Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Kiwis ou Caramulinho – O Parto

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Kiwis ou Caramulinho – O Parto

    Sábado/Domingo, 21/22 de Fevereiro de 2008 – Kiwis ou Caramulinho – O Parto





    Olá, eu sou o Rodrigo. Nasci na Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, no dia 22/02/2009 às 05h44m, com o peso de 3.195 Kg , 49 cm de comprimento e 33,5 cm de perímetro cefálico. O meu APGAR ao 1.º minuto foi 9 e ao 5.º foi 10. Fui o bebé número 3941 a nascer em Portugal este ano.

    Como não sei como tudo começou naquele dia 22, vou passar a palavra à minha mãe para ela vos contar os pormenores.






    Dia 21 levantamo-nos por volta das 10h e fomos ao supermercado.

    Fizemos o nosso tradicional almoço de Sábado: Comer um grelhado no exterior na companhia dos nossos cães.

    Era para ter ido andar mas acabei por não ir pois despachamo-nos tarde.



    Eram 22h40 já estávamos deitados, quando senti uma dor na barriga na zona por baixo do umbigo. Como de manhã tinha comprado kiwis para ajudar a aliviar a tripa antes do parto e tinha comido 2 ao almoço, 2 ao lanche e 2 ao jantar, pensei: Fez efeito!!

    Fui ao wc e nada. Voltei para a cama e passado um bocado, outra dor… e outra. Fui novamente ao wc e desta vez saiu finalmente algo sólido. Voltei para a cama a pensar que afinal os kiwis tinham resultado.

    Nova dor… Comecei a desconfiar e resolvi contar o tempo. Variava entre os 11 e os 7 minutos. Eram contracções. Continuei a contar o tempo até que a dada altura fui novamente ao wc fazer mais uns presentes e quando me fui limpar… vi um bocado do rolhão mucoso!



    Eram 3h da madrugada e como nesta altura as contracções estavam entre os 7 e os 5 minutos , rumamos a Lisboa à MAC onde chegamos às 3h28 minutos. O R pelo caminho já dizia: Deves estar quase a ter outra! Até ele já contava o tempo e tentava adivinhar. Pelo caminho mandei sms à médica a dizer que ia entrar de turno antes dela pois estava com contracções, tinha quase a certeza que o bebé ia nascer antes das 9h e que não ia ser ela a induzir o parto dia 22 como combinado. Às 3h33 estava eu a fazer a inscrição nas urgências que tinham a sala vazia.. só lá estava um papá à espera.

    Ainda esperamos um pouco até me chamarem para a triagem. Talvez uns 15 ou 20 minutos ???



    Fui para o ctg que acusou poucos movimentos no bebé e contracções a 100%. Ia ficar internada. Despi a minha roupa e vesti a bata maravilha. A enfermeira mandou-me deitar e meteu a mão… ouviu-se Ploofff saiu uma posta de fluidos e sangue. Foi ligeiramente incómodo mas não posso dizer que tenha sentido dor. Tinha 6/7 dedos de dilatação. Horas? Talvez 4h20.



    O R foi chamado à triagem onde eu estava a andar de um lado para o outro à espera de novas contracções, enquanto a enfermeira preenchia papelada. Ele assinou uns papeis a confirmar que era o marido e que seria ele a assistir ao parto. De seguida agarrou no saco que tinha a minha roupa e levou para o carro… iria aguardar nas urgências que o chamassem muito em breve.



    Eu com a bata maravilha e com um penso entre as pernas sem nada a segura-lo lá fui com um andar de “Charlot” para o penso não cair para a sala onde iria desenrolar-se o parto.



    Deite-me, puseram-me a soro. Perguntaram-me se queria epidural. Eu disse que ainda não tinha decidido. Disseram-me que iam preparar mais umas coisas e entretanto eu que fosse pensando se queria ou não. Deixaram-me sozinha na sala uns breves minutos quando de repente sinto uma explosão de água quente… tinham rebentado as águas. Chamei a enfermeira que limpou tudo e verificou a dilatação: 8 dedos mas o bebé estava muito subido.

    Nesta altura pensei: bebé subido = a pedir epidural!!!! Já estava a imaginar uma enfermeira aos saltos em cima de mim e eu sem anestesia!!!

    Foram preparar a epidural e entretanto ficou uma enfermeira a pressionar a minha barriga para baixo e outra a meter a mão para ver como estavam as coisas. De repente oiço:

    - O cordão está à frente da cabeça do bebé, prolapso do cordão.

    Na altura com toda a agitação apenas fixei a palavra cordão, e pensei: ok epidural, tá mais que decidido!!!

    Então uma enfermeira diz:

    - O cordão está à frente da cabeça, é melhor ir para cesariana, mandem preparar o bloco.

    Mas, estava lá uma enfermeira que disse:

    - Se a menina ajudar eu consigo desviar o cordão. Faça força, vamos tentar.

    Pensei, não custa tentar. Fiz força quando ela disse, mas ficou tudo na mesma.

    Ela lá continuo a dizer que conseguia para tentarmos de novo. Nesta altura acho que se fez um clique na minha cabeça e comecei a pensar:

    - Cordão à frente da cabeça, se corre mal, nasce o bebé sem que se consiga que o cordão saia depois. Se sai primeiro o bebé fica sem alimento, oxigénio e sangue… Vou deixar de colaborar neste sentido, de qq forma o bloco já está a ser preparado.

    As dores que até ali eram relativamente toleráveis começaram a piorar bastante. Já devia ter os 10 dedos.

    Chamaram o R para me dar um beijo. Nesta altura já estava a contorcer-me com dores e não podia fazer força, comecei a temer que algo pudesse correr mal e o bebé saísse antes de chegarmos ao bloco…

    Lá me levaram para a sala da cesariana, com muitos batas branca a acompanhar-me, uma delas a que disse que conseguia desviar o cordão se eu colaborasse… essa ia sentada na maca a empurrar a cabeça do bebé para cima para que não fizesse pressão no cordão e mesmo assim, foi o caminho todo a resmungar:

    - Foi uma pena, eu teria conseguido mas a menina não colaborou.

    E eu cheia de medo que o puto saísse antes de chegar ao bloco, só pensava que aquela enfermeira devia ser muito boa mesmo para se gabar tanto… mas eu não ia arriscar e pelos visto o resto da equipa médica tb não.

    Cheguei finalmente ao bloco onde iam fazer-me a cesariana. O tempo que até aqui (desde as 22h40) tinha passado a voar. As ultimas 5/6 horas pareciam ter sido apenas 10 minutos. A partir daqui pareceu demorar horas. Trocaram-me de maca. Fizeram-me perguntas. Explicaram-me coisas… Tudo isto pareceu arrastar-se imenso…Até que finalmente:

    - Respire fundo. E… apaguei.



    Quando acabaram a cesariana deixaram o meu marido ir dar-me um beijo mas o médico avisou-o que o mais certo era não me lembrar … e de facto não me lembro. Também me mostraram o Rodrigo, lembro-me vagamente de uma carinha ao pé da minha e depois de estar na sala de recobro cheia de frio, com algumas dores e com a enfermeira a preparar-me para o meu descanso nas horas seguintes.



    Acordei no recobro eram cerca das 8h30 / 9h00, cheia de calor. Passado algum tempo as enfermeiras (super bem dispostas e brincalhonas) vieram ter comigo. Deram-me chá, verificaram a urina (500 ml) e disseram-me que em breve iria para a enfermaria onde o meu bebé iria ter comigo. Perguntei se estava tudo bem com o bebé. Disseram que em principio sim mas que ali só tinham noticias das mães.



    Cheguei à enfermaria às 10h15. Fiquei na cama ao lado da janela (dizem que estas são as melhores pois estes bebés sofrem menos de icterícia pois apanham mais luz).Uma enfermeira veio ter comigo e perguntou se eu ia amamentar. Eu disse que sim. Ela foi buscar o bebé… eu sentia a cara e os olhos inchados, tinha mais 4 companheiras de quarto, 3 tinham os bebés com elas a outra não (2 gémeas prematuras). Não tinha telemóvel e só iria ver o R à hora da visita.



    Finalmente após uma longa espera às 10h45 o Rodrigo é colocado na minha cama ao meu lado para mamar. A enfermeira ajudou-me com a pega e foi embora. Ficamos os dois ali “sozinhos” para finalmente nos conhecermos.
    __________________________________________________ _________________________

    http://afraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Do bebé

    http://fraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Da gravidez








  • #2
    RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

    Parabéns!!!!

    Comentar


    • #3
      RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

      Ele está lindo, Nuvem!

      Beijocas!
      [hr]

      Comentar


      • #4
        RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

        Bem mais um parto a correr bem, ainda bem, o mais engraçado é que as enfermeiras não conseguem admitir erros e a culpa é nossa. Está bem está...

        Mas o que interessa é o teu filho, ele é tão lindo... tens um filho mesmo fofo...

        Parabéns!!!!

        O que te desejo são muitas felecidades e claro muita saúde.



        Beijinhos.








        Afilhada: Mamã_Xana

        Comentar


        • #5
          RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

          Parabéns!!



          Ainda bem que as coisas correram bem...



          A Lara também nasceu com o cordão ao pescoço com duas voltas :crying:



          ~Desejo-te as maiores felicidades!!

          Comentar


          • #6
            RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

            Cordão no pescoço é diferente de prolapso do cordão.



            Prolapso do cordão é qd há descolamento e o cordão quer sair primeiro que o bebé. Ou seja... o bebé está a fazer força para sair e o cordão está à frente da cabeça. A pressão que o bebé faz é então no cordão o que faz com que este deixe de passar oxigénio e alimento para ele. Ora, sem oxigénio durante algum tempo as consequências para o bebé podem ser as piores e irreversíveis.



            Pelo que a equipe médica disse, este é o problema que mais medo os médicos têm de apanhar...



            Eu nasci com o cordão no pescoço, teve de ser de cesariana... a minha mãe ainda penou um bocado pq queriam que eu nascesse de parto normal, e com o cordão no pescoço eu não conseguia sair.
            __________________________________________________ _________________________

            http://afraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Do bebé

            http://fraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Da gravidez







            Comentar


            • #7
              RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

              Pois, já tinha lido o teu relato "noutras andanças". Mas sei a sensação de medo que tiveste. Quando o meu filho nasceu, eu só conseguia repetir"mas ele está bem? mas ele está bem?"; as obstetras e a anestesista até se riam. "Então, não está a ouvi-lo chorar?". Realmente estava a ouvir o choro, mas nem pensei que fosse o meu; sei lá, com a prematuridade, o baixo peso e o problema cardíaco nunca pensei que tivesse tão bons pulmões. Só se calou quando encostaram a minha cara à dele e falei para ele; conheceu-me logo.



              Bjs



              Vera

              Comentar


              • #8
                RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

                Depois de 9 meses connosco... têm mesmo é de nos conhecer...
                __________________________________________________ _________________________

                http://afraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Do bebé

                http://fraldasuja.blogs.sapo.pt/ - Da gravidez







                Comentar


                • #9
                  RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

                  Parabéns





                  Prolapso do cordão é uma indicação clara para cesariana de urgência!! O que passou pela cabeça da enfermeira?!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Kiwis ou Caramulinho – O Parto

                    NuvemBranca (13-08-2009)Cordão no pescoço é diferente de prolapso do cordão.







                    Prolapso do cordão é qd há descolamento e o cordão quer sair primeiro que o bebé. Ou seja... o bebé está a fazer força para sair e o cordão está à frente da cabeça. A pressão que o bebé faz é então no cordão o que faz com que este deixe de passar oxigénio e alimento para ele. Ora, sem oxigénio durante algum tempo as consequências para o bebé podem ser as piores e irreversíveis.







                    Pelo que a equipe médica disse, este é o problema que mais medo os médicos têm de apanhar...







                    Eu nasci com o cordão no pescoço, teve de ser de cesariana... a minha mãe ainda penou um bocado pq queriam que eu nascesse de parto normal, e com o cordão no pescoço eu não conseguia sair.


                    Erro meu, nem tomei bem atenção ao que li...sim, sei a diferença. Mas obrigada na mesma...

                    Beijinho

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X