Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Privado Vs Público

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Privado Vs Público

    Muito interessante este tópico! É bom ouvir a comparação entre duas experiências.



    A minha filha nasceu de cesariana no HCVP e a minha experiência tem pontos comuns com as tuas duas descrições, por isso, acho que há algumas coisas que têm a ver com o hospital em si e não com ser público ou privado; por exemplo:

    A sala de dilatação e de partos é a mesma (tal como na MAC)

    Estando tudo bem, mesmo na cesariana, não vamos para o recobro e, por isso, assim que acabaram de me coser, fomos para o quarto e puseram-na logo na mama

    Os quartos são antigos e, apesar de privados, são pequenos (sobretudo tendo em conta que o pai pode lá ficar)

    Além de enfermeiras, há imensos estudantes de enfermagem que nos dão toda a atenção do mundo, aparecem várias vezes para saber se está tudo bem e explicam tudo até ao pormenor

    São super-dedicados à amamentação, viram a pega, corrigiram e clarificaram todas as minhas dúvidas

    O banho é dado pelas mães e/ou pelos pais, apesar de estar uma enfermeira ou estudante de enfermagem lá a explicar cada passo

    Sabia de antemão que não havia cuidados intensivos neonatais e que teríamos que ir para a MAC caso algo corresse mal; confesso que antes isso me preocupou, mas no momento nem me lembrei disso.



    O resultado: o próximo (quando vier) nascerá lá também!




    Comentar


    • #17
      RE: Privado Vs Público

      bom dia!!



      na clipóvoa a cesariana era 3000 euros, mais coisa menos coisa. Se tiveres ADM ou ADSE, fica por 250 euros. Com seguro de saúde, não sei. Tens que perguntar nas clínicas. Acho que quando engravidamos temos é que ser exigentes naquilo que queremos, e não deixar que façam tudo o que querem, mas sim só aquilo que nós queremos. POr isso é que nem clister fiz, pois recusei. Acho que o facto de ir para uma clínica privada faz com que se possa exigir outras coisas que no público não se pode... E o facto de sermos sempre seguidas e vistas sempre e só pela nossa médica e não por todos os médicos que entram de serviço e todas as enfermeiras...

      Comentar


      • #18
        RE: Privado Vs Público

        Olá,

        Tive a minha filha há 8 meses no HSM e a experiência teve pontos positivos e negativos. Os negativos foram vários, comecando pelas consultas do final de gravidez que foram lá, uma vez que fui acompanhada no C. Saúde. Na minha última consulta, de 40 semanas certas, a médica assistente (que só me viu uma vez,essa, até aí eram os internos dela) disse que não queria que eu passasse das 41 semanas e como o meu ctg (que durou 1 hora a ser feito) não parecia bom, indicava que o bebe estava taquicardico ou sem sofrimento- nem sequer me fez o toque, nada, simplesmente mandou me ir para as urgencias pedir uma nova avaliação. assim que cheguei tinha 4 grávidas á minha frente, todas elas para fazer ctg, e só existia um, o que implicava pelo menos 2 horas de espera! A gravida que estava antes de mim entrou, e passado meia hora mudou o turno e a enfermeira disse que ia demorar que o ctg da gravida nao estava a dar sinal e que por isso ela ia almocar e ja voltava. eu perguntei se nao poderia ir enquanto ela ia almocar, ela disse me que nao, nao ia demorar, entao resolvi ir almocar e perguntei se nao me iam tirar a vez, ao que ela me repsonde que tambem nao. demorei 15 minutos, quando voltei já estava lá outra enfermeira e outra gravida! entretanto chegou a que tinha ido almocar, ou seja, mais uma hora, pelo menos de espera! (isto quando nos dizem que o nosso bebe esta em sofrimento!) Quando finalmente fui para ctg a enfermeira olhou para o ctg que ja tinha feito na consulta e disse que era um disparate a medica ter dito que estava em sofrimento, mas fez o ctg na mesma, enquanto eu estava no ctg ia me dizendo que estava tudo bem, o bebe estava optimo, mas ao meu marido, que estava lá fora, ia dizendo que o bebe estava em sofrimento! Sái de lá furiosa! fui observada e o colo estava mole mas mandaram me para casa, afinal o ctg nao mostrava sofrimento fetal. resultado, nesse dia entrei no hospital as 9 da manha e só saí as 16:30, para nada! Passados dois dias entrei finalmente em trabalho de parto e dei novamente entrada nas urgencias. A experiência do parto nao foi má. As enfermeiras foram boas e atenciosas, fizeram asneira na parte do meu marido estar comigo porque como mudou o turno durante a dilatação, mandaram no descer e o novo turno depois chamava-o, resultado nunca mais o chamaram, mas a mim diziam m que sim, que ja tinham chamado ele é que nao aparecia! Tudo mentira! recebi a epidural, a anestesista pediu me para a avisar assim qe voltasse a doer, mesmo que fosse pouco para poder dar o reforço! E assim foi, mas, ao terceiro reforço já era outro anestesista que me disse que as minhas dores não eram fortes o suficientes para poder dar reforço. Isto já com 8 dedos, quando comecou a ser insuportavel, ele já não estava disponivel, estava numa cesariana, portanto senti todas as contraccoes seguidinhas durante duas horas! O recobro foi no corredor e limparam-me em frente as gravidas que passavam, foi horrivel!Queria pedir agua as enfermeiras, nem olhavam para mim se as chamava, nunca me ensinaram nada em relacao a amamentação, só a dar banho. Estive num quarto de 2 pessoas, considerei me muito sortuda, mas à segunda noite foi terrivel, o meu bebe chorava durante a noite, e assim que a acalmava comecava o da outra, e assim sucessivamente sem parar! é extenuante! Como perdi muito sangue ao segundo dia fizeram me uma transfusão e por isso nao pude sair, ao terceiro dia a minha filha estava com ictricia e por isso teve a fazer mesa de luz, estivemos la 4 dias inteiros, foi muito cansativo! Para primeiro filho, foi uma ansiedade muito grande toda a questão do final da gravidez, e não ter tido privacidade nenhuma numa altura tão importante como é esta. Mas, em contrapartida, tinham alguns bons cuidados de saude: a minha barriga era gigante, e durante o t.p, fizeram um electrocardiograma por dentro, directamente no meu bebe pq o ctg já nao a apanhava, e ela estava muito subida e enviesada por isso saiu com ventosas mas com uma cabeça perfeita, redonda sem uma marca! Tiveram o cuidado de acompanhar a ictricia dela, e de me fazer a transfusao... mas o proximo, vai ser num particular!

        Comentar


        • #19
          RE: Privado Vs Público

          Olá, só tenho a experiência do público, H. S. Francisco Xavier:



          Dizem que no privado induzem o parto, no meu caso também foi induzido, mas porque tinha muitas contracções e quase 41 semanas. Sala de dilatação e parto excepcional, nada a apontar. O pai sempre presente. O único senão para quem tiver problemas com isso, é que é bem possivel que haja estagiários a assistir. Eu tive umas 4, foi uma galhofa, mas não tive nenhuma delas a tocar-me. (sei de casos que no público põem estagiários a fazer toques atrás de toques às mamãs. Compreende-se mas acho que me ia passar um bocadinho.



          Neste Hospital, as condições dos quartos no pós-parto são em tudo semelhantes aos privados. Tv, ar condicionado, 2 camas e de sublinhar a comida que é óptima. Para além disso pode-se escolher o cardápio



          Pontos negativos: a assistência na amamentação e dúvidas das mães...até hoje não consigo dizer bem do tratamento que tive no pós-parto. Não sei se era pela insegurança, cansaço, etc...a verdade é que tinha necessidade de ter uma enfermeira só para mim 24h...

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X