Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dores nas cicatrizes da episiotomia

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dores nas cicatrizes da episiotomia

    Olá mamãs...

    Sou a orgulhosa mamã de 2 lindos meninos... Um de 4 aninhos e outro de quase 7 meses...

    Ambos nasceram de parto normal com episiotomia, do 1º sofri muito na recuperação dos pontos, do 2º nem tanto... Mas... 4 anos depois do 1º parto e quase 7 meses depois do 2º... Quando eu e o marido temos relações ambas as cicatrizes me doem um pouco... Nalgumas posições doem mesmo muito, como se a pele estivesse a rasgar... noutras é mais um desconforto... Isto é normal? Nunca vai passar?...

    Beijinhos...

  • #2
    Não acho normal e acho que devias consultar o teu GO sobre isso. Eu nunca tive dores por causa da episiotomia. Nos 1ºs meses depois do parto a GO aconselhou-me a usar Cicamel para ajudar a cicatrizar e lubrificar, mas só isso.

    Comentar


    • #3
      Eu só tive um parto com episiotomia (mas também tive laceração do períneo). Tive dores horríveis nos primeiros tempos e alguns meses de dificuldade em ter relações sexuais. A minha médica receitou-me uma pomada para lubrificar que ajudava um pouco mas a uma certa altura ficou tudo como era antes. O meu filho tem 2 anos. Sinceramente acho que deves falar sobre isso com o teu médico, acho estranho principalmente ainda teres dores de uma episiotomia já com 4 anos.

      Comentar


      • #4
        Olá Shadow,

        infelizmente sei muito bem o que estás a passar. Fizeram-me uma episiotomia no parto dos meus filhos há 5 1/2 meses e ainda não tive um dia sem dores, apesar de a cicatrização ter corrido bem e estar a fazer fisioterapia para reabilitar o pavimento pélvico.
        Não, não é normal. È uma das complicações da episiotomia e uma das múltiplas razões porque não devem ser feitas por "rotina" (desculpa, o desbafo).
        A tua dor/dores podem ter várias causas, isoladas ou simultâneas:
        A cicatrização provavelmente criou areas em que os tecidos repuxam (fibrose),
        às vezes forma-se uma cicatriz demasiado exuberante;
        quando é feita a episiotomia o corte é "cego", ou seja, mucosa, músculo, nervos vai tudo "a eito" e na sutura é pouco melhor ...Os nervos ou ramos de nervos que são esmagados, cortadados e eventualmente apertados na sutura doem e podem doer quando regeneram.
        A mucosa seca e sem estrogéneos tb não ajuda (estás a amamentar?- se estás, esta não é razão para deixares!)
        estas sãos as mais óbvias mas provavelmente o GO descartará outras mais "exóticas".

        A minha sugestão- vai a um ginecologista, ( ou 2 ou 3, ou os necessários...) e queixa-te! É necessário que sejas observada para perceber qual o problema e não aceites que te digam que tens que viver com isso. A mim falaram-me, para depois de terminar a reabilitação, em revisão da cicatriz com cirurgia ou laser.
        Também te sugeria que consultes uma Fisioterapeuta com experiência na àrea da reabilitação pós parto ou incontinência- é que massagem local pode ajudar, mas feita por quem sabe e depois de teres um diagnóstico do problema- podes encontra-la através de uma Consulta de Medicina Física e Reabilitação/ Fisiatria de um hospital; algumas tb trabalham no privado em centros de preparação para o parto. Além do mais aprendes a trabalhar os músculos do períneo, mesmo que tenham recuperado bem da episiotomia no teu caso, parece que ajudam a promover uma vida sexual compensatória.

        espero que ajude. Boa sorte e as melhoras.

        Comentar


        • #5
          Bem... Ñ fazia ideia que me doiam por estar algo errado... estava convicta que ia ficar com esses 2 "relógios" para a vida toda... Tenho k marcar uma consulta no GO pa ver o k me diz... As minhas cicatrizes sentem-se bastante, ao toque, ficam assim meio saidas de fora... pouco, baixinho, mas ao passar os dedos sente-se bem... o chato é as dores... acaba por me afectar a nivel sexual porque há posições completamente proibidas, parece k as costuras tão a rasgar...

          Comentar


          • #6
            Essas cicatrizes pela descrição parecem anormais. Vai ao ginecologista e a uma fisioterapeuta- não tens (nem deves...) ficar assim.
            beijinho

            Comentar


            • #7
              No meu caso a semana seguinte foi muito dolorosa (e eu tenho alguma resistência à dor) mas passada essa fase fiquei otima. Não sinto nada.

              Aconselho tal como as outras mamãs a consultares um GO porque não deve ser normal sentires essa dor. Não terás levado um pontinho a mais (vagina mais apertadinha) e por isso te doa? Questiona porque é complicado ter a vida sexual afectada dessa forma.

              Boa sorte.

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X