Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

    Não sei se leram a entrevista da apresentadora Adelaide de Sousa e do marido à Caras.



    Fiquei interessada em saber que ela queria ter um parto em casa e quando li que afinal tinha sido uma cesariana num hospital após 40 horas de trabalho de parto extenuantes, achei normal, porque as coisas nem sempre correm como nós queremos e nesta coisas não sabemos bem como é o nosso corpo e a nossa mente vão reagir.



    Mas depois li esta entrevista e fiquei horrorizada, como ficarão muitas mulheres, grávidas ou não, mães ou sem o serem e seguramente muitos homens.



    Não percebi qual foi o objectivo, se exorcizar o que aconteceu, que aliás, não é bem explicado (quem é que a estava a acompanhar, qual foi a recomendação dessa ou dessas pessoas, falou com algum médico durante aquele tempo todo), se explicar-se para não serem alimentadas histórias sobre o assunto, mas acho que o resultado foi um péssimo serviço à informação sobre parto humanizado e, talvez, sobre o parto em geral.



    O que acham?



    PS: Um desabafo - não sei se a pergunta "Ainda está amamentar?" feita a uma pessoa que foi mãe há menos de 1 mês de dá vontade de rir ou de chorar...





  • #2
    RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

    Acho que dá vontade de chorar, enfim...
    [hr]

    Comentar


    • #3
      RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

      Este tema esta a ser debatido noutro tópico...



      Espreita :http://forum.pinkblue.com/Topic1974332-9-1.aspx



      Bjinhos

      BABS

      Comentar


      • #4
        RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

        Li a entrevista agora e nao acho que torne a questão do parto em casa assim tao horrivel, simplesmente conta o que se passou com ela e como encararam tudo, estão no seu direito. Tinham em mente uma coisa que ha partida iria correr td muito bem mas saiu-lhes outra. Tinham pavor a hospitais pelas historias que ouviram sobre os partos la e ficaram espantados pq afinal nao é td tao negro como pintam e sabem a sorte que tiveram em ter sido bem aceites num hospital depois de terem tentado ter um filho em casa e de a coisa nao ter corrido como o planeado e terem que ir para o hospital, salvo erro, sem a propria da parteira que parece que se "evaporou" e fez como pilates"lavou as mãozinhas e pos-se na alheta!".







        Ela continua a ser adepta do parto humanizado e acredito que continue a dar a cara por esta questão mas tornou-se mais fechada à causa do parto em casa e acho que o facto da parteira ter insistido com o parto em casa foi precisamente por ela se poder tornar uma figura publica a defender esta causa e esta forma de nascer e nao quis admitir que as coisas nao estavam a correr bem...(digo eu, por aquilo que li na resposta da Adelaide aqui no PB e nessa entrevista).







        Nao mencionar nomes tb percebo: podem ser processados por isso e como foram os principais responsaveis pela decisao de ter o filho em casa nao podem atribuir as culpas apenas a quem os seguiu.











        Qt à pergunta da amamentação: nao me parece descabida de todo, afinal a grande parte das mulheres acaba por desitir nos 1ºs dias...e nem todas gostam de amamentar...nao vamos confundir as coisas!







        Gostei do que li, foi uma entrevista bonita e como eu defendo e acredito num parto bom no hospital esta entrevista deu a conhecer o outro lado dos partos domiciliares que ninguem fala...por acaso aconteceu a uma figura publica (ja bastante censurada por ter decidido ter o filho em casa e magoada com o fruto da sua decisao) que deu a cara, pq se tivesse corrido td bem ela tb viria contar maravilhas do parto em casa e de como td corre bem.Infelizmente as coisas nao correram bem mas acabaram bem e isso é que é importante!







        jinhos







        PS- Ja algumas pessoas acharam ridiculo a cena das paredes terem sido pintadas...eu nao passei por nada daquilo que ela passou mas vivi fechada no meu quarto (em casa da minha mae por ser perto do hospital) durante 4 meses para que o meu filho nascesse em segurança pois tive contracções desde as 16 semanas e so podia ir a casa de banho e comer, de resto so deitada, e ainda hoje me custa entrar la pq me lembra o sofrimento que tive ali por nao poder gozar a minha gravidez como as outras mulheres...(foi noutro topico relativo a este assunto mas visto que refere na entrevista escrevi aqui)...







        jinhos



        EDITEI: pq ia referir o mesmo do que a BABS mas lembrei-me que o referido topico ja nao versa só sobre o caso...foi boa ideia colocarem a entrevista e abrir ot topico!


        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





        Comentar


        • #5
          RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

          Ooops... obrigada, Babs!




          Comentar


          • #6
            RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

            Bom, para dizer o mínimo... tou palerma prá minha vida!



            P acaso tava há bastante tempo curiosa pra saber se a Adelaide já teria dado à luz e como tinha sido... eis que deparo c este tópico ao passar pelo painel inicial e fui ler a entrevista! Fiquei abismada! São tantas coisas q me ocorrem, especialmente pq ainda ontem decidi eu exorcizar os meus demónios, contar-vos o meu parto e pedir a vossa opinião sobre o q poderia ter sido feito de diferente.... agora a Adelaide, uma jornalista, uma pessoa culta, informada....esteve 3 dias e meio em casa depois do rompimento de membranas!!! Se não tivesse havido o rompimento, até entendo a parte de querer ir até ao fim e ter o bebé em casa.... mas segundo compreendi dos vossos testemunhos ontem, existe um período máximo recomendado q é d 48 horas após o rompimento de membranas!

            Concerteza que há peças do puzzle q faltam conhecer, e não acho que este episódio desanime as mulheres que querem ter os bebés em casa, acho q serve para alertar que há limites que têm q ser compreendidos, saber onde começa o risco e q não vale a pena arriscar a vida do bebe nem a nossa só para cumprir um objectivo a todo o custo. Pode-se dizer que tiveram sorte, q o anjo-da-guarda os protegeu, enfim o q acreditarem.



            Ainda bem que estão ambos bem!
            [color=\"#ee82ee\"]Sílvia Leite[/color]:crazy::clover::friends::kitty:





            [color=\"#4b0082\"]Visitem o nosso cantinho e deixem os vossos desabafos diários, com ou sem O - bolinha - dicas, novidades vossas e dos vossos pimpolhos, enfim, o que desejarem![/color] [color=\"#a52a2a\"]http://cantinhomaiojunho08-bebesmais....blogspot.com/[/color]

            Comentar


            • #7
              RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

              Santi&mami,



              Já fui ler o outro tópico... parece que, além da questão sobre parto em casa (já se sabia controversa), não há unanimidade em considerar a entrevista como boa ou má. Eu acho má.



              A questão da amamentação não fez sentido para mim pelo "ainda"... quando perguntas a alguém se "ainda"está a fazer uma coisa, está implícito que é algo que já deveria/poderia ter parado.



              E como isto não é uma conversa (em que às vezes saem coisas com sentido diferente), mas uma entrevista que é transcrita para uma revista, eu só consigo achar a pergunta insinua que o normal, seja porque motivo for, seria já não estar a amamentar.




              Comentar


              • #8
                RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                torradinha (09-09-2009)Bom, para dizer o mínimo... tou palerma prá minha vida!















                P acaso tava há bastante tempo curiosa pra saber se a Adelaide já teria dado à luz e como tinha sido... eis que deparo c este tópico ao passar pelo painel inicial e fui ler a entrevista! Fiquei abismada! São tantas coisas q me ocorrem, especialmente pq ainda ontem decidi eu exorcizar os meus demónios, contar-vos o meu parto e pedir a vossa opinião sobre o q poderia ter sido feito de diferente.... agora a Adelaide, uma jornalista, uma pessoa culta, informada....esteve 3 dias e meio em casa depois do rompimento de membranas!!! Se não tivesse havido o rompimento, até entendo a parte de querer ir até ao fim e ter o bebé em casa.... mas segundo compreendi dos vossos testemunhos ontem, existe um período máximo recomendado q é d 48 horas após o rompimento de membranas!







                Parece que ela estava devidamente informada e a parteira assegurou-lhe que estava td bem...estar enciclopedicamente informado nao é td...foi esta a mensagem que os medicos tentaram passar num programa da tvi...a pratica tb é importante e ha situações em que para alem da enciclopedia é precisa muita experiência e ajudas extras (mais enfermeiros e medicos) para que as coisas se resolvam e acabem bem.







                Concerteza que há peças do puzzle q faltam conhecer, e não acho que este episódio desanime as mulheres que querem ter os bebés em casa, acho q serve para alertar que há limites que têm q ser compreendidos, saber onde começa o risco e q não vale a pena arriscar a vida do bebe nem a nossa só para cumprir um objectivo a todo o custo. Pode-se dizer que tiveram sorte, q o anjo-da-guarda os protegeu, enfim o q acreditarem.











                Ainda bem que estão ambos bem!






                Concordo plenamente!







                Maeaos30: Essa é apenas uma questão de terminologia e que mtas vezes é usada com varios sentidos e cada qual da a sua interpretação. A mim fizeram-me a mesma pergunta com esperança que a resposta fosse sim, mas infelizmente ja nao o fazia, foi a minha parteira e nao encarei a pregunta do mesmo modo que tu, por exemplo, talvez a encararias e encaraste esta.







                volto a referir que nao acho a pergunta descabida nem com um mau sentido, mas é apenas a minha forma de ver as coisas.















                Qt a entrevista eu gostei, é um assunto que se esperava que caso corresse bem ou mal ela viria falar as revistas a contar o que se passou, infelizmente nao correu bem mas acabou bem, independentemente de se ser ou nao contra o parto em casa estas coisas acontecem, infelizmente correu mal a alguem que até é conhecido e que deu a cara por isso pois se corresse mal a uma pessoa comum o mais certo era passar ao lado e nao fazer parte das entrevistas e reportagens sobre o parto em casa, mais por receio de se ter o dedo apontado do que pela vontade que a pessoa possa ter de transmitir o que se passou consigo e alertar para os riscos.



                Se repararmos nas entrevistas corre sempre bem em casa e aparece sempre alguem a dizer que no hospital foi mau, o contrario nunca é falado, mas existe, infelizmente as coisas podem correr mal em qquer lado mas "ocultar" o lado negativo dos partos em casa fazendo passar a mensagem que é mais seguro nascer em casa do que no hospital nao me parece ser o mais correcto. O parto da Adelaide correu mal em casa e ela quis falar para alertar que apesar de parecer que vai td correr bem por se estar devidamente informado e apoiado e acompanhado as coisas nem sempre correm bem.







                Nao defendo aqui ninguem nem aponto o dedo a ninguem apenas acho que se fala tt dos hospitais e dos riscos mas nao se fala dos riscos em casa pq ha quem se recuse a aceitar a ideia de que em casa tb ha riscos...







                jinhos



                Editei pq o quote ficou estranho e nao se percebia que no meio do post da Torradinha eu tinha escrito alguma coisa:P:P


                (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                Comentar


                • #9
                  RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                  Não percebi qual foi o objectivo, se exorcizar o que aconteceu, que aliás, não é bem explicado (quem é que a estava a acompanhar, qual foi a recomendação dessa ou dessas pessoas, falou com algum médico durante aquele tempo todo), se explicar-se para não serem alimentadas histórias sobre o assunto, mas acho que o resultado foi um péssimo serviço à informação sobre parto humanizado e, talvez, sobre o parto em geral.


                  Bom dia



                  Eu não concordo. Acho que realmente se deve dar as duas versões de partos em casa. Quando correm bem, são lindos e quem me dera a mim! Mas também podem ocorrer situações graves como esta, pelo que se deve partilhar toda a informação.



                  A mim, chocou-me o facto de a Adelaide ter esperado tanto tempo para ir para a clínica!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                    Isa R 2 (10-09-2009)
                    Não percebi qual foi o objectivo, se exorcizar o que aconteceu, que aliás, não é bem explicado (quem é que a estava a acompanhar, qual foi a recomendação dessa ou dessas pessoas, falou com algum médico durante aquele tempo todo), se explicar-se para não serem alimentadas histórias sobre o assunto, mas acho que o resultado foi um péssimo serviço à informação sobre parto humanizado e, talvez, sobre o parto em geral.
                    Bom dia

                    Eu não concordo. Acho que realmente se deve dar as duas versões de partos em casa. Quando correm bem, são lindos e quem me dera a mim! Mas também podem ocorrer situações graves como esta, pelo que se deve partilhar toda a informação.

                    A mim, chocou-me o facto de a Adelaide ter esperado tanto tempo para ir para a clínica!




                    totalmente! nao devemos partir para a decisao de um parto em casa achando que tudo vai correr as mil maravilhas porque pode de facto nao correr (aqui iesta um bom exemplo). Lógico que nao podemos achar a partida que vai correr mal mas temos de estar atentas aos indicios de que algum acoisa está a correr menos bem.

                    eu adoro ver no youtube partos feitos em casa e de (quase) todos que vejo sao mulheres informadas q conhecem mto bem nao só o seu corpo como tb toda a informacao que um parto envolve, sinceramente, neste caso, o que me parece é que a Adelaide de Sousa tomou a decisao de uma forma mto leviana (quem sabe se apenas tomou por estar "na moda") e ficar 4 dias com a bolsa rebentada revela unica e exclusivamente falta de informacao!!


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                      Olá mamãs



                      Não sei se foi neste post que a Adelaide respondeu mas disse que no dia 17 deste mês iria ao programa da Fátima Lopes esclarecer alguns acontecimentos, eu vi um bocado do programa mas não deu ou vi algo que falasse da Adelaide?!?!



                      Alguma de vcs viu/ouviu???



                      Desculpem a curiosidade mas ouvir testemunhos reais é sempre bom para nos mantermos informadas...



                      Bjocas

                      Andrea
                      [color=\"#F660AB\"]Andrea[/color] :rose: :dance2:



                      [hr]







                      Afilhadas:

                      Rita_Xavi já nasceu o Tomás no dia 4 de Janeiro de 2009 :balloons:



                      ARG Parabéns [color=\"#2E2EFE\"]pelo F. [/color] :banana: DPP: 12 de Outubro de 2010, uma gravidez muito serena



                      [color=\"#800080\"]
                      NOVIDADES DIARIAMENTE, VISITEM[/color]


                      [hr]

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                        Olá Picota, olá mamãs!!



                        Não, não deu. Estive atenta e até tinha o vídeo a gravar, mas ela não participou.

                        Acabo de mandar um mail para a SIC a perguntar se ela realmente vai participar no programa e quando. Se obtiver resposta, publico aqui imediatamente. Estou mesmo com muita curiosidade em ouvi-la. O bebecas dela faz hj 1 mês!



                        Jinhos a todas
                        [color=\"#ee82ee\"]Sílvia Leite[/color]:crazy::clover::friends::kitty:





                        [color=\"#4b0082\"]Visitem o nosso cantinho e deixem os vossos desabafos diários, com ou sem O - bolinha - dicas, novidades vossas e dos vossos pimpolhos, enfim, o que desejarem![/color] [color=\"#a52a2a\"]http://cantinhomaiojunho08-bebesmais....blogspot.com/[/color]

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                          Meninas, acabo de ver o post da BABS, no tópico "Parto em Casa" e ela diz q é amanhã, q houve alguma alteração de planos!

                          Se alguma não puder ver, vão depois ao site da SIC e eles publicam lá os vídeos com os momentos mais importantes do programa.



                          Jinhos
                          [color=\"#ee82ee\"]Sílvia Leite[/color]:crazy::clover::friends::kitty:





                          [color=\"#4b0082\"]Visitem o nosso cantinho e deixem os vossos desabafos diários, com ou sem O - bolinha - dicas, novidades vossas e dos vossos pimpolhos, enfim, o que desejarem![/color] [color=\"#a52a2a\"]http://cantinhomaiojunho08-bebesmais....blogspot.com/[/color]

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                            Ola mamas

                            Talvez a Adelaide não frequente aqui o nosso forum mas queria deixar-lhe um beijinho grande e desejar tudo de bom.

                            Não é facil sonhar e planear um parto e depois as coisas não correrem como esperavamos. Quando a ouvi pela 1ª vez a falar sobre o assunto pensei para mim; mal sabes tu no que te vais meter... e infelizmente não correu bem.

                            Por mim nunca sequer colocaria a hipotese de ter um bebe em casa, mas cada mulher deve optar por aquilo que acha que é o melhor.

                            O perquntar pela mama é normal, a maioria das mães não dão mama 15 dias pelos mais diverosos factores, por isso não estranho.

                            Beijinhos a todas
































                            Comentar


                            • #15
                              RE: Entrevista da Adelaide de Sousa à Caras

                              fata (29-09-2009)Ola mamas



                              Talvez a Adelaide não frequente aqui o nosso forum mas queria deixar-lhe um beijinho grande e desejar tudo de bom.



                              Não é facil sonhar e planear um parto e depois as coisas não correrem como esperavamos. Quando a ouvi pela 1ª vez a falar sobre o assunto pensei para mim; mal sabes tu no que te vais meter... e infelizmente não correu bem.



                              Por mim nunca sequer colocaria a hipotese de ter um bebe em casa, mas cada mulher deve optar por aquilo que acha que é o melhor.



                              O perquntar pela mama é normal, a maioria das mães não dão mama 15 dias pelos mais diverosos factores, por isso não estranho.



                              Beijinhos a todas


                              Concordo!!!



                              Eu não vi o programa, nem li entrevista, mas a minha mãe viu a entrevista e Segundo me contou a Adelaide estava muito bem informada, acompanhada por uma enfermeira parteira e por uma Doula....mas não é por isso que as coisas correm melhor. Sou contra os partos em casa por essa razão mesmo, e porque sei o que é ter de ir para cesareana de urgencia pq o bebé está em sofrimento...e o meu parto estava a correr lindamente, já ia com 6 dedos de dilatação em 4 horas....estava a correr bem....até o batimento cardiaco do meu filho baixar drasticamente com cada contracção.....passadas 3 contracções eu já estava no bloco a ser aberta para tirar o meu filho que já tinha mecónio no liquido por estar em sofrimento........se estivesse em casa????? como seriA????????quem me ajudaria?????



                              Por essas e por outras sou contra o parto em casa, mas respeito que o faça! Eu nunca o faria!



                              Sou a favor do parto humanizado, mas num hospital onde caso aconteça qq coisa possa haver logo, imediatamente ajuda, como acontceu no meu caso.



                              Relativamente à amamantação....se uma mulher NÂO quiser amamentar não amamenta, e se uma mulher não puder amamnetar tb não fará...acho natural perguntar se "AINDA" está a amamanetar....a mãe responde sim ou não e pronto...como se poderia por a pergunta? "Está a amamentar?" se a mãe responde não, ciritcamos ou perguntamos "então pq" em forma de julgamento......A questão está bem colocada, pq não julga ninguém.



                              Desculpem a minha intervenção, mas eu não sou a favor de fundamentalismos e há muito fundamentalismo hoje em dia em volta dos partos humanizados e da amamentação.
                              My Blog

                              My Boys - James & Rod - My reason for living!


                              Listinha das barrigas de Setembro/Outubro 2008 - Que saudades!!!

                              I´LL BE THERE FOR YOU

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X