Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

    Recebi estes videos, que dizem respeito ao Projecto de Parto Humanizado no Brasil...



    Se a realidade deles é pior que a nossa, porque conseguem colocar em prática e nós não?



    Tá aqui o vídeo, dividido em 4 partes (para caber no Youtube). Está legendado em inglês porque será exibido oficialmente pela primeira vez no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia em Outubro.



    Parte 1



    http://www.youtube.com/watch_private?v=AVPLkiemt1c&sharing_token=cF8NuvaP ONyS3j3zVIBCdg==]Parte 2[/url]



    http://www.youtube.com/watch_private?v=iX3OKeJSFzY&sharing_token=tnag5mrF xtsE4k4tQ1ZMeg==]Parte 3[/url]



    http://www.youtube.com/watch_private?v=wK9iKYckmCA&sharing_token=KMMEhdL3 MtFgQFeS6NhgKA==]Parte 4[/url]



    Bjinhos

    BABS

  • #2
    RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

    Não há possibilidade de aceder aos vídeos sem que se tenha de criar 1 senha de acesso?

    Comentar


    • #3
      RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

      Antes de mais obrigada por teres posto os links.



      Gostei muitooooo de ver, fiquei muito emocionada...o milagre da vida é algo que definitivamente nos deixa sem palavras...



      Eu acho que em Portugal o ideal seriam mesmo as casas de parto com programas deste género, de certeza que muitas mulheres iriam aderir. Gsotei muito da forma como a mulher é tratada, toda a envolvência...



      Obrigada!




      O AMOR TUDO VENCE!

      Comentar


      • #4
        RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

        Caalex (29-09-2009)Não há possibilidade de aceder aos vídeos sem que se tenha de criar 1 senha de acesso?


        Não sabia que tinha que ser assim... este foi os links que recebi...



        Uma vez que têm imagens de vaginas e mamocas, é provavel que o youtubetenha restringido o acesso aos utilizadores..



        Porque não crias uma conta?



        Bjs

        BABS

        Comentar


        • #5
          RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

          Realmente, estes videos são impressionantes adorei ver...

          E concordo com que já foi dito, deviamos ter equipas medicas que podiam dar esta hipotese de parto as mães.








          Afilhada: Mamã_Xana

          Comentar


          • #6
            RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

            Ai que fiquei com vontade e encomendar já o 3º!!!

            Que saudades que tenho de ver aqueles olhinhos tão abertos mal nasceram.







            O que gostei sobretudo foi de ver diversos tipos de parto e partos que correram de forma diferente. E esta reportagem prova que o conceito de parto humanizado não precisa de nenhum material e instalações xpto. Nota-se que a maternidade é pobrezita, mas vê-se bem a felicidade e serenidade das mães e da equipa que as acompanha.





            Obrigada BABS por este miminho!





            (vo ficar por aqui, pois já estou de lágrima ao cantinho do olho e não sou dada a lamechiches!)

            Comentar


            • #7
              RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

              Caalex, sei precisamente o que estás a dizer...



              É por isso que eu acho que a unica coisa que precisamos para ter partos assim é mesmo profissionais à altura de deixarem as mulheres serem protagonistas do parto!



              Bjs

              BABS

              Comentar


              • #8
                RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                Olá!!



                Eu não consegui ver, porque não tenho conta criada no site em questão, mas a Maternidade Julio Dinis, no Porto, tem a decorrer um programa de Humanização do Trabalho de Parto. Pode ainda não ser ao nível de outras institituições europeias mas sempre é um passo nesse sentido.



                Beijinhos.
                \"A mamar exclusivamente Leitinho da Mamã.\" Agora também com suplemento, quando a mamã vai trabalhar...\"







                O meu crescimento:



                À nascença - 3,700 kg, 51,5 cm

                2 dias - 3,450 kg, 51,5 cm

                4 dias - 3,630 kg, 51 cm

                13 dias - 3,970 kg, 53,5 cm

                20 dias - 4,260 kg, 55,5 cm

                1 mês e 6 d - 4,820 kg, 57,5 cm


                2 meses - 5,560 kg, 61 cm

                3 meses - 6,150 kg, 62 centímetros

                4 meses - 7,0 kg, 66,5 cm

                Comentar


                • #9
                  RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                  Mommy Liliana (29-09-2009)Eu não consegui ver, porque não tenho conta criada no site em questão, mas a Maternidade Julio Dinis, no Porto, tem a decorrer um programa de Humanização do Trabalho de Parto. Pode ainda não ser ao nível de outras institituições europeias mas sempre é um passo nesse sentido.


                  Bom, eu ainda não criei conta no Youtube e ando mortinha para ver os filmes ... E concordo plenamente contigo Babs, acima de tudo tem de haver uma GRANDE mudança de mentalidade nos profisionais, em vez de acharem que as parturientes precisam de "ajudas" ...



                  Agora esta da Mat. Júlio Diniz não conhecia ... não estarás a confundir com o Hosp.S. João?



                  Bjs
                  [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                    Sara Doula (29-09-2009)
                    Mommy Liliana (29-09-2009)Eu não consegui ver, porque não tenho conta criada no site em questão, mas a Maternidade Julio Dinis, no Porto, tem a decorrer um programa de Humanização do Trabalho de Parto. Pode ainda não ser ao nível de outras institituições europeias mas sempre é um passo nesse sentido.






                    Bom, eu ainda não criei conta no Youtube e ando mortinha para ver os filmes ... E concordo plenamente contigo Babs, acima de tudo tem de haver uma GRANDE mudança de mentalidade nos profisionais, em vez de acharem que as parturientes precisam de "ajudas" ...







                    Agora esta da Mat. Júlio Diniz não conhecia ... não estarás a confundir com o Hosp.S. João?







                    Bjs


                    Não, refiro-me à Maternidade Júlio Dinis, mesmo! O meu Pedro Afonso nasceu lá há 19 dias, no dia 10-09-2009. E o meu filho mais velho, o Diogo, nasceu lá há 10 anos atrás. Tive a possibilidade de comparar os dois partos, o tratamento dado às parturientes, etc... Mudou muito mesmo em 10 anos. Desta vez fiz a Preparação para o Parto, assisti a uma sessão de esclarecimento sobre a Analgesia Epidural, umas semanas antes do parto, visitei as instalações... Fui mais mentalizada e preparada e em resultado disso consegui envolver-me mais no processo de parto.. Sinto que dei o meu contributo, que estive presente e que participei.



                    Podem ler a minha experiencia de parto...



                    BJS
                    \"A mamar exclusivamente Leitinho da Mamã.\" Agora também com suplemento, quando a mamã vai trabalhar...\"







                    O meu crescimento:



                    À nascença - 3,700 kg, 51,5 cm

                    2 dias - 3,450 kg, 51,5 cm

                    4 dias - 3,630 kg, 51 cm

                    13 dias - 3,970 kg, 53,5 cm

                    20 dias - 4,260 kg, 55,5 cm

                    1 mês e 6 d - 4,820 kg, 57,5 cm


                    2 meses - 5,560 kg, 61 cm

                    3 meses - 6,150 kg, 62 centímetros

                    4 meses - 7,0 kg, 66,5 cm

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                      Acredito que nestes 10 anos tenha mudado muita coisa, mas não vi no teu relato muita coisa que me diga que eles estão a fazer um esforço para humanizar o parto ... (apesar de teres um bonito relato, já agora ).



                      Não te esqueças que humanizar o parto não passa apenas pelas equipas nos tratarem com carinho.



                      Bjs
                      [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                        ola!



                        BABS: Obrigado!!



                        Este projecto é simplesmente LINDO!Gostei mto de ver e é sem duvida uma boa solução para o nosso país!!Adorei tudo!!



                        Aqui od moro o projecto assim nao acredito que será viavel mas acredito que no Continente seja mais do que viavel e isso sim é um parto humanizado com todas as letras!!



                        Aprendi muita coisa que gostaria de por em pratica num proximo parto e que vai decerto fazer parte dos meus planos!!

                        Por exemplo: puseram-me o bebé ao peito talvez 20-30 minutos depois de nascer mas como ele nao pegou desistiram...e deram-lhe a chupeta...nao vou levar chupeta e vou querer o contacto pele com pele e colocar o bebe bem junto ao peito...deram-me petidina (felizmente só actuou no fim pois ja entrei em TP avançado e como eu descontrolei um pc qd rebentou a bolsa perguntaram se queria algo para as dores e eu disse desde que nao fosse epidural...e o miudo nasceu praticamente cerca de 15 minutos depois!) ...de uma 2ª volta nao vou querer...vou trocar a petidina por uma banhoca ou por mais um passeiozito!!



                        Impressionou-me a epidural, tinha a ideia de como era dada mas nunca tinha visto e como nao queria leva-la nao aprofundei a questão...e fez-me tb impressao a episiotomia...sei que deste meu 1º filho ela foi praticamente mais por percaução por ser o 1º parto da minha fantastica parteira, pois ela disse-me depois do piolhito nascer...de um 2º filho ha sempre a hipotese de eu pedir para nao levar o afamado corte e eu vou faze-lo!



                        Qt ao resto: é sempre bonito ver um bebé nascer!!



                        jinhos






                        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                        Comentar


                        • #13
                          RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                          Lindoo!!

                          Obrigado por partilhares BABS.

                          Era mesmo o ideal ...
                          [hr]





                          O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                          Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                            santi&mami (30-09-2009)



                            Aqui od moro o projecto assim nao acredito que será viavel mas acredito que no Continente seja mais do que viavel e isso sim é um parto humanizado com todas as letras!!








                            Porque dizes isso?

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                              Caalex (01-10-2009)
                              santi&mami (30-09-2009)







                              Aqui od moro o projecto assim nao acredito que será viavel mas acredito que no Continente seja mais do que viavel e isso sim é um parto humanizado com todas as letras!!




















                              Porque dizes isso?


                              Sabes que fiquei a pensar nesta minha frase e na eventualidade de este projecto ate ser bastante viavel aqui...!



                              Eu vivo nos Açores, sao 9 ilhas, só se nasce em 3 ilhas (ou seja so ha 3 hospitais, o resto sao centros de saude espalhados pelas restantes 6 ilhas, nos quais nao é de todo viavel construir uma maternidade visto que o nº de nascimentos é tao baixo que dara mais despesa a manutençao do que a deslocação das gravidas para as ilhas de referencia!).Ter uma parteira em cada ilha tb nao se justifica pois o nº de partos é demasiado baixo e em caso de emergencia temos que contar com uma evacuaçaõ que pode demorar ate cerca de 6h, dependendo das ilhas em questão.

                              Qd uma mulher está gravida desloca-se à ilha de referencia e faz as ecos e cerca de 3 semanas antes da DPP desloca-se para la e fica aguardar o nascimento do filho (que na maioria das vezes acaba por ser de parto induzido logo às 40 semanas, mas nascem muitos por sua iniciativa). Sei que vai todos os meses as ilhas od nao ha hospital uma GO fazer as consultas de Ginecologia e algumas de obstetricia. De resto sao seguidas por enfermeiros do centro de saude e se houver alguma coisa menos bem sao deslocadas.

                              Qd acontece a mulher entrar em TP na sua ilha e se nao tem hospital é evacuada de helicopetro e acontece nascerem a bordo por isso temos por cá algumas pessoas com nomes tão bonitos como Maria Aviocar...adiante. Por exemplo na ilha od vivo o hospital conta com mulheres de mais 2 ilhas e não temos muitos nascimentos por ano, sendo que aqui nao se deve nascer antes das 35 semanas (salvo raras excepções em que os bebes estao ok, mas esta-se a tentar mudar isso) pois temos que ser deslocadas para fora da ilha (o meu maior medo durante a gravidez era o da evacuação pois o meu filhote teimava em vir cá para fora antes de tempo!) .



                              Após esta explicação chatinha mas importante e depois de moer a ideia do projecto e a minha frase meia "infeliz" conclui que este projecto ate é viavel e que pode funcionar perfeitamente aqui, desde que a "velha guarda" abra os horizontes com os novitos ou com o pessoal com mtos anos de casa mas recem formados em obstetricia (caso da minha parteira, depois de 20 anos de enfermagem geral mas quase sempre a trabalhar na maternidade acabou por fazer a especialização em obstetricia) e aprendam a ajudar as mulheres a decidir por si.A ouvi-las.



                              Mas as mulheres tb tem que deixar um pc de lado a postura de "desgraçada" e de "o sr é que sabe". Devem sim confiar mas falar dos seus medos e desejos (eu fiz isso com a minha GO e nao me arrependo de nada, alias sinto que fui ouvida dai ela ter adiado a indução e de me ter respeitado.)



                              Aqui como é um meio pequeno ate se pode tornar mais viavel um projecto assim mas aqui as pessoas tb sao demasiado fechadas e demasiado "sim, sr doutor" nao sei ate que ponto é que se consegue mudar....pois se as mulheres nao tem interesse (algumas tem e lutam por isso mas a maioria é mais "o sr é que sabe" e nao se tenta perceber o pq) o pessoal medico /enfermagem tb nao vai ter interesse e temos um impasse. Nao temos por onde fugir para mostrar desagrado e acabamos por nos sujeitar (quem quer pois eu sei que falando chego la e sei que a minha GO me ouve e respeita)...



                              Eu sinto que no meu caso e por a parteira ser formada ha pc tempo tive a hipotese de andar ate querer (melhor dizendo ate nao conseguir mais), tive a hipotese de tentar ter o meu filho mais sentadinha (embora nao tenha atinado com esta posição por nao ter apoio para as pernocas e como eu estava um bocadinho roliça custava-me mante-las abertas sem suporte!) e tb tive a hipotese de recusar a medicaçao para as dores pois ela perguntou-me se eu a queria, assim como o CTG que foi intermitente, na amamentação tentou ajudar-me tirando o suplemtento que me tinham ido levar e ensinando a dar mama (mas o rapaz teimava em nao mamar...se soubesse o que sei hoje tinha ficado com ele ao meu lado na cama com esteve mas sempre de mama de fora...!)Considero-me sortuda e espero de uma segunda vez ter a mesma sorte e vou fazer por isso!Estes novos profissionais sao sempre uma ajuda à mudança mas se as mulheres nao quiserem colaborar e se os "dinossauros" que la andam nao abrirem os horizontes esses tipo de projectos que aqui podiam funcionar bem e com baixos custos mas até lá acho que vai ser cada uma por si, mas sem nunca esquecer de tentar deixar uma fresta na janela para a proxima que vir abrir mais um pouco e assim sucessivamente ate ela se abrir e as coisas mudarem para melhor, dando às mulheres a opção de escolha para o dia do seu parto!



                              Este projecto é simplesmente lindo, tenho muita pena de nao se poder chegar um dia a um hospital e dizer: "é isto que nós mulheres queremos" e nesse mesmo dia as coisas mudarem!!Tenho pena que se leve tanto tempo a estudar estas hipoteses e depois se chegue à conclusao que o melhor é ficar como esta e nao mexer mais...



                              Acho que falei muito mas adorei este projecto!!



                              jinhos


                              (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X