Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvidas e receios

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
    Olá,

    Cá estou eu novamente com dúvidas, mas não exactamente sobre o processo de amamentação, porque esse tem corrido muito bem felizmente. As primeiras 2 semanas foram mais de pânico, mas rapidamente entrou tudo nos eixos.
    A dúvida que tenho agora é a seguinte...

    A Inês desde logo tem um preferência pela mama direita em vez da esquerda, embora já me dissessem que isso pode ser normal. Inclusivamente ela adormece mais na esquerda, tenho de estar sempre a estimulá-la enquanto que na direita liga o piloto automático e mama muito mais rapidamente.
    Por causa disto, por vezes a mama direita já tem ficado bastante cheia e eu aproveito para aliviar e retirar algum leite, mas manualmente porque não consigo com a bomba. A bomba que tenho é a Avent manual e não sai nada, mas manualmente (apertando com as mãos) consigo encher um copinho com 50ml aproximadamente. Aproveitei para congelar este leitinho porque sei que pode durar 3 meses no congelador e estou já a pensar no mês de Julho, mês em que devo regressar ao trabalho.

    1. O que posso fazer, para conseguir a mesma performance com a mama esquerda?
    2. O que é que estou a fazer mal para não conseguir tirar leite com a bomba?
    3. Quais as melhores técnicas para extrair leite, nomeadamente horário? (tirei antes da mamada e mesmo assim ela ainda mamou bem a seguir)
    4. Que quantidade mínima é razoável para constituir uma refeição? (sei que 50 ml não deve dar para saciar a fome)
    5. Qual a melhor maneira de descongelar o leite depois?
    6. Posso misturar depois duas doses de 50 ml e dar no mesmo biberon?

    Para já não me lembro de mais nada.
    Obrigada e beijinhos!
    Viva,

    Ainda bem que a amamentação já encarreirou Menos uma preocupação de tantas que nos assaltam com um bébé pequenino

    Quanto às tuas questões:

    1. O que posso fazer, para conseguir a mesma performance com a mama esquerda? - penso que não será tanto uma questão de performance mas do gosto pessoal da tua princesa o meu de algumas semanas para cá também recusa uma das mamas!! Sempre que o deito para mamar do lado direito, berra e esperneia! eu vou insistindo, às vezes consigo que mame da mama direita deitado normalmente outras vezes tenho de o deitar com a cabeça para o lado esquerdo e consigo que mame assim! Experimenta estimular um pouco essa mama antes de lha ofereceres, talvez assim seja mais aliciante para ela pegar nessa mama também...

    2. O que é que estou a fazer mal para não conseguir tirar leite com a bomba? - eu tenho essa mesma bomba, é a que uso desde sempre e só não consegui tirar uma vez, quando me subiu o leite da cachopa mais velha, mas aí foram os nervos de certezinha! Hoje em dia não tenho problemas mas às vezes demoro um bocado até acertar com a posição do mamilo para não doer, é muito importante que não sintas dor! Também tens de te certificar que a bomba encaixa bem na mama, que não entra ar...tens a peça pequenina redonda encaixada de baixo para cima? às vezes colocava-a ao contrário e só depois de puxar algumas vezes e a mama não reagir é que percebia o que estava errado...

    3. Quais as melhores técnicas para extrair leite, nomeadamente horário? (tirei antes da mamada e mesmo assim ela ainda mamou bem a seguir) - eu apostaria em tirar depois, o leite não é sempre igual durante toda a mamada e se tirares no fim aproveitas para aliviar a mama na medida certa, se tirar muito acabas por estimar demasiado e pode encaroçar, digo eu...

    4. Que quantidade mínima é razoável para constituir uma refeição? (sei que 50 ml não deve dar para saciar a fome) - se vais congelar durante algum tempo vai depender da idade que a princesa tiver quando o beber, mas podes juntar várias doses sem problemas. 50 ml efetivamente não chega, o meu quando nasceu era preguiçoso para mamar, então eu extraía e dava-lhe 60 ml que seria o indicado segundo as enfermeiras do hospital

    5. Qual a melhor maneira de descongelar o leite depois? - sempre em banho maria. Colocas o saco dentro de um recipiente em água quente para ir descongelando até fica com a temperatura certa para o bébé ( morna). Cá em casa faz-se assim: tiram-se as doses do congelador na véspera e coloca-se na parte de cima do frigorífico, no próprio dia coloca-se à aquecer em banho maria cerca de 30 minutos antes e quando estiver no ponto mantém-se me água quente na temperatura 1 à espera que o pimpolho acorde ( normalmente acorda a berrar desalmadamente até lhe enfiarem o biberão na boca!)

    6. Posso misturar depois duas doses de 50 ml e dar no mesmo biberon? - claro. Podes extrair leite durante 24 horas, juntar tudo numa dose, ou mais e congelar. Ou então congelar em doses separadas e juntar depois.

    Bem, já escrevi um testamento, espro que ajude

    beijinhos


    A felicidade completa

    Comentar


    • #47
      Pipa subscrevo o que te escreveu a cafapv e deixo mais algumas ideias

      - para contrariar o gosto do bebe por uma mama o dar com ele ao contrario costuma resultar (corpo por baixo do teu braço) mas se nao resultar o problema é mais estetico que outra coisa

      - a melhor hora para tirares leiet é quando tu estiveres mais relaxada. Ha quem se ajeite melhor de manha, quem invente mamadas ficticias na sesta do bebe ou de noite, quem tire antes, durante ou depois. ajuda muito se fizeres massagem antes de extrair leite. Ja experimentaste tirar primeiro um bocadinho manualmente e depois continuar com a bomba?

      -Podes mistirar leite â mesma temperatura, mas olha que se puders ganhas em congelar doses epquenas porque é impossivel saber ao certo quando vai querer o bebe e assim ha menso desperdicio.

      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #48
        Olá cafapv e obrigada pelas respostas!

        Inserido Inicialmente por cafapv Ver Mensagem

        2. O que é que estou a fazer mal para não conseguir tirar leite com a bomba? - eu tenho essa mesma bomba, é a que uso desde sempre e só não consegui tirar uma vez, quando me subiu o leite da cachopa mais velha, mas aí foram os nervos de certezinha! Hoje em dia não tenho problemas mas às vezes demoro um bocado até acertar com a posição do mamilo para não doer, é muito importante que não sintas dor! Também tens de te certificar que a bomba encaixa bem na mama, que não entra ar...tens a peça pequenina redonda encaixada de baixo para cima? às vezes colocava-a ao contrário e só depois de puxar algumas vezes e a mama não reagir é que percebia o que estava errado...
        Tenho a bomba toda bem montada, mas não consigo que saia nada. De facto, ao tirar manualmente tenho de apertar muito a mama para que de facto saia alguma coisa de jeito e só fiz isso a primeira vez porque senti a mama mesmo muito cheia que até doía e tinham-me dito que era bom extrair um pouco para aliviar. Quando percebi que com algum esforço até conseguia armazenar alguma coisa, continuei.
        Tenho uma grande preocupação quando chegar a altura de ir trabalhar e como é que vou fazer... como é que vou fazer se não conseguir extrair leite suficiente para ela? Isso pode acontecer ou até essa altura, a produção de leite será ainda melhor ao ponto de conseguir extrair facilmente?

        Inserido Inicialmente por cafapv Ver Mensagem
        5. Qual a melhor maneira de descongelar o leite depois? - sempre em banho maria. Colocas o saco dentro de um recipiente em água quente para ir descongelando até fica com a temperatura certa para o bébé ( morna). Cá em casa faz-se assim: tiram-se as doses do congelador na véspera e coloca-se na parte de cima do frigorífico, no próprio dia coloca-se à aquecer em banho maria cerca de 30 minutos antes e quando estiver no ponto mantém-se me água quente na temperatura 1 à espera que o pimpolho acorde ( normalmente acorda a berrar desalmadamente até lhe enfiarem o biberão na boca!)
        Em principio, quando for trabalhar, vou deixar a piolha na casa dos meus pais e esse leite será dado por eles. Nesse caso, descongelo no dia anterior no frigorífico e depois nesse dia eles aquecem?

        Inserido Inicialmente por cafapv Ver Mensagem
        6. Posso misturar depois duas doses de 50 ml e dar no mesmo biberon? - claro. Podes extrair leite durante 24 horas, juntar tudo numa dose, ou mais e congelar. Ou então congelar em doses separadas e juntar depois.
        Nessas 24h devo ir guardando o copinho (eu tenho copos da Avent por causa da bomba) no frigorífico e só no final é que congelo?

        Inserido Inicialmente por cafapv Ver Mensagem
        Bem, já escrevi um testamento, espro que ajude
        Ajudaste sim, muito obrigada!
        Beijinhos!
        Ultima edição por Pipa; 08-05-2012, 17:24.
        __________________________________________________ ______________________________
        Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
        - O meu blog -

        Comentar


        • #49
          Olá Rute,

          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          - para contrariar o gosto do bebe por uma mama o dar com ele ao contrario costuma resultar (corpo por baixo do teu braço) mas se nao resultar o problema é mais estetico que outra coisa
          Vou tentar a ver se resulta. O que costumo fazer é estimulá-la muito, deixo-a despida e faço-lhe cócegas nos pés ou mexo-lhe na orelha. Ela vai mamando e tenho leite porque fica sempre um pouco no mamilo de silicone, mas ela mama muito mais devagar do que na outra em que não é necessário nada disto. Mas mesmo assim noto sempre a direita mais cheia mais vezes do que a esquerda.

          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          - a melhor hora para tirares leiet é quando tu estiveres mais relaxada. Ha quem se ajeite melhor de manha, quem invente mamadas ficticias na sesta do bebe ou de noite, quem tire antes, durante ou depois. ajuda muito se fizeres massagem antes de extrair leite. Ja experimentaste tirar primeiro um bocadinho manualmente e depois continuar com a bomba?
          Já experimentei e não deu.

          Obrigada e beijinhos!
          __________________________________________________ ______________________________
          Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
          - O meu blog -

          Comentar


          • #50
            Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
            Olá cafapv e obrigada pelas respostas!


            Tenho a bomba toda bem montada, mas não consigo que saia nada. De facto, ao tirar manualmente tenho de apertar muito a mama para que de facto saia alguma coisa de jeito e só fiz isso a primeira vez porque senti a mama mesmo muito cheia que até doía e tinham-me dito que era bom extrair um pouco para aliviar. Quando percebi que com algum esforço até conseguia armazenar alguma coisa, continuei.
            Tenho uma grande preocupação quando chegar a altura de ir trabalhar e como é que vou fazer... como é que vou fazer se não conseguir extrair leite suficiente para ela? Isso pode acontecer ou até essa altura, a produção de leite será ainda melhor ao ponto de conseguir extrair facilmente?



            Em principio, quando for trabalhar, vou deixar a piolha na casa dos meus pais e esse leite será dado por eles. Nesse caso, descongelo no dia anterior no frigorífico e depois nesse dia eles aquecem?



            Nessas 24h devo ir guardando o copinho (eu tenho copos da Avent por causa da bomba) no frigorífico e só no final é que congelo?


            Ajudaste sim, muito obrigada!
            Beijinhos!
            Viva,

            Tenho a bomba toda bem montada, mas não consigo que saia nada. - Que chatice! E sentes a puxar?? o mamilo mexe? assim de repente só me lembro que no SOS amamentação te possam orientar, eu não estou a ver o que possa ser

            Tenho uma grande preocupação quando chegar a altura de ir trabalhar e como é que vou fazer... como é que vou fazer se não conseguir extrair leite suficiente para ela? Isso pode acontecer ou até essa altura, a produção de leite será ainda melhor ao ponto de conseguir extrair facilmente? - A tua produção de leite vai aumentando conforme a bébé for "pedindo" mais, portanto com o passar do tempo cada vez deverás conseguir tirar um pouco mais...quando a minha princesa mais velha tinha aí uns 6 meses eu costumava tirar leite ainda de ir trabalhar ( ela já dormia a noite toda e as mamas estvam cheiinhas) e enchia um biberão de 240ml!!

            Em principio, quando for trabalhar, vou deixar a piolha na casa dos meus pais e esse leite será dado por eles. Nesse caso, descongelo no dia anterior no frigorífico e depois nesse dia eles aquecem? - é exatamente assim que eu faço

            Nessas 24h devo ir guardando o copinho (eu tenho copos da Avent por causa da bomba) no frigorífico e só no final é que congelo? - sim, ou então congelas logos doses mais pequenas como a rbalmeid sugeriu

            Ainda bem que pude ajudar

            bjinhos


            A felicidade completa

            Comentar


            • #51
              Olha vou dar mais uma sugestao. Parece complicado mas nao é. Tenta tirar enquanto a tua filha mama. Bebe de um lado, bomba do outro. A bomba aproveita o estimulo do bebe a mamar e o leite flui melhor. Eu fiz o meu stock assim no primeiro filho, com uma bomba que nao valia nada. Nao perdes nada em experimentar

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                Olha vou dar mais uma sugestao. Parece complicado mas nao é. Tenta tirar enquanto a tua filha mama. Bebe de um lado, bomba do outro. A bomba aproveita o estimulo do bebe a mamar e o leite flui melhor. Eu fiz o meu stock assim no primeiro filho, com uma bomba que nao valia nada. Nao perdes nada em experimentar

                Beijinhos
                Rute

                Olá,

                Não sei se vou conseguir o que sugeres porque como estou a usar mamilos de silicone, tenho de estar maior parte do tempo a segurá-los para não saírem do lugar. Volta e meia a piolha mexe-se e eles saem do sítio. Vou ver o que consigo...

                cafapv, o mamilo mexe com a bomba, mas não sai. Quando sai manualmente tenho de fazer alguma força ainda a apertar com as mãos, se calhar é por isso que a bomba ainda não tem força suficiente para puxar. Se calhar tenho mesmo de esperar mais uns tempos para ter mais produção de leite.

                Obrigada pelas sugestões.
                Só mais uma pergunta. Onde é que compro os sacos para armazenar leite e que tipo de sacos são? É que ao congelar doses pequenas, tarda nada não tenho copos que cheguem.

                Beijinhos!
                __________________________________________________ ______________________________
                Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                - O meu blog -

                Comentar


                • #53
                  Pipa, tenta tirar os mamilos de silicone devagarinho... Sei do que falo, também usei até ela ter 2meses e com calma fui experimentando tirar e consegui Depois ela mamou até ter um ano. É que é um alivio não ter de andar sempre com eles atrás, ver se estão bem colocados, lavar, esterilizar... Experimenta, eu também não consegui de um dia para o outro
                  Mães OMS Sócia n.º 123

                  Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                  Comentar


                  • #54
                    Viva,

                    Sacos agora já só encontro da Medela, da Avent já não há...acho eu.
                    Os da Medela são porreiros, levam até 160 ml e vedam muito bem


                    A felicidade completa

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
                      Pipa, tenta tirar os mamilos de silicone devagarinho... Sei do que falo, também usei até ela ter 2meses e com calma fui experimentando tirar e consegui Depois ela mamou até ter um ano. É que é um alivio não ter de andar sempre com eles atrás, ver se estão bem colocados, lavar, esterilizar... Experimenta, eu também não consegui de um dia para o outro
                      Já tentei algumas vezes. Durante a mamada parece que se forma um pouco o mamilo e tento meter-lhe na boca, mas rapidamente vai perdendo a forma e volta a ficar "flat" e a Inês começa logo a fazer uma birra enorme porque não consegue meter nada na boca.
                      Também gostava de me ver livre deles, mas acho o caso difícil.
                      Obrigada!
                      __________________________________________________ ______________________________
                      Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                      - O meu blog -

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
                        Já tentei algumas vezes. Durante a mamada parece que se forma um pouco o mamilo e tento meter-lhe na boca, mas rapidamente vai perdendo a forma e volta a ficar "flat" e a Inês começa logo a fazer uma birra enorme porque não consegue meter nada na boca.
                        Também gostava de me ver livre deles, mas acho o caso difícil.
                        Obrigada!
                        Pipa, continua a tentar tirar os mamilos de silicone, todos os dias, e se não conseguires pede ajuda a alguém especializado em amamentação, porque os mamilos de silicone não permitem uma boa pega e podem comprometer a produção de leite! Se quiseres envia mail para mamaraopeito@hotmail.com e tento dar algumas dicas! Jocas
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X