Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Junta Médica, só me faltava mais esta!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Junta Médica, só me faltava mais esta!!!!

    Olá!

    Que rica prenda de Natal que recebi!

    Fui hoje apresentar-me a uma junta médica!
    Estou com 33 semanas de gestação, uma barriga enorme, dores de costas, de pernas, varizes, vómitos ainda hoje tenho, 1 ou 2 vezes por semana.... e além disto tudo, o meu local de trabalho tem 18 degraus para descer e os mesmos 18 para subir, só para urinar, tirar fotocópias, e é onde se encontra o escritório do chefe!

    Quando mencionei estas condições de trabalho, o meu médico de família passou-se e deu-me baixa de 65%, às 28 semanas de gestação.

    Andava a sentir dores do lado direito em baixo, e desde que estou em casa, sossegada, nunca mais as senti...

    Bem, resumindo hoje lá cheguei, fiz o registo, chamaram-me 5 minutos depois, e lá fui eu...
    Entrei, estavam 2 senhoras, médicas (deduzo eu), e perguntaram-me o motivo da minha baixa, e comecei por falar no trabalho, e que era vendedora de automóveis, e que além das escadas, que estavam mecionadas no relatório médico que levei, apenas tem a porta de entrada e quando se colocam os carros a trabalhar se respiram todos os gases, pois o edifício não tem qualquer janela, ou outra saida de ar.
    Perguntaram-me a DPP, e perguntaram-me se podia ver a caderneta de grávida que tinha na mão.
    Ficaram com ela, disseram que era para fotocopiar, e para esperar lá fora, estive 2 minutos no máximo com elas, não me fizeram mais perguntas, nem me disseram mais nada!!!

    Saí, esperei 3 minutos e foi uma senhora numa secretária que chamou o meu nome, e me fez assinar um documento em que diz que "não subsiste a incapacidade para o trabalho" e que a minha baixa acabaria HOJE mesmo, que não me pagariam mais nada!

    Eu pedi para falar novamente com as 2 médicas, e recusaram-me isso.
    E é assim o nosso país, decidem a vida das pessoas em 2 minutos, ninguém quis saber mais nada, arrasto-me quando ando a pé, nem a morada do meu local de trabalho quiseram saber, e apenas reclamei com a senhora que me deu o documento, e disse que tinha todo o direito de não aceitar esta situação.

    Disse para me deslocar à Seg. Social e pedir uma reavaliação médica.
    Fui directamente ao centro de saúde, e para ajudar a isto tudo o meu médico tirou férias e só está dia 3...
    Já liguei para a Maternidade, e a médica obstetra que me acompanha está lá amanhã, e vou também falar com ela.

    E mais, liguei para o local da Junta Médica, a perguntar o nome das 2 médicas que me atenderam, pois pretendo fazer queixa delas por escrito, e ninguém mos facultou, dizendo que não me podem dar essa informação, mas que a posso pedir por escrito, e isso já o fiz!
    Já tenho também o documento da Seg. Social, para pedir a reavaliação, só falta novo relatório medico!

    Vou até às últimas consequências, não são 2 moças novas (sim, eram 2 médicas novinhas) que decidem cortar o pouco que recebo, e que me obrigam a ir trabalhar colocando a minha saude e a do meu bebé em risco!

    Tanta gente com baixas fraudulentas, com baixa de risco a 100%, e eu que me recusei a isso, pois na verdade não tenho problemas de gravidez, mas sim, o meu local de trabalho é que não tem condições para que a minha gravidez se desenvolva normalmente.....

    Tou passada, nervosa, sei que não me faz bem, e muito menos ao meu filhote!

    Obrigada por lerem este meu desabafo!

    Ainda para mais, quase 90% do que leio sobre juntas médicas, é que se entra e nos mandam embora quando vêm a barriga! E todos me disseram o mesmo, fica descansada que com essa barrigona que tens, vão-te manter na baixa!

    Pois, pois!


    Sou Madrinha da PipocaeCompanhia, e ela é a minha Madrinha Linda!

    A caminho das 600 receitas! - MANJAR das DEUSAS

  • #2
    Ola!

    Pois, eu creio que por lei o teu chefe é que era obrigado a criar-te condiçoes de trabalho adequadas e nao a SS a pagar-te ja que nao és tu que estas incapacitada mas sim o teu local de trabalho que nao te permite trabalhar...
    Se acreditas que nao podes trabalhar vai mesmo ate as ultimas consequencias.

    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Amiga, já te respondi no nosso cantinho!!

      Beijocas!




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #4
        Olá, deixa lá, já falta pouco para o parto...
        A verdade é que as médicas não te podiam continuar a dar baixa... porque não tens nenhuma incapacidade para trabalhar, o teu local de trabalho é que não é adequado ao teu estado, mas não é a SS a ter que pagar por isso. De acordo com a Legislação laboral, a empresa tem que criar condições adequadas ao trabalho da grávida e se não for possível esta é dispensada da prestação efectiva de trabalho e paga na mesma pela empresa (obviamente que isto não acontece!) e acaba por ser o Estado e todos os contribuintes a pagar por isso.
        O problemas das baixas da gravidez de risco é exactamente a falta de controle, coisa a que te sujeitaste ao ter uma baixa normal. A alternativa é pedires baixa novamente, de gravidez de risco clínico, que com o tempo de gestação te deve ser concedida fácilmente. mas, ao ires à Junta médica e ao contares que estavas de baixa mas não estavas doentes arriscaste a ser acusada de baixa fraudulenta.
        Boa Sorte

        Comentar


        • #5
          Realmente...tou parva
          Rita


          Madrinha: ICA
          Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

          Faço contabilidade de PME
          Apoio ao inicio de actividade

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por mclc Ver Mensagem
            Olá, deixa lá, já falta pouco para o parto...
            A verdade é que as médicas não te podiam continuar a dar baixa... porque não tens nenhuma incapacidade para trabalhar, o teu local de trabalho é que não é adequado ao teu estado, mas não é a SS a ter que pagar por isso. De acordo com a Legislação laboral, a empresa tem que criar condições adequadas ao trabalho da grávida e se não for possível esta é dispensada da prestação efectiva de trabalho e paga na mesma pela empresa (obviamente que isto não acontece!) e acaba por ser o Estado e todos os contribuintes a pagar por isso.
            O problemas das baixas da gravidez de risco é exactamente a falta de controle, coisa a que te sujeitaste ao ter uma baixa normal. A alternativa é pedires baixa novamente, de gravidez de risco clínico, que com o tempo de gestação te deve ser concedida fácilmente. mas, ao ires à Junta médica e ao contares que estavas de baixa mas não estavas doentes arriscaste a ser acusada de baixa fraudulenta.
            Boa Sorte
            Como eu já respondi noutro tópico à suserra, o que eles querem é relatórios médicos que comprovem a baixa... Se ela não tiver gravidez de risco, tem outra opção... Como referenciaste, a entidade patronal tem obrigação de facultar um trabalho que não coloque em risco a gravidez. Na impossibilidade de isso acontecer, existe a baixa por riscos especificos mas não é a entidade patronal que remunera, mas sim a SS... Existem as leis que nos protegem, mas a aplicação e divulgação delas ainda é muito deficiente... E por vezes, até nos proprios serviços da SS não sabem bem como as coisas se processam!! Falo por experiencia propria :S




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              Ai Suserra isto é mesmo o país que temos e onde vivemos... percebo perfeitamente a tua revolta, mas de facto, de acordo com a lei, talvez não fosse possível a manutanção da tua baixa médica nessas condições.
              Mas... como se costuma dizer, para esperto, esperto e meio... desculpem-me a sinceridade... trata de falar com o medico que segue a tua gravidez, e a ele/a expõe a tua situação e pede-lhe o favor de passar a baixa de gravidez de risco (penso ser essa a adequada, mas eu nunca tive dto a nenhuma baixa pois não faço descontos para a SS e qdo estive em casa na gravidez anterior recebi 0€)... depois se fores chamada a alguma junta médica, não fales das condições de trabalho, fala antes de coisas da gravidez: tipo, que tens o colo do utero diminuido desde as x semanas (combina com o medico o q vao dizer), que começaste a ter contracções desde as x semanas tb, e que portanto estás em risco de parto pré termo desde as x semanas.

              É mentira?? E...???? Falaste a verdade e olha o que ganhaste...
              Boa sorte companheira...









              Madrinhas: FCELESTE; JMSS

              Comentar


              • #8
                Cumplice, o pior é que não é qualquer médico que passa a baixa por risco clinico... a minha médica de familia disse-me que só ma passava com declaração da Obstetra... Afinal ela é médica ou não?? Também deveria saber avaliar um risco... MAs prontos... Mas se a Susana conseguir essa baixa, pode ficar descansada que já não a devem chamar a mais nenhuma junta médica... Em todo o caso se ela tivesse uma declaração de risco não seria nada mau... AH, e gravidez de risco é paga a 100%!! Por isso essa seria a melhor solução!!




                Realizando os meus sonhos...

                Comentar


                • #9
                  Eu tive baixa de risco a partir das 34 semanas por suspeita de ACIU. Foi a GO que me passou o atestado e depois o médico de família deu-me a baixa de risco sem me observar, sequer. Nunca me chamaram para junta médica, não sei se por a baixa ser de risco, se por já estar a 5 ou 6 semanas do final da gestação. O atestado da GO tinha a descrição clínica do problema e a recomendação dela de repouso até ao fim.

                  Su, acho que realmente só te vais safar de voltar ao trabalho se o teu médico passar um relatório em que não te podes esforçar. Nem que seja por causa das varizes! Experimenta falar com ele, não perdes nada. Boa Sorte!

                  Comentar


                  • #10
                    eles andam na caça ás baixas

                    mas deviam deixar as gravidas de fora e andar em cima das pessoas que lhes doi tudo mas fazem trabalhos por fora...
                    Rita


                    Madrinha: ICA
                    Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

                    Faço contabilidade de PME
                    Apoio ao inicio de actividade

                    Comentar


                    • #11
                      Olá a todas!

                      Obrigada pelas opiniões!
                      Bem sei que o local de trabalho não será o melhor para uma grávida, mas daí obrigar a entidade patronal a colocar um elevador só porque engravidei, é absurdo!!!!
                      Além do relatório fotocopiaram a minha caderneta de grávida em que menciona vómitos e enjoos, daí a receita do nausef, caimbras, onde me receitam magnésio, varizes, onde me receitam daflon, isto tudo para vos dizer que se lerem bem, eu não tive oportunidade de dizer nada, que tenho dores de costas e dor da ciática, não me deram hipoteses de nada, daí a minha revolta!
                      Até a caminhar pareço um pinguim, e aquelas fulanas se apenas se basearem no relatório médico, não peçam às pessoas para irem às convocatórias, para isso, eu apenas mandaria o relatório por fax e pronto, resolviam o que queriam, pois foi isso que aconteceu!

                      Voltar a trabalhar está completamente fora de questão, tenho sempre dores quando caminho em subidas e descidas, e não vou arriscar a saúde do meu filho e a minha, ao voltar a descer aquelas escadas, e ao caminhar para o trabalho, nem que tenha de ter baixa não remunerada.....
                      Mas a queixa contra o que aconteceu ontem com aquelas 2 senhoras eu não retiro!

                      Vamos lá ver o que me diz a minha obstetra da maternidade, hoje!
                      Resumindo e concluindo, além do local ser inconveniente ao bem estar de uma grávida, ainda para mais já tenho 33 semanas, também tenho várias lamentações de grávida para poder ter direito a baixa, não acham?!?!?!?!

                      Beijocas a todas!

                      P.S. Terminei agora de preparar a mala para a Maternidade, não me vá dar um "ataque" com esta história toda, e o meu filhote queira vir mais cedo! eheheheheheh


                      Sou Madrinha da PipocaeCompanhia, e ela é a minha Madrinha Linda!

                      A caminho das 600 receitas! - MANJAR das DEUSAS

                      Comentar


                      • #12
                        olá!

                        na 1ª gravidez estive de baixa a partir das 28 semanas. a minha GO tb não me tinha passado nenhum atestado pq fisicamente eu estava bem.

                        os meus problemas eram mais psicológicos... detestava o meu trab e aquilo q fazia, trabalhava por turnos.. os colegas - só 1 ou 2 é q se aproveitavam. desde o inicio da gravidez q chorava p ir trabalhar e p vir p casa... cheguei a um ponto q tinha pesadelos com o trabalho e não conseguia dormir! passava noites a tentar dormir e a chorar!

                        decidi ir ao meu médico de família pq se a minha GO dizia q eu estava bem então tinha q ir a algum psicólogo e ver o q se passava. jamais pensei q ele sugeri-se ir de baixa! queria passar a baixa logo (estava de 26 semanas)! disse q tinha q falar com a chefe p ela organizar os turnos e as pessoas. ele disse p voltar passados 15 dias e assim fui de baixa!

                        na junta médica estava de 30 e tal semanas (já não me lembro). só lá estavam velhinhos e eu!! qdo entrei as 2 senhoras viram o papel do médico e perguntaram o q eu tinha. só de me ter de me lembrar quase chorei à frente delas! mandaram-me p casa sem problemas! tb só lá estive uns 2 ou 3 min dentro...

                        espero q consigas aquilo q queres! mas se não estás mm bem deves falar novamente com a tua médica. acredito q os médicos estejam sempre de pé a trás por causa de baixas...

                        boa sorte!






                        Mães OMS Sócia nº 105

                        Comentar


                        • #13
                          olá meninas,

                          infelizmente na minha gravidez anterior, fiquei de baixa desde as 12s até às 27s (nascimento). Além de receber a visita dos inspectores tb fui chamada à junta médica....
                          eles quiseram saber de tudo, e perguntaram-me pelo relatório...eu não levava nada, além da informação no boletim sobre as perdas de sangue...eles implicaram mas disseram que devia continuar de baixa, e deram-me o aviso que teria de andar smp acompanhada pela informação e que poderia ser chamada quantas vezes eles achassem necessário...sou de acordo de que andem em cima das pessoas por causa das baixas fraudelentas, mas chamaram as grávidas...acho que não é normal...pk numa grávida até a saúde emocional conta, visto que há mil e uma razões que contribuem para o mal estar da mãe e principlamente do bebé...acho injusto, e se fosse comigo recorria e falava com o médico assistente, para contestar dessa decisão, ainda para mais estás na fase final...e deve haver alguma lei que te proteja destas situações.


                          2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

                          Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

                          Comentar


                          • #14
                            Olá mamãs!

                            Em primeiro lugar, devo dizer que também vou ser chamada a junta médica. Já tive internada no hospital por ameaça de parto pré-termo, com 27 semanas. Estou a fazer adalat, para evitar as contrações, magnesiocard, cartia, tive a fazer uterogestan desde as 28 até às 31.
                            Tenho um relatorio da minha obstetra, onde apenas diz ameaça de parto pré-termo por elevada contractibilidade uterina, ao qual estão anexados os CTG.
                            Penso que com tanta gente a receber subsídios indevidamente, deviam deixar as grávidas em paz e sossego.
                            Afinal, estando nós com uma pequena taxa de natalidade, deveriam criar incentivos para ter bebés...e o que estão a fazer é exactamente o contrário.
                            Sim, porque para termos direito a 8 meses, o pai tem de ficar praticamente sem ordenado; isso não é benefício algum.
                            Benefício é o sr/sra X, receberem rendimentos mínimos sem nunca terem trabalhado, ou receberem subsídios de desemprego e recusarem os trabalhos, de acordo com as suas habilitações que lhe aparecem, mas trabalhando por fora e fugindo aos impostos.

                            Façamos força para as mentalidades do nosso povo e dos nossos governantes mudarem!
                            Um bom Ano de 2011!!!

                            Comentar


                            • #15
                              Será que também vou ser chamada??

                              Bem, porque é que eles chamam as grávidas? Para não chamarem os ciganos nem a malta dos bairros sociais (atenção não sou xenéfoba e existem boas pessoas nestes 2 seios) porque essa malta agride, arranja confusão, etc...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X