Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Epidural: sim ou não??

    Anally_Santiago





    Quanto tempo tens? Deve estra para nescer... Tens uma barriga linda...








    Afilhada: Mamã_Xana

    Comentar


    • RE: Epidural: sim ou não??

      Susofia (01-07-2009)Anally_Santiago











      Quanto tempo tens? Deve estra para nescer... Tens uma barriga linda...


      Obrigada...Estou com 35 semanas... e um bebé apressado!!

      Fiz CTG e estava td ok, eco tb e tou com o colo amolecido, com apagamento e permeável a 1 dedo... tá previsto pra 5 de agosto, mas penso q será ainda este mê!!



      Beijinhos

      Comentar


      • RE: Epidural: sim ou não??

        Anally_Santiago (02-07-2009)
        Susofia (01-07-2009)Anally_Santiago























        Quanto tempo tens? Deve estra para nescer... Tens uma barriga linda...






        Obrigada...Estou com 35 semanas... e um bebé apressado!!



        Fiz CTG e estava td ok, eco tb e tou com o colo amolecido, com apagamento e permeável a 1 dedo... tá previsto pra 5 de agosto, mas penso q será ainda este mê!!







        Beijinhos
        É o dia domeu aniversário...5 de Agosto

        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

        Comentar


        • RE: Epidural: sim ou não??

          Olá!

          Estou grávida de 36s e vim a este tópico por curiosidade, apesar de ter sofrido a desilusão que já estaria à espera: é óbvio se cedo se transformaria num debate aceso. Mas A desilusão prende-se com o facto de me aperceber que as pessoas que defendem com maior fundamentalismo o parto fisiológico e sem epidural armam-se de argumentos e informações que a meu ver até chegam a ser perigosas do tipo "os anestesistas só querem dinheiro e treinar..., a equipa médica quer calar as mães..., e que a mãe deve ter o parto que quiser"



          Isto é tudo mt bonito, mas esquecem-se de coisas mt importantes e foi por isso que não resisti no post:

          - na minha opinião, neste momento e sempre, em 1º lugar penso no bem estar DO MEU BEBÉ, que me deu a sensação que é mt esquecido no meio deste debate! Por isso é q é preciso equipa médica e de estar num hospital! A maioria dos partos corre bem mas... às vezes é preciso tomar decisões e não dá para esperar pq realmente o bebé está em sofrimento (e como é q se sabe q o bebé está em sofrimento se num parto dito fisiológico, nem o ctg as mães deixam colocar?), ou a apresentação não é a mais favorável para um evolução do parto (nem sp a epidural tem as culpas todas) e isto não é colocar as culpas no bebé, mas na realidade pode ser um conjunto de factores que não favorece a uma dilatação mais ou menos rápida...

          - outras coisa que não vi é a distinção entre epidural e raquianestesia, dá-me a sensação q a maioria nem sabe q são coisas diferentes e com riscos diferentes.

          - acham mesmo q os anestesistas precisam das grávidas para treinarem epidurais??? é um procedimento feito por um interno de 2ºano... n tem dificuldade, agora as raquianestesias já têm mais q se lhe diga... isso seria a mesma coisa q dizerem que os médicos pediatras fazem ppunções lombares às criancinhas pq precisam de treinar o procedimento e não por suspeita de meningite! Como tds sabemos existem profissionais q deixam a desejar em TD os tipos de profissão e generalizações só desinformam e não contribuem em nada para a relação médico/doente que deve ser baseada em confiança e se houver dúvidas, então que se façam todas as questões antes!

          -qd falamos com um médico, não conheço nenhum que dê uma opinião fundamentalista do tipo sim nem não qt à epidural, tenta informar e fazer com q a mãe possa escolher; são a favor de forma geral a que as mães façam cursos de preparação para o parto; são sensíveis ao pedido das mães em quererem um parto o mais fisiológico possível (dentro de limites aceitáveis, desde q n seja posta em causa o bem estar do bebé). Mas depois deparo-me com as pessoas que dão esses cursos, são doulas, e que estão a dar formação numa matéria às mães de uma forma geral menos informadas e qual é a informação que passam:

          "-evitar a epidural pq tem riscos, os médicos querem despachar (o q até é contracenso, pq se querem despachar, então a epidural não atrasa?), vocês é que mandam no vosso parto, cesariana a evitar... " uma série de verdades pré-formadas e depois as pessoas acham-se menos boas mães/menos capazes/menos felizes com o parto que tiveram pq "n conseguiram resistir" à mal-fadada epidural como se fosse um pecado e uma fraqueza do espírito.



          Tinha mt mais para dizer e escrever mas gostava de deixar uma mensagem para as mamãs que lerem este tópico pq é isso mmo que eu vou seguir acima de tudo:



          - Pensar sempre no meu bebé (prefiro mil vezes ter de estar deitada em péssima posição e desconfortável a ouvir sp o batimento cardíaco do meu bebé e saber q n tem sinais de sofrimento do que deambular feliz da vida por um corredor a achar que estou a ser uma super-mãe pq vou ter um parto não medicalizado e não fazer ideia de que obebé naquele momento pode estar a sofrer!)

          - Vou evitar touradas acima de tudo, se tiver de ser cesariana, que seja! Se tiver de ser medicada, que seja, como já se disse, eu vou estar numa posição de mãe, não é de médica, nem parteira, nem nada, por isso não vou ter uma posição do tipo "o parto é meu, eu é q mando", uma coisa é colaborar com a equipa, outra é achar q somos nós q mandamos!

          - Ter noção que o parto é sp uma incógnita! Pode evoluir super-rapidamente, sem tempo para epidurais e é 15min ou lentamente com duração de horas infindáveis e só peço para ter coragem para enfrentar qq situação com q me depare...



          PS: vou aceitar epidural se houver tempo, mesmo sabendo que vai haver um risco enorme de não conseguirem atravessar o catéter pelo meio das vértebras por ter problemas ao nível da coluna lombar, portanto, só na hora é q saberei...

          Comentar


          • RE: Epidural: sim ou não??

            Não podia deixar de responder à Danigirl...



            Dizes que a saúde e o bem estar do teu bebé é mais importante que tudo o resto...

            Levares epidural não é uma incoerência muito grande?



            Quando nos é permitido deambular, de facto estamos a pensar no nosso bebé... que quer nascer mas precisa da nossa ajuda...

            Deitada ele tem que lutar de forma diferente e para a qual não está preparado...



            Num parto de cócoras por exemplo, a gravidade é uma aliada fantástica... enquanto que deitada a criança em vez de descer, tem que subir (basta perceber a estrutura do corpo humano para ver o quão dificil é para um BEBÉ nascer com a mãe deitada...



            Num parto fisiológico a mãe tem todo interesse em monotorizar o bebé... mas não o precisa fazer de uma forma ininterrupta... pode faze-lo a cada 10 ou 20 minutos, por exemplo... e sempre que desejar!

            No meu caso, o CTG estava constantemente a informar de paragens cardiacas do meu filho... nenhuma enfermeira veio ver o que era... porque aquele CTG já era meio velhinho e por isso já era "normal"



            Mas mais importante que tudo isto é a liberdade de escolha da mulher relativamente ao seu parto...

            Se tu queres ter um parto cheio de intervenções, pois muito bem, é escolha tua... quer ela tenha sido tomada em consciência ou não...

            Mas se uma mulher acredita no seu corpo, informa-se, e quer parir de uma forma mais fisiológica é apelidada de louca... de inconsciente... etc... Isso para mim chama-se injustiça e incoerencia...



            Se estamos num país onde é permitido a uma mulher fazer uma cesariana porque quer, se estamos num país onde uma mulher pode fazer uma interrupção voluntária da gravidez até às 12 semanas porque não lhe apetece ter um bebé... Pois então, pergunto-me, porque não pode uma mulher optar por ter um parto fisiológico?!?!?



            O que quero dizer com isto é... Quem quer levar epidural, pois que leve... Quem não quer... não leve... mas permitam à mãe que não quer levar epidural ter outras formas menos invasivas de alivio da dor (como deambular)...



            A minha missão enquanto educadora perinatal é uma... Levar às pessoas as evidências ciêntificas e as recomendações da Organização MUNDIAL de Saúde...



            A escolha do caminho apenas pertence à mãe/casal...

            No entanto é SEMPRE importante para a mãe/casal, perceber que o seu plano pode mudar de rumo... porque há sempre uma pequena possibilidade de surgir algum contratempo que obrigue a mãe/casal e alterar os seus planos...

            Determinação na tomada de decisão, mas Flexibilidade na altura devida!



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • RE: Epidural: sim ou não??

              Queria que me tira-sem uma dúvida o que é um parto fisiológico e raquianestesia? E a tal diferança entre epidural e raquianestesia. Alguém me pode ajudar?








              Afilhada: Mamã_Xana

              Comentar


              • RE: Epidural: sim ou não??

                Segundo a minha pequenissima experiência, com a epidural fica-se anestesiada do diafragma para baixo enquanto que na raqui a anestesia é dirigida só para o sítio que se pretende anestesiar. Mais concretamente, no meu caso precisei de ser operada a uma perna e só ela é que ficou anestesiada. A anestesia foi na mesma introduzida entre as vertebras mas não se fica com catéter

                Comentar


                • RE: Epidural: sim ou não??

                  [quote]Susofia (05-07-2009)Queria que me tira-sem uma dúvida o que é um parto fisiológico e raquianestesia? E a tal diferança entre epidural e raquianestesia. Alguém me pode ajudar?[/quote



                  Ola!



                  Eu fiz cesariana com raquianestesia. Na epidural é posto um cateter que permite colocar anestesia numa zona intermedia da coluna e vai-se dando pequenas doses. Na raquianestesia furam uma camada mais e a anestesia ºe dada a um nivel mais interno de uma so vez (nao fica cateter) e tem um efeito mais rapido. Os efeitos secundarios da raquianestesia sao mais frequentes e exige mais tempo ate ao levante.



                  O parto fisiológico ºe aquele em que nao ha intrevenções medicas relevantes, ou seja desenrola-se ao seu ritmo fisiologico.



                  Beijinhos



                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • RE: Epidural: sim ou não??

                    Eu acho que cada mulher deve fazer como acha o mais indicado para si, de acordo com a sua consciência.



                    eu do meu 1º filho tive epidural e adorei, desta vez tb quero, não desejo mesmo nada ter um filho ao natural. Mas cá está, é a minha consciência, pq sei q não tolero bem a dor.



                    Sinceramente acho mto corajosas as maes que optam por parto sem epidural.







                    bjs a todas e temos de pensar que vai correr tudo bem!! e nossos bebés vão chegar lindos

                    Comentar


                    • RE: Epidural: sim ou não??

                      rbalmeid (05-07-2009)
                      Susofia (05-07-2009)Queria que me tira-sem uma dúvida o que é um parto fisiológico e raquianestesia? E a tal diferança entre epidural e raquianestesia. Alguém me pode ajudar?
                      O parto fisiológico ºe aquele em que nao ha intrevenções medicas relevantes, ou seja desenrola-se ao seu ritmo fisiologico.


                      Esta não percebi, ó Rute ...



                      Epidural vs. Raquianestesia



                      Lição de anatomia muito simplificada: a coluna vertebral é um conjunto de ossos e discos intervertebrais que protegem a espinal medula, um cnjunto de fibras nervosas com líquido no meio (líquido cefaloraquidiano). A espinal medula está protegida por três membranas, a mais externa é a dura mater, segue-se a aracnóide e por fim a pia mater. O espaço entre o osso e a dura mater chama-se espaço epidural (ou peridural) e é aqui que se introduz o catéter que administra os fármacos usados na Anestesia Epidural. O espaço entre a aracnóide e a pia mater está cheio de líquido cefaloraquidiano e é aqui que são injectados os fármacos usados na Raquianestesia, usando uma agulha muito fina e comprida.



                      Parto fisiológico é aquele em que toda a fisiologia do parto é respeitada e as intervenções são reduzidas a um mínimo essencial. Para a grande maioria das mães e de bébés, é o parto mais saudável, em que a mulher tem liberdade de seguir o seu corpo e o seu instincto. Ela pode assumir movimentos e posições mais favoráveis à dilatação e expulsivo, pode manter-se nutrida e hidratada de acordo com as suas necessidades, pode adoptar posturas que favoreçam a descida do bébé pelo canal de parto e consegue manter a melhor oxigenação para si e o seu bébé.



                      Vocês podem apelidar de fundamentalistas as apoiantes do parto fisiológico à vontade. Se se sentem mais confiantes com um CTG (por exemplo), tudo bem, é a vossa opção, mas é importante perceber que os muitos estudos feitos sobre isso não conseguiram demonstrar que o CTG contínuo contribuísse para melhores resultados neo-natais (pelo contrário). Tirando algumas excepções (só me consigo lembrar do clister e tricotomia), as intervenções desnecessárias (leia-se não-fisiológicas) aumentam o risco para o bébé. Não consigo perceber onde está o fundamentalismo quando nos apoiamos nas evidências científicas ...



                      Para quem quiser saber um pouco mais acerca da investigação sobre os efeitos a longo prazo na criança das intervenções no parto, sugiro a leitura dos estudos do obstetra Michel Odent sobre Saúde Primal.



                      Bjs
                      [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                      Comentar


                      • RE: Epidural: sim ou não??

                        Bem mamãs obrigada pelas explicações....








                        Afilhada: Mamã_Xana

                        Comentar


                        • RE: Epidural: sim ou não??

                          Sara Doula (06-07-2009)
                          rbalmeid (05-07-2009)
                          Susofia (05-07-2009)Queria que me tira-sem uma dúvida o que é um parto fisiológico e raquianestesia? E a tal diferança entre epidural e raquianestesia. Alguém me pode ajudar?
                          O parto fisiológico ºe aquele em que nao ha intrevenções medicas relevantes, ou seja desenrola-se ao seu ritmo fisiologico.






                          Esta não percebi, ó Rute ...




                          Olha nao encontrei palavra melhor... Nao queria dizer sem intervençao medica porque ha intervençoes que respeitam a fisiologia do parto, por exemplo podes dar um antibiotico a mae para reduzir o risco de passar um staphylococcus no parto e isso por si so nao afecta o parto em si... E as a demais assistencia ao parto que em principio tem um parto fiisiologico nao sao actos medicos, tanto que competem as parteiras...



                          Beijinhos



                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • RE: Epidural: sim ou não??

                            Olá,



                            Eu queria um parto com epidural.

                            Quando me perguntavam se tinha medo do parto sempre disse que nãoo estava preocupada, pra dizer a verdade estava em negação, e que o que tivesse de ser, seria........

                            Se calhar foi por estar tão descontraída que cheguei ao hospital com 6 cm de dilatação e ainda tinha dúvidas se as moinhas que tinha nos rins eram mesmo dores de parto.

                            Ainda assim, estava à espera que demorasse muito, por isso pedi epidural mas nem tiveram tempo de a administrar.

                            Quanto às dores..... pois cada um tem as suas e cada um sabe o que suporta. Eu sou completamente medricas, mas tive sorte e achei que as dores tinham uma função, e trabalhei para as aliviar ao fazer força no momento da expulsão. Acho que é essa a função delas.

                            Sinceramente, custou-me mais a recuperação da episotomia, essa sim, em que eu não encontro significado.

                            Outra coisa que me ajudou, foi ter o meu marido comigo a dar miminhos e a dizer que me amava.

                            Já estou a pensar no próximo, e, se necessário, quero epidural.

                            Já agora, desde que senti as primeiras moinhas nos rins, até ter o meu filhote nos braços foram apenas 4 horas. Não sou nenhum exemplo de coragem, muito pelo contrário. eheheheh

                            Comentar


                            • RE: Epidural: sim ou não??

                              BABS (05-07-2009)Não podia deixar de responder à Danigirl...







                              Dizes que a saúde e o bem estar do teu bebé é mais importante que tudo o resto...



                              Levares epidural não é uma incoerência muito grande?






                              [quote]BABS (05-07-2009)



                              Tb n posso deixar de responder... Estás a ver como fico com razão qd digo que estão a ser fundamentalistas? A epidural e a raqui são, exactamente POR DEFINIÇÃO, formas de anestesia locorregionais, o que quer dizer que os fármacos administrados por essa via vão apenas ter um efeito locorregional, isto é, não tem efeito sistémico (ou pelo menos não tanto como teriam se fossem dados por via sistémica), são na maioria das vezes da mesma família que a petidina e outros opiáceos afins, que segundo vi aqui descrito são dados por via parentérica no parto dito fisiológico (mas isto n sei se é verdade, n tenho conhecimentos suficientes sobre o parto fisiológico para o afirmar, pq tb acho que se é chamado de fisiológico, então não devia ser dado nada...) e a gd vantagem do seu uso por esta via é que se consegue igual ou maior efeito com menores doses.



                              Até parece q estou a decidir deliberadamente que estou a fazer mal ao meu bebé por levar epidural... não achas que se fosse assim tão evidente, a OMS já não teria PROIBIDO a tão malfadada epidural?



                              Estão-se a esquecer q a OMS acima de tudo dá directivas com base na relação CUSTO/BENEFÍCIO e muitas das suas conclusões baseiam-se em estudos que n mostram benefício económico suficiente que justifique determinadas práticas clínicas em tds os países (e aqui tb se incluem paises com menor poder económico), senão, sabiam que a recomendação da OMS em África é para a realização do aleitamento materno mesmo em mães com HIV positivo (o q na Europa é impensável!)? E porquê, se aumenta o risco de transmissão vertical de hiv? Pq consideram que o risco que a criança corre em desnutrição (e portanto morre mais cedo) é superior que ao risco de ficar HIV+... Só para dar um exemplo... Se fossemos seguir à risca as recomendações da OMS em TDs os temas, a qualidade dos serviços médicos iriam descer. É preciso saber interpretar as recomendações, a medicina n é mesmo uma ciência exacta. Realmente existem sp prós e contras, complicações inerentes a qualquer procedimento médico e é mesmo mt difícil interpretar a medicina baseada na evidência - existem dezenas de estudos que mostram uma coisa, outra dezena que mostram outra oposta em quase tudo na medicina, daí a grande importância de ler as coisas com sentido crítico e a importância de ser moderado...



                              Senão, cada vez mais se está a optar na Europa (Holanda, Inglaterra...) por parto em casa com parteira, com base no facto de que a gravidez n é doença, o parto n é doença (eu até concordo, mas o parto pode vir a ser doença e aí é preciso ter a certeza que os cuidados de saude são dados atempadamente, que é o q sucede nesses paises). Em Portugal esta ideia tb começa a avançar, mas de uma forma em que não sei se acredito se as pessoas estão corrrectamente informadas, pq sei de casos de autêntica negligência em relação ao recém-nascido, inclusivé com necessidade de o recém-nascido ser internado em unidade de cuidados intensivos por não ter sido administrada vit k que está mais do que provado que previne a doença hemorrágica do recém-nascido, entre outras; nestes casos, os pais nem sequer sabem o que foi negado ao bebé... mas como digo, em todas as áreas há bons e maus prof de saúde (e nem sei se as pessoas responsáveis por estes partos eram realmente verdadeiros profissionais de saúde, os pais falavam em parteiras, mas a mim custa-me acreditar, tenho muito respeito pelas parteiras e custa-me ver q existem pessoas a denegrir o seu trabalho...)



                              Comentar


                              • RE: Epidural: sim ou não??

                                alucas (06-07-2009)Olá,







                                Eu queria um parto com epidural.



                                Quando me perguntavam se tinha medo do parto sempre disse que nãoo estava preocupada, pra dizer a verdade estava em negação, e que o que tivesse de ser, seria........



                                Se calhar foi por estar tão descontraída que cheguei ao hospital com 6 cm de dilatação e ainda tinha dúvidas se as moinhas que tinha nos rins eram mesmo dores de parto.



                                Ainda assim, estava à espera que demorasse muito, por isso pedi epidural mas nem tiveram tempo de a administrar.



                                Quanto às dores..... pois cada um tem as suas e cada um sabe o que suporta. Eu sou completamente medricas, mas tive sorte e achei que as dores tinham uma função, e trabalhei para as aliviar ao fazer força no momento da expulsão. Acho que é essa a função delas.



                                Sinceramente, custou-me mais a recuperação da episotomia, essa sim, em que eu não encontro significado.



                                Outra coisa que me ajudou, foi ter o meu marido comigo a dar miminhos e a dizer que me amava.



                                Já estou a pensar no próximo, e, se necessário, quero epidural.



                                Já agora, desde que senti as primeiras moinhas nos rins, até ter o meu filhote nos braços foram apenas 4 horas. Não sou nenhum exemplo de coragem, muito pelo contrário. eheheheh


                                Pois, se eu soubesse de antemão que o meu parto ia ser assim um "corridinho", era a primeira a achar q não queria epidural... até pq nessas situações, nem q se queira mt já ninguém nos dá...



                                Quando as coisas demoram mais é q é mais complicadito... e sei de pessoas que tiveram vários filhos, todos sem epidural e contam experiências maravilhosas e terríveis (por incrível q pareça, a maravilhosa foi a 1ª e as terríveis os segundos partos, o que é contracenso, pq então se dependesse só delas, a experiência já estaria do seu lado na 2ª vez...), existem mtos factores, não depende só da mamã, quem dera q assim fosse!



                                Mas acho que essas descrições do "corridinho" são fantásticas é tipo "chegar lá e pôr o ovito", esses bebés quase q nascem sozinhos!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X