Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

os meus dois partos... POST LONGO!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • os meus dois partos... POST LONGO!

    oi...

    já visito e participo neste forum ha algum tempo, mas só hoje me lembrei que ainda não coloquei aqui os relatos dos nascimentos dos meus bebés...



    dia 22 de Fevereiro de 2007 NASCE A LUANA: (DPP: 25/02/2007)

    eram 2h da manhã e acaba o "csi las vegas", vou ao wc e sinto um liquido estranho a escorrer pelas pernas abaixo, primeiro pensamento muito rápido fiz chichi nas cuecas ok, não podia ser, tinha acabado de fazer... eram as águas que tinham rebentado... vou acordar o namorido e a mamã que excepcionalmente hoje tinha dormido cá... todos muito nervosos e eu só me ria... banhinho tomado, malas à porta e toca a chamar o táxi... ainda nem sinal de contracções...

    chegamos ao S.Francisco Xavier, inscrição feita, lá vou eu para o gabinete do obstrecta de serviço... tira-me sangue para as análises, faz-me um toque (ainda não tenho dilatação), o clister e dão-me uma bata para ir trocar de roupa... encaminham-me depois para uma sala e ligam-me ao CTG, será aqui que a minha menina vai nascer... peço para chamarem o meu marido (não me deixaram mais levantar) e a enfermeira lá me diz que ainda vai demorar muito para a bebé nascer... lá vem o namorido com o «avental do padeiro» (como ele lhe chamou)

    eram umas 3h e tal quase 4h quando as contracções começaram... muito irregulares, mas já dolorosas... cada vez que tenho uma sinto as pernas a prender e só me apetece sentar ou andar um pouco... chamo a enfermeira, pergunto se me posso sentar ou levantar, diz-me que não, que tenho de permanecer deitada, que faz mal ao bebé se estiver sentada/em pé, confiei no que me dizia (estupida!! soubesse eu o que sei hoje e tinha-me levantado mesmo!)

    tenho agora contracções de 10 em 10 minutos, peço a epidural, mas segundo me dizem as análises ainda não estão prontas por isso não sabem se posso levar ou não... lá me aguentei sem epidural... :S

    as 7h tenho a dilatação completa, entra a parteira... diz-me para sempre que sentir uma contracção fazer força... ok, vamos lá tentar, mas está dificil, não sinto nada, só dores... o namorido vai para junto da parteira para ver a bebé a nascer e uma enfermeira dá-me a mão e encoraja-me dizendo que já está quase, é só mais um bocadinho... de repente sinto uma subita onde de energia e dou um forte puxão... ouço um choro, a minha menina nascer... de olhos abertos e mão fechada... dá 3 espirros e chora mais um pouco... o papá corta o cordão e colocam-na sobre mim... já nada me doi...



    dia 16 de Agosto de 2008 NASCE O DANIEL: (DPP:03/09/08)

    era um sábado como outro qualquer, estavamos de férias no Luxemburgo (supostamente regressariamos a Portugal dia 18). por volta das 9h30 a Luana acorda e com ela já se sabe, acorda toda a gente... banhos tomados e lá vamos nós até ao café... por volta das 10h começo com umas contracções mas nada de especial... o pessoal brinca e diz que o bebé ansce hoje... eu riu-me e digo que não, ele sabe que não está em «casa»... vamos dar um passeio pela vila onde estavamos e as contracções cada vez mais frequentes... os padrinhos do Daniel (que moram lá) perguntam-me onde quero ir almoçar, eu meio na brincadeira digo à maternidade, claro! riem-se... sentamo-nos numa esplanada para ver se as conracções acalmam... não resultou... eram 13h30 e contracções de 5 em 5 minutos... chamamos uma ambulância... lá foi o Ricardo (padrinho) na ambulância comigo (o meu francês não dá para muito), o namorido foi atrás no carro da madrinha e a Luana ficou em casa deles com a minha mãe...

    13h40 chegamos ao "hopital St Louis" e levam-me para a sala de partos... as águas rebentam e o Ricardo quase a desmaiar, perguntam-lhe se quer assistir, diz que não! lá entro eu sozinha... fazem-me um toque, 6 dedos de dilatação! perguntam-me se quero andar um pouco, aceito, estar deitada para mim é bem pior... de repente nem em pé estou bem e sinto uma vontade imensa de fazer força... pedem-me para deitar... fazem-me novo toque, 9 dedos!! mandam-me fazer força, o meu menino ia nascer!! faço toda a força que consigo e um choro ecoa por todo o quarto... o Daniel disse Olá ao Mundo! eram 14h35min... corto o cordão e o papá entra no quarto, mais uma vez sem epidural, mas já nada me dói...





    foram dois partos muito diferentes... mas lá está foram em paises e realidades diferentes...
    «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

  • #2
    RE: os meus dois partos... POST LONGO!





    Não sao nadas longos! Onde é o hospital st. louis? Em que cidade é, quero eu dizer?





    bjs

    Comentar


    • #3
      RE: os meus dois partos... POST LONGO!

      Caalex (24-09-2009)







      Não sao nadas longos! Onde é o hospital st. louis? Em que cidade é, quero eu dizer?











      bjs


      oi...

      é em ettelbruck (perto de diekirch - peço desculpa se me enganei a escrever os nomes)... nós estavamos de ferias em Echternach por isso era o mais perto, ir para a vila era mais longe
      «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

      Comentar


      • #4
        RE: os meus dois partos... POST LONGO!

        A tua descrição é muito sintética, daí talvez não encontrar grandes diferenças nos 2 relatos...


        O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

        Comentar


        • #5
          RE: os meus dois partos... POST LONGO!

          MMargarida (24-09-2009)A tua descrição é muito sintética, daí talvez não encontrar grandes diferenças nos 2 relatos...


          sim, é um pouco sintéctica, mas por exemplo, em Pt ligaram-me logo ao ctg, fizeram-me estar sempre deitada na cama, nem de lado me podia por... no Lux não houve ctg (só quando fiquei com 9 dedos de dilatação), andei à vontade pelo quarto até ao momento do bebe nascer....

          podem ser poucas diferenças, mas para mim foram bastante grandes...

          bjs
          «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

          Comentar


          • #6
            RE: os meus dois partos... POST LONGO!

            rita_1986 (24-09-2009)
            MMargarida (24-09-2009)A tua descrição é muito sintética, daí talvez não encontrar grandes diferenças nos 2 relatos...


            sim, é um pouco sintéctica, mas por exemplo, em Pt ligaram-me logo ao ctg, fizeram-me estar sempre deitada na cama, nem de lado me podia por... no Lux não houve ctg (só quando fiquei com 9 dedos de dilatação), andei à vontade pelo quarto até ao momento do bebe nascer....



            podem ser poucas diferenças, mas para mim foram bastante grandes...



            bjs


            Eu tive essa liberdade de movimentos. Entrei na Maternidade com 6 dedos de dilatação e, quando me levaram para a sala de partos, estive cerca de 1 hora à minha vontade. Só me deitei quando já não me aguentava nas pernas.



            Falam na diferença de práticas entre certos países, outras pessoas fazem outro tipo de distinções mas, pelo que leio e me contam, vai muito dos profissionais com quem lidamos. Em todo o lado há bom e menos bom. Eu, felizmente, tive sorte com a equipa que me calhou.



            Outras das diferenças que vejo é que, em certas Maternidades, são os GO a fazer o parto. Eu não tive nada disso, só enfermeiros e, curiosamente, também fui com a ideia de que quem me iria fazer o parto era um(a) médico(a).


            O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

            Comentar


            • #7
              RE: os meus dois partos... POST LONGO!

              eu nao tive... fui para o hospital sem dilataçao, so com a bolsa rebentada e fizeram-me estar sempre deitada... nem sentada podia estar...
              «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

              Comentar


              • #8
                RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                Olá, Rita_1986!



                Realmente são pequenas diferenças, mas que podem fazer toda a diferença!



                Parabéns pelos teus partos! E pelos teus bebés!



                Jocas
                Patrícia Paiva
                - Educadora Perinatal
                - Conselheira em Aleitamento Materno
                - Professora Ginástica para Bebés

                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                Comentar


                • #9
                  RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                  rita_1986 (24-09-2009)eu nao tive... fui para o hospital sem dilataçao, so com a bolsa rebentada e fizeram-me estar sempre deitada... nem sentada podia estar...




                  Não tenho a certeza que te deixassem estar tão à vontade no Lux. se a bolsa se rompesse antes do bebé estar bem encaixado.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                    pois, Caalex, não faço a minima ideia... esta foi apenas a minha experiencia nos dois sitios... só achei muito mal em Pt terem-me obrigado a estar deitada e foi um alivio imenso quando no Lux perguntei se podia andar e disseram-me que sim, mas para quando sentisse pressao me deitasse para verem como estava a dilatação..
                    «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

                    Comentar


                    • #11
                      RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                      Rita: há uma vigilância acrescida qdo. o bebé ainda não está encaixado no canal de parto e a bolsa esta rota pelo risco do prolapso do cordão.







                      Tenho ideia que faz parte no protocolo hospitalar a mãe permancer deitada para evitar que o cordão saia antes do bebé. Podes ler o relato da Mutti von drei, o parto aconteceu na Alemanha e recomendaram que ela permanecesse deitada para evitar este risco.







                      Conheço quem no Luxemburgo tivesse de permanecer praticamente deitada durante o trabalho de parto por este mesmo motivo. E no Luxemburgo, por sistema, estimulam a mobilidade.







                      Não sei se a recomendação é geral, ou se cada caso é analisado individualmente levando em conta diversos factores.

                      Comentar


                      • #12
                        RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                        ok, eu essa parte percebo... mas a unica coisa que não entendo é que algures no TP a Luana deve-se ter encaixado, né? então pq é q não me disseram q se quisesse já podia andar? é só esta parte que acho q correu menos bem... mas de qualquer maneira, adorei os meus 2 partos, foram momentos mágicos, rápidos e tive imenso apoio tanto num sitio como noutro...
                        «O IMPOSSIVEL É UM CONCEITO INVENTADO POR TODOS AQUELES QUE DEIXARAM DE SONHAR» Plácido de Oliveira

                        Comentar


                        • #13
                          RE: os meus dois partos... POST LONGO!

                          Rita: Parabéns pelos teus filhotes!



                          No meu parto em Portugal, numa ilhota dos Açores, eu pude andar ate a bolsa rebentar mas depois deitei-me pq a parteira assim o pediu, para evitar riscos.Sao procedimentos que variam de hospital para hospital mas o imprtante é que ambos, independentemente de estares deitada ou em pé, correram mto bem!



                          jinhos







                          Caalex (24-09-2009)Rita: há uma vigilância acrescida qdo. o bebé ainda não está encaixado no canal de parto e a bolsa esta rota pelo risco do prolapso do cordão.















                          Tenho ideia que faz parte no protocolo hospitalar a mãe permancer deitada para evitar que o cordão saia antes do bebé. Podes ler o relato da Mutti von drei, o parto aconteceu na Alemanha e recomendaram que ela permanecesse deitada para evitar este risco.















                          Conheço quem no Luxemburgo tivesse de permanecer praticamente deitada durante o trabalho de parto por este mesmo motivo. E no Luxemburgo, por sistema, estimulam a mobilidade.















                          Não sei se a recomendação é geral, ou se cada caso é analisado individualmente levando em conta diversos factores.


                          Caalex:
                          Eu sei que soa bem melhor mas ela é ainda só MUTTI VON ZWEI!! Mas que soa bem soa!!jinhos


                          (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X