Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: Epidural: sim ou não??

    BABS (18-06-2009)
    Caalex (18-06-2009)Babs: acho que a informação é a palavra chave. Mas para tudo. Vejo os dois lados opostos nestas questões "puxarem" a brasa à sua sardinha. Há quem confie cegamente nos médicos, que nem sequer se questione e que não confie na sua capacidade inata de parir (por isso há induções ás 38 semanas só porque sim). Parece-me, igualmente, que há quem confie cegamente que um parto totalmente fisiológico é necessariamente um parto mais seguro, e que se coloque sempre em dúvidas as opções da equipa médica quando opta por intervir.



    Quem defende com acérrimo o parto fisiológico, coloca em dúvidas intervenções como a ruptura artificial da bolsa de águas, salvaguardando-se nas recomendações da OMS, no entanto a OMS também pede cautela, por exemplo, com meios não farmacológicos de alívio da dor, como os TENS ou imersão na água, e no entanto nunca vi estas questões serem levantadas.



    Levanta-se a questão (com razão) sobre os efeitos secundários da epidural sobre o bebé, mas não se levantou a questão sobre o uso de petidina (referida no tópico que colocaste sobre parto em casa) que é inclusivamente é utilizada em partos em casa no Reino Unido (não sei se é utilizada em Portugal). Estando mais do provado que a petidina passa directamente para o bebé através da placenta, e que causa efeitos como dormência, podendo dificultar em muito a capacidade de sucção.



    Outra ironia é a questão da episotomia. Diz-se que a taxa é elevadíssima nos hospitais e parte-se do princípio que se trata duma intervenção abusiva. Tenho me apercebido que em grande dos parte dos partos domiciliários aqui relatados também foi utilizada, mas nunca se colocou a questão de ter sido desnecessária.



    Tudo isto para dizer que um tema tão profundo como o parto deveria ser debatido da forma mais racional possível, tentando deixar de lado as nossas convicções e sentimentos - o que se sabe ser muito difícil.


    Mas há uma coisa que nem todos percebem... eu não sou defensora do parto fisiologico, do parto natural, da cesariana...



    Eu sou defensora da escolha da mulher...



    Mas a liberdade implica necessariamente uma responsabilidade... Essa responsabilidade terá que ser inevitavelmente baseada na informação correcta...



    Se um mulher quer ter um parto com epidural, acho bem que tenha essa escolha... mas que a decisão dessa mulher seja tomada, com conhecimento dos prós e contras...



    Se uma mulher escolhe não fazer episiotomia, tem que ter a noção que poderá lacerar... mas não tem que levar com os profissionais de saúde a dizerem-lhe que uma laceração é horrivel, pois os estudos indicam que na grande maioria dos casos as lacerações que acontecem, são quase sempre de gravidade inferior a uma episiotomia... Mas haverá concerteza casos em que uma episiotomia pode fazer falta



    Como diria a Doula Carla Guiomar... É trocar uns riscos por outros... mas para se tomar esse tipo de decisões a mulher tem mesmo que se informar... e essa informação.. isenta, só poderá ir buscar às evidências cientificas...



    Relativamente às episiotomias em casa... não conheço esses relatos... não digo que não aconteça... mas não será concerteza efectuado por rotina... Pelo menos pelas(o) parteiras(o) que eu conheço...



    E sem dúvida... a chave é e será sempre a informação...



    Mas neste post... só vejo cometários do género "eu levei epidural e não me aconteceu nada"... "Eu tive epidural e foi muito melhor"



    Não digo que não possam ter mesmo preferido e não ter ido consequencias do uso da epidural...



    Mas estes comentários são baseados numa experiencia pessoal, unica e intransmissivel... não existem termos de comparação...



    Logo... não estamos a dar informação válida... estamos a transmitir sentimentos face a um acontecimento que muitas de nós embelezaram na altura de o descrever... e isso não é ajudar... é simplesmente mandar achas para a fogueira... e esperar que alguém se queime nela!

    Bjs



    BABS


    Não sei se reparaste qual foi a questão colocada pela futura mamã que iniciou este post. Ela pergunta-nos sobre a nossa experiência, se vivemos o trabalho de parto de forma mais serena com a epidural.

    Não nos pede informações cientificas. Se as pretendesse ou vier a pretender não deve ser aqui que as vai procurar.

    Este é um forum de partilhas de experiências e acho que encaras muitas vezes as questões aqui colocadas como se estivesses numa aula de PPP.



    E esta insinuação "é simplesmente mandar achas para a fogueira... e esperar que alguém se queime nela!" para mim nem tem qualificação possivel.



    Quem teve uma boa experiência descreve-a como tal, da mesma forma que quem teve uma experiência negativa também assim a descreve. Não estamos a tentar convencer ninguém de que aquilo é bom ou mau. É a nossa experiência que quem lê deve ter o descernimento de descodificar, colher as informações que deseja e depois decidir.

    Bem, pelo menos é assim que eu tento fazer. Dou sempre as minhas experiências boas ou más como exemplo e muitas vezes tento ajudar a nivel técnico naquilo que sei. Não tento convencer ninguém de nada de forma a que se "queime".

    Comentar


    • #47
      RE: Epidural: sim ou não??

      Rina (18-06-2009)Reparo q a maioria das mães aqui q tiveram partos com epidural dizem não sentir as contracções e não saber quando puxar. Mas eu senti tudo e era eu q sabia quando puxar, nunca tiveram q me dizer... até me perguntavam entre puxos quando é q estava pronta para o próximo! Como é isso? Será q foi porque comigo tiraram-me a epidural (mas o catéter ficou lá) e às outras mães não? Se é isto, não deveria ser igual em todo o lado?


      Eu não sentia a dor, mas percebia quando estava em contracção porque a barriga ficava dura. Também era eu que dizia "aí vem uma". Depois era fazer força até a enfermeira me dizer para parar e descansar. Digamos que era/foi um trabalho de equipa.

      Comentar


      • #48
        RE: Epidural: sim ou não??

        Olá a todas...







        Penso que como algumas mãmãs já aqui o disseram, que o mais importante e acima de tudo é a informação, tenta ler sobre o tema e perceberes quais os riscos de um procedimento e de outro, etc etc....ajuda para te manteres calma, controlares as tuas expectativas e ansiedade e no final tiras as tuas conclusões.



        É claro que ouvires as experiências de outras mães é importante, mas vale o que vale...à sempre muita emoção em torno do assunto, porque é um momento único e especial...! e como em tudo, à sempre situações que correm às mil maravilhas, e outras poderiam ter corrido melhor.







        Da minha experiência, e depois de ter lido muito sobre o tema, tentei sobretudo ter muita tranquilidade (como dizia o outro), e confiar no meu instinto...posso-te dizer que não levei epidural...perguntaram-me se a queria quando chegou o momento (segundo o enfermeiro parteiro da Estefânia, tinha 4/5 dedos de dilatação), estava calma e disse que não. O resto foi rápido, demorou 3 horas. Ajudou no meu caso, puder andar de um lado para o outro(pedi e ninguém se opôs), e fazer as básculas (axo que é assim) e ter o maridão por perto, e quando dei por mim já tinha o meu amor a olhar pa mim com o olho aberto!



        Fica calma, ouve muito, lê mais e retira o que axas importante

        Tudo vai correr bem!

        e a frase da praxe...horinha pequenina!



        beijos
        EX_mama pat



        Dia 10 de Julho de 2008, começou a minha história de amor:cloud9::cloud9:

        Comentar


        • #49
          RE: Epidural: sim ou não??

          Rina (18-06-2009)Reparo q a maioria das mães aqui q tiveram partos com epidural dizem não sentir as contracções e não saber quando puxar. Mas eu senti tudo e era eu q sabia quando puxar, nunca tiveram q me dizer... até me perguntavam entre puxos quando é q estava pronta para o próximo! Como é isso? Será q foi porque comigo tiraram-me a epidural (mas o catéter ficou lá) e às outras mães não? Se é isto, não deveria ser igual em todo o lado?




          Aconteceu o mesmo comigo... Sneti tudiho, mas sem dor!

          Levei epidural porque quis (bendita) e tive um parto lindo e maravilhoso..

          Nem pensar que com as dores que tinha antes poderia viver da forma que o fiz...

          Não adiantava nada as respiraçoes como ensinam, eu esqueci me de tudo, eu não conseguia nem respirar quanto mais...



          Bom, na minha opinião, é simples... Na altura ves se precisas ou não, há quem, tenha menos dor, há quem tolere mais... Enfim, acho que o importante é ter um momento unico, e não algo que nem nos queiramos lembrar...



          (os unicos 'senãos' que tive foi durante um mes uma dor nas costas quando me dobrava... e logo a seguir ao parto muitas comichões... mas valeu bem a pena..)



          bjnhs
          [hr]





          O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



          Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

          Comentar


          • #50
            RE: Epidural: sim ou não??

            Bom dia!



            O meu parto foi com epidural, levada aos 3 cm de dilatação.

            Hoje não levaria.

            Como aliás muitas coisas que se passaram não teriam acontecido.



            Estou a dizer isto porque, eu informei-me e pesquisei aqui o forum e falei com os profissionais de saúde, e li muito dos que a BABS e a APPM escrevem e muito bem meninas, obrigado.



            Eu optei por levar epidural, porque queria estar relaxada para apreciar o meu parto, para gozar o momento. Afinal a epidural que levei suponho que tenha ficado mal aplicada, porque deixei de sentir o lado direito do corpo e sentia tudo no esquerdo. quando chegou o momento da expulsão, já sentia tudo. E foi fantástico. doi, mas depois passa...



            Hoje não teria corrido o risco da epidural, com auto controle, o parto é suportavel.

            Bem outra coisa importante, é que teria recusado a ocitocina sim porque hoje tenho perfeita noção que as contracções provocados pela ocitocina são muito mais insuportáveis que as naturais.



            Não desejo ter mais filhos, mas tivesse o meu proximo parto seria assim.


            [hr]

            Comentar


            • #51
              RE: Epidural: sim ou não??

              susat4 (19-06-2009)Bom dia!







              O meu parto foi com epidural, levada aos 3 cm de dilatação.



              Hoje não levaria.



              Como aliás muitas coisas que se passaram não teriam acontecido.







              Estou a dizer isto porque, eu informei-me e pesquisei aqui o forum e falei com os profissionais de saúde, e li muito dos que a BABS e a APPM escrevem e muito bem meninas, obrigado.







              Eu optei por levar epidural, porque queria estar relaxada para apreciar o meu parto, para gozar o momento. Afinal a epidural que levei suponho que tenha ficado mal aplicada, porque deixei de sentir o lado direito do corpo e sentia tudo no esquerdo. quando chegou o momento da expulsão, já sentia tudo. E foi fantástico. doi, mas depois passa...







              Hoje não teria corrido o risco da epidural, com auto controle, o parto é suportavel.



              Bem outra coisa importante, é que teria recusado a ocitocina sim porque hoje tenho perfeita noção que as contracções provocados pela ocitocina são muito mais insuportáveis que as naturais.






              Não desejo ter mais filhos, mas tivesse o meu proximo parto seria assim.




              Precisamente. Tenho a perfeita noção de que as dores que tive no parto do meu filho foram quase insuportáveis por causa da ocitocina. Seria um dos procedimentos que não permitiria novamente caso fosse para um parto hospitalar. Da mesma forma que só daria entrada nas urgências obstétricas quando o trabalho de parto estivesse tão avançado que a única coisa que eles poderiam fazer era levar-me para a sala de partos...para isso nem que tivesse que cá ficar fora a passear

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #52
                RE: Epidural: sim ou não??

                Olá a todas...

                agradeço a vossa colaboração e os vossos relatos... o que pretendia não era, como uma outra mamã aqui referiu, uma explicação cientifica dos prós e contras da epidural... (sei q existem estudos e artigos relacionados com o tema e já os li)...mas sim os vosso testemunhos e experiência na matéria.



                Resumindo e falando um pouco do que li nos topicos anteriores:



                Também sou a favor da liberdade da mulher, mas na sou a favor q em determinadas situações seja ela a decidir aquilo que quer... sem sabermos podemos colocar em risco a vida do bebé...



                Não acho q todos os profissionais de saude estejam na hora do parto desejosos de nos despachar, fazendo aquilo que mais lhe convém (tudo bem q existem maus profissionais por ai, mas não caiamos no risco de generalizar)... se assim pensasse não teria procurado acompanhamento médico pra minha gravidez... Confio no meu obstetra e nas enfermeiras de saude materna com quem já falei sobre a gravidez/parto, o q não quer dizer q não ouça outras opiniões e na pense pela minha cabeça...



                Não sei ainda cm vou fazer, mas na tenho duvidas que se tiver muitas dores pedirei epidural... prefiro lembrar-me do momento do parto do meu filho com tranquilidade do que com angustia ( e há muitas mulheres q sentem um medo terrivel de voltar a parir e nem sempre é por culpa dos medicos ou enfermeiros)... Um parto, seja lá cm for, é um momento de ansiedade para o bebé e nem por isso a sua felicidade fica comprometida... na caiamos no exagero, mas sejamos sim coerentes e realistas...



                Obrigada a TODAS pelos testemunhos e contributos...



                beijinho

                Comentar


                • #53
                  RE: Epidural: sim ou não??

                  Tenho a certeza que se não tivesse levado epidural, não me teria concentrado tão bem no fazer força e jamais o meu filho nasceria de parto normal! O meu filhote vinha numa posição pouco propícia para um parto normal. Ele vinha com a cabeça inclinada, e desceu por todo o canal assim! Só estando muito concentrada e sem "mais nada" para atrapalhar (neste caso refiro-me a dores) é que as coisas poderiam correr bem.

                  A minha foi tão bem administrada que eu passei sozinha da minha cama para a marquesa e estava na boa! Tive TOTAL controlo durante todo o parto, pois mesmo sem dores sabia quando estava a ter a contracção.



                  Deves falar com o teu médico! Eu por acaso recorri à epidural muito depois do médico ter-me dito que a podia levar, pois até então estava a suportar as dores muito bem!! Bendita a hora em que me decidi!!!



                  Beijinhos
                  Madrinhas: Lpereira e Tisha1978



                  Afilhada:
                  Nitana01 e Nova-mama



                  Madrilhada:
                  Patrial - já nasceu o Gabriel no dia 27/12/2008 Mafalda_miau: A Lara nasceu no dia 11/01/2009!








                  0 meses: 3,410kg; 1ºmês: 4,600kg; 2ºmês: 6,010kg; 3ºmês: 7,130kg; 4ºmês: 8,240kg; 5º mês: 9,210kg; 6º mês: 10,040kg;8º mês: 11,390kg; 10 mês: 12,800kg e 81cm

                  Comentar


                  • #54
                    RE: Epidural: sim ou não??

                    Olá!

                    Bem, eu levei epidural e digo-te Bendita!!!

                    O meu parto correu mt bem, mas tb greaças a ela. Foi provovaco às 39s e na hora antes de levá-la, as constracções eram tão juntas e tão intensas que eu pensei que a minha barriga fosse explodir. Estava a tentar descansar da de uma contracção, já vinha outra com toda a força. Os minutos antes de me ser administrada a epidural foram difícieis, mas 5 min depois de a levar, adormeci. Foi extremamente bem dada, senti os vários movimentos, sem dor, o momento de dar à luz foi tão descontraído, que sem ela n sei se teria tido a concentração que tive.

                    Se calhar se não tivesse sido um parto induzido com oxitocina, não teria levado, assim, levei e n me arrependo

                    Comentar


                    • #55
                      RE: Epidural: sim ou não??

                      sifpereira (21-06-2009)

                      Se calhar se não tivesse sido um parto induzido com oxitocina, não teria levado, assim, levei e n me arrependo


                      É normal... Parto Induzido com oxitocina, ens muito mais dores do que seria de esperar...

                      Eu sei porque tb tive parto induzido... (pré-eclampsia)



                      Bjs

                      BABS

                      Comentar


                      • #56
                        RE: Epidural: sim ou não??

                        Olá!

                        Olha o meu foi com epidural, correu às mil maravilhas, senti tudo, mas não doeu quase nada. Vá lá Meninas deixemo-nos de fundamentalismos...estamos no Sec XXI e não há necessidade nenhuma de sofrer...
                        Marta Lima



















                        O Santiago:

                        Comentar


                        • #57
                          RE: Epidural: sim ou não??

                          É melhor irmos todas ler o último relato postado, parto no hospital s. teotonio em viseu. A pobre da mãe levou epidural e lá se foi a dor bem como a sabedoria de fazer força. Depois esteve mais de quanto tempo em período expulsivo, e no final a bebé saiu á ventosa. E de quem é a culpa? Do bebé que tem as costas largas.

                          A mim é que não me apanharam numa epidural.

                          Comentar


                          • #58
                            RE: Epidural: sim ou não??

                            "10h ja tinha 3 dedos, e algumas dores fortes.....às 13h levei epidural, fiquei no ceu.....às 15h tinha a dilataçao toda e toca a fazer força, estive até às 16.45h a fazer força e nada, a rapariga n queria sair...foi entao e depois de verem q tava exausta, q colocaram a ventosa ( ela n estava em boa posiçao para sair) e 2 medicos em cima da minha barriga a fazer força....e eu so pensava q ia morrer com tanta dor.....horrivel"



                            Isto foi copiado do testemunho referido; não consigo encontrar onde se consegue percepcionar que a culpa é da epidural, ou "das costas largas do bebé".



                            Dulsa, se a ti ninguém te apanha numa epidural, estás no teu direito; da mesma forma que quem a ela recorre, está no seu. Cada pessoa terá o seu nível máximo de tolerância à dor. Como exemplo, já fiz uma ciurugia cardíaca e não achei nada de extraordinário no que à dor diz respeito; conheço pessoas que também fizeram e falam como se tivessem passado por um inferno.



                            Quanto à pergunta do tópico, levei epidural, mas fiz cesariana, pois o meu filho também tem um problema cardíaco e um parto normal, no caso dele, poderia ser fatal; além disto, foi prematuro de 34 semanas e já estava em sofrimento fetal. Não cheguei a saber o que era uma contracção, não tive nenhuma, nem sequer entrei em trabalho de parto.



                            Se tivesse a possibilidade de ter feito um parto normal, teria tentado sem epidural; o que não quer dizer que, no meio do processo e da dor não a pedisse, como acontece a muitas.



                            Acima de tudo, cada um sabe de si, e respeito as opções das outras pessoas.



                            Bjs



                            Vera






                            Comentar


                            • #59
                              RE: Epidural: sim ou não??

                              Olá!



                              Eu levei epidural, levei porque pedi e levei informada e se fosse hoje pedia novamente

                              Agora estou grávida outra vez e vou tentar não levar epidural e ter um parto o mais natural possivel porque sei que os riscos por mais baixos que sejam existem, mas se as dores apertarem nem penso duas vezes antes de pedir



                              Claro que a epidural tem riscos, tudo tem riscos. Os benurons, as aspirinas, as cesarianas, as vacinas que dão aos bebés e por aí fora mas são riscos calculados e baixos

                              Hoje em dia a medicina está cada vez mais humanizada (ao contrário do que se diz) e as pessoas têm cada vez menos necessidade de sofrer, por isso é que ninguém tira dentes hoje sem uma anestesia, nem fazem operações se anestesias e pós operatórios sem analgésicos por isso sejamos coerentes



                              Quando entrei em trabalho de parto as dores foram tão fortes, tão abruptas e tão seguidas que eu que sou uma pessoa calma nem da respiração que nos ensinam me lembrei e quando me deram a epidural foi um alivio tão grande mas tão grande que me permitiu viver o o nascimento da minha filha de uma forma muito mais intensa e muito mais calma e não foi isso que a minha filhota não nasceu rápido (3 horas e meio de trabalho de parto) e não correu tudo bem



                              bjks

                              Comentar


                              • #60
                                RE: Epidural: sim ou não??

                                Eu estive 28 horas em trabalho de parto. Entrei às 14h30 com ruptura da bolsa, as contracções começaram ao princípio da noite e a minha filha nasceu no dia seguinte às 17h41.

                                Não pude levar epidural por causa dos riscos de infecção. Aguentei as dores, que remédio. Fiz a preparação para o parto e no início a coisa correu bem mas depois de uma noite sem dormir com contracções de 5 em 5 minutos e sem avançar na dilatação bem que me sabia bem uma epidural para descansar um pouco.

                                E felizmente deram-me uns comprimidos para acelerar o parto, senão não eram 28 horas, eram 48...

                                De resto, não tenho razões de queixa do pessoal do hospital de viseu. Explicaram-me tudo, foram uns queridos e só não me deixaram passear porque tinha a bolsa rota e 2 cm de dilatação, havendo riscos de prolapso do cordão.

                                Cada caso é um caso...


                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X