Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

    Santi: realmente é uma realidade muito específica.

    Ficam numa das outras ilhas onde há hospital, 3 semanas antes da DPP? Onde ficam alojadas?



    bjs

    Comentar


    • #17
      RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

      Concordo que nos consideramos tão mais avançados em relação ao Brasil, mas a verdade é que eles têm muito para nos ensinar a nós. Mas eu já tenho esta opinião desde há 8 anos quando fui lá operada a uma apendicite durante as férias e acho que melhor era impossível.



      Eu achava que estava preparada para o parto, mas acabei de entrar em pânico!!! Até estou mal-disposta...não consigo acabar de ver. Ai Jesus!!!!! Nunca pensei ficar tão impressionada e já tinha assistido a alguns videos, mas estas imagens hoje deram-me a volta.


      Comentar


      • #18
        RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

        Caalex (02-10-2009)Santi: realmente é uma realidade muito específica.



        Ficam numa das outras ilhas onde há hospital, 3 semanas antes da DPP? Onde ficam alojadas?







        bjs


        As mulheres ficam em casa de familiares ou amigos ou então caso nao tenham ninguem ficam numa pensão.



        Eu o ano passado tive cá um casal de primos que veio às 37 semanas e a menina acabou por nascer de cesariana depois de duas tentativas de indução que nao deram em nada. Foi induzida pq ja tinha as 40 semanas mas das duas vezes nem uma contracção, possivelmente a bebé nao estava pronta para nascer e a mae tinha uma infecção vaginal que nunca se queixou à medica, só se deram conta qd foram algaliá-la... Estes meus primos estiveram seguramente um mês e pouco fora da sua ilha, regressam no dia da alta ou no dia a seguir (é um protocolo que eu qd fui c o meu filho fazer uma ressonancia a Lisboa e a Neuropediatra tive que vir logo no 1º voo a seguir à consulta, o mais tardar no 1º voo do dia seguinte, que foi o meu caso).Caso o bebé tenha que ficar a receber mais cuidados os pais (apenas um tem td pago) ficam ate o bebé ter alta (o mesmo acontece no caso da mae).



        É uma das muitas questões que surgem qd se vive em ilhas. Aprendemos a viver com elas!



        jinhos


        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





        Comentar


        • #19
          RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

          Babs...excelente Aprendi muito a ver estes videos, coisas que só tinha uma ideia, fiquei com as imagens na cabeça..Vão-me ser muito úteis, como imaginas.

          Obrigada de coração..

          PS - De facto não há nenhum motivo para que isto não seja feito nas Maternidades em Portugal...mas para isso era necessário uma postura muita mais humilde por parte do corpo de médicos que nos servem.. Não é frequente ouvir médicos dizer que só actuam se for em última instancia, ou, como disse a anestesista no Filme 2, só actua depois de terem sido experimentados todos os procedimentos não medicalizados...ora, isto não é de todo uma realidade em Portugal, e é por isso que se tem tornado mais dificil implementar Partos mais humanizados.



          E depois há as Mulheres. Porque muitas acham que se sentem mais seguras com um parto medicalizado, não percebendo muitas vezes os riscos que correm por se submeterem a medicalizações e procedimentos desnecessários...e profundamente desacompanhadas...Porque muitas vezes só permitem um acompanhante nos momentos de expulsão, tendo que a Mulher enfrentar todo o trabalho de parto sozinha, com algumas visitas esporádicas e toques incomodos dos enfermeiros que vão entrando na sala de dilatação.

          Isto preocupa-me de facto, porque as consequencias vão muito além do parto, como vos é mostrado pelas lesões físicas que algumas mulheres sofrem já para não falar de um grande desacompanhamento psicológico. E reflecte-se sem dúvida depois do bébé nascer, e na nossa vida sexual e no nosso dia a dia como Mulheres.

          Portanto um PArto não é só um Parto, não é algo que consigamos atirar para trás das costas com facilidade, porque "o que importa é que o bébé tenha nascido saudável", como ouvimos tantas mamãs dizerem após partos horríveis em que foram muito maltratadas.

          Sim, de facto importa que o bébé nasça saudável, mas ele só será saudável se nós, Mães, também formos. E isso há quem se esqueça de forma frequente.



          É uma lição a tirar.

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #20
            RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

            É que nem consigo dizer nada, e quase nem suspirar direito :crying:



            Para quem fez um completamente inesperado parto de cesariana com anestesia geral... é com ter estado numa pensão rosqueira e isto ser um hotel de luxo com SPA!



            Não, não me venham cá falar da necessidade de grandes instalações e equipamentos caríssimos...



            Beijinhos e Babs, estou toda remexida por dentro com o que vi!



            Obrigada

            Comentar


            • #21
              RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

              nao consigo ver os videos

              Comentar


              • #22
                RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                Tens que criar um login no youtube

                Comentar


                • #23
                  RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                  Jo&Xande (02-10-2009)Sim, de facto importa que o bébé nasça saudável, mas ele só será saudável se nós, Mães, também formos. E isso há quem se esqueça de forma frequente.


                  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:



                  Bjs
                  [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                    Lindo mesmo...



                    até estou com lagriminha no canto do olho!



                    saudades de estar grávida...txiiii

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                      Agama (02-10-2009)Tens que criar um login no youtube


                      Pelo que me disseram, podem entrar com a vossa conta do Google (gmail) entre outros... experimentem...



                      Bjs

                      BABS

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                        Já consegui ver o 1º, mas fim de semana e com a piolha a melgar não se consegue ver grande coisa



                        Confesso que apesar de ser uma acérrima defensora do parto natural detesto ver filmes de trabalhos de parto, faz-me imensa impressão e não têm nada a ver com o que vivenciamos nesse momento



                        bjks

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                          Jo&Xande (02-10-2009)



                          Sim, de facto importa que o bébé nasça saudável, mas ele só será saudável se nós, Mães, também formos. .




                          É uma grande verdade e muita gente se esquece disso



                          Felizmente tive a sorte de ter um parto que não me deixou qualquer tipo de sequelas a nível psicológico. Antes pelo contrário, fiquei com vontade de ter outro filho Para isso em muito contribuiu a equipa que esteve comigo na sala de partos e todo o apoio que tive enquanto estive internada.



                          Tive alta e vim com um curso sobre maternidade: como tratar da bébé, consulta pós-parto e na pediatra, vacinas... Num hospital público


                          O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                            Como fiquei bastante sensibilizada com este projecto, ficou-me aqui uma perguntinha a pairar na cabeça:



                            Será que se houvesse esta "humanização" do parto cá nos hospitais, ainda haveria necessidade de fazer partos em casa? Pois eu acho que a questão é mesmo "só" esta. Pois quem prefere um parto em casa quer ter o apoio de pessoas próximas, sensíveis, disponíveis e profissionais ao seu lado durante todo o trabalho de parto, quer poder relaxar da forma que lhe apetecer e não ter que ficar agarrada a uma cama, não quer procedimentos médicos desenecessários e quer sentir-se num ambiente "aconchegante" e no qual se sinta à vontade... penso que faltam muito poucos "ingredientes" nesta receita do parto humanizado!



                            Que acham?



                            Bjs

                            Comentar


                            • #29
                              RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                              Agama (06-10-2009)Como fiquei bastante sensibilizada com este projecto, ficou-me aqui uma perguntinha a pairar na cabeça:







                              Será que se houvesse esta "humanização" do parto cá nos hospitais, ainda haveria necessidade de fazer partos em casa? Pois eu acho que a questão é mesmo "só" esta. Pois quem prefere um parto em casa quer ter o apoio de pessoas próximas, sensíveis, disponíveis e profissionais ao seu lado durante todo o trabalho de parto, quer poder relaxar da forma que lhe apetecer e não ter que ficar agarrada a uma cama, não quer procedimentos médicos desenecessários e quer sentir-se num ambiente "aconchegante" e no qual se sinta à vontade... penso que faltam muito poucos "ingredientes" nesta receita do parto humanizado!







                              Que acham?







                              Bjs
                              É uma questão de facto pertinente sabes? Vou-te responder por PM, porque receio mudar a intenção deste tópico e despoletar mais uma quezília com este tema mais polémico.



                              Mas deixa-me dizer-te que esta questão que levantaste é tão importante que muitas vezes é mesmo o "cerne" da questão ...será que as meninas que têm os seus bébés em casa o fazem por não terem outra hipótese nas maternidades (como a Adelaide de Sousa), ou será que para elas o parto em casa é outra opção a par com as maternidades e fazem-no porque sentem que é viável terem os seus bébés em casa ?

                              Dou-te a minha opinião pessoal por PM para não estar a "invadir" o tópico da Babs

                              Beijo a todas.

                              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                              Comentar


                              • #30
                                RE: Projecto Parto Humanizado.... E porque não em Portugal?

                                Agama





                                A tua questão já foi colocada por diversas vezes. Penso que um nº considerável de mulheres que optam pelo parto em casa fazem-no porque não vêem alternativa, assim o parto em casa surge como uma alternativa para que o seu parto seja visto como único e que a fisiologia do mesmo seja respeitada.

                                Haverá contudo outras para quem o parto em casa faz parte de um projecto de vida, neste caso não será uma alternativa, mas o que realmente desejam para si.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X