Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Psicologicamente não consigo dar LM !

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Psicologicamente não consigo dar LM !

    Olá !
    Não sei se o meu assunto vos vai chocar mas mesmo assim arrisco a contar-vos.
    Tenho um filho de 6 anos. Na gravidez o meu peito não cresceu nada, nem no pós-parto. Mal o meu filho nasceu o hospital onde o tive, tinha uma política de dar LM, custasse o que custasse ! Eu nunca senti que quisesse dar de mamar, acho o acto um bocado estranho, não me sinto bem. Mas a questão é que tive que experimentar. Além da má pega, não me saía nada. Tive enfermeiras de volta de mim a espremerem-me as mamas como se eu fosse uma vaca. Chorei imenso com as dores. E uma delas só me dizia: " Dar de mamar é sofrer ". Fiquei com essa frase até hoje na cabeça. Acontece que não me conseguiam espremer leite algum e eu estava em sofrimento. Fiquei 3 dias no hospital, sempre a tentar dar de mamar. Acontece que o meu filho só chorava de fome. O que pensei logo? Vou dar LA. Acontece que no hospital recusaram-se, o que me deixou lixada por ver o meu filho com fome e sem comer nada.
    Em casa, comprei uma bomba, comprei bicos de silicone, pois já não aguentava as dores, tinha os mamilos a deitar sangue. Até que por fim fartei-me desse sofrimento físico, e também pelo lado psicológico de eu não me sentir bem a dar de mamar e comecei a dar-lhe LA. E foi a melhor coisa que eu fiz. Bebia bem, dormia lindamente e chuchava na chucha. Até hoje não teve doenças e felizmente não ficou com a minha asma nem com alergias.

    Outra coisa que me faz imensa confusão é o pensamento de ter o meu filho constantemente agarrado às minhas mamas, quer seja para beber ou para chuchar. Este último é que não me entra mesmo na cabeça. Mas inevitavelmente, se toma LM, vai querer usar as mamas para chuchar também, o que faz com que ande a maior parte do tempo agarrado no peito. Como ía fazer nas saídas? Ia dar de mamar em público (está fora de questão para mim)?

    Desta vez estou grávida de novo e não tenho coragem para dar de mamar. Lá está de novo o "trauma" da dor e do desconforto emocional. O meu peito está na mesma com 14 semanas de gravidez, não aumentou de tamanho tal e qual a primeira gravidez.
    Quando penso em dar de mamar, fico logo agoniada. Mete-me imensa impressão. Agora nem estou a pensar muito na dor, porque essa já a esqueci e desta vez até poderia ser diferente. Mas o meu lado psicológico não me deixa dar de mamar. E esse é o lado que comanda tudo.
    Estarei a ser egoísta? Creio que não. Alimentei muito bem o meu primeiro filho, tinha hábitos de sono muito bons, não me deu trabalho nenhum.

    Como posso fazer algo que me faz extrema impressão e que eu acho esquisito? Além de toda a dor física, que eu não suporto. Se eu tenho escolha, deixem-me escolher !!! Digo isto pois sempre levei com enfermeiras em cima, quase que a maltratarem-me por eu não dar de mamar. O que me deixa também revoltada. O facto destas senhoras serem extremamente desagradáveis quando as coisas não são feitas como elas querem (sempre tive más experiências com elas). Sempre me trataram como se eu fosse uma criança ainda por cima burra por não dar LM. Mas afinal, são elas que mandam ou é a mãe que escolhe? Ou... nem sequer pode ter essa escolha? Já estou a prever sérios problemas com futuras enfermeiras...

  • #2
    Faz muita diferença o tipo de acompanhamento que se tem. A minha cunhada teve o meu afilhado num hospital "amigo dos bebés", fizeram-lhe o mesmo, espremeram as mamas e obrigaram a dar mama os 3 dias, ele mamou na primeira hora de vida, mas o certo é que nao saía quase nada. Ela tinha muitos medos e isso acabou por minar a amamentação. Além de que ele não pegava nem no peito.
    No mesmo hospital tive eu a minha filha, e sem comentários, já todas sabem que quase perdia a minha filha por fundamentalismos.
    A minha cunhada teve um novo bebé, num outro hospital, de cesariana, enquanto ela estava no recobro vá de lhe meter um biberão de leite, na mamada seguinte igual, depois perguntaram-lhe se ela queria experimentar dar mama. Experimentou, ele agarrou bem, e mamou, mamou. No fim deram-lhe suplemento a ver se ele tinha ficado com fome. Não quis. Hoje, dia de alta, pesara-no e ele perdeu 400g, automaticamente lhe mandaram dar suplemento no fim da mamada...

    Agora, qual está certo???
    Sinceramente, depois da minha experiência? Não sei! Sei sim que fome não podem/devem passar, e, que se há um problema, há que analisar todas as hipóteses...
    Acima de tudo, cada mãe deve agir de acordo com a sua consciência, e, na minha maneira de ver, antes LA com serenidade, amor e calma, que mama com dores, stress e angústia...Ser mãe é mais que amamentação (sei isso agora, porque nos primeiros meses da minha filha era também aficcionada por LM, mas aprendi da pior maneira que as coisas não são só preto e branco...há muitos tons de cinza...)
    Faz o que achares melhor. Eu no teu lugar experimentava amamentar, depois logo vês
    Felicidades e qq coisa dispõe


    Madrilhada de parto: Pocaontas

    Comentar


    • #3
      Diana, quero só dizer 3 coisas: 1º lamento a 1ª experiência q tiveste, o q deviam ter feito era explicar-te todas as vantagens do LM e depois de terem a certeza q as percebias, aceitarem a tua opção. Amamentar não é uma obrigação, apesar de ser de certeza a melhor opção. 2º o mito de que os bebés de LA dormem melhor é só isso mesmo, um mito! E eu tenho 3 filhos, os 2 mais velhos foram bebés de LA, 1 dormia toda a noite, o outro acordava de 3 em 3horas. O mais novo é LM e tb acorda. Tenho uma sobrinha de LA que acordou para comer n sei até q idade, mas conta-se mts vezes a história de ela acordar de noite e a mãe querer q ela dormisse e ela já sabia dizer "Dá-me só 1 iogurte..." 3º Acima de qualquer fundamentalismo está a tua liberdade. Espero que estejas bem informada acerca da amamentação, não tem de ser um martírio, podes ter acompanhamento de quem realmente sabe. Espero que venham cá as prós do assunto dar umas dicas. No entanto, o filho é teu e se for mesmo esta a tua opção, só tens é de dizer logo que não vais amamentar e ponto final. Mas, volto a dizer, espero q tenhas informação suficiente para saber que estás a privar o teu filho de algo muito importante...

      Só mais 2 coisas: o peito n aumentar n quer dizer nada e quanto às saídas... se tens mesmo problemas com isso podias sempre tirar o leite e dar-lhe num biberão. Não é o ideal, mas é melhor do q LA.

      Comentar


      • #4
        Olá Diana!

        Antes de mais, é normal que sintas angustia quando pensas no acto de amamentar, visto não ter sido uma boa expeiência para ti...
        Deixa-me só dizer-te que o facto das mamocas não crescerem não tem nada a ver com o leite que vais ou não ter. Nem ter colostro antes do parto (coisa que eu também tinha duvida) implica directamente com o facto de vires ou não a ter leite!
        Quando tive a minha filhota, também veio uma enfermeira apertar-me a mama e digo-te que ainda hoje me lembro disso e tenho vontade de ir lá apertar as dela a ver se ela gosta, mas pronto, já passou... Amamentei a minha filha até às 2 semanas em exclusivo e depois era LM+LA até aos 2.5 meses e aí decidi que não aguentava mais e passei a dar somente LA. Tive apenas uma mastite, não tinha dores, nada...
        Agora com o bebé, eu queria muito amamentar e informei-me bem, tirei as duvidas que tinha e tentei! Vi a coisa negra, pois só pude conhecer o meu filho ao 3º dia de vida e ele estava habituado ao LA e olhava para a mama como se fosse um OVNI
        Com os bicos de silicone a coisa foi-se compondo e descobri que afinal amamentar não é o bicho papão que eu tinha pensado e que se o bebé ajudar, pode ser fácil e super natural!
        É compreensivel (pelo menos eu compreendo) se decidires dar LA à nascença. Tens apenas de falar nessa tua decisão onde fores ter o teu bebé e dizer aos profissionais de saude que é uma decisão tua e que estás devidamente informada! Aí não te podem dizer nada, pois mostras-lhes que a decisão é tua e que tu és a mãe. Há aqui uma forista, a Fingers, que fez isso mesmo e poderás trocar impressões com ela!
        No entanto, como eu referi antes, se o bebé ajudar, a amamentação pode ser muito fácil e se te sentires com força para tal, poderás tentar, pois nunca se sabe se desta vez as coisas serão diferentes!
        Amamentar não é, de todo, sofrer! Se há sofrimento quando se amamenta, então é porque a coisa não está bem e há que arranjar solução (seja ela qual for).
        Quanto a amamentar em publico, eu também não gosto, não sei porquê, mas não me sinto bem! Sei que é natural e blá blá blá, mas EU não me sinto bem! Quando houve necessidade de amamentar fora de casa, sempre procurei os espaços de amamentação, na clinica do pediatra pedi uma salinha sossegada, em casa de alguém vou para um compartimento sossegado, ou se for na rua, busco um local recatado e ponho a fraldinha.

        Apesar de todos os conselhos que te possamos dar, tu é que poderás avaliar se estarás pronta a tentar outra vez ou não. Se tentares e até correr bem, fantástico! Acabarás por perceber que afinal até nem é tão mau como pensavas e afinal até dá jeito (dá, acredita ). Se tentares e não correr bem, tens sempre o LA ao qual podes recorrer a qualquer hora! Se decidires que não estás pronta para dar outra chance à amamentação, é uma decisão que tomas, estando devidamente informada e ciente do que estás a fazer e ninguém poderá dizer que não sabes o que estás a fazer!

        Bjinhus e felicidades!




        Realizando os meus sonhos...

        Comentar


        • #5
          Bia26: Obrigada pelo teu testemunho. Não sei mesmo o que se passou contigo no hospital mas pelos vistos foi algo grave. Sim, o que eu não quero é ver o bebé a passar fome como passou o meu nos 3 dias em que estive no hospital. Se fosse agora, tinha levado LA pronto de casa. Pois lá recusaram-se a dar. E em vez de ter chorado, tinha dado uns bons gritos para as meter no lugar delas.

          Sandra Nunes: Obviamente que sei e sempre soube todas as vantagens do LM. Mas o meu filho bebeu LA e ao longo da vida só teve uma conjuntivite em bebé. Cresceu sempre bem, nem gordo, nem magro. Apesar de ter estado sempre no percentil 75. Digo que dormia o tempo todo porque geralmente dormia a noite toda sem acordar. Também tive opiniões diferentes de médicos, uns diziam para o acordar para dar leite, outros diziam que era melhor dormir. Eu sou a favor do deixar dormir. E sabes porque digo que os de LM acordam mais vezes? Porque se não usam chucha, precisam de algum conforto vindo de outro lado, e precisam da mama para acalmar e adormecer. Não quero que o meu filho tenha essa dependência. Se eu lhe der chucha? Talvez recuse o peito na hora de mamar.
          E também não e certo que bebés de LA durmam bem a noite toda. O meu dormiu. A questão é a dependência do peito, quer seja para aconchegar, quer seja para mamar. E isso para mim é esquisito.
          O facto de sentir leite a sair do peito e ele a ser chupado, mete-me uma impressão danada. Isso aliado às dores, são mais os meus problemas.

          Rojão: Muito obrigada pelos conselhos. Realmente para mim é complicado. E chateia-me imenso quando todas as enfermeiras forçam para dar LM e que ralhem quando não queremos dar. Só de pensar que vou ter que levar com a enfermeira do meu CS, até fico sem vontade de lá ir. É que se a pessoa diz que não quer amamentar, das duas uma: Ou pensam que é por causa do factor estética, por vaidade, ou pensam que somos muito burras que não sabemos quais as vantagens.
          E depois, já acho o parto uma experiência tão traumatizante, com os profissionais de saúde a "violarem-nos" a todo o instante. Que depois do parto quero o meu sossego, não quero andar a mostrar as mamas e a ser espremida por qualquer enfermeirazeca. No hospital senti-me tão mal por estar num quarto onde estavam mais pessoas e entravam pessoas a toda a hora, e eu ali de mama de fora. Acho que não respeitam a privacidade que as mulheres desejam ter.
          ah... também tentei usar bomba e não a vou usar de novo, está mesmo fora de questão. É um instrumento de tortura para mim. Portanto, a questão das saídas à rua ou mesmo as minhas ausências, não sei como poderia resolver.
          Outro grande problema é que o bebé fica muito dependente da mãe. Porque precisa dela para se alimentar e para se aconchegar. Eu sempre dividi tarefas com o pai do meu filho, umas vezes alimentava-o eu, outras ele. Umas vezes aconchegava-o ele, outras eu.

          E depois, esta gravidez é diferente da primeira. Ainda estou em negação quanto a esta gravidez, por isso, para já, parece-me complicado ter o meu bebé tão dependente de mim e ter essa grande aproximação, que sempre achei esquisita no outro filho e agora vou achar ainda mais.
          Por isso digo que principalmente é uma questão psicológica. Aliada também às dores, claro.
          Não sei se alguém daqui já teve esse problema de não conseguir amamentar por questões psicológicas mas agradeço, até agora, os comentários de apoio, sem serem de crítica negativa.

          Comentar


          • #6
            Sinceramente, e espero que não leves a mal, penso que existe um problema psicológico profundo que está para para além da amamentação. Não estou a dizer que és má mãe, nada disso, mas leio nalgumas passagens um sofrimento (ou uma dificuldade,se quiseres) na relação com o teu corpo, que talvez fosse bom explorares para te pacificares um pouco mais.
            Não tenho nenhum preconceito relativamente a LA, até porque eu não tive LM para dar aos meus filhos e após a 1ª semana ficaram a LA em exclusivo. Também a mim as mamas não cresceram, as enfermeiras espremeram-me os peitos mas saíram apenas algumas gotas de colostro que, mesmo assim, dei com bastante sacrifício nos primeiros dias. Felizmente, na maternidade davam LA a bebés que reconhecidamente não tinham LM em quantidade suficiente), apesar de ser incitada a amamentar (até porque eu queria e aguentei as dores como podia para ir insistindo).
            Ninguém tem o direito de te censurar se queres dar LA ao teu filho, é uma opção tua e pronto. Se é "só" isso que te apoquenta, anuncia a todos (família, prof. de saúde) a tua decisão e não admitas julgamentos. Mas se é algo mais (referes estar em negação desta gravidez...), procura um psicólogo e tenta entender o que sentes...

            Comentar


            • #7
              guialmi: Tenho realmente um problema com a minha intimidade. Não gosto de mostrar o corpo a toda a gente, nem a ninguém, basicamente. Estar grávida é um tormento porque já sei o que aí vem, é exames, é toques, é enfermeiras a quererem-me despir para espremerem as mamas, enfim, a tal "violação" de que falei. Não sou nada chegada a aproximações físicas, daí achar estranho o facto de dar de mamar. Mas eu tentei no primeiro filho, não se pode dizer que não tentei. Não gostei da sensação de dar de mamar. Há mulheres que gostam, eu não gostei. Ora, por mais que pensem que sou egoísta, não consigo fazer algo e me sentir desconfortável com isso. Ainda será pior para o meu filho, sentir que não estou a gostar e estou desconfortável.
              Quanto à minha família, eles não emitem opinião, felizmente não tenho familiares que se metam nessas questões, e nada têm a ver com o assunto.
              Quanto a esta gravidez, se eu pudesse escolher, não estaria grávida, não queria ter mais filhos. Infelizmente as coisas tomaram um rumo que eu não queria.
              Mas a minha experiência é apenas em relação ao meu primeiro filho, foi com ele que passei todas essas questões da amamentação e ele foi bem desejado.

              Comentar


              • #8
                DianaD tenho dificuldade em comentar o teu topico para mim, apesar das dificuldades iniciais enormes, amamentar o meu primeiro filho foi a minha forma de exorcisar tudo oq ue tinha corrido menos bem no seu nascimento.

                Mas o teu sofrimento com isto tudo é notorio e nao posso deixar de tentar dar umas achegas. Perdoa-me se nao o fizer da forma mais adequada.

                Para começar o parto nao tem de ser, nem deve ser essa violaçao que descreves tu! O corpo é teu, as decisoes sao tuas! Ninguem pode fazer-te nenhum acto medico sem que tu autorizes e tu tens o direito a saber em todo o momento o que fazem e porqu eo fazem e a optar por ti em muitas situaçoes nao criticas. És tu quem decide se um toque pode nao ser feito naquele momento e tens todo o direito a exigir que os mesmo sejam reduzidos ao minimo. Para poderes tomar essas decisoes tens claro esta primeiro que informar-te bem. Ha muitso procedimentso rotineiros nso hospitais que ja se demosntraram ser inuteis ou ate lesivos como o rapar os pelos ou a posiçao em que obrigam as mulheres a parir. E muitas fontes de informaçao a que podes recirrer para preparar-te para tomares as tuas proprias decisoes e reclamar o direito a protagonista que tens no teu parto!

                Isto vale tambem para a amamentaçao. Se apesar da tua ma experiencia (ou por causa dela) estiveres disposta a tentar outra vez por favor prepara-te! Infelizmente nao podemos confiar na preparaçao e no apoio dos profissionais de saude porque muitos de amamentaçao sabem muito pouco. Quando nao dao indicaçoes erradas ja é muito bom. Quando uma mae tem problemas só com muita sorte enquantra no hospital quem realmente a ajude a resolver. É a triste realidade, mas é assim e sabendo disso pois temos de ser precavidas e levar o trabalho de casa todo feito.

                Acredita que tanto o parto como a amamentaçao, de forma independente, podem ser experiencias gratificantes para ti. Mas tens de por os pes ao caminho e tomar tu as redeas da situaçao. Nao te deixes vencer pelos teus medos . Tu es uma mae e uma mae é sempre forte e corajosa quando aos seus filhos diz respeito. Agarra num bocadinho dessa força, aproveita o resto desta gravidez e prepara-te.

                Sobre o parto acho que te faria bem contactares com a BABS, aqui do forum, uma de muitas maes que depois de uma primeira experiencia de parto menos boa consegui ter um parto muito feliz num hospital publico normalíssimo, no qual quem comandou o mesmo foi ela, dona do seu parto.

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  rbalmeid: Pois o meu parto não foi nada bonito Estive 33 horas em trabalho de parto, sem poder sair da cama !! Até uma algália me puseram para eu não me levantar. Devem controlar o rebanho todo assim. Mais 4 induções dolorosas...Além da episiotomia que me fizeram, não querem ter trabalho com o períneo. Depois o meu colo do útero que fechou cedo demais, o que me fez ir para o bloco operatório. Foi um parto de terror, até me custa pensar que vou passar pelo mesmo E depois o episódio da amamentação, as enfermeiras brutas, nada humanas, que me trataram como carne pra canhão. Acho que a introdução que fiz do LA deveu-se ao facto de o meu filho ter passado fome durante 3 dias e não me terem dado LA, porque simplesmente eram contra. Esforcei-me o que tinha esforçar, dentro da minha escala de esforço. Ainda tentei mas se não consigo não insisto. Não sou adepta ferranha do LM. Para mim o LA tem muito mais vantagens do que o LA (tirando a parte dos anticorpos que o LA não tem). Vantagens psicológicas para mim e vantagens práticas e de "logística".

                  Agora no acompanhamento que tenho tido no hospital já me perguntaram se eu queria amamentar (para escreverem no meu processo). Eu disse que sim. Não quero ter problemas antecipados com enfermeiras e médica.

                  Comentar


                  • #10
                    Olha DianaD eu vejoa s coisas assim. Amamnetar é um direito teu. Nao amamentar tambem. Ser amentado é um direito do teu filho. Mas como o mundo nao é perfeito nos como maes muitas vezes nao podemos dar aos nosso filhos tudo o que eles teriam direito. So tu vais conseguir avaliar se podes ou nao. Sicneramente eu espero que te decidas por tentar. Ate podes ter sorte e desta vez correr tudo sem percalços e de qualquer forma mesmo que amamentes pouco tempo quqluer tempo é uma ajuda ao sistema imunitário do teu bebe da qual ele poderá usufruir.

                    O LM tem muitas outras vantagens para alem da componente imunitária, praticas e logisticas tambem porque afinal as mamas andam sempre contigo e os biberoes e a agua fervida tens de a levar. Se te referes ao nao querer amamentar em lugares publicos posso dar-te o exemplo de uam amiga que tambem nao o fazia. Quando ia sair levava o leite materno no biberao e dava ao bebe. Ah e nao precisas da bomba para nada para extrair leite porque ha forma de o extrair manualmente sem dor, é uma questao de aprender.

                    Mas como felizmente existe o LA, se nao puderes ou decidires nao amamentar fome seguramente o teu filho nao passa. Essa pressao ano existe e a dos medicos ou enfermeiros só existe se tu deixares. Essa decisao é só tua. Mas toma uma decisao informada. Amamentar nao é um mar de rosas mas tambem nao tem de ser um suplicio. Se decidires tentar mude-te dos recursos adequados para evitar e resolver problemas. Se decidires que nao igual: informa-te das alternativas, possiveis problemas e estrategias para resolver (como as tais colicas) e nao deixes que te maltratem.

                    Beijinhos
                    RUte

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      rbalmeid:
                      Referi que o LA é mais prático pois sempre fiz os biberons uma só vez para o dia todo, punha no frigorífico e depois tinha uma máquina para banho-maria que aquecia o leite nuns segundos. E quando estivesse mto cansada lá mandava o meu namorado fazer o trabalho. Não acho o processo complicado e só o faço uma vez por dia. Além do facto de ficar mais saciado durante a noite e por isso dormir a noite quase toda. E não andar dependente da mama para chuchar. Parece que estou a defender o LA, e talvez até esteja. Foi com ele que me dei bem e foi com o LM que me dei mal. Portanto é normal que defenda mais um do que outro.

                      Agradeço os comentários. Felizmente, até agora, ainda não causei confrontos e espero não causar. Já sei que os ânimos por aqui estão sempre acesos e nem sempre nos respeitamos umas às outras.

                      E sim, o problema mesmo vai ser não ser maltratada pelos profissionais, como fui em tempos.
                      Creio que vá tentar de novo amamentar, mesmo contra a minha vontade. Portanto, só o farei pelo meu filho e não por mim. Basicamente não estou nada importada com os benefícios para mim. Por isso será só por ele. Mas sei que não vou insistir muito. Se ele não pegar bem, se eu não tiver muito leite, se eu vir que ele chora muito, não terei problema nenhum em oferecer LA e vou já preparada com LA para o hospital, caso o plano do LM não corra bem !

                      Comentar


                      • #12
                        Olá Diana

                        Sou a BABS e já ha muito tempo que por aqui não andava...
                        Sou Conselheira em Aleitamento Materno, mas não me choca absolutmente nada que tenhas esse pensamento relativamente à amamentação...
                        Tal como disse a Rbalmeid, amamentar é um direito da crianças, mas também é um direito teu escolheres se queres ou não amamentar...

                        Acredito que estejas a vier um misto de sensações relativamente à gravidez que claramente não foi desejada, mas acredito mesmo que esse bebé vai-te trazer algo de bom... mesmo que ainda não saibamos o que é...

                        Gostava muito de falar contigo por mensagem pessoal... nem sempre veno aqui, por isso deixo-te o meu mail: babs_correia@hotmail.com

                        Podemos falar sobre o teu parto anterior, as tuas gravidzes, a tua experiencia de amamentação, etc...
                        O objectivo NUNCA será convencer-te de alguma coisa, mas posso tentar ajudar a compreender melhor essa repulsa (compreensivel) que sentes relativamente à amamentação...

                        Bjinhos
                        BABS

                        Comentar


                        • #13
                          DianaD eu sou das que acha que discutir ideias mesmo de opiniao distinta nao implica confrontos no sentido feio da palavra.

                          Olha que nrm todos os bebes amamentados depende só da mma para chuchar. O meu filho mais velho usou chupeta. O mais novo nao usou por eu por opçao nao introduzi no inicio e depois quando ele nao quis tambem nao insisti muito. A recomendaçao denao se dar chupeta vem do facto que em alguns casos os bebes mamam pior por isso por mamar na chucha e na mama nao é igual. Assim evita-se esse risco. Mas ha muitas e muitas maes que dao chupeta logo no inicio e nunca teem problemas por isso , assim como ha mutas que introduzem biberoes cedo pelas mais diversas razoes e tambem nunca os tiveram. Mais uma vez é uma escolha de cada mae. Fica o esclarecimento para ti e para quem mais quiser.

                          Se de facto pensas tentar outra vez reintero o meu pedido para que te prepares para isso. Para que cada decisao, como esta de dar ou nao a chucha, a possas tomar tu de forma informada, e nao deixes que a tomem por ti! Uma boa parte dos problemas iniciais da amamentação podem ser evitados ou resolvidos com rapidez se soubermos como e nao deixarmos quem nao sabe atrapalhar. E ó se atrapalham...

                          Beijinhos e continuaçao de boa gravidez, uma boa gravidez que tenho a certeza vais conseguir viver feliz e sem medos

                          RUte

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Olá BABS:
                            Esta gravidez não é desejada mas a outra foi. E foi com a outra que se passou toda a história da amamentação e do facto de não me ter dado bem, nem fisicamente nem psicologicamente. Eu sou uma das que não gostam de amamentar, pela sensação que isso me dá. E tive que experimentar para saber que não gosto. No entanto, vou dar mais outra oportunidade desta vez, mas como disse, não vou insistir muito. Até porque terei que ir trabalhar ou estudar e não vou ter licença de maternidade, nem sequer tempo para ter o meu filho sempre pendurado em mim. Pode parecer frio o que eu estou a dizer mas nisso gosto de ser realista e prática. Não estou a inventar desculpas para não amamentar, como já li por vezes dizerem. Não precisaria de desculpas. Não me sinto bem e pronto. Mas também é mais do que isso. No entanto, vou tentar amamentar, nem que seja para dar o colostro.
                            Agradeço a disponibilidade apesar de eu ser um pouco céptica.

                            rbalmeid:
                            Tenho lido verdadeiros confrontos e faltas de respeito principalmente vindos de algumas users mais fundamentalistas. Depois há choque de ideias e ofensas. Espero que isso não aconteça aqui.
                            Um dos meus medos é que o bebé faça das minhas mamas local de conforto e mimo. E quase de certeza que isso vai acontecer. É muito mau estar dependente a esse ponto. Gosto de poder estar ausente e o pai poder fazer " o meu papel " e o bebé conseguir confortar-se também com ele, sem ser preciso eu estar sempre presente a toda a hora.
                            O meu filho era viciado em chucha. Assim que a chucha caía durante a noite , começava a chorar mas logo de seguida lhe punha a chucha na boca e voltava a dormir. Imagina que em vez da chucha são as minhas mamas. É complicado. É o que acontece muito pelo que leio aqui no fórum. As mães até dizem que se os bebés não se calam enquanto não têm a mama e muitos ficam zangados. Tenho medo disso tudo, dessa dependência, que para mim não é saudável. O LM pode ser um alimento saudável mas a dependência não o é. Não sei se me faço entender mas não vejo nada de bom além dos nutrientes do LM, que é um dos factores muito importantes mas o meu filho com LA deu-se lindamente.
                            Então eu pergunto-me: Para quê mudar algo que eu sei que correu bem? Claro que todos os bebés são diferentes e é por isso que vou tentar novamente !
                            Obrigada

                            Comentar


                            • #15
                              Outro ponto que me esqueci de referir, a minha avó não amamentou, a minha mãe não amamentou. E por isso não há na família esse encorajamento, nem sequer se fala em amamentar. É um facto que também deve ser importante para eu não ficar motivada para amamentar.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X