Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE: Epidural: sim ou não??

    [quote]Caalex (18-06-2009)[quote]wish (18-06-2009)[/b]Se clinicamente, posso escolher entre berrar no momento do parto, ou estar tranquila à espera que o meu filho me seja tirado do ventre, prefiro mil vezes a 2ª opção.
















    Aqui é que está o cerne da questão. Um parto sem epidural pode ser um parto traquílissimo (essa foi a minha experiência), e sem gritos. Há a ideia de quem opta por um parto sem epidural é uma masoquista doida e esse pensamento não poderia estar mais longe da realidade (pelo menos na maioria dos casos).


    concordo perfeitamente ctg! eu nao levei epidural por opçao propria, e nao dei gritos nenhuns. Doía? sim,doía muito,o ke n significa me por a gritar a gritar a gritar. Mas cada caso é um caso!

    Ao meu lado estava uma mamã aki do forum k gritava muito! mas com razao tadita! * *
    Mamã Revolucionária de Abril 2009







    Relato do meu parto marabulastico --} http://foruns.pinkblue.com/Topic1674956-9-2.aspx



    [hr]



    Madrinha: Piriquita e a sua Leonor , ke nasceu no mxm dia ke a Bruna! (20 de Abril)



    Afilhadas:



    mbettencourt e a sua Raquel, ke nasceu no mxm dia ke a Bruna! (20 de Abril) :dance:



    fourmis e a sua Carmen :) ( nasceu dia 26/03 pelas 19:23h ) :dance:











    Madrilhada: anibla

    Comentar


    • #32
      RE: Epidural: sim ou não??

      Caalex (18-06-2009)

      Aqui é que está o cerne da questão. Um parto sem epidural pode ser um parto traquílissimo (essa foi a minha experiência), e sem gritos. Há a ideia de quem opta por um parto sem epidural é uma masoquista doida e esse pensamento não poderia estar mais longe da realidade (pelo menos na maioria dos casos).


      Não Caalex! Não penso nada disso! :?

      Masoquismo?



      Não me viste a escrever tal coisa...



      Acho sim que se a Epidural pode ser uma das formas de tirar o sofrimento a uma mulher, e que pode até, ajudar a que o parto não seja traumático para ela, que deve ser sim administrada.

      Sou a favor da evolução da Ciência, seja qual for o assunto. Se a Epidural se tornou uma maneira dos médicos evitarem os gritos, já pensaram que mtas vezes esses gritos poderiam ser evitados? Há mulheres que sofrem de dor, num dia tão especial como é a vinda do filho ao Mundo.



      Não sou contra quem opta por este método, sem Epidural, de todo! Respeito e até posso concordar com alguns pontos... mas a meu ver, e no meu corpo mando eu, a Epidural veio sim facilitar.

      Comentar


      • #33
        RE: Epidural: sim ou não??

        Babs: acho que a informação é a palavra chave. Mas para tudo. Vejo os dois lados opostos nestas questões "puxarem" a brasa à sua sardinha. Há quem confie cegamente nos médicos, que nem sequer se questione e que não confie na sua capacidade inata de parir (por isso há induções ás 38 semanas só porque sim). Parece-me, igualmente, que há quem confie cegamente que um parto totalmente fisiológico é necessariamente um parto mais seguro, e que se coloque sempre em dúvidas as opções da equipa médica quando opta por intervir.





        Quem defende com acérrimo o parto fisiológico, coloca em dúvidas intervenções como a ruptura artificial da bolsa de águas, salvaguardando-se nas recomendações da OMS, no entanto a OMS também pede cautela, por exemplo, com meios não farmacológicos de alívio da dor, como os TENS ou imersão na água, e no entanto nunca vi estas questões serem levantadas.





        Levanta-se a questão (com razão) sobre os efeitos secundários da epidural sobre o bebé, mas não se levantou a questão sobre o uso de petidina (referida no tópico que colocaste sobre parto em casa) que é inclusivamente é utilizada em partos em casa no Reino Unido (não sei se é utilizada em Portugal). Estando mais do provado que a petidina passa directamente para o bebé através da placenta, e que causa efeitos como dormência, podendo dificultar em muito a capacidade de sucção.





        Outra ironia é a questão da episotomia. Diz-se que a taxa é elevadíssima nos hospitais e parte-se do princípio que se trata duma intervenção abusiva. Tenho me apercebido que em grande dos parte dos partos domiciliários aqui relatados também foi utilizada, mas nunca se colocou a questão de ter sido desnecessária.







        Tudo isto para dizer que um tema tão profundo como o parto deveria ser debatido da forma mais racional possível, tentando deixar de lado as nossas convicções e sentimentos - o que se sabe ser muito difícil.

        Comentar


        • #34
          RE: Epidural: sim ou não??

          Acho que te deves informar o mais possível... incluindo algumas opiniões em que confies... e depois no fim, decides tu (se puderes)

          Eu levei... e ainda bem porque as coisas complicaram-se e assim não senti dores...para a próxima levo de certeza porque terá de ser cesariana, devido às complicações deste.

          Beijos grande e uma hora pequenina
          tanta picuinhice com a assinatura que fiquei sem a barrinha de idade do meu pimpolho:crying:





          Afilhada lindona: Terpsichore... está tudo de treinos suspensos indefinidamente, incluindo eu :crying:

          Comentar


          • #35
            RE: Epidural: sim ou não??

            Caalex (18-06-2009)Babs: acho que a informação é a palavra chave. Mas para tudo. Vejo os dois lados opostos nestas questões "puxarem" a brasa à sua sardinha. Há quem confie cegamente nos médicos, que nem sequer se questione e que não confie na sua capacidade inata de parir (por isso há induções ás 38 semanas só porque sim). Parece-me, igualmente, que há quem confie cegamente que um parto totalmente fisiológico é necessariamente um parto mais seguro, e que se coloque sempre em dúvidas as opções da equipa médica quando opta por intervir.



            Quem defende com acérrimo o parto fisiológico, coloca em dúvidas intervenções como a ruptura artificial da bolsa de águas, salvaguardando-se nas recomendações da OMS, no entanto a OMS também pede cautela, por exemplo, com meios não farmacológicos de alívio da dor, como os TENS ou imersão na água, e no entanto nunca vi estas questões serem levantadas.



            Levanta-se a questão (com razão) sobre os efeitos secundários da epidural sobre o bebé, mas não se levantou a questão sobre o uso de petidina (referida no tópico que colocaste sobre parto em casa) que é inclusivamente é utilizada em partos em casa no Reino Unido (não sei se é utilizada em Portugal). Estando mais do provado que a petidina passa directamente para o bebé através da placenta, e que causa efeitos como dormência, podendo dificultar em muito a capacidade de sucção.



            Outra ironia é a questão da episotomia. Diz-se que a taxa é elevadíssima nos hospitais e parte-se do princípio que se trata duma intervenção abusiva. Tenho me apercebido que em grande dos parte dos partos domiciliários aqui relatados também foi utilizada, mas nunca se colocou a questão de ter sido desnecessária.



            Tudo isto para dizer que um tema tão profundo como o parto deveria ser debatido da forma mais racional possível, tentando deixar de lado as nossas convicções e sentimentos - o que se sabe ser muito difícil.


            Davas uma óptima moderadora nestes temas.

            Consegues ver com distanciamento objectivo os dois lados da questão.

            Comentar


            • #36
              RE: Epidural: sim ou não??

              BABS (18-06-2009)
              Mimocas (18-06-2009)
              BABS (18-06-2009)Não leste bem...



              Não nos devemos fiar no que dizem os médicos!


              Li muito bem e também vejo bem, não era necessário o grito.



              Não nos devemos fiar só no que nos dizem os medicos, enfermeira, afirmas tu... vamos informar-nos com mais quem? A amiga da prima da vizinha cuja epidural correu mal, pesquisa na net, pedimos várias opiniões medicas ou de enfermagem diferentes antes de tomar a decisão... como é que fazemos? E depois se cada um diz diz sua coisa? Devemos consultar mais quem antes de tomar a decisão?


              Os estudos!


              E as práticas medicas e de enfermagem baseiam-se em quê?

              Comentar


              • #37
                RE: Epidural: sim ou não??

                Olá!

                Eu tive o meu bebé com parto normal e epidural...o que necessitas é caso estejas com dúvidas (que era tb o meu caso), assinar na mesma uma declaração em como aceitas a levar a epidural pq senão não administram (pelo menos era assim na maternidade da Estefânea qdo tive o meu piolho).

                Agora, relativamente à epidural, n senti qdo ma deram mas tb não senti grandes diferenças depois...segundo a enfermeira o meu organismo não reagiu à anestesia, o que n é muito comum mas pode acontecer...ou seja as dores desceram de grau 9 para 8 (na minha escala de dor )...

                Isto, de n ter feito efeito no meu caso foi uma vantagem, pois sabia exactamente qdo e onde fazer força...o corpo pedia...e digo vantagem pq o cordão do meu piolho era muito pequeno e ele fazia tipo iô-iô...eu fazia força e ele descia, mas acabava a contracção e nada...(a parteira ainda esteve a ver se tinha uma circular, mas não...). até q ao fim de umas contracções a parteira me deu um ultimato "ou é nesta ou vamos para outros métodos"...não sei se se referia a forceps, ventosas ou a outra coisa, mas eu só pensei "cesariana NÃO"...então força e pronto...

                Isto do iô-iô foi a parteira q me explicou...e foi ela q me disse q se a epidural tivesse tido os efeitos "normais" possivelmente teria q ser no mínimo tirado com ferros ou mesmo cesariana...

                A epidural só foi boa qdo me estavam a cozer...deram-me um reforço nessa altura pois isso sim, n é nada agradável...os pontos q me deu sem o reforço...brrrrr....foram piores q todas as contracções....aí vi vantagem em ter epidural...

                Se me perguntares se para o próximo vou levar...não sei...só sei q vou assinar à mesma a declaração de aceitação depois logo vejo...



                Beijos e desejo-vos tudo bom com ou sem epidural!

                Comentar


                • #38
                  RE: Epidural: sim ou não??

                  BABS (18-06-2009)Não leste bem...



                  Não nos devemos fiar no que dizem os médicos!



                  Mas já é normal... cada um interpreta os estudos consoante querem!



                  Alguns artigos interessantes:



                  http://pt.shvoong.com/medicine-and-h...%C3%A7%C3%A3o/


                  Editar posts 1 horita depois só para ficar mais composto e menos "agressivo" não é bonito



                  Quanto ao artigo já conhecia esses resultados e a ideia que é passada baseada nele. É mais uma achega para quem não defende a epidural.

                  Engraçado é que só passados 6 meses de amamentação é que vão verificar quais os bebes que ainda mamam. O desmame que entretanto aconteceu foi consequência da epidural ou de outros factores? É preciso ver todos os lados das questões e não tirar só as conclusões que nos interessam.



                  Também achei engraçado o ultimo paragrafo do artigo em que um estudo também conclui que as mulheres sujeitas a cesariana amamentam menos porque não conseguem segurar os filhos nos braços!?


                  Comentar


                  • #39
                    RE: Epidural: sim ou não??

                    repetiu...

                    Comentar


                    • #40
                      RE: Epidural: sim ou não??

                      Mimocas (18-06-2009)
                      BABS (18-06-2009)Não leste bem...







                      Não nos devemos fiar no que dizem os médicos!







                      Mas já é normal... cada um interpreta os estudos consoante querem!







                      Alguns artigos interessantes:







                      http://pt.shvoong.com/medicine-and-h...%C3%A7%C3%A3o/






                      Editar posts 1 horita depois só para ficar mais composto e menos "agressivo" não é bonito







                      Quanto ao artigo já conhecia esses resultados e a ideia que é passada baseada nele. É mais uma achega para quem não defende a epidural.



                      Engraçado é que só passados 6 meses de amamentação é que vão verificar quais os bebes que ainda mamam. O desmame que entretanto aconteceu foi consequência da epidural ou de outros factores? É preciso ver todos os lados das questões e não tirar só as conclusões que nos interessam.







                      Também achei engraçado o ultimo paragrafo do artigo em que um estudo também conclui que as mulheres sujeitas a cesariana amamentam menos porque não conseguem segurar os filhos nos braços!?






                      Editei o post antes de ter voltado a responder,e antes de ter lido o teu post...



                      Como podes reparar pelo teu post, onde fizeste quote à primeira versão do meu post... nã alterei nada do que te queixaste... apenas acrescentei...



                      E digo-te mais... comecei a editar o post, quase logo a seguir a ter escrito a 1ª vez... mas o meu filho acordou e reclamou atenção... estive com ele e só depois me lembrei que estava no pc... vim e terminei (antes de ver qualquer coisa)...



                      Quanto à tua interpretação do estudo... volto a dizero que disse na edição do post... cada um interpreta como quer...



                      Volto a referir... Quem quer levar epidural... leve... o que me assusta são as tomadas de decisões baseadas APENAS no que os médicos dizem... (quantos não dizem que é necessário fazer uma cesariana, quando na realidade querem apenas "despachar" o assunto!!!)



                      O que leva uma mulher a levar epidural???

                      Para mim, resume-se quase tudo numa unica questão: Não têm alternativas ao alivio da dor...



                      Se eventualmente achas que acho Humano ver uma mulher, parto induzido (com ocitocina a bombar) sem ter qualquer alivio da dor... estarás enganada...



                      Se eventualmente achas que considero Humano, uma mulher ter que aguentar as dores de parto, deitada, sem grandes alternativas ao alivio da dor... estarás enganada...



                      O que me entristece, é que a escolha da epidural é feita com base num medo infundado... medo esse muitas vezes incutido pelos próprios profissionais de saúde... porque é muuuuuuito mais prático ter uma mulher a "portar-se bem" do que uma mulher que reclama porque quer andar, porque quer parir noutra posição, etc...



                      Bj

                      BABS

                      Comentar


                      • #41
                        RE: Epidural: sim ou não??

                        Mimocas (18-06-2009)
                        BABS (18-06-2009)
                        Mimocas (18-06-2009)
                        BABS (18-06-2009)Não leste bem...







                        Não nos devemos fiar no que dizem os médicos!






                        Li muito bem e também vejo bem, não era necessário o grito.







                        Não nos devemos fiar só no que nos dizem os medicos, enfermeira, afirmas tu... vamos informar-nos com mais quem? A amiga da prima da vizinha cuja epidural correu mal, pesquisa na net, pedimos várias opiniões medicas ou de enfermagem diferentes antes de tomar a decisão... como é que fazemos? E depois se cada um diz diz sua coisa? Devemos consultar mais quem antes de tomar a decisão?






                        Os estudos!






                        E as práticas medicas e de enfermagem baseiam-se em quê?


                        Deviam basear-se nas recomendações da OMS... mas nem sempre isso acontece...

                        É o caso das episiotomias de rotina, nos clisteres, na posição deitada para parir, no uso rotineiro de instrumentos que só deveriam ser utilizados em casos específicos...



                        Deviam... e se o fizessem, esta discussão não faria sentido!



                        Bjs

                        BABS

                        Comentar


                        • #42
                          RE: Epidural: sim ou não??

                          Caalex (18-06-2009)Babs: acho que a informação é a palavra chave. Mas para tudo. Vejo os dois lados opostos nestas questões "puxarem" a brasa à sua sardinha. Há quem confie cegamente nos médicos, que nem sequer se questione e que não confie na sua capacidade inata de parir (por isso há induções ás 38 semanas só porque sim). Parece-me, igualmente, que há quem confie cegamente que um parto totalmente fisiológico é necessariamente um parto mais seguro, e que se coloque sempre em dúvidas as opções da equipa médica quando opta por intervir.



                          Quem defende com acérrimo o parto fisiológico, coloca em dúvidas intervenções como a ruptura artificial da bolsa de águas, salvaguardando-se nas recomendações da OMS, no entanto a OMS também pede cautela, por exemplo, com meios não farmacológicos de alívio da dor, como os TENS ou imersão na água, e no entanto nunca vi estas questões serem levantadas.



                          Levanta-se a questão (com razão) sobre os efeitos secundários da epidural sobre o bebé, mas não se levantou a questão sobre o uso de petidina (referida no tópico que colocaste sobre parto em casa) que é inclusivamente é utilizada em partos em casa no Reino Unido (não sei se é utilizada em Portugal). Estando mais do provado que a petidina passa directamente para o bebé através da placenta, e que causa efeitos como dormência, podendo dificultar em muito a capacidade de sucção.



                          Outra ironia é a questão da episotomia. Diz-se que a taxa é elevadíssima nos hospitais e parte-se do princípio que se trata duma intervenção abusiva. Tenho me apercebido que em grande dos parte dos partos domiciliários aqui relatados também foi utilizada, mas nunca se colocou a questão de ter sido desnecessária.





                          Tudo isto para dizer que um tema tão profundo como o parto deveria ser debatido da forma mais racional possível, tentando deixar de lado as nossas convicções e sentimentos - o que se sabe ser muito difícil.


                          Mas há uma coisa que nem todos percebem... eu não sou defensora do parto fisiologico, do parto natural, da cesariana...

                          Eu sou defensora da escolha da mulher...



                          Mas a liberdade implica necessariamente uma responsabilidade... Essa responsabilidade terá que ser inevitavelmente baseada na informação correcta...



                          Se um mulher quer ter um parto com epidural, acho bem que tenha essa escolha... mas que a decisão dessa mulher seja tomada, com conhecimento dos prós e contras...



                          Se uma mulher escolhe não fazer episiotomia, tem que ter a noção que poderá lacerar... mas não tem que levar com os profissionais de saúde a dizerem-lhe que uma laceração é horrivel, pois os estudos indicam que na grande maioria dos casos as lacerações que acontecem, são quase sempre de gravidade inferior a uma episiotomia... Mas haverá concerteza casos em que uma episiotomia pode fazer falta



                          Como diria a Doula Carla Guiomar... É trocar uns riscos por outros... mas para se tomar esse tipo de decisões a mulher tem mesmo que se informar... e essa informação.. isenta, só poderá ir buscar às evidências cientificas...



                          Relativamente às episiotomias em casa... não conheço esses relatos... não digo que não aconteça... mas não será concerteza efectuado por rotina... Pelo menos pelas(o) parteiras(o) que eu conheço...



                          E sem dúvida... a chave é e será sempre a informação...

                          Mas neste post... só vejo cometários do género "eu levei epidural e não me aconteceu nada"... "Eu tive epidural e foi muito melhor"

                          Não digo que não possam ter mesmo preferido e não ter ido consequencias do uso da epidural...

                          Mas estes comentários são baseados numa experiencia pessoal, unica e intransmissivel... não existem termos de comparação...

                          Logo... não estamos a dar informação válida... estamos a transmitir sentimentos face a um acontecimento que muitas de nós embelezaram na altura de o descrever... e isso não é ajudar... é simplesmente mandar achas para a fogueira... e esperar que alguém se queime nela!



                          Bjs

                          BABS

                          Comentar


                          • #43
                            RE: Epidural: sim ou não??

                            Olá a todas!



                            Já que falamos de estudos e de recomendações da OMS, deixo aqui o que encontrei sobre epidural:



                            Nas Recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Atendimento ao Parto Normal o controle da dor através de analgesia epidural é considerada uma das condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriada.



                            "Com o uso da analgesia peridural, há uma tendência para que o primeiro estágio do trabalho de parto seja um pouco mais longo, e com o uso mais frequente de ocitocina. Em vários relatos e estudos, constatou-se um aumento do número de partos vaginais operatórios, especialmente se o efeito analgésico foi mantido durante o segundo estágio do trabalho de parto, suprimindo assim o reflexo do puxo. Num estudo americano recente, o número de cesarianas aumentou quando se utilizou analgesia peridural, especialmente quando iniciada antes de 5cm de dilatação (Thorp et al 1993)."



                            "Uma tarefa importante do parteiro é ajudar as mulheres a suportar a dor durante o trabalho de parto. Isto pode ser obtido com o alívio farmacológico; porém mais fundamental e mais importante é a abordagem não farmacológica, iniciado durante o pré-natal com o fornecimento de informações tranquilizadoras à gestante e ao seu companheiro, e também à sua família, se necessário. O apoio empático de prestadores de serviço e acompanhantes, antes e durante o trabalho de parto, pode diminuir a necessidade de analgesia farmacológica e assim melhorar a experiência de dar à luz."

                            in Guia Prático para a Assistência ao Parto Normal, OMS, 2000



                            Jocas
                            Patrícia Paiva
                            - Educadora Perinatal
                            - Conselheira em Aleitamento Materno
                            - Professora Ginástica para Bebés

                            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                            Comentar


                            • #44
                              RE: Epidural: sim ou não??

                              Mimocas (17-06-2009)
                              Plantinha (16-06-2009)Pedi epidural, pois ia com essa ideia... Quando o medico me perguntou se queria epidural, disse que sim... Tiraram-me sangue para uma análise (na altura explicaram-me mas eu estava tão concentrada nas contracções que há momentos e pequeninos pormenores que não me consigo recordar mesmo...). Quando os resultados vieram disseram-me que não podia levar epidural, pois tinha uns valores quaisquer muito alterados (alguém me sabe dizer o que é???) que o máximo seria bem inferior a 1 e eu tinha 3.3... Não foi desculpa (podiam desculpar-se com isso não havendo anestesista disponivel, por exemplo), porque a rapariga que estava lá ao lado levou epidural... Se aguentei??? Claro que sim! Mentalizei-me e concentrei-me na minha filha e em mim! Nada, nem ninguém era mais importante naquele momento. Entrei no hospital às 9 e pouco da noite e ela nasceu à 1h03...







                              Fala com o teu médico, com quem dá preparação para o parto...






                              Esses valores referem-se à PCR, uma análise que indica que estarias a desenvolver um processo infeccioso. Normalmente esta análise faz-se quando existe rotura da bolsa já à algumas horas (seria o teu caso?) e o nosso corpo fica mais permeável à entrada de bactérias. Os anestesistas (quase todos) preferem não fazer a epidural quando esses valores estão acima do normal porque nesse caso a epidural (sendo uma picada) pode implicar um risco maior de infecção.


                              yep!!!! Obrigada pela explicação! Realmente a ruptura foi às 17horas, estive em permanente contacto com a enfermeira obstetra e só fui para o hospital às 21h e qualquer coisa...

                              Obrigada pela explicação!

                              Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                              Comentar


                              • #45
                                RE: Epidural: sim ou não??

                                Reparo q a maioria das mães aqui q tiveram partos com epidural dizem não sentir as contracções e não saber quando puxar. Mas eu senti tudo e era eu q sabia quando puxar, nunca tiveram q me dizer... até me perguntavam entre puxos quando é q estava pronta para o próximo! Como é isso? Será q foi porque comigo tiraram-me a epidural (mas o catéter ficou lá) e às outras mães não? Se é isto, não deveria ser igual em todo o lado?
                                ------------------------------------------------------------------------------------

                                Em treinos desde Abr/2008

                                Positivo a: 05/Set/2008

                                Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

                                Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

                                DPP: 02/Maio/2009




                                O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

                                Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





                                Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X