Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel Matos - Coimbra)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel Matos - Coimbra)

    Tive uma gravidez algo atribulada, com problemas pelo meio e muito descanso à mistura. Apavorava-me o parto sem epidural devido a situações traumáticas antigas e vivi os meses da gestação com um misto de felicidade e medo.

    Cerca de uma semana antes do parto comecei a perder rolhão mucoso. Após ter sido vista na Maternidade e ter falado com a GO fiquei a saber que só teria que me preocupar quando saísse rosado e tivesse contracções.

    Sábado, dia 5, numa ida ao WC, ao limpar-me notei corrimento rosado no papel higiénico e julguei estar a ver mal. Depois de falar com o Marido lá vamos nós para Coimbra e, por acaso, a minha GO estava de serviço. Depois de fazer o toque apenas me disse que “ainda está muito fresca”. Nem sequer mencionou quantos centímetros de dilatação tinha.

    Domingo, dia 6, logo ao acordar, sinto moinhas tipo período e, quando fui ao WC, noto uma ranhoca rosada e bastante abundante. Fiquei de todas as cores… :w00t: Tínhamos almoço combinado com um casal amigo que foi prontamente desmarcado pelo Marido porque, segundo ele, tinha chegado o dia. Por um lado também pensava o mesmo, por outro pensava que devia haver engano…

    Durante o dia fui sentindo as contracções mais regulares mas nada que não se pudesse aguentar. Só tomei o pequeno-almoço. Não me apeteceu ingerir mais nada durante o dia, a não ser água. Optei por ficar em casa. Ora me deitava, ora me levantava e me punha a andar pela casa mas para mim era ponto assente que, para o Hospital, não iria fazer nada. Quando começaram a ficar mais dolorosas apeteceu-me tomar um banho de imersão de água bem quente. Deitei-me e, após outra contracção com um intervalo menor, voltei para o banho, desta vez duche. Pedi ao R. para me dar jactos de água bem quente junto à zona lombar. Só me sentia bem no banho com os jactos de água quente.

    Numa altura em que fiquei sozinha interiorizei que tinha chegado mesmo a hora e desatei a chorar. Os sentimentos contraditórios que me tinham acompanhado em toda a gravidez continuavam e só tive dois pensamentos na altura: aplicar um Microlax e pedir a Deus que tudo corresse bem. ray1: Assim passei o meu domingo: andei entre cama, sofá e banheira.

    Depois de o R. jantar, perguntou-me se não seria melhor ir à Maternidade (estava com contracções de 10 em 10 minutos). Disse-lhe que sim mas que não se preocupasse com a louça pois lavava-se quando viessemos! :BangHead: Curiosamente, coindidiu com uma altura em que as dores se tornaram menos intensas. Cheguei a Coimbra sem qualquer sobressalto por volta das 21h30.

    A médica que estava de serviço não era a minha. Após ter feito o toque, esboça um sorriso e diz “Esta linda está com 6 cm de dilatação e vai ficar internada” :crying: Pensei que a mulher estivesse com algum tipo de alucinação e disse que não podia ser, ainda estava de pouco tempo. Entretanto, conduzem-me para uma outra sala e eu só queria o Marido ao pé de mim (tinha ficado na inscrição). Aí seria para me administrar o clister e vir “O Barbeiro de Sevilha” mas eu já estava precavida. Queria era o Marido comigo e não sabia dele! :w00t: Quando vou no elevador para o 2º andar desejei que o mesmo parasse ou que a contagem estivesse enganada porque ainda não me tinha mentalizado bem do que viria pela frente...

    Cerca das 23h, colocam-me num quarto, à média luz, com música ambiente e, entretanto, aparece a enfermeira do clister com o R. e diz para ficar um bocadinho comigo sozinho e para estarmos à vontade. Acalmou-me, teve uma conversa comigo que talvez devesse ter tido durante a gravidez, disse-me que iria doer um bocadito lol mas que era por uma boa causa pois íamos ter a nossa menina connosco. Fui ao WC as vezes que quis, sentei-me no banco destinado ao marido, a cada contracção respirava fundo e, de alguma forma, procurava alívio nas músicas que passavam.

    Quando me senti cansada deitei-me e chamei uma enfermeira. Entretanto, a sala foi-se compondo (ficam 3 enfermeiros) e o enfermeiro parteiro fez o toque e estava com 7 cm de dilatação. Disse-me que tinha evoluído pouco e que quem iria ter uma parto sem epidural também aguentava sem oxitocina. Isto com um sorriso da parte dele, enquanto só me apetecia esganá-lo. Isto cerca das 0h. Lembro-me de terem falado do início do ano lectivo, de as enfermeiras falarem em unhas de gel (nunca vou chegar a perceber o que estiveram lá a fazer tanto tempo…) e de ter “passado pelas brasas”.

    Quando acordei, cerca da 1h30, novo toque e a dilatação não tinha evoluído. Então, puseram-me a oxitocina. As contracções foram tornando-se insuportáveis mas nunca perdi o controle. De repente, a enfermeira que iniciou a conversa das unhas de gel, que de bruta tinha tudo!, rompe-me a bolsa das águas. Até vi estrelas! Mudam lençóis, colocam CTG e dizem-me que sempre que sentisse uma contracção para ir fazendo força para não sobrecarregar.

    Tinha o marido do meu lado direito e a bruta do lado esquerdo. O parteiro pisca-me o olho e diz “dê com toda a força!”. O marido segurava na cabeça, cada vez que vinha um puxão. Aqui, é que vi o que eram dores a sério! Chamei por todos os santinhos e mais alguns, pedi cesariana, chamei pela minha Mãe (como se me valesse alguma coisa) e, de repente, o parteiro diz que já se vê a cabeça e pergunta se o R. quer ver. Foi a única fase em que fiquei sem ele ao lado. A cabeça custou a passar mas o parteiro ia-me incentivando e massajando para ajudar. Depois surgem os ombros e ainda mais força!! Lembro-me de chegar a essa altura e dizer que não ser capaz de prosseguir de tão exausta que estava. O R. diz-me “Chegaste até aqui e não tens mais força?!” Os enfermeiros também me deram apoio, inspirei, enchi-me de força e nasceu a Luísa! Ela fez-se ouvir bem… Colocaram-ma ao colo durante alguns minutos e foi mágico, absolutamente mágico!

    Enquanto era cosida devido a um pequeno rasgo, o parteiro dizia-me que, daqui a dois anos, me queria fazer outro parto para ver se ainda tinha tanto medo.

    Lamento não ter fotos do momento em que nasceu. Não deixaram entrar telemóveis nem máquinas fotográficas. Pude ter o marido comigo e com a filha durante alguns minutos na enfermaria, enquanto lhe dei peito pela primeira vez. Parece estranho mas, quando lá cheguei, não estava cansada e passei a noite inteira a olhar para Ela. Completamente aturdida, sentia-me a dona do Mundo e senti que tinha ganho a “coisa” mais espantosa da minha vida… :heart: :heart:

    Sinto-me feliz por uma série de motivos: por ser Mãe de uma criança tão linda, por ter vencido todos os meus medos e por ter feito algo que nunca julguei ser capaz. Ah! E pelo Pai da Luísa ser o Homem que é…
    Ultima edição por MMargarida; 10-12-2010, 13:51.


    O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

  • #2
    RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

    Que lindo relato! Realmente o parto pode ser um momento transformador na vida de uma mulher, e tu precisavas de um parto assim...





    Fiquei emocionada ao ler, e muito contente ao perceber que ultrapassaste os teus medos, e que te sentiste capaz!







    Jocas grandes e FELICIDADES
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #3
      RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

      É tão maravilhoso este momento, não é?

      Em que maternidade a menina nasceu na Bissaya ou na Daniel de Matos? O meu filho nasceu na Daniel de Matos e espero ter lá os próximos:hehe:, equipa 5estrelas, a mim deixaram levar maquina e telemóvel, mas nós estávamos tão preocupados em conhecer a nossa pestinha que nos esquecemos das fotos :hehe:

      Muito parabéns!

      O meu parto domiciliário!
      Afilhada da Jo&Xande&Babs
      "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

      Comentar


      • #4
        RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

        Isabel A (12-09-2009)É tão maravilhoso este momento, não é?



        Em que maternidade a menina nasceu na Bissaya ou na Daniel de Matos? O meu filho nasceu na Daniel de Matos e espero ter lá os próximos:hehe:, equipa 5estrelas, a mim deixaram levar maquina e telemóvel, mas nós estávamos tão preocupados em conhecer a nossa pestinha que nos esquecemos das fotos :hehe:



        Muito parabéns!


        Olá!



        Foi na Daniel de Matos. Pessoal impecável!



        Essa do telemóvel ficou-me a matutar. O meu marido deve ter percebido mal. Quando ia com a enfermeira ter comigo ela reparou que ele tinha telemóvel e disse-lhe que não podia levá-lo para a sala de partos porque poderia fazer interferência com os aparelhos. Então deixou-o numa sala perto. Se fosse desligado não tinha problemas, né?



        O que interessa é que tudo correu bem e, mais fotografia menos fotografia, são imagens que ficarão para sempre na minha memória visual. :P



        Beijinhos e obrigada. :rose:


        O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

        Comentar


        • #5
          RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)





          De novo muitos parabéns! Gostei muito de ler o teu relato.

          Parece-me que o parto te fez renascer em todos os sentidos!





          beijinhos, muitas felicidades para a pequena família

          Comentar


          • #6
            RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

            Parabéns...



            Gostei muito do parto... mas fiquei maravilhada com o que disseste relativamente ao não-cansaço quando o parto terminou...

            É o resultado das endorfinas e da adrenalida que teu corpo produziu... hormonas tão importante que provavelmente se tivesses tido epidural, não teriam sido produzidas da mesma forma!



            Foi muito bom ler-te



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • #7
              RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

              Muiiiiiiiiiiiiitos parabéns1



              Q grande mulher!



              Bjs

              Comentar


              • #8
                RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                Realmente foi um relato lindo, gostei de lêr desculpa, mas ainda fui rir pelo meio e emociando-me por outras palavras tuas. Apesar da "bruta", correu tudo bem e isso é o que realmente interessa...

                Desejo-te agora todas a as feleciades para a tua familia e muita saúde para a tua Luísa.

                Parabéns mama.

                Beijinmhos.








                Afilhada: Mamã_Xana

                Comentar


                • #9
                  RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                  Susofia (14-09-2009)Realmente foi um relato lindo, gostei de lêr desculpa, mas ainda fui rir pelo meio e emociando-me por outras palavras tuas. Apesar da "bruta", correu tudo bem e isso é o que realmente interessa...



                  Desejo-te agora todas a as feleciades para a tua familia e muita saúde para a tua Luísa.



                  Parabéns mama.



                  Beijinmhos.


                  Realmente há coisas que, depois de tudo passado, metem piada. Então aquela de dizer que lavava-se a louça depois de vir para casa... Volta e meia é motivo para risota



                  Beijinhos e obrigada.


                  O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                    MMargarida,



                    Que relato lindo e emocionante.... Aliviou-me a neura, sem dúvida. Foi apaixonante ler e imaginar, mesmo não conhecendo a vossa cara.



                    Ás vezes as conversas tardam mas chegam no momento exacto. Parabéns pela tua coragem e pelo teu comportamento, é, de certeza, um orgulho para o teu marido.





                    E para a Luisa também, claro!





                    http://tim-pam-pum.blogspot.com O Blog do Martim

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                      Parabéns MMargarida!

                      É a enfrentar os nossos medos que caminhamos em direcção ao Futuro e alcançamos os nossos objectivos.



                      Um GRande Abraço!

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                        Oi Margarida

                        Só agora vi que o tua bebé tinha nascido. Fiquei contente que no final tudo tenha corrido pelo melhor e que o parto tenha sido tão maravilhoso.

                        Felicidades para a as duas.

                        Beijocas grandes

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                          cecília (15-09-2009)Oi Margarida



                          Só agora vi que o tua bebé tinha nascido. Fiquei contente que no final tudo tenha corrido pelo melhor e que o parto tenha sido tão maravilhoso.



                          Felicidades para a as duas.



                          Beijocas grandes


                          Obrigada, Linda, por te teres lembrado de mim



                          Continuas no outro lado?



                          Beijinhos


                          O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                            MMargarida (15-09-2009)
                            cecília (15-09-2009)Oi Margarida







                            Só agora vi que o tua bebé tinha nascido. Fiquei contente que no final tudo tenha corrido pelo melhor e que o parto tenha sido tão maravilhoso.







                            Felicidades para a as duas.







                            Beijocas grandes






                            Obrigada, Linda, por te teres lembrado de mim







                            Continuas no outro lado?







                            Beijinhos
                            Oi Margarida



                            Neste momento continuo, é só as consultas de rotina, pois ainda não decidi se quero voltar a engravidar, estamos ainda em fase de negociações. Também ando lá na pediatria e gosto muito, as pediatras são fantásticas e muito disponiveis. Até ver vou continuar.

                            Beijinhos

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Parto Normal sem Epidural-Maternidade Daniel Matos (Coimbra)

                              BABS (13-09-2009)Parabéns...



                              Gostei muito do parto... mas fiquei maravilhada com o que disseste relativamente ao não-cansaço quando o parto terminou...

                              É o resultado das endorfinas e da adrenalida que teu corpo produziu... hormonas tão importante que provavelmente se tivesses tido epidural, não teriam sido produzidas da mesma forma!



                              Foi muito bom ler-te



                              Bjs



                              BABS


                              Olá!



                              Esta situação ocorre sempre que não há epidural? Eu estava tão "fresca" que tomei duche sozinha e tudo



                              Bjs


                              O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X