq isso só piora a tua situação. Pensamento positivo e, tenta ao máximo fazer contato da tua pele com a dele para estimular ainda mais o leite.

                n te esqueças q ele acabou de sair do quentinho e q estava sempre a dormir.Ele está tb numa fase de adaptação, tens de lhe dar tempo. Sempre q ele adoremcer, poe o dedo mindinho no cantinho da boca e tira-lhe a mama. Ele acorda e há de mamar ainda mais, aos poucos, pq ele é pequenino!!! Vais ver q n tarda nada, tens aí um garanhão das mamocas da mamã
                Sócia nº 104 Mães OMS

                [/url]
                Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem

                  Aquilo que eu queria ouvir/saber é: de facto há mulheres que não têm leite, certo? Eu queria tentar tudo, até poder desistir em consciencia...
                  Algum super conselho????
                  Esqueci-me de responder a esta parte. Eu conheço uma única pessoa que não teve mesmo leite, por um problema de saúde que já tinha sido diagnosticado muito antes, de tal forma que foi seguida de perto na gravidez para ver se conseguiam que ela tivesse leite. Duvido que estejas numa situação dessa, porque tu tens leite e ela não teve uma única gota.
                  às vezes queremos que nos digam: pronto, não tens leite, fizeste o que podias, podes dar suplemento. Acaba por ser mais fácil. Mas tu tens leite. É só uma questão de adaptar a produção. Arruma a bomba, agora nesta fase só atrapalha e dá mama as vezes que forem precisas. Num instante tens o bebé a beber todo o leite que precisa e a amamentação entra em modo de cruzeiro e fica muito mais fácil. Acredita. Que saudades tenho dos tempos em que nos dava na veneta e íamos passear só com o saco das fraldas... agora tenho de levar sopa, fruta, água quente para a papa do lanche...

                  para os mamilos magoados, anda com eles ao ar se possível e coloca sempre umas gotas do teu leite no final do bebé mamar. É um alívio.
                  E lembra-te que um bebé quando nasce tem um estômago do tamanho de um berlinde. Não compares o que o teu bebé precisa com bebés mais velhos.
                  Ultima edição por micaela24; 30-11-2011, 12:54.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Olá, minha querida! Antes de mais, parabéns pelo nascimento do teu filhote! Ainda não tinha percebido que ele já tinha nascido, desculpa a demora...

                    Em relação à amamentação:

                    Reitero o que as meninas disseram sobre a bomba. Não te fies na quantidade que consegues extrair como sendo o único leite que produzes. A minha bomba era uma avent, considerada a melhor do mercado, e mesmo assim nas primeiras vezes que a usei tirava pouquinho leite. Se já não tivesse a amamentação bem estabelecida, poderia ficar com dúvidas, inclusive, da minha produção quando, na realidade, era apenas a questão física que a bomba cria que me impedia de tirar leite convenientemente. O que acontece muitas vezes é que não consegues relaxar e a ejecção do leite torna-se dificil (a adrenalina impede o fluir da oxitocina, que é a hormona que ejecta o leite da mama). Além disso, como foi mencionado, a bomba não extrai o leite como o bebé e isso pode dar uma imp+ressão errada da produção do leite.

                    Em relação ao mamar muitas vezes, é perfeitamente normal e não é sinónimo que não está satisfeito. O que acontece é que o LM é de fácil digestão, normalmente digere-se em 2horas e isso torna necessário que o bebé mame mais vezes. Além disso, a mama é uma forma de acalmar os bebés... Aliado ao facto de dormirem imenso, torna-se fácil perceber que é natural eles adormecerem na maminha.

                    As dores nos mamilos é que deves ter em atenção, bem assim como o sentires que o leite está a diminuir. Poderá ser impressão tua mas também poderá ser fruto de uma pega que não é ideal e, sendo assim, acontecem duas coisas: a mama não esvazia bem portanto o bebé não estará a mamar o leite mais "gordo" e, ao mesmo tempo, o corpo fica com a ideia que tem de produzir menos. Além disso, uma boa pega não causa dores...

                    Sendo assim, na minha humilde opinião - e não sou nenhuma especialista no assunto - é que procures uma CAM que possa estar com vocês e ajudar-vos a percebber o que se está a passar. Estás em que zona do país? Lisboa, né? Se quiseres, pergunto à Rute ou à minha Madrinha Jo&Xande&Babs se me podem indicar alguém (estou a lembrar-me da BABS, que eu penso ser da tua zona ou até mesmo a Jo).

                    Outra coisa importante: meio caminho andado para o sucesso da amamentação é a confiança na sabedoria do nosso corpo; ele vai produzir ao milimetro o ideal para o teu filho e, sendo assim, é o melhor que lhe podes dar. Se puderes, faz algum ritaul de relaxamento na hora de mamaentar. Pode ser que, se estiveres bem descontraída, a coisa vá ao sítio. Vai correr tudo bem e estamos aqui para isso, oki?

                    Beijinhos!

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                      Aquilo que eu queria ouvir/saber é: de facto há mulheres que não têm leite, certo?
                      É raro mas é claro que há, salvo erro 1 ou 2% da população amamentadora mundial. Os problemas na tiróide podem prejudicar mas mesmo assim há casos de sucesso. Ah, esquece o promil, tu és um autêntico "superpetroleiro" de prolactina.

                      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                        É raro mas é claro que há, salvo erro 1 ou 2% da população amamentadora mundial. Os problemas na tiróide podem prejudicar mas mesmo assim há casos de sucesso. Ah, esquece o promil, tu és um autêntico "superpetroleiro" de prolactina.

                        Yep, é mesmo isso! Importante mesmo é relaxar e permitir que o nosso corpo faça o resto.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                          É raro mas é claro que há, salvo erro 1 ou 2% da população amamentadora mundial. Os problemas na tiróide podem prejudicar mas mesmo assim há casos de sucesso. Ah, esquece o promil, tu és um autêntico "superpetroleiro" de prolactina.

                          Eu conheço um caso de uma pessoa que simplesmente não teve, o leite não subiu e nem colostro teve, mas havia uma relação com um problema que ela tinha tido. Todos os restantes casos que conheci em que a amamentação não foi ou foi mal estabelecida tiveram a ver com falta de informação e falta de acompanhamento e com a introdução de LA ainda na maternidade feita por supostos especialistas

                          Comentar


                          • #14
                            Obrigada pela força queridas! Uma das coisas que me perturba neste processo é que por ele fica praticamente todo o dia de mama na boca, e eu ja tenho os mamilos em brasa...ele é capaz de estar 20 minutos em cada mama e no final reclama de fome... e aí fico "o que faço??" mais tempo na mama?? Isso implica que me torture os mamilos... Um bocadinho de suplemento para o apaziguar?? depois lá estou eu a interferir na produção!... ignoro e tento distrai-lo e não lhe dou nada?? ai ai, e depois fica com fome pois nao sei mamou o suficiente (nem sei qual é a quantidade suficiente! serão os 60ml???)

                            Acho que estas são as minhas reais duvidas...

                            Bem, hoje mesmo vou ter com uma conselheira, ali em Alcantara. Vou dar de mamar ao meu piqueno e vamos lá ver o que acham. Logo passo cá! jokas!

                            Comentar


                            • #15
                              Vinha deinhac, desde já parabéns pelo teu rebento!! Depois do stress da ameaça de parto prematuro afinal o moço ficou no quentinho o tempo todinho

                              Quanto à questão que colocas aqui assino por baixo de todos os conselhos que as outras forista já te deram: confia no teu corpo! certifica-te que a pega é bem feita, acorda bem o dorminhoco para ele mamar e dá-lhe maminha com força!

                              No caso do meu rebento perdi a conta à quantidade de pediatras e enfermeiras que de noite e de dia, enquanto eu estava internada, vinham para a minha beira "torturar" o rapaz para o despertar e ajudar-me na pega, também eu tentei tirar leite com a bomba e népias, ele chegou a precisar de suplemento e quando consegui tirar leite passei a dar-lhe do meu leite como complemento mas com um copo próprio para o efeito ( bebia muito bem ) mas com o passar do tempo lá apanhou o jeito e começou a mamar melhor e com mais energia desde que vim para casa não voltei a tirar com a bomba, fui sempre insistindo com ele, também tive muitas dores nos mamilos, punha o leite dele no fim da mamada e o pugeron também até que deixaram de me doer. Não tenho a certeza quando é que a situação regularizou completamente mas penso que foi por volta da 1ª semana...tu deves estar quase a fazer a 1ª pesagem, certo?? nessa altura vais poder confirmar se o rapaz estar a alimentar-se como deve ser ou não...como diz o meu médico de família, só se sabe se um bébé mama bem pelo peso

                              Quanto a ele estar sempre agarrado à mama e depois de mamar continuar a querer pode ser "só" porque precisa de chuchar, porque lhe dói a barriga ou qualquer outra coisa...o meu ainda agora, à noite, adormece agarrado à mama, já depois de ter mamado bem, penso que tem cólicas, não gosta de chupeta e o chuchar acalma-o, digo eu.

                              Olha, posso acrescentar-te à lista dos bébés de Novembro??

                              bjinhos e mandar embora o stress!!


                              A felicidade completa

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X