Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Será depressão pós-parto?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Será depressão pós-parto?

    Olá!



    Há já algum tempo que sinto um cansaço muito grande, consequência do feitio da minha princesinha. Ela revelou-se muito malandreca desde que nasceu e as coisas têm vindo a piorar, assim como o meu cansaço, que chegou ao extremo.



    Ela passa o dia comigo já que sou trabalhadora independente e tento gerir as empresas sempre com ela "às costas", já que desta vez eu tinha decidido ser mãe a tempo inteiro (do meu filho só o fui já ele tinha 20 meses). Só que é muito mais dificil do que eu tinha pensado e do que foi com o meu filho.



    Ela é uma bebé muito complicada. Chora imenso, dia e noite, dorme muito pouco e só está calada quando está a mamar. De noite acorda 2 ou 3 vezes e o pior é que é capaz de tar a gritar durante 2, 3 ou 4 horas até voltar a adormecer. Às vezes acaba por acordar o mano que quer vir pra minha cama e aí é o caos completo. De dia faz 2 sonecas de 30 min e depois só quer colo e muitas vezes nem assim se cala, chora, chora, chora... À vezes parece que tem dores pois grita, grita mas quando pego nela logo se cala. Não consigo fazer nada em casa nem nas lojas pois não consigo deixá-la chorar e com ela ao colo, ela não pára. A hora da refeição tem de ser por turnos, pois só quer colo, primeiro come o mano e o pai segura nela, depois como eu e por fim pego nela pra comer o pai. Tomo banho com ela a gritar e há meses que o meu pequeno-almoço é um iogurte liquido pois é o que consigo comer com ela ao colo.



    Tudo isto tem mexido com o meu sistema nervoso e tou um caos assim como a minha vida!! Não durmo, mal como, e até a higiene diária é por vezes descuidada (que vergonha tenho em dizer isto)... Tomo banho todos os dias mas o cabelo, esse como demora mais tempo e ela tá a chorar, olha, fica pra outro dia e outro e outro... A depilação, então, nem se fala. Que horror, às vezes até meto medo.



    Passei a ser uma bomba relógio, grito com tudo e todos e deixei de ser tolerante com o meu filho. Com o meu marido, então nem se fala, há muito que deixámos de conversar, eu só grito. Momentos a 2, deixaram de existir pois quando ela tá na cama, eu aproveito pra fazer alguma coisa em casa e depois só quero dormir. Ele tem-se queixado mas eu não consigo! Tomei consiciência que o nosso casamento tá por um fio e sei que a culpa é minha, eu ando insuportável. Depois só me apetece chorar, chorar... O que mais me assusta é que até já com ela grito e às vezes só me apetece bater-lhe (se bem que nunca o fiz) mas esta, ao suplicar-lhe que se calasse e lavada em lágrimas, dei-lhe o abanão tão grande que ela ficou assustadissima, depois arrependi-me e cobri-a de beijos, mas fiquei assustada comigo mesma...



    Desculpem o testamento... Acham que deveria procurar ajuda? Eu tou sempre a pensar que vai acabar por passar...



    Beijitos


  • #2
    RE: Será depressão pós-parto?

    Olá,



    eu também sou trabalhadora independente, mas desde cedo percebi que não conseguia trabalhar com a minha filha em casa (ainda por cima sou mãe solteira). Um bebé exige muita atenção, ainda para mais quando são assim complicaditos :-) Revejo-me em muita coisa do que dizes. Posso dizer-te que a primeira vez que fiz a depilação depois de ela nascer foi aos 4 meses quando a pus o primeiro dia na ama :P



    Não pões a hipótese de a colocar numa creche?



    Elsa

    Comentar


    • #3
      RE: Será depressão pós-parto?

      Ola!



      Eu acho que mais que depressao o que sentes é cansaço... E se nao tomas uma atitude acabaras com depressao sim, ou com um esgotamento.



      Precisas de tr tempo sem a filhota para te recuperares. Pode ser uma creche, mas se nao queres nao tens hipotese de a deixar umas horas com uma familiar ou uma ama por exemplo? nem precisa de ser todos os dias, podem ser por exemplo 3 horas duas vezes por semana, numa altura em que ele faça uma refeiçao de solidos que possa fazer la. Para ser gradual na primeira semana ficas la com ela e logo vez se ela se adapta bem a essa pessos. Assim ficas descansada e proveitas essas pausas para descansar e organizar-te.



      Tambem sera bom reveres a tua rotina. Ja experiementaste por exemplo deixa-la comer sozinha? Escolhes um menu para ti que ela possa coemr (por exemplo uma jardineira ou uma massa com carne picada) Das-lhe a sopa e depois sentaste na mesa com ela e poes-lhe um aopratinho com uns bocadinhos tirados do teu prato. Deixxa-a brincar com a comida enquanto tu comes!



      Ao fim de semana podes negociar com o marido uma manha para dormires mais um bocadinho...



      Enfim, tens de pensar em forma sde te poupar nesta fase em que te sente spior, para ganhares forças!



      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        RE: Será depressão pós-parto?

        Tanya, o que tu precisas é de descansar e dormir. E, já agora, tb de te distraíres um bocadinho. Nos primeiros meses da minha pimpolha tb passei as passas do Algarve com ela... sei bem o que sentes. Mas lá fui conseguindo arranjar maneira da minha mãe ficar umas horas com ela, o que para mim fram verdadeiros balões de oxigénio. Tens de tentar arranjar ajuda... podem ser só umas horas, numa ama, por exemplo. As creches são mais rígidas no que diz respeito a part-times e tb mais dispendiosas. E durante esse tempo aproveitas para por o teu trabalho em dia, parqa descansar, para cuidares de ti... e quando a fores buscar, terás o triplo da paciência para ela. Até as birras e a choradeira te vão parecer menores ;-)


        Madrilhada - Lena Neves - Maria Leonor 25/07/2009

        Comentar


        • #5
          RE: Será depressão pós-parto?

          ola



          eu ja um pouco conhecida aki pelo bem e pelo mal,mas tanya POR FAVOR arranja ja AJUDA c o teu medico familia e pede uma cardencial pra irs ao hospital de urgencia de psikiatria! POR FAVOR eu tive com todos esses teus sintomas e mais alguns durante 4 meses seguidos e so kando tentei matar minha bebe e k reparei k nao estava maluca e k tinha k ir ao medico! tou c depressao pos-parto ha 13 meses e meio e tem sido mt dificil,ontem foi um caos mas dia pra dia vai se melhorando,nao vais conseguir SOZINHA NAO! por favor faz o k te digo se eu tenho 1 bebe imagina tu c 2 e ainda o marido............................................ ......



          onde moras? eu kero ajudar te,deixa me ajudar te por favor,isso e 1 doença k vai comendo-nos vivas e nos nem reparamos o mal k fazemos aos nossos filhos e ao nosso marido k nao merecem nada disso,principalmente a nossa vida da a sensaçao k mais vale acabar tudo,por isso diz me kualker coisa e se preciseres de falar,desabafar k pra mim era mt bom,eu tou aki,tenho um 96 k e moxe e tenho um 91 tb,por isso se kizeres nao xegar onde eu kuase xeguei eu envio te os meus telefones por pm e arranjo te ajuda rapido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



          custa me ver este teu post porke revela me a mim,o k eu ja fiz e k me arrependo em tudo,minha rika filha!



          diz kualker coisa por favor!

          Comentar


          • #6
            RE: Será depressão pós-parto?

            Olá Tanya,



            Tens que fazer como o Alexandre, o grande, fez com o nó górdio, como é impossível de desatar, cortou-o. O quero dizer é que isso não passa por si, tens que arranjar alternativas para o teu dia-a-dia que te façam voltar a sentir satisfação. Esse projecto que tens de ficares com a tua filha é mesmo muito bonito, mas pressupõe muita organização e se não consegues gerir bem o resto, ou a custo de muito cansaço e arrelias, porque a bébé te absorve muito, tens que reformular o teu plano.

            Acho que estás desmotivada e extenuada, o que pode ter semelhanças com estado depressivo, é como que um alerta que o corpo te está a dar. Portanto, tens que "mudar de vida". O risco que corres ao não reagir é que tudo piore. E no entretanto, acabas por não conseguir estar emocionalmente disponível para toda a família, numa altura, dado que são crianças pequenas, em que mais precisam de ti bem disposta, bem dormida e de bem com a vida. Mesmo que não percebam o que se passa contigo, "absorvem" o estado de espírito, habituam-se a esse padrão ora de desânimo ora de impaciência e eu aposto que não é esse o modo de estar na vida que queres que eles sigam.



            Tal como as outras mães também acho que devias arranjar alguém que ficasse com ela meio-dia. Nesse período terias a oportunidade de organizar a tua vida profissional e pessoal. E põe-te bonita. Depois, vais almoçar com o marido e buscar a menina. Por fim, tens que arranjar maneira de ter também um tempo para o teu rapazola. Só os 2. Talvez, coordenando-te com o teu marido isso seja possível. É que eles crescem tão depressa.



            A tua bébé pode ser muito refilona, mas não te esqueças que os bébés com as mães são sempre muito intensos, extravazam mais. Com 3ºs tendem a ser mais apáticos. Pode ser que ela não mantenha esse temperamento quando estiver sem ti. Será que contigo mais animada, ela acalmará? Já pensaste, pode haver aí uma relação causal.



            E não podes ficar pasmada a ver o teu casamento "ir pelo cano", porque senão vai mesmo. A não ser que seja esse o teu desejo, mas não me pareceu pelas tuas palavras, tens que dar a mão ao teu marido, vocês são uma equipa, um projecto de vida a dois, nas alegrias e nos trabalhos e nos maus momentos, é tudo para dividir e partilhar. Conversar, abrir o coração, pedir apoio, desabafar, tens direito a tudo isto. As contrariedades são para atravessar juntos, em solidariedade, e não de costas voltadas. Vai lá, não desistas.



            E estamos por aqui para te apoiar no que for preciso. (desde que o pinkblue não se vá abaixo de novo...)



            Bjinhos


            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #7
              RE: Será depressão pós-parto?

              Olá Tanya...nunca mais tinha tido noticias tuas...quer dizer que a situação continua igual? POis, de facto como já te disse a Matilde também está comigo, mas nunca foi assim com esse "apego". Aliás, como eu costumo dizer "não tenho tempo para isso"...comer só um iogurte liquido porque ela não deixa comer mais nada? Pois eu talvez já a tivesse deixado chorar um bocado enquanto comia uma taça de cereais...talvez lhe desse uma bolacha para a mão pare ela se entreter ou assim...não sei, de facto só quem está na situação é que sabe dar o valor. Eu continuo a dizer-te o mesmo que te disse há meses. Isso não é rotina para ela...nem tu trabalhas nem ela consegue ser criança. Tanya, não arrastes isto, estás a ganhar uma raiva imensa que vai crescer crescer e ainda te leva a mais situações como as do "abanão" e depois arrependes-te...vai aos minimercados, mete anúncios nas lojinhas, a pedir uma ama e resolve isso!!!beijocas

              Comentar


              • #8
                RE: Será depressão pós-parto?

                Olá



                Eu tambem tenho um negócio, e o que fiz foi durante 5 meses entregar tudo ao meu marido e á minha mãe, dediquei-me somente á cria...

                depois voltei a trabalhar, Eu trabalhava em casa, mas não conseguia tomar conta do pedro e dar conta de tudo, por isso arrajei uma ama que cuidava do pedro dois dias na semana enquanto eu trabalhava ( estava-mos os 3 em casa), pedois já perto de ele ter um aninho, coloqueio numa ama em casa dela, dois dias na semana tambem... O pedro era um bebe muito facil e eu não conseguia trabalhar, pois ou me sentia mal por não cuidar dele, ou o trabalho ficáva um caos... eu acho que estás á beira de uma depressão, se tivesse no teu lugar procurava ajuda medica o mais rápido possivel...


                Comentar


                • #9
                  RE: Será depressão pós-parto?

                  Olá a todas!



                  Desde já, obrigada pelas vossas respostas, é bom saber que há alguém a ouvir-me. É que por aqui, o apoio não é muito. O meu marido faz o que pode, mas sobra-lhe pouco tempo, já que recai tudo sobre ele, o trabalho dele e o que eu não consigo fazer. Chega a sair de casa às 6h e volta às 20h (tirando a 1h pra vir almoçar). Mesmo assim, quando está em casa, é sempre ele que tá com a menina pra eu poder fazer alguma coisa. Parámos pra conversar, eu expus-lhe o meu estado de alma e pelo menos entre nós as coisas melhoraram e agora seguimos juntos, de mão dada, na mesma direcção.



                  Quanto a deixá-la por umas horas, eu até podia, ao fim-de-semana, deixá-la com a minha mãe. Já o fiz algumas vezes mas o pior é depois! É que se lá ficar uma tarde, a minha mãe anda uma semana a queixar-se!! É do braço que não pode, é da cabeça que não consegue porque anda muito cansada, é porque a menina não a deixa fazer nada e tá sempre a chorar... Ela ainda é nova, tem 51 anos mas ultimamente passa os dias a queixar-se de tudo e de nada, não sei se é da menopausa! O facto é que depois eu fico ainda pior só de a ouvir e mais nervosa ainda, por isso nem me apetece lá deixá-la.



                  Finalmente segui os vossos conselhos e vou inscrevê-la na ama da Seg. Soc. Custa imenso, pois com o meu filho tive uma experiência negativa, por isso deixei de trabalhar (eu era professora) pra ficar com ele em casa. É que ele começou a queixar-se que a ama lhe tinha batido. Averiguei a situação e parece que foi verdade, retirei-os imediatamente e deixei tudo pra ficar com ele. Entretanto como também tava colocada longe, abrimos uns negócios e deixei o ensino. Pra que não acontecesse o mesmo, a menina iria ficar comigo até ir pra pré, mas ta-se a tornar impossível. Por isso vou tentar que em Setembro ela fique numa ama que eu conheço bem e em quem confio, se não houver vaga, vou tentar a creche.



                  Ontem fui ao médico de família e expus-lhe a situação e ele só disse pra ter cuidado pois como já tive um esgotamento, poderia ter outro, mais nada... Ai não, disse pra arranjar um cãozito, talvez a menina acalmasse......



                  Vou dando novidades, beijitos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Será depressão pós-parto?

                    OLá Tanya, fico muito contente por ti...eu conheço talvez melhor a tua história porque conversámos por pm e não querendo estar aqui a expor a tua vida, mas de facto a Tanya tem MUITO trabalho para fazer fora de casa nos seus negócios, é mesmo complicado...Tanya, será que conseguias deixar a menina na ama só de manhã ou só de tarde ou só alguns dias por semana? Talvez isso não te angustiasse tanto...





                    Quanto à tua mãe...olha: esquece!!!Assim realmente nem dá vontade...foi por essas e por outras que enfiei tudo na creche e agora a Matilde está comigo. Só dependo de alguém para me tomar conta dela para eu ir ao ginásio uma hora e meia ou para trabalhar quando trabalho (são só umas temporadas por ano, poucos dias), mas vou rodando entre as duas avós e o pai para não cansar ninguém LOL. Mas também da Matilde ninguém se queixa, a minha sogra no outro dia estava encantada com ela...conseguiu fazer almoço, limpar uma wc e um chão qualquer LOL enquanto ela lá esteve...há bebés mais dificeis que outros, é uma realidade.



                    OLha, eu não sou a melhor pessoa para te orientar, mas será que ela tem alguma alergia ao leite de vaca que passe pelo teu leite por coisas que tu comes? Já descartaram essa hipótese?



                    Beijinhos


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Será depressão pós-parto?

                      Força!!



                      Ja deste uma serie de passos muito importantes para tratares de ti.



                      jinhos


                      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                      Comentar


                      • #12
                        RE: Será depressão pós-parto?

                        Oi!



                        De facto não sou de grande ajuda por não ter experiência nenhuma no assunto... Só que não podia deixar de vir cá dar uma beijoca de apoio. Eu imagino que, depois da experiência do teu filho na ama, a tua vontade de deixares a princesa com uma pessoa de fora seja muito pouca mas no teu caso é uma questão de necessidade. Até porque, se vires bem, é um bocado um ciclo vicioso - a tua menina não dorme, tu não dormes, estão ambas cansadas; tu pegas nela, ela sente o teu cansaço, chora, tu ficas nervosa, ela sente o teu nervosismo, chora ainda mais, tu continuas nervosa e cansada e começas a ficar com pouca paciência e ela vai sentir isso também, ... e pronto, tens aqui um ciclo interminável!



                        Por ti, pela tua filha, pelo teu filho e pelo teu marido - arranja quem te fique com a menina e quem não te faça sentir mal por isso (nfelizmente, seja por que motivos forem, a tua mãe não está a conseguir ajudar realmente ao queixar-se assim...).



                        :smooch:

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Será depressão pós-parto?

                          Olá Tanya,



                          Ainda bem que estás mais animada e a mexeres-te para ir resolvendo os problemas. Essa idéia do cão está gira, nunca pensei ouvi-la da boca de um médico de família.



                          Eu tenho 3 cães e posso-te confirmar que o ascendente sobre os miúdos é muito positivo. E os ganhos de imunidade com a partilha de chupetas, beijos e abraços, então nem se fala.



                          Vai dando notícias, que tudo corra bem!





                          Bjinhos


                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Será depressão pós-parto?

                            Olá amigas!!



                            Acabei de inscrever a Margarida na ama, vamos ver. Sei que a ama que eu queria tem muitos pedidos, já que toda a gente a adora, mas logo se vê, pode ser que eu tenha sorte. Agora só no próximo mês é que sei quem me calhou, por isso não quero andar a matutar sobre isso...



                            As coisas por aqui continuam na mesma, a pequena não se cansa. Agora dá-lhe pra adormercer tarde, só lá pras 2h da manhã, até lá quer brincadeira mas depois continua a acordar imensas vezes de noite. Andou 2 dias "enjoada" da mama e rejeitava-a, cada vez que lhe tentava dar de mamar, gritava desalmadamente, como se a mama lhe fosse fazer mal. Mas eu lá insisti e ela pegou novamente. Coincidência ou não, nesses 2 dias andou mais calma. Não sei se é porque ela querer estar sempre agarrada à mama e por isso reclama e chora quando não está. Até ficou com o pai no sábado à noite pra eu ir ao cinema com o pequenote e portou-se lindamente. Também ontem saímos todo o dia e ela andou super calma. Hoje, que voltou a pegar à mama, voltou tudo ao mesmo. Agora tou aqui porque ela tá a fazer uma soneca.



                            Quanto a deixá-la à minha mãe, isso acabou de vez. Não é que na sexta, durante uma discussão com a minha irmã,esta acusou-me de escravizar a minha mãe! Bem, fiquei possessa!!!! Eu que só a deixo lá uma vez ou outra e pergunto sempre se pode e se quer ficar com ela. Pensei que ela também gostasse, afinal são netos e toda a gente gosta de passar tempo com os netos. Fiquei revoltada e tristissima com elas. Com a minha porque se tinha que se queixar era a mim e não à minha irmã; e com a minha irmã por me atirar isso à cara sem mais nem menos. Isto deitou-me um pouco abaixo pois acabei por me afastar delas durante o fim-de-semana e logo agora que tanto precisava, quanto mais não fosse de apoio.



                            Enfim, há que seguir em frente...



                            Beijitos

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Será depressão pós-parto?

                              olá!



                              antes de mais pensa positivo! tu vais conseguir ultrapassar isto!



                              não sei se tens uma rotina fixa na tua vida. mas para mim foi fundamental para voltar a ter controlo sobre a minha vida. na altura o meu marido ofereceu-me "o livro do bebé feliz" da gina ford e de facto salvou-me a vida! só depois de ver a importância da rotina voltei a ter uma vida normal!



                              nós queremos sempre o melhor para os nossos filhos, mas se nós não estamos bem isso não acontece! tens que pensar em ti primeiro! eu tiro uma manhã por mês para fazer as minhas coisas. depilação, cabeleireiro, o que for, mas é só para mim!



                              o meu marido tb nunca está à noite, durante a semana estou sempre sozinha. e se não fosse a rotina não sei o que seria de mim!



                              em relação à tua mãe..... tens de lhe dizer que se doi o braço não pegue nela ao colo! se chora vá passear ao parque!



                              pensa tb no futuro do bebé. achas que nas escolas ou nas amas estão sempre ao colinho? elas não podem peguar em todos os bebés o dia todo! tem de se compensar com outras coisas! é preferivel começar contigo a perceber que não há colinho sempre e que se chora não vais logo a correr.



                              vais ver q daqui a uns tempos vais olhar para trás e pensar que já passou e não foi assim tão mau! se calahr até vais querer ter mais um filho! porque no fim só ficam as coisas boas! e é nessas que te deves centrar para avançar!



                              Sorri! é já meio caminho andado!!



                              bjs,

                              Rita.






                              Mães OMS Sócia nº 105

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X