Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desmamar perto dos 3 anos...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desmamar perto dos 3 anos...

    Truques para tal? Quem consegui, sem grande trauma para os dois?!
    bjs
    ju
    http://manasecompanhia.blogspot.com/



  • #2
    Inserido Inicialmente por Jukas Ver Mensagem
    Truques para tal? Quem consegui, sem grande trauma para os dois?!
    bjs
    ju
    O meu ainda não desmamou. Mas já negocei a redução.
    Passa por negociar e compensar a ausência da amamentação com outras actividades ligadas à emoção.
    Mas se o desmame não parte inicialmente da criança, há sempre uma resistência e choro à mistura, que vai variando de intensidade.

    Comentar


    • #3
      Eu desmamei a minha filha a partir dos 2 anos. O desmame não foi traumático e demorou mais de 4 meses. Comecei por eliminar mamadas fáceis. primeiro retirei a mamada de depois de almoço, que não era todos os dias. Distraí-a, não oferecia se ela pedia e se pedia dizia que a maminha ainda não tinha feito o leite, que tinha de esperar um pouco, etc. Depois eliminei a de antes de dormir. Essa foi difícil. Passei a dar um biberão de leite antes da mama para reduzir a fome. Depois desassociei a mama do dormir. Deixava-a mamar e depois adormeciamo-la de forma diferente do habitual para ela se esquecer da mama. O meu marido foi essencial. Ela adormecia na mama e ele inventou caças às borboletas, às fadas e por aí fora no colo dele, às escuras pela casa. Depois retirei a mamada da manhã, dando um bom pequeno-almoço logo que ela pedia mama.
      No nosso caso, reduzi a produção artificialmente, fazendo com que ela mamasse menos por ter menos fome. E a produção reduziu e ela via que tinha menos leite. Acho que correu bem. Não lhe recusei mama de maneira a ela desatar a chorar nem nada. Só a fui encaminhando noutro sentido. Ela ainda se lembra de mamar mas diz que a maminha é para bebés e que ela é grande e não precisa. Mesmo logo depois do desmame, via imagens de animais a mamar e bebés e não pedia mama.
      Agora é muito engraçado. Diz que eu tenho maminhas grandes para dar leitinho aos bebés e que ela quando for grande também vai ter. Até já disse ao meu pai que ele tinha de comer muito para as maminhas dele crescerem e dar leite como eu LOL
      A questão é que eles já percebem e pode conversar-se com eles. No caso da minha, não lhe disse que era bebé para mamar (porque ela tem um primo bebé e podia perceber mal a mensagem). Disse-lhe que a Lola (uma personagem de livros que ela adora) bebe leitinho antes de dormir pelo copo, etc etc. Sobretudo, ia dizendo "ai queres maminha? ora bolas, esta maminha marota ainda não tem o teu leitinho pronto. e se fossemos beber do biberão entquanto ela se despacha?" e coisas assim.
      Só recentemtne é que aconteceu algo que me deixou baralhada.Há dias ela foi a uma festinha de uma bebé de 1 ano que ainda mama. Não me disse nada e andou bem todo o dia mas nessa noite teve imensos pesadelos. Acordou completamente desnorteada e durante uns 20 minutos esteve mesmo perdida e pediu-me mama. Ela não mamava desde Setembro mas vi-a tão perdida que lhe disse que podia mamar. Ela não sabia claramente o que fazer e acabou por se agarrar às mamas só com as mãos. Depois acordou mesmo e nem se lembrava que tinha pedido mama. pediu o biberão dela e adormeceu agarrada a mim. Foi a única vez que me senti baralhada, mas foi claramente algo inconsciente dela. No fundo, acho que ela queria algo de familiar para se confortar. Como não tem chupeta nem bonecos de conforto, agarrou-se às mamas...
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        Bem, o meu só mama para dormir... Claramente, pelo vício... :|
        http://manasecompanhia.blogspot.com/


        Comentar


        • #5
          Pronto! Já está air sobre rodas! Ontem ainda fez uma escandaleira (puxou pelo vómito e sujou-nos todos) mas hj já correu bem...

          No entanto, eu fartei-me de chorar... Já da minha outra filha foi igual! E deixei-a por estar grávida deste... O desmame não custa só a eles... Afinal, passei os meus últimos 5 anos a fazer isto e adorava! São momentos únicos que jamais voltarei a repetir...
          http://manasecompanhia.blogspot.com/


          Comentar


          • #6
            A minha filha faz 3 anos em agosto e também ainda mama.

            Não mama todos os dias mas quando se lembra, tenho de lhe dar. É capaz de estar 2 dias sem mamar e depois passa 3 a mamar 3 ou 4 vezes num dia. Mas se lhe digo que não e tento conversar com ela, não resulta, ela berra, berra, bate-me. Aliás ela deixa bem claro que "as maminhas da mãe são as duas minhas".

            Pra mim também é dificil pensar realmente no desmame. É uma coisa que eu gosto muito e pensar que não a vou repetir...

            Boa sorte pra ti e beijinhos

            Comentar


            • #7


              Eu comecei o processo quando ela fez 2 anos, mas demorei quase meio ano a desmamar a minha filha mais nova.
              Comecei por deixar de dar mama durante o dia, depois comecei a dar leite antes de ir para a cama e antes da mama.
              O mais dificil foi o não dar de mamar quando ela acordava a meio da noite. é muito dificil negociar ou falar com uma criança cheia de sono.

              A mais velha foi muito fácil, não demorei mais do que 1 mês

              Bjks

              Comentar


              • #8
                Olá Jukas
                Eu por volta dos 3 anos tentei desmamar o Edu, mas não foi fácil, ele chorou, agarrava-se a mim a pedir maminha e eu própria admiti que não estava preparada, por isso decidi que ele ia parar de mamar quando quisesesse.
                Por volta dessa altura começou apenas a mamar antes de ir dormir e por vezes quando acordava. Eu não lhe oferecia, mas também não lha negava.
                Até que perto dos 4 anos começou a ter noites em que não mamava, mamava hoje, não mamava dois dias, mamava outra noite e depois estava uns três sem se lembrar da mama.
                Mamou pela ultima vez no dia em que fez 4 anos (há um mês atrás), apesar de já ter lá colocado a boca mais duas vezes, mas riu-se e não mamou. Admito que não me custou nadinha, não chorei, não tive saudades, nada, porque foi na altura dele, quando ele quis, sem imposições, sem remorsos, sem lágrimas. Foi o ideal para nós os dois e só guardo boas recordações.

                Comentar


                • #9
                  Eu agora gostava era de mudar a assinatura, mas já nem me lembro como se faz. Eheh

                  Edit: Já consegui
                  Ultima edição por mãe pimpolha; 04-05-2012, 16:51.

                  Comentar


                  • #10
                    Eu desmamei aos 2 anos e meio.
                    Nessa altura ele já só mamava de manhã e ao deitar, pelo que não foi traumático, só estranho, para mim!...
                    Aproveitei as férias do verão, em que nos deitamos sempre um pouico mais tarde, para o deitar sem oferecer mama, já que ele vinha sempre a dormir no carro... De manhã, oferecia logo um iogurte, pão, etc, sem dar mama primeiro, como era costume.
                    Ele nem se apercebeu, não pediu mama uma única vez e a mama deixou de fazer parte das nossas rotinas.
                    O meu leite durou muito, passou a colostro e quando engravidei dela, tinha ele 4A, ainda tinha se apertasse os mamilos.
                    Agora ela tem 11m e eu ainda lhe dou de dia e de noite... há 6A (faz já dia 8) que tenho leite!!

                    Bjs,
                    carmen


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar


                    • #11
                      Eu também quero desmamar o meu filho (3 anos e 8 meses), mas não queria choros, queria que fosse algo natural.
                      Ele já me disse que só deixava a mama da mãe quando nascesse outro bebé, mas eu não estou para ai virada.




                      Comentar


                      • #12
                        Tguia, é algo muito natural, vais ver que de um dia para o outro é ele que deixa. Foi quando me deixei de chatear e de sequer forçar o assunto, que ele acabou por desistir.
                        Definitivamente não queria fazer disto uma guerra, porque sentia-me um bocadinho a má da fita, não me sentia bem a tirar-lhe aquele mimo, porque nem sequer me incomodava. Olha, assim foi bom para todos.
                        Experimenta deixar de falar nisso, a ver se ele não se começa a distanciar mais, se bem que com a idade do teu, ou seja há 5 meses atrás ele mamava todos os dias sem excepção.

                        Comentar


                        • #13
                          Pois, agora que já terminámos, até foi mais fácil do que pensava que iria ser. Hj ainda começou por pedir mas depois, eu disse-lhe que já não havia leitinho e distraído com músicas. Encostou-se a mim para adormecer enquanto eu lhe cantava umas canções.

                          AO longo do dia vamos dizendo às pessoas que o Nuno já não precisa da maminha pois isso é para bebés. E ele entende a mensagem...

                          Tb andava nesta vida há quase 5 anos!!! Passei direta de uma para outro...
                          http://manasecompanhia.blogspot.com/


                          Comentar


                          • #14
                            Ainda bem que correu bem, mas não te admires se daqui a uns tempos ele voltar a pedir. A minha desmamou no final de Agosto mas no fim de Setembro, depois de quase um mês inteiro sem mamar, pediu mama. Estava doentita e dei-lhe. Não voltou a pedir.
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #15
                              Ah, e cuidado com os desmames bruscos. Eu andei com dores na mama (onde já tinha tido uma mastite) até Janeiro (portanto mais de 4 meses depois do desmame total) e acabei por fazer uma eco mamária para excluir outras coisas. Estava tudo bem e entretanto passou.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X