Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

    Olá! Sou estudante bolseira de doutoramento e a minha bolsa é isenta de IRS. Como não é um salário, mas sim um subsidio (sem subs de natal, férias e com baixa só depois de 30 da incapacidade ter sido declarada) pode ser contado o valor para o calculo de mensalidade da creche em IPSS?



    Obrigada

  • #2
    RE: bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

    penso que não.



    eu este ano vou estar todo o ano de baixa e sub de maternidade. o meu irs para o ano so vai apresentar despesas e rendimentos 0.



    a baixa tb não entra no irs.



    esta ano fiquei no escalão 1 por centimos... e porque são gemeas.



    para o ano é garantido que fique tambem.

    Comentar


    • #3
      RE: bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

      Olá,

      Tendo em consideração que a bolsa não é considerada rendimento para efeitos de IRS, então também não poderá ser relevada para fixação do valor da mensalidade da creche na IPSS.

      Comentar


      • #4
        RE: bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

        Ola!



        As bolsa tipo as da FCT sao consideradas subsidio de manutençao e sao isentas mas podem ser declaradas no IRS. Ora isso fazia-se no caso dos empréstimos para demonstra rendimentos ao banco... E também contavam para os subsídios ao arrendamento que havia para os menores de 30 anos... Logo nao me surpreenderiam se contassem.



        Beijinhos



        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: bolsa de estudos, IRS e mensalidade em ipss

          Obrigada pela respostas. Avmos ver como resolvemos a questão na creche.

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por hmrosario Ver Mensagem
            Olá! Sou estudante bolseira de doutoramento e a minha bolsa é isenta de IRS. Como não é um salário, mas sim um subsidio (sem subs de natal, férias e com baixa só depois de 30 da incapacidade ter sido declarada) pode ser contado o valor para o calculo de mensalidade da creche em IPSS?



            Obrigada
            Boa tarde hmrosario!
            Sei que esta questão já tem bastante tempo mas é muito raro encontrar situações semelhantes à minha pela net e necessitava de algum esclarecimento. Como resolveu na altura esta questão? A bolsa contou para o calculo da mensalidade? Teve de mostrar alguma documentação adicional? É que podem eles achar que por não descontar-mos também não trabalhamos e por isso podemos ficar com as crianças. certo?

            Obrigada pelas respostas que aí venham

            Comentar


            • #7
              Olá hmrosario!
              Estou numa situação bastante parecida e, apesar deste tópico ter já uns aninhos, gostaria de saber como resolveu o seu caso? Também sou estudante de doutoramento e as bolsas continuam a ser isentas de IRS. Teve de mostrar alguma documentação adicional? É que uma vez que não fazemos descontos podem achar que estamos em casa sem fazer nada o que não é, de todo, verdade. Gostava que, se possível, me dissesse como procedeu e se a bolsa na altura lhe contou para os cálculos do valor a pagar.

              Obrigada pelas respostas que aí venham

              Comentar


              • #8
                Olá

                Talvez a resposta venha tardia...
                Não é um salário nem fazemos descontos, mas temos um recibo. É esse recibo que devem apresentar.

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X