Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvidas e receios

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dúvidas e receios

    Olá a todas,

    Como algumas sabem estou a poucos dias de ser mãe pela primeira vez e apesar de ter feito um curso de preparação para o parto, workshops sobre amamentação e ter lido muita coisa, continuo com algumas dúvidas e receios...
    Até agora não tive qualquer sinal de leite, apenas o normal na gravidez, ou seja, as mamas um pouco maiores, a aureola maior e mais escura, mas de resto mais nada.

    Bem sei que depois no parto, é suposto as coisas acontecerem naturalmente.

    Em Santa Maria, onde vai ser o parto já me informei que eles põem o bébé à mama logo após o parto.
    Mas é certo que eu aí vou ter logo leite?
    É assim tão imediato?
    E se eu não tiver nada para dar?


    Ajudem-me com as vossas experiências e opiniões.
    Obrigada e beijinhos!
    __________________________________________________ ______________________________
    Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
    - O meu blog -


  • #2
    Pipa, relaxa! É o 1º passo para correr bem

    E sim, vais ter colostro no inicio e depois tens a subida do leite, uns dias mais tarde. Eu nunca tive nada durante a gravidez e na última filha dei de mamar até ela ter um ano!

    O não teres nada para dar não te vais preocupar agora, vais pensar que tens e ponto final

    Tudo a correr bem*
    Mães OMS Sócia n.º 123

    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

    Comentar


    • #3
      Eu nunca tive nem uma gota de leite da minha filha mais velha na gravidez e ela mamou até aos 18 meses!

      Relaxa, confia no teu corpo, prepara-te para algumas dificuldades e deixa uns numeros de aconselheiras em amamentação mesmo à mão!
      (eu quando a ines tinha 5 dias tive uma crise de insegurança liguei para o SOS amamentação e eles ajudaram-me via telefone a corrigir a pega)!

      Boa sorte e uma hora pequenina (não há nada melhor :-))


      Comentar


      • #4
        Quando a minha filha nasceu, eu ia bem informada e isso ajudou imenso. De qualquer das formas, no dia que estava para sair chegaram duas mães de cesariana e uma delas estava em pânico a dizer que não tinha nada. Achei a enfermeira que a estava a ajudar um doce. Ela apontou para um cartaz na parede sobre o tamanho do estômago de um recém-nascido e disse: está a ver aquela bolinha tão pequenina? É o estômago do seu bebé. È tão pequenino que só precisa de umas gotinhas. De certeza que tem umas gotinhas de colostro. E o certo é que o bebé mamou e calou-se.
        Eu tb não tinha nada na gravidez. A minha filha mamou na 1ª hora de vida e continuou a mamar até aos 2 anos e 4 meses Nem tive uma subida de leite complicada e tive sempre leite com fartura.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Olá e obrigada!
          Eu sei que antes do leite propriamente dito virá o colostro... a minha dúvida é mesmo, será que terei essas gotinhas de colostro para dar logo?
          Vamos ver, há-de correr tudo bem!


          Beijinhos!
          __________________________________________________ ______________________________
          Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
          - O meu blog -

          Comentar


          • #6
            Ola!

            Ora a resposta é sim! Colostro vais ter, alias provavelmente ja tens algum, mas nao te ponhas ai a espremer que estimulo pode provocar contraçoes. Para que passes a ter leite (normalmenet entre o terceiro e o quinto dia) é importante pores o bebe na mama muitas vezes. Assim garantes as coisas correm suavemente, sem subidas de leite complicadas e sem dramas.

            Sao muito raras as situaçoes em que uma mulher nao produz leite e essas ao situaçoes clinicas (ha alguma doença/malformaçao envolvida). Ha algumas situaçoes em que a produçao é mais complicada, como por exemplo um hipotiroidismo que nao esteja bem medicado. Mas sao situaçoes que se podem corrijir e reverter. Nao stresses e confia. Se te preparaste seguramente ja sabes a teoria toda (mama a pedido, nao dar mais nada ao bebe senao mama, nada de tetinas nem chupetas,...). Quando as dificuldades aparecerem resolvem-se! Uma por uma! Pode ser boa ideia levares contigo para a marternidade um contacto de uma CAM da tua zona, para a eventualidade de a equipa do hospital nao te conseguir esclarecer ou ajudar em alguma questao. E depois estamso ca nos para dar-te apoio moral e o que mais for preciso!

            Por isso relaxa e aproveita! Depois da caminhada dificil que tiveste vé hora de usufruir do teu bebe. E amamentar vai ser tao natural como a sede dele! LOL

            Beijinhos

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              A acrescentar ao que foi dito antes, calma é o que é preciso.

              Também não tive qualquer sinal de leite durante a gravidez, não tive subidas de leite nada complicadas e o mais velho mamou até aos 14 meses (tive que o desmamar pois já estava grávida do 2º e com muitas contracções) e o 2º fez agora 17 meses e ainda mama como se não houvesse amanhã!

              Os meus filhotes nasceram ambos no Hosp. Santa Maria e eu só tenho a dizer bem, as enfermeiras foram incansáveis a ajudar-me com a amamentação. O 1º era muito preguiçoso, só queria dormir, mamava 2-3 vezes e ferrava a dormir. Para além de que os meus mamilos invertem e dá-lhes mais trabalho mamar. Mas elas estiveram sempre ao meu lado, a ajudar e a tirar dúvidas. Ainda contactei a APPM, já ele tinha uns 4 meses, pois queria tentar deixar de usar os mamilos de silicone e consegui.

              Do 2º, foi o oposto. Sempre foi muito "mamão" e ainda antes de completar 24h de vida, já me tinha deixado o peito com flictenas.

              Foram 2 experiências diferentes, mas ambas positivas. Se estás mesmo empenhada em amamentar, não desistas à 1ª contrariedade e procura ajuda de quem sabe. A amamentação nem sempre é fácil, mas também não deve ser um bicho de 7 cabeças!

              Boa sorte e uma horinha pequenina!!!

              Comentar


              • #8
                Pipa... nada de pensamentos desses!

                Como alguem já disse, vais ter de acreditar que tens mesmo não vendo, o bebe nos primeiros dias após o nascimento apenas precisa de algumas gotas de colostro, que garantidamente tu vais ter, mesmo que não sejam visiveis ao teu olho! O bebe mama, elas saem, acredita que sim!

                Vais por a tua Inês muitas vezes à mama,
                Não vais dar mais nada a não ser mama,
                Vais arquivar, biberons o chupetas que morem ai em casa,
                E acima de tudo vais pedir ajuda ao primeiro sinal de dificuldade ou insegurança (queé normalissima numa primeira viagem... e até nas seguintes)!

                Vai correr tudo bem!

                Beijocas

                Comentar


                • #9
                  Olá Pipa,

                  A natureza é perfeita. Acredita nela, e em ti. Se a esta altura já tivesses leite, o que lhe farias? Terias que deitar fora porque ainda não tens o bebé contigo... E por isso ainda não tens. Mas, garantidamente, assim que o bebé precisar, o leitinho vai estar lá. Primeiro pouco e sob a forma de colostro, mas com tudo o que o bebé precisa. E depois o leite à séria! Tenta não pensar muito nisso, porque não vale a pena. Pensa antes quão bom vai ser amamentar o teu bebé!!!

                  Beijinhos e muitas felicidades
                  http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                  Comentar


                  • #10
                    Olá a todas e peço desculpa por nunca mais ter vindo espreitar este tópico.
                    Têm razão e o melhor mesmo é não me preocupar por antecipação e deixar a natureza fazer o seu trabalho. Confiar em mim e na minha bébé e depois logo se vê!

                    Muitos beijinhos e obrigada!
                    __________________________________________________ ______________________________
                    Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                    - O meu blog -

                    Comentar


                    • #11
                      Olá! Sei que já te deram muito bons conselhos, mas como nunca são demais...

                      Eu não tinha primos bebés, nem irmãos... Nunca fui muito chegada a brincar com bebés pequeninos. Quando engravidei, tinha MUITO medo de não saber tratar de um bebé. Tinha 20 anos e a minha mãe sempre me disse que ela tinha 17 quando me teve e não teve ajudas e o instinto tratou de tudo. Pois bem, eu acrdeitei na minha mãe e deixei o tempo passar sem pensar muito nisso. A minha filha nasceu de cesariana de madrugada, mas não ma puseram na mama porque eu tinha estado muitas horas em TP e estava meia sedada. De manha, já depois do levante, peguei nela pela 1ª vez e aí deu-se a magia... Parecia que eu já tratava de bebés recém nascidos há anos! Aquele "clic" aconteceu e eu passei de mulher a mãe e transformei-me em mãe leoa. Quanto à amamentação, não correu como estava à espera, porque a cachopa era muito lenta a mamar e a enfermeira do CS mandou-me dar LA. Nessa altura eu não estava devidamente informada e dei LA a pensar que estava a fazer o melhor. Não me arrependo, pois a minha filha cresceu saudável, mas agora com o mais novo, já me preparei melhor e ele também me ajudou e já vamos em 1 ano e 1 semana de mama
                      Não penses em subida de leite. Aliás, não penses muito! Deixa que o amor te invada sem obstáculos e o "clic" fará com que tudo flua naturalmente. Quando tiveres duvidas (e vais ter muitas, e vais perguntar muita coisa ), não tenhas medo nem vergonha de perguntar a quem sabe. Quando te mandarem "bitaites" sobre o que deves ou não fazer, segue o teu coração de mãe e vais ver que sempre tomarás as melhores decisões.

                      Bjinhus!




                      Realizando os meus sonhos...

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem

                        Em Santa Maria, onde vai ser o parto já me informei que eles põem o bébé à mama logo após o parto.
                        Eles põem ou tu pões?
                        É que deste vez não vão andar para aqui a espremer-me toda, isso garanto. Vou fazer eu todo o trabalho e não quero que ninguém se meta.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá Pipa,
                          Assim é que se fala :-) Muita confiança, calma e fé na natureza! Beijinhos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
                            Eles põem ou tu pões?
                            É que deste vez não vão andar para aqui a espremer-me toda, isso garanto. Vou fazer eu todo o trabalho e não quero que ninguém se meta.
                            Diana por o bebe à mama é dar-to para o colo, com a mama a jeito e verificar se ele pega. Eu que fiz cesariana (noutro hospital) tive o bebe ma mama no recobro, mal sai do bloco operatorio e num altuta em que nao so estava ainda com o efeito da raquianestesia, como pelo tipo de anestesia nao podia nem levantar a cabeça. Logo dependia de alguem que mo pusesse à mama.

                            E ninguem andou a espremer nada, alias acho que ninguem me viu sequer as mamas...

                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #15
                              Rute, a Diana teve uma má experiência com a amamentação e por isso falou no "espremê-la toda".

                              DianaD, a Pipa não está com receio que a "façam sofrer" ao porem o bebé na mama, mas receia que não saia leite logo que ponha o bebé na mama. Esse teu comentário era total e completamente desnecessário, uma vez que a Pipa está com receios de não conseguir fazer tudo bem. Se realmente queres ajudar outras pessoas a não terem de passar pelo "trauma" que tu passaste, o melhor será mesmo explicar o que se poderá fazer para ninguém nos "espremer as mamas". Se não sabes ao certo como explicar ou como ajudar, é preferível absteres-te de comentários tão negativos e de certa forma, assustadores para quem está com duvidas, como é o caso da Pipa.

                              Bjinhus!




                              Realizando os meus sonhos...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X