Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Privado Vs Público

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Privado Vs Público

    Olá!



    Como prometido aqui estou eu para relatar as diferenças que notei entre os 2 partos e as 2 instituições

    Não posso fazer comparações directas porque foram partos diferentes, a minha filha mais velha nasceu expontaneamente às 40 semanas na MAC e a mais nova foi induzido às 39 semanas no hospital da Luz



    Pois pela boca morre o peixe, sempre fui contra os partos induzidos mas lá me convenceram porque estava com pouco liquido, colo permeável, contrações regulares e já estava com 39 semanas

    Os partos induzidos sao mais lentos que o parto natural expontaneo e as contrações vêem muito seguidas, mas ainda assim foi como do 1º parto uma dilatação muito rápida e correu tudo lindamente.



    Diferenças desta vez:

    Não raparam

    Não me "obrigaram" a pôr clister

    Quem fez os toques foi sempre a médica e não as enfermeiras como no publico

    Quem suturou foi também a médica

    Existe sala de dilatação e de partos (na MAC é tudo na mesma sala)

    As condições dos quartos e do atendimento depois do parto são substancialmente melhores mas as condições das salas não são muito diferentes (exceptuando o tamanho maior na Luz e a televisão para nos entretermos )

    Na MAC quando estava com a dilatação total já não levei reforço da epidural, aqui deram e não tive dificuldade nenhuma na expulsão, saiu na 2ª contração



    Tal como na MAC

    Puseram-me logo na barriga mal nasceu, e assim que acabaram de tratar dela e de mim puseram-me logo na mama

    Fizeram-me epiostomia e levei o mesmo numero de pontos (3)



    Vantagens da MAC em relação à Luz

    Senti-me muito segura por saber que estava num dos melhores sitios do país em caso de complicações (quer para mim quer para a minha pipoca)

    Os quartos não têm as melhores condições e temos que o partilhar com mais 7 mães mas isso implica que há mais trocas de experiência

    Existe sempre uma enfermeira e é mais formativa que na Luz, os 2 dias que lá estive foi quase um curso intensivo. No hospital da Luz temos que ser nós a fazer as perguntas e acredito que algumas mamãs de 1ª viagem se sintam um bocadinho perdidas

    Há um maior enfoque na amamentação e na sua importância



    Desvantagem da MAC

    São mais mamãs por isso não temos um acompanhamento tão grande em outros aspectos praticos

    Por exemplo só deram banho uma vez à minha filhota e as outras mamãs ficaram a ver e a ouvir as explicações

    Na luz dão banho todos os dias e explicam sempre os passos que devem ser seguidos



    Resumindo e baralhando:

    Apesar da frustração de agora ter sido induzido adorei as 2 experiências e sei que fui previligiada porque estive num dos melhores publicos e num dos melhores privados

    Adorei o facto de na MAC ter sido bem atendida e respeitada e de tudo que aprendi lá

    Adorei o facto de na Luz ter tido todas as mordomias condições que um particular pode dar e ainda assim terem respeitado a minha vontade de ter um parto natural e de sentir que estava bem entregue profissionalmente . Para além disso todas as pessoas que lidam connosco são extremamente simpáticas e profissionais, desde a auxiliar, è enfermeira até à senhora da limpeza.

    Acima de tudo o mais importante foi poder ver a minha filhota mais velha os 2 dias que lá estive e ela poder estar comigo e conhecer a irmã



    Bjks

  • #2
    RE: Privado Vs Público

    Ola!



    Olha eu tive o 1º no Hospital Particular de Lisboa e o 2º na Magalhães Coitinho (Estefânia), tanto um como outro de cesariana, e digo muito francamente que a única coisa boa do Particular é o facto de termos um quarto só pra nós e, pudermos ter uma pessoa chagada (marido, mae) ao nosso lado 24H, no meu caso a minha mãe ficou lá de noite comigo (pago claro)! De Resto não me disse nada! Mal o meu filho nasceu puseram-me ao pé de mim (só pra o ver), depois fui para o recobro e só passado 4 hora (qd fui para o quarto, demorei mais pq apanhei mudança de turno) é que vi o meu filho e já lhe tinham dado o leite, ou seja pegou no biberão dali para a frente foi um castigo para que ele pegasse no peito. Ah e é verdade apanhei uma enfermeira (dakelas batidonas) antipática e bruta que nem uma porta! Que sorte para 1ª viagem! Não acham?

    No publico, tudo de bom a dizer, enfermeiras, médicas, todos! A única desvantagem partilhar o quarto com mais 5. Mas pelos menos temos sempre companhia!



    Bjocas



    PS: ahhh é verdade do 1º tive que pedir autorização para mudar a fralda ao meu filho pq elas fazem tudo! Nós não mexemos uma palha! E um uma mãe qd lhe nasce um filho quer ser ela fazer tudo! Não é verdade?!!!





    Bjocas
    http://ocantinhodabadoxinha.blogspot.com/[/b]















    Madrinha / Afilhada: soraya_madalena (DPP:20/04/2010)

    Comentar


    • #3
      RE: Privado Vs Público

      Olá!



      A Luísa nasceu numa Maternidade pública mas nada comparada com as dimensões da MAC se bem que, tendo fechado a Maternidade da Figueira, a lotação agora está sempre cheia. Basta que, quando fui internada, tiveram que colocar uma senhora que ía ter alta na 2ª à hora de almoço numa cama improvisada num corredor para eu poder ficar na enfermaria :w00t:



      Com isto e com 2 enfermeiras que estiveram na sala de partos a falar de unhas gel, início de aulas e afins (nunca percebi muito bem o que estiveram lá fazer, a não ser uma que foi quem rompeu a bolsa das águas como se não houvesse amanhã :w00t, aconselho vivamente o sistema público porque não frequentei PPP mas vim de lá com um curso completo para recém-mamãs. O trabalho era muito mas as informações que me passaram eram concisas e bastante úteis.



      ninha77, pelo que depreendo da tua comparação, se tivesse que haver um balanço é impressão minha ou seria favorável à MAC?



      Muitos parabéns (já dei no tópico mas dou outra vez) e uma beijoca :P


      O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

      Comentar


      • #4
        RE: Privado Vs Público

        MMargarida (30-10-2009)Olá!









        ninha77, pelo que depreendo da tua comparação, se tivesse que haver um balanço é impressão minha ou seria favorável à MAC?







        Muitos parabéns (já dei no tópico mas dou outra vez) e uma beijoca :P


        Olá



        Uma boa pergunta

        Se pusesse voltar atrás teria feito tudo da mesma forma : 1º filho na MAC e 2º na Luz



        Por um lado a MAC deu-me muita formação, as condições eram excelentes e os profissionais muito especializados, por outro lado fiquei agradavelmente supreeendida com as condições técnicas da Luz, das pessoas e gostei de me sentir mimada



        Bjk

        Comentar


        • #5
          RE: Privado Vs Público

          Ninha77

          Um tópico engraçado, gostei de o ler. Como só tive um parto no público não tenho termo de comparação..Mas acho que o acompanhamento familiar do parto e nos dias seguintes é uma das coisas que mais me faz falta em ambiente hospitalar.



          Beijinhos

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #6
            RE: Privado Vs Público



            Olá ninha77,



            Parabéns pelas 2 optimas experiências



            Tal como a Jo&Xande, eu também não tenho termo de comparação pois só ainda fui mamã uma vez e no público. A minha experiência do público muito infelizmente não foi nada comparada com a tua, não tive opções de escolha em nada, e mesmo o acompanhamento foi a despachar... quando falavam comigo parecia que estavam sempre chateadas e obrigadas a estar ali.

            O meu proximo parto será no privado, e depois espero ter uma boa experiência para finalmente poder aproveitar aquele momento que é o nascer do nosso filho.



            Parabéns mais uma vez e obrigado por partilhares conosco estas comparações.



            beijokas
            Patrícia Lopes

            1º Filho:
            Pedro --» 04 de Junho de 2006 --» 51cm e 3250kg

            2º Filho:
            Positivo --» 18 de Agosto de 2012

            Comentar


            • #7
              RE: Privado Vs Público

              Olá meninas.

              Eu tb tenho as duas experiências.... Tenho 3 filhotas

              As duas mais velhas nasceram em Sta Maria e a Laurinha(tem um ano) nasceu no hospital da Luz!

              Das 3 vezes tive a minha Médica comigo e isso faz toda a diferença. mas mesmo assim, tenho que dizer que não tem nada a ver o público com privado!

              Não posso dizer que tenha sido mal tratada em Sta Maria, mas o Hospital da Luz é um Hotel.... nada se compara ... as instalações, as pessoas, o facto de termos um quarto privativo onde podemos ter sempre o marido.... enfim! Adorei o Hospital da Luz e recomendo vivamente a quem possa!

              Comentar


              • #8
                RE: Privado Vs Público

                Ainda que as mordomias não tenham sido muitas, o trabalho tenha sido em demasia e não tenha podido ter o meu mais que tudo comigo repetiria a experiência no público Por casos que conheço, as enfermeiras no privado não preparam tanto as Mamãs para a adaptação ao Admirável Mundo Novo :P


                O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                Comentar


                • #9
                  RE: Privado Vs Público

                  MMargarida (11-11-2009)Ainda que as mordomias não tenham sido muitas, o trabalho tenha sido em demasia e não tenha podido ter o meu mais que tudo comigo repetiria a experiência no público Por casos que conheço, as enfermeiras no privado não preparam tanto as Mamãs para a adaptação ao Admirável Mundo Novo :P




                  Pois a verdade é que eu acho que isso acontece tanto no público como no privado...



                  O meu parto no público de preparação por parte das enfermeiras foi nada... assim como da médica... tudo a despachar que havia mais para parir a seguir... (quantas vezes ouvi isto... e que medo que tive...)



                  Agora mudei de ginecologista-obstetra e estou a ser seguida na cuf descobertas, não porque queira engravidar já, mas porque no público fizeram com que eu tenha uma futura gravidez de risco, e tenho de ter um obstetra que conheça o meu historial, e o que é certo é que sinto-me muito mais confiante e ao fim de 3 anos e meio volto a pensar ser mãe novamente, sem pensar que o parto é a pior experiência do mundo.



                  Também conheço vários casos no público, assim como no privado, e a conclusão que cheguei há algum tempo é que tanto no público como no privado há historias/experiências más para contar. Poi isso decidi que vou dar algum conforto ao meu futuro parto, ter o maridão ao pé de mim e quem sabe viver uma boa experiência finalmente...





                  Beijokas a todas
                  Patrícia Lopes

                  1º Filho:
                  Pedro --» 04 de Junho de 2006 --» 51cm e 3250kg

                  2º Filho:
                  Positivo --» 18 de Agosto de 2012

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Privado Vs Público

                    MMargarida (11-11-2009)Ainda que as mordomias não tenham sido muitas, o trabalho tenha sido em demasia e não tenha podido ter o meu mais que tudo comigo repetiria a experiência no público Por casos que conheço, as enfermeiras no privado não preparam tanto as Mamãs para a adaptação ao Admirável Mundo Novo :P


                    Olá,



                    Penso que depende do estabelecimento hospital. A Joana nasceu no privado e sempre fui muito bem acompanhada e esclarecida nas minhas dúvidas. Por esse motivo também, não tenciono ter um segundo filho no público, nem nutro qualquer curiosidade por ter um filho num hospital ou maternidade público/a. O que também pesa na minha decisão é a falta de privacidade que existe no público.

                    Mas, lá está, como nunca fiz um parto no público apenas posso dar o meu testemunho a titulo particular.



                    Beijinhos,



                    Sofia

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Privado Vs Público

                      claro que sim



                      Esta é a minha opinião pessoal baseada na minha experiência e é muito vaga

                      Até porque tive o previlegio de estar na provavelmente melhor maternidade publica do país e num dos melhores privados. E com a ressalva das minhas duas experiências serem muito positivas



                      Mas não posso falar pelos outros hospitais todos do país e mesmo nestes 2 locais haverão pessoas com experiências diferentes


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Privado Vs Público

                        olá

                        também só poso falar das experiências no privado, pois tive 2 cesarianas em duas clínicas diferentes. A 1ª na Clínica sta tecla em Braga, a 2ª na clipóvoa, na póvoa do varzim.

                        Foram óptimas experiências. A clipóvoa é um hotel, aconselho vivamente. São todos uma simpatia, e temos todas as mordomias, incluindo serviço "a la carte"!!!

                        Somos só vistas pela mesma pessoa, a médica e não há cá todas as enfermeiras que passam por nós verificarem o andamento do trabalho de parto.

                        eu prefiro clínicas privadas, mesmo para outros cuidados de saúde.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Privado Vs Público

                          OLlá



                          gostava que me informasses em que privado tiveste ....e quanto custa um parto no privado?Não tenho a minima ideia mas do meu 1º filho tive no publico em leiria(sou daqui) e a experiençia não podia ter sido pior.Hoje passados 7 anos quero muito engravidar para dar mano ao meu filho mas até tremo de pensar na hora do parto(a equipa não podia ter sido mais bruta e antipática!)

                          Agora ponho em hipotese de ser num privado...mas sinseramente não sei que custos estamos a falar....e temo que seja realmente muito caro!



                          Podes me ajudar?



                          ou outras meninas que tiveram no privado?....parto normal e cesariana?
                          CarlaM

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Privado Vs Público

                            B Dia



                            Ninguem me consegue informar quanto aos preços de um parto no privado(Coimbra por ex)sou de Leiria.

                            De Cesariana ou normal e sem seguro quanto ficaria um parto no privado?



                            Obrigado
                            CarlaM

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Privado Vs Público

                              OLIVEIRINHA (26-11-2009)B Dia



                              Ninguem me consegue informar quanto aos preços de um parto no privado(Coimbra por ex)sou de Leiria.



                              De Cesariana ou normal e sem seguro quanto ficaria um parto no privado?



                              Obrigado




                              Olá,

                              Os honorários médicos são estabelecidos pela Ordem mas, em termos de instalações, se não estou em erro depende de cada uma delas e das condições que oferece.



                              Talvez seja melhor fazeres uma recolha das clínicas em Coimbra (o que referes) e consultares directamente. Eu sei de duas: a Medicina da Mulher (Rua da Sofia) e a Casa de Saúde de Santa Filomena (junto à Estação Nova).



                              Bjs


                              O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X