Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

És homem? Fora da sala, pf!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: És homem? Fora da sala, pf!

    Compreendo as pelavras do medico mas sinceramente acho que o nascimento nao envolve apenas a mulher, envolve tambem o pai da criança e envolve quem o casal acha que tem de envolver.

    É uma decisao muito pessoal e so o casal é que a pode decidir


    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

    Comentar


    • #17
      RE: És homem? Fora da sala, pf!

      BABS (11-12-2009)Lembro-me de na minha formação falarmos sobre isto... E a explicação dada, e por nós aceite, tem mais a ver com o ambiente masculino que nos últimos 50 ou 60 anos tem envolvido o Parto...



      Estamos a falar de intervenções desnecessárias, ambiente menos acolhedor, impessoalidade, etc...







      Não quero com isto dizer que a presença de um homem no local de parto vá transformar o ambiente em "masculino"... É mais a forma como tratam a mulher que está a parir...







      Se agirem para com essa mulher de forma paternalista, não estamos a dar a oportunidade daquela mulher por "as garras de fora" e parir à sua maneira...



      Da mesma forma que se agirem para com essa mulher de uma forma machista, muito provavelmente irá inibi-la e baixar a sua auto-confiança e daí levar a receios exagerados...







      Tensão leva a medo e o medo leva a tensão... É esta a definição de "Ambiente Masculino" num parto...







      Então, na minha opinião, e a forma como interpreto as palavras do Odent, é que o é realmente preciso é que as figuras masculinas no parto (sejam pessoas, ou atitudes) devem ser invisiveis...



      Um homem que quer assistir ao parto do seu filho, deve lá estar (se a mulher quiser e permitir) mas elevando a sua mulher...



      Ela é que é a protagonista do parto... e é o mundo feminino que reina nesse momento...







      Não me interessa se é homem ou mulher (acompanhante, profissional de saúde)... o importante mesmo é deixar a feminilidade naturalde um parto comandar todo o processo...







      Não sei se me fiz entender!!!







      Bjs



      BABS


      Acho que percebi perfeitamente e subscrevo




      Madrinha: Faneka e Lianita

      Comentar


      • #18
        RE: És homem? Fora da sala, pf!

        Olá



        Percebo lindamente a explicação da BABS, e também confesso que nao me chocava se o meu marido não quisesse ir



        Mas uma coisa que confesso que me faz confusão é que se fala imenso nos direitos das mulheres, ainda mais agora com o novo revivalismo do parto em casa, mas então e os direitos dos homens? Eles também são pais e são sempre postos um bocado à margem

        Assistem ao parto se a mulher quiser e no hospital decidirem que pode, mas o bebé também é deles, ansiosos ou não, chatos ou não não será um direito deles tanto como o da mulher?



        Afinal o dia do parto é o primeiro dia que o homem vai sentir pela primeira vez o seu bebé, para muitos é só nessa altura que ser pai se torna "real"



        Não sei se me diz explicar

        Comentar


        • #19
          RE: És homem? Fora da sala, pf!

          Manny&Tchuntchu (14-12-2009)
          BABS (11-12-2009)Lembro-me de na minha formação falarmos sobre isto... E a explicação dada, e por nós aceite, tem mais a ver com o ambiente masculino que nos últimos 50 ou 60 anos tem envolvido o Parto...







          Estamos a falar de intervenções desnecessárias, ambiente menos acolhedor, impessoalidade, etc...















          Não quero com isto dizer que a presença de um homem no local de parto vá transformar o ambiente em "masculino"... É mais a forma como tratam a mulher que está a parir...















          Se agirem para com essa mulher de forma paternalista, não estamos a dar a oportunidade daquela mulher por "as garras de fora" e parir à sua maneira...







          Da mesma forma que se agirem para com essa mulher de uma forma machista, muito provavelmente irá inibi-la e baixar a sua auto-confiança e daí levar a receios exagerados...















          Tensão leva a medo e o medo leva a tensão... É esta a definição de "Ambiente Masculino" num parto...















          Então, na minha opinião, e a forma como interpreto as palavras do Odent, é que o é realmente preciso é que as figuras masculinas no parto (sejam pessoas, ou atitudes) devem ser invisiveis...







          Um homem que quer assistir ao parto do seu filho, deve lá estar (se a mulher quiser e permitir) mas elevando a sua mulher...







          Ela é que é a protagonista do parto... e é o mundo feminino que reina nesse momento...















          Não me interessa se é homem ou mulher (acompanhante, profissional de saúde)... o importante mesmo é deixar a feminilidade naturalde um parto comandar todo o processo...















          Não sei se me fiz entender!!!















          Bjs







          BABS






          Acho que percebi perfeitamente e subscrevo
          E isto, no meu caso específico num parto domiciliário, é Regra de Ouro...Ou seja, tanto o meu Enfermeiro Obstetra como o meu marido (que são as duas figuras masculinas que vão estar presentes) vão intervir o mínimo possível de modo a não condicionar o meu comportamento. A intervenção é feita na medida do necessário.



          Obrigada pelo esclarecimento Babs

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #20
            RE: És homem? Fora da sala, pf!

            ninha77 (14-12-2009)Olá

            Percebo lindamente a explicação da BABS, e também confesso que nao me chocava se o meu marido não quisesse ir



            Mas uma coisa que confesso que me faz confusão é que se fala imenso nos direitos das mulheres, ainda mais agora com o novo revivalismo do parto em casa, mas então e os direitos dos homens? Eles também são pais e são sempre postos um bocado à margem



            Assistem ao parto se a mulher quiser e no hospital decidirem que pode, mas o bebé também é deles, ansiosos ou não, chatos ou não não será um direito deles tanto como o da mulher?



            Afinal o dia do parto é o primeiro dia que o homem vai sentir pela primeira vez o seu bebé, para muitos é só nessa altura que ser pai se torna "real"



            Não sei se me diz explicar


            Eu percebo a tua questão...

            Na minha opinião o pai tem direito a estar presente na altura do parto, mas mais importante que este direito, é o direito da mulher conseguir parir em condições que lhe são favoráveis...

            Se o marido for um "empecilho" na altura do parto, fará sentido ele assistir?



            A velha frase já muito batida e que até já enjoa, continua a fazer sentido... "A minha liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"...

            O Pai terá todo o direito de assistir ao nascimento do seu filho se, e na minha opinião SÓ SE, cumprir com o DEVER de respeitar a mulher que está a parir, o bebé que está a nascer e todo o processo envolvente...



            O mesmo eu digo relativamente a quem quer que vá assistir a um parto... seja homem ou mulher...



            Por exemplo... quando perguntamos a 100 mulheres se gostavam que a sua mãe assistisse ao parto, as opiniões vão ficar divididas...

            Uma mãe tanto pode ser uma fonte de renovação de forças, como pode ser um elemento inibidor (uma mulher, perto da sua mãe é sempre uma filha, e isso por vezes significa "encolher-se" perante a figura materna... E naquele momento a mulher precisa de ser mãe e não filha...)...



            Resumindo...

            Acho que é a Mulher que deve ter a palavra final sobre quem deve estar presente no local do parto... Afinal de contas... é ela que vai efectivamente parir... tudo o resto são assistentes...



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • #21
              RE: És homem? Fora da sala, pf!

              As afirmações que BABS , acho que são as mais correctas, apesar da ninha77 também ter a sua certa razão, mas isto deve ser avaliado de caso e caso. No meu por exemplo não me importava que o meu marido fosse assistir mas da maneira como eu conheço acho que ia me preocupar mais, apesar de ficar, mas fora ele não queria mais ninguém na sala de partos acho até que esteve gente a mais, foram duas médicas e duas efermeiras, e claro por vezes uma a mandar para lado diferentes mas isto é outra coisa, mas ninha77,falas-te sentir pai, vou te contar a minha situação o meu bebé nasceu eram 17:45, pegram nele e foram tratar dele, passado algum tempo viream mostrar nem pegar nele no colo pude não mu puzeram e levaram novamente. Fui para o recobro e pedi para ver o pai se ele podia entrar, disseram que sim, trouxeram o comer e entretanto ele entrou então vejo a auxiliar com o meu bebé ao colo e deram ao pai. Foi ele o primeiro a pegar nele esteve um pouco d tempo e tornaram levar para eu comer. eram para ai 19.30 quando a enfermeira veio trazer para polo a mama.

              Por isso quase só ao fim de 3 é que peguei realmnte no meu bebéao colo á no meu quarto....








              Afilhada: Mamã_Xana

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X