Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

(mais) Dúvidas, Medos e Inseguranças

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • (mais) Dúvidas, Medos e Inseguranças

    Pois é, volta e meia estes pensamentos voltam a assombrar a minha confiança na amamentação mesmo sendo mãe de 2ª viagem (até chego a sentir vergonha!)

    Noutro tópico deixei um tópico sobre a minha bébé andar sempre "pendurada" na mama, pois agora o que se passa é que ela (com quase 15 dias), anda a mamar mais ou menos 20 min. depois adormece, coloco-a na caminha e passados 2-3 min. volta a acordar à procura de mais mama, volto a dar-lhe e mama mais 20 minutos, e é capaz de andar nisto ainda um par de horitas. Ontem comecei a cismar que se calhar não estava a sair leite suficiente (as mamas andam molinhas) peguei na bomba e experimentei tirar leite e a verdade é que após ela ter mamado 40 min ainda consegui tirar à volta de 80 ml (e ainda tirava mais um pouquinho), reparei é que praticamente só saia um esguicho em vez dos 3 ou 4, é possível ter os canais entupidos e assim estar a sair menos leite para a bébé? Não sei o que se passará ou o que fazer! Quando ela adormece eu mexo-lhe em tudo e mais alguma coisa para ela acordar mas ela "aterra" como se estivesse completamente saciada.
    Geralmente este quadro acontece nas mamadas do fim do dia.
    Enfim, mas dei-lhe o leite que tirei com a bomba e ela sossegou, fiquei tão triste porque tenho medo que ela comece a não querer nada com a mama por ser mais cansativo alimentar-se por lá!!!

    Ela tb anda com umas cólicas que atacam mais ao final da noite, e aqui vem a minha segunda dúvida que tem a ver com a alimentação, já li que devemos comer praticamente de tudo equilibradamente mas será mesmo assim ou devo evitar certos alimentos para prevenir as cólicas? (tenho feito massagens mas...)

    Agora o arrotar! A minha bébé não é muito de arrotar, isto é, posso estar 10 a 15 min, com ela para cima, baixar e levantar, "bater" nas costinhas que ela não arrota (já a minha fadinha era assim), é mesmo crucial eles arrotarem? Acho que li por aí que bébés amamentados não necessitam desse passo, é verdade?

    E finalmente (penso eu) os cócós, ela apesar de andar a mamar não faz cócó em todas a mamadas e quando faz nem sempre é aquelas "grandes" quantidades, será que isto significa alguma coisa ou é normal?

    Agradeço desde já a ajuda que me possam dar!

    bjs

    P.S.: o site SOS amamentação já não funciona? Tentei registar-me mas não consigo.
    O nosso parto!Papá incluído

    O cantinho das mamãs dezembro 2008


    E a Primavera chegou e com ela tu minha flôr

    *** Coraçõezinhos de Fevereiro e Março de 2012 (e apressadinhos!) ***

    http://www.cemporcentomama.blogspot.com/

  • #2
    1º- Esquece a bomba. Se a começas a habituar ao biberão estás feita. Com 15 dias eles ainda são muito pequeninos e é normal andares nessa dança. Eu tb andei mas daqui a nada já vais ver horários mais regulares e ela vai ficar especialista em mamar.
    E outra coisa: o que tiras com a bomba pode não ter nada a ver com o que ela mama. Eu tentei tirar leite e com o stress só tirava 10 ou 20 ml. E sabes até quando tive leite? A minha filha desmamou aos 2 anos e 4 meses e posso dizer que só tirei a mama quando lhe passei a dar um biberão de 240 ml e ela só com essa quantidade deixava de ter fome para a mama, portanto só posso deduzir que ela mamava cerca de 250 ml de LM...

    2º- as cólicas: fazem parte. muitas vezes até se devem apenas ao stress, às melgas das visitas que querem andar com o bebé de colo em colo, por exemplo. Eu dei à minha Biogaia. Ajudou, são umas gotas de bactérias boas, tipo actimel. Fala nisso ao pediatra dela.

    3.º- arrotar: a minha filha pura e simplesmente não arrotava. Era uma coisa que fazia confusão a toda a gente mas desisti. O médico só me disse que ninguém é obrigado a arrotar e que se ela não o fazia é porque não precisava. O que me aconselhou foi a mantê-la na vertical uns 15 minutos depois da mamada, só para não se deitar logo a seguir e ficar mal disposta por não ter arrotado. Certamente a tua bebé está a mamar lindamente e não engole ar, por isso não precisa de arrotar. Sabes quando a minha passou a arrotar? Quando passou a beber chá no biberão e agora que bebe leite no biberão

    4.º- o cocó. não sei quantidades mas acho que não há quantidades mínimas. Se ela anda bem e o cocó tem um aspecto normal, não vejo porque te preocupares. O cocó da minha com essa idade era amarelado, muito líquido e não cheirava muito mal (por ser amamentada). Um cocó de um bebé amamentado não tem nada a ver com o cocó de um bebé que come outras coisas, acredita.

    beijinhos
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Olá!

      O que tens que ver e o que realmente importa é se a tua bebé está atenta, reactiva, se acorda por si para mamar, se urina com frequência e se aumenta de peso dentro do percentil dela.
      Não te guies pela bomba. Há pessoas que conseguem tirar imenso, outras não conseguem tirar nada e isso não significa que não tenhas uma boa produção de leite.
      A minha filha mais nova fazia isso ao fim do dia, mamava por tudo e por nada, mamava quando tinha cólicas, sono, estava irritava e mais o que se lembrasse. Eu passava fases do dia quase sempre com a mama de fora.

      Em relação a sentires a mama mais mole , estranhamente eu senti muito isso com a minha filha mais nova, não tinha a mama tão cheia como tinha com a mais velha e no entanto conseguia tirar mais leite com a bomba e ela mamou até depois dos 2 anos.

      cólicas: é um tema um bocado polémico a historia da alimentação. Há quem defenda que não devemos ingerir certos alimentos e jhá quem defenda que devemos comer de tudo um pouco e estar atentos á reação da criança
      Eu pessoalmente só tinha 2 alimentos que vi claramente que lhes faziam cólicas: leite de vaca com lactose e sumo de maracujá

      Comentar


      • #4
        Querido o quadro de agitaçao, em especial ao fim do dia, é tipicos dos bebes com essa idade. Estao a responder ao excesso de estimulos e de cansaço. Ela esta tao cansada que adormece antes de estar satisfeita. E em breve vais entrar no pico de crescimento em que muitos mamam como se nao houvesse amanha e parecem nunca estar saciados. Nao tem nada a ver com falta de leite, é apenas uma fase de desenvolvimento.

        Dicas: Se a bebecas esta mais cansada ao fim do dia podes tentar antecipar essa mamada, para antes que tenha tanta fome (as vezes nao da porque a essa hora estao a dormir ou assim mas podes tentar)
        As massagens servem mais para relaxar que para outra coisa mas sao boa ideia sim. Se houver colicas é porque eles engolem ar, normalmente ao chorar ou ao mamar no biberao. Assim o melhor para reduzir colicas é nao dar biberao nem deixar chorar muito. E como uma mama costuma ser bom remedio para ambos

        Banho morninho tambem é outro truque de relaxamento que funciona com alguns bebes, especialmente com a banheiras tipo shantala, assim como os passeios no sling, bem juntinho da mamã. Evita televisao, musica excitante e doseia as visitas/colos porque nesta fase eles teem dificuldade em gerir tudo isso.

        Sobre o arrotar, so arrota quem engole ar. Como a mama nao tem ar la dentro se a pega for correcta nao precisam de arrotar. Da-lhe essa oportunidade mas sem insistir. Se nao arrotou é porque nao precisa!

        Sobre os cocos tambem é mormal reduzirema agora o numero de cocos desde que sejam amamentados em exclusivo. É achamada falsa prisao de ventre. É falsa porque apesar de poderem estar dias (ate semanas) sem cocos quando fazem nao ha bolinhas duras, mas sim o pastel liquido/mole de sempre. isto acntece porque o leite materno é muito digerivel e sobre pouco para eliminar. Normal e nao exige nenhuma preocupaçao.

        Beijinhos

        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Obrigada pelas vossas respostas!
          Hoje fomos à consulta com o pediatra e apesar da Margarida estar bem perdeu um pouquinho de peso (40gr) fiquei tão triste!!
          O pediatra quer vê-la para a semana para voltar a pesar e até lá dar maminha de 3h em 3h, não deixar passar mais que esse tempo excepto à noite que posso deixar esticar até 4 horinhas, estar calma e dar a maminha num ambiente calmo. O que vale é que ele é todo pró amamentação e tentou serenar-me, ele diz que ela tirando a perda de peso está bem, mas a verdade é que não consigo deixar de me sentir desanimada. Só espero que a minha biscoitinha comece a mamar como deve de ser!!

          Ah! Para as cólicas ele falou no infacol mas que parece que há um novo semelhante a este e mais em conta, vou vêr na farmácia. Não perco nada em ter em casa.

          mais uma vez obrigada e bjs
          O nosso parto!Papá incluído

          O cantinho das mamãs dezembro 2008


          E a Primavera chegou e com ela tu minha flôr

          *** Coraçõezinhos de Fevereiro e Março de 2012 (e apressadinhos!) ***

          http://www.cemporcentomama.blogspot.com/

          Comentar


          • #6
            Olá Blues.
            Olha estive a ler-te, principalmente no ultimo post.
            As recomendações do teu pediatra não estão actualizadas no que diz respeito ao Aleitamento Materno. Vejo também que tens muitas dúvidas e não foste informada das recomendações da OMS relativamente ao mesmo. Sugiro-te que ligues para uma Conselheira em Aleitamento Materno ou a algum Consultor de Lactção para que possas adequar a situação à tua bebé. Vamos por partes para que compreendas :

            "até lá dar maminha de 3h em 3h, não deixar passar mais que esse tempo excepto à noite que posso deixar esticar até 4 horinhas, estar calma e dar a maminha num ambiente calmo."
            Esta indicação não está correcta. A amamentaão deverá acontecer à demanda, o que quer dizer que não há horarios para amamentar. A menina deverá mamar quando tem fome e se isso implica amamentar em intervalos de meia hora, será isso que deves fazer.

            A tua filha , pelo que vejo na barrinha , tem 15 dias? Pois então aind agora está a recuperar o peso com que nasceu.

            Era bom que estivesses acompanhada por pessoas com formação que de facto te possam ajudar. Não sei de onde és, mas podes por exemplo entrar no site da SOS Amamentação e ver se há alguma conselheira na tua área a quem possas ligar. Eu sou do Concelho de Sintra, se te puder ajudar apita.
            Deixo-te um link , também de Conselheiras, com informação valiosa que deves ir lendo para que consigas a vossa amamentação de sucesso. E uma vez mais, também tens o contacto dessas conselheiras para que possas ligar se assim decidires.
            Beijinho


            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Jo&Xande&Babs Ver Mensagem
              Olá Blues.
              Olha estive a ler-te, principalmente no ultimo post.
              As recomendações do teu pediatra não estão actualizadas no que diz respeito ao Aleitamento Materno. Vejo também que tens muitas dúvidas e não foste informada das recomendações da OMS relativamente ao mesmo. Sugiro-te que ligues para uma Conselheira em Aleitamento Materno ou a algum Consultor de Lactção para que possas adequar a situação à tua bebé. Vamos por partes para que compreendas :

              "até lá dar maminha de 3h em 3h, não deixar passar mais que esse tempo excepto à noite que posso deixar esticar até 4 horinhas, estar calma e dar a maminha num ambiente calmo."
              Esta indicação não está correcta. A amamentaão deverá acontecer à demanda, o que quer dizer que não há horarios para amamentar. A menina deverá mamar quando tem fome e se isso implica amamentar em intervalos de meia hora, será isso que deves fazer.

              A tua filha , pelo que vejo na barrinha , tem 15 dias? Pois então aind agora está a recuperar o peso com que nasceu.

              Era bom que estivesses acompanhada por pessoas com formação que de facto te possam ajudar. Não sei de onde és, mas podes por exemplo entrar no site da SOS Amamentação e ver se há alguma conselheira na tua área a quem possas ligar. Eu sou do Concelho de Sintra, se te puder ajudar apita.
              Deixo-te um link , também de Conselheiras, com informação valiosa que deves ir lendo para que consigas a vossa amamentação de sucesso. E uma vez mais, também tens o contacto dessas conselheiras para que possas ligar se assim decidires.
              Beijinho

              http://mamaraopeito.blogspot.pt/2009...mentar_04.html
              Obrigada pelo teu conselho e disponibilidade e acredita que o seguirei se vir que realmente ela não vai aumentar de peso esta semana.
              Quando ele disse para dar de mamar de 3 em 3 horas não é para ser rigoroso e as 3 horas funcionam como limite máximo de tempo que ela pode estar sem mamar, isto porque ela de início era dorminhoca e não acordava para comer e também adormecia muito na mama (tipo passados 5 minutos adormecia) mas se ela quiser comer de 15 em 15 min. ou de 30 em 30 ou de 2 em 2h, assim é, ela é que manda
              bjs
              O nosso parto!Papá incluído

              O cantinho das mamãs dezembro 2008


              E a Primavera chegou e com ela tu minha flôr

              *** Coraçõezinhos de Fevereiro e Março de 2012 (e apressadinhos!) ***

              http://www.cemporcentomama.blogspot.com/

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X