Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mama a pedido ou horas para mamar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mama a pedido ou horas para mamar

    Olá mamãs,

    Eu sou uma mãe de 2ª viagem que sempre quis amamentar, do 1º saí do hospital com suplemento e consegui retirá-lo com muito esforço (e bombadas) ao fim de 2 meses. Amamentei até aos 8 meses, altura em que descobrimos que o piolho tinha intolerância á lactose e tive que deixar de dar de mamar.

    Neste 2º piolhinho tudo está a ser diferente, quando nasceu parecia estar bem (teve um óptimo apgar) mas 3H depois ficou com problemas respiratórios graves o que fez com que tivesse que ir para a incubadora... esteve 5 dias apenas a soro e eu no meu desespero sempre a estimular a mama de 3 em 3 horas para não ficar sem leite. Tal como me aconteceu no 1º, com a bomba não saía nada de jeito mas o pouco que tirava lá lhe iam dando. Começou por não tolerar leite nenhum, depois começou por tolerar o leite materno aos pouquinhos, até que por fim saíu do hospital só com a maminha da mamã!

    Desculpem esta introdução, mas é importante para a discussão que queria lançar. Como ele não tolerava o leite, tudo teve que ser controlado ao máximo, especialmente as horas das mamadas que tinham que ser mesmo de 3 em 3H religiosamente. Claro está que quem sofreu foi a mãe a tentar acordá-lo desesperadamente a toda a hora... ao fim de 15 dias viemos para casa e ele já tinha o esquema das 3H mais ou menos interiorizado mas eu sempre pensei que ao vir para casa não o ía acordar nem ía ficar à espera das 3H se visse que ele tinha fome.

    Mas o que aconteceu das poucas vezes que lhe dei mamã antes das 3H não correu nada bem... adormecia profundamente após 2 ou 3 mamadas e passado duas horas já estava a pedir outra vez e o filme a repetir-se sem ele fazer uma mamada em condições. Fiquei sempre com a sensação de que se calhar não era real fome, mas sim cólicas ou algum outro incómodo (por exemplo frio já que é muito friorento).

    Com isto estou relutante com a questão da mama a pedido (que foi o que fiz com o 1º)... gostava de ouvir a vossa opinião mais experiente, apesar de saber que cada bebé é um bebé e o que faz sentido com 1 não faz com outro.

    De qualquer modo fica a pergunta: Mama a pedido ou horas para mamar?

    Bjs

  • #2
    Olá!

    Bem, teoricamente os bebés devem mamar sempre a pedido, nem que isso signifique que volte a mamar passadas 2 horas. a mama não serve apenas para saciar a fome da criança, pode servir para aliviar a dor das cólicas, a necessidade de contacto físico que é fundamental na idade dele.
    eu diria mamar a pedido, mas como em tudo cada caso é um caso e tu mais do que ninguém conheces o teu filho

    bjk

    Comentar


    • #3
      Olá Ninha,

      Pois eu sempre partilhei da tua opinião, mas o que observo agora é que ele acaba por mamar muito menos (e sem nunca esvaziar a mama e por consequencia não mama o leite mais gordo) se lhe der com um intervalo pequeno.

      Lancei este tópico não para causar polémica, mas tb para ajudar algumas mães que vejo aflitas porque os bebés não engordam o que é "esperado" ou mesmo emagrecem. E esta pode ser a causa para alguns desses bebés... Mais uma vez digo que cada caso é um caso e no meu mais velho, acho que resultou o contrário.

      Bjs

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por Agama Ver Mensagem
        Olá Ninha,

        Pois eu sempre partilhei da tua opinião, mas o que observo agora é que ele acaba por mamar muito menos (e sem nunca esvaziar a mama e por consequencia não mama o leite mais gordo) se lhe der com um intervalo pequeno.

        Lancei este tópico não para causar polémica, mas tb para ajudar algumas mães que vejo aflitas porque os bebés não engordam o que é "esperado" ou mesmo emagrecem. E esta pode ser a causa para alguns desses bebés... Mais uma vez digo que cada caso é um caso e no meu mais velho, acho que resultou o contrário.

        Bjs
        Eu espero mesmo que não tenha sido para lançar polémica ou para confundir futuras mães.

        Sim, um bebé deve mamar SEMPRE a pedido. Porque a amamentação pressupõe que o bebé sabe de quanto em quanto tempo quer comer e que quantidade. Um bebé não emagrece por mamar a pedido mas sim o contrário pois ele está a controlar o que come. O que pode acontecer é uma má pega ou uma restrição de mamadas (horário de mamadas) que fazem com ele não se alimente como deve ser. Por isso o teu discurso é enganador e está cheio de mitos. Se consultares sites crediveis sobre a amamentação verás o que estou a dizer.

        Se me permites passo também a explicar que se deixaste de amamentar porque o teu bebé era intolerante à lactose foste muito mal orientada. Um bebé não faz intolerancia à lactose do LM, porque a lactose do LM é muito baixa e outros elementos do LM permitem ainda uma mais fácil absorção da lactose. O que ele poderia estar a fazer era uma intolerância ao LV a partir da alimentação que estivesses a ter na altura, nada mais. Uma intolerancia á lactose não é razão para deixar de amamentar. mesmo as mães que tem filhos APLV que reagem a partir do leite materno apenas tem que modificar a sua alimentação.
        São muito poucas as situações em que o LM não é tolerado, e normalmente essa intolerancia está associada a doenças graves.

        Comentar


        • #5
          Agama em bebes muito prematuros pode de facto ser necessario controlar o volume e o intervalo entre mamada porque a capacidade digestiva esta reduzida. Nao podes dar a um prematuro leite se ele ainda nao digeriu o anterior.

          No caso de problemas respiratorios tambem é muitas vezes necessario controlar porque o estomago cheio dificulta a respiraçao ainda mais. O meu mais velho que teve sintomas de imaturidade pulmonar esteve mesmo de jejum varios dias.

          Mas o que descreves agora ja nao é uma situaçao dessas e o ideal é mesmo deixa-lo mamar a pedido. Mamadas curtas mas frequentes é um dos muitos padroes normais de alimentaçao de bebes. Se o deixares livre ele encontrara a sua duraçao e intervalo favorito. Claro que pode ser que esse nao seja o teu favotito (porque dar de mamar a cada hora pode ser uma seca) mas paciencia que quem manda sao eles

          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            A minha filhota mais velha era intolerante à lactose, descobri já relativamente tarde e piorou substancialmente com a introduçao das papas lacteas.

            Na altura a indicação que tive foi exactamente a inversa, não deixar de dar de mamar, e a única coisa que eu tive que fazer foi (depois de despistar a alergia á proteina do leite da vaca), diminuir a quantidade de leite ingerida e trocar o leite normal por leite sem lactose.

            Fez milagres

            bjks

            Comentar


            • #7
              Vou tentar responder a todas,

              Dulsa, infelizmente o diagnóstico estava correcto e por algum motivo foi tão tardiamente diagnosticado pois o pediatra não colocava sequer a hipótese dele ser intolerante à lactose do LM. Por isso fizemos várias análises a alergias que deram todas negativas, depois pusemos a hipótese da alergia à proteína do leite de vaca e eu e ele fizemos dieta rigorosa de tudo o que era lácteo e o resultado foi nenhum...

              Até que o pediatra lá resolveu experimentar retirar o LM e passar só a leite sem lactose e deu-se um milagre. Acabaram-se as cólicas a toda a hora, o percentil que estava nos 5 (nasceu acima do 75) passou para os 90 e as diarreias constantes ecom sangue acabaram.

              O pediatra disse mesmo q estes casos eram extremamente raros e ele que é todo a favor da amamentação (o filho dele tem 4 anos e ainda mama, segundo ele vai para a escola a mamar ) disse que só me sugeria o teste de passar a leite sem lactose se eu me comprometesse a tirar leite com a bomba de 3 em 3H para o caso de não ser poder voltar a mamar. Devo dizer-vos que com quase 4 anos o meu filhote ainda tem intolerância à lactose...

              Quanto à questão dos horários das mamadas, acho que estou a ser mal interpretada. Obviamente que não defendo horários rígidos para mamar e cada bebé deve marcar o seu ritmo. O que sinto neste 2º filho é que muitas vezes se confunde o choro de fome com o choro de outras necessidades. Ao dar a mama qdo chora por outras coisas apenas mama 1 min q depois lhe "chega" para 2H. Fico com a sensação q desta forma acaba por mamar muito menos no total e a espaçar mais as mamadas (juntando o tempo dos 2 intervalos).

              Ontem por exemplo ele acordou passado 2H, chorou e eu dei-lhe de mamar mas se chorar passado 1H vou verificar antes se não existe outro motivo para o choro.

              Rute,

              o que dizes dos permaturos é bem verdade, tem q ser tudo muito controlado, mas às vezes no hospital custava-me nuito olhar para ele com fome e não puder dar de mamar por causa dos horários rígidos.

              bjs

              Comentar


              • #8
                Já agora aproveitando-me do tópico para vos perguntar outra coisa:

                não costumo dar de mamar deitada, mas já o fz 2 vezes e das 2 vezes aconteceu uma coisa muito estranha: o leite saí pelo nariz do pequenito enquanto estava a mamar. A1 1ª vez pensei q fosse pouyco, mas da 2ª reparei q sai mesmo 1 fiozinho de leite pelo nariz durante toda a mamada (parei ao fim de cerca de 3 min).

                Isto já vos aconteceu? Acho estranhíssimo...

                Obrigada

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X