Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

    Mãeaos30 (10-03-2010)Pois, eu (que não sou médica!) acho que a indução faz sentido quando o bebé está pronto para sair, mas não para obrigá-lo a sair se ele não quiser/ puder :-)



    Vamos ver...!


    Sim, mas o "nosso" problema é que como a induçao provoca contraçoes mais intensas/seguidas havendo uma cesariana previa o risco de ruptura passa a ser real... Logo...



    Beijinhos



    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #17
      RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

      rbalmeid (10-03-2010)
      Mãeaos30 (10-03-2010)Pois, eu (que não sou médica!) acho que a indução faz sentido quando o bebé está pronto para sair, mas não para obrigá-lo a sair se ele não quiser/ puder :-)







      Vamos ver...!






      Sim, mas o "nosso" problema é que como a induçao provoca contraçoes mais intensas/seguidas havendo uma cesariana previa o risco de ruptura passa a ser real... Logo...







      Beijinhos







      Rute


      Ahhhh, não sabia! Faz sentido!




      Comentar


      • #18
        RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

        Mãeaos30 (10-03-2010)
        rbalmeid (10-03-2010)
        Mãeaos30 (10-03-2010)Pois, eu (que não sou médica!) acho que a indução faz sentido quando o bebé está pronto para sair, mas não para obrigá-lo a sair se ele não quiser/ puder :-)

        Vamos ver...!
        Sim, mas o "nosso" problema é que como a induçao provoca contraçoes mais intensas/seguidas havendo uma cesariana previa o risco de ruptura passa a ser real... Logo...



        Beijinhos



        Rute


        Ahhhh, não sabia! Faz sentido!


        É daquelas coisa que convem saber, primeiro para nos mentalizar-mos que como a induçao represneta um risco, se houver algum problema somo recambiadas para cesariana outra vez. E depois porque mesmoq ue o bebe demore a nascer por si, ha qu eter paciencia e esperar, nao podemos cair n atentaçao de querer despacha-lo com "ajudas" medicas. Se normalmente ja sao discutiveis, no casao caso sao memso perigosas



        Beijinhos



        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #19
          RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

          Mãeaos30 (09-03-2010)
          Maria Verde (01-03-2010)
          Se não for indiscrição, por que é que fizeste cesariana no primeiro filho? Pergunto porque gostava de ouvir exemplos de coisas que não correram como planeámos da primeira vez e que agora podem ser diferentes.


          Olá,



          Cá vai:



          (já tens o balde de pipocas?)



          Na cesariana, eu entrei em trabalho de parto naturalmente, mas não houve progressão apartir dos 4 dedos, 8 horas depois decidiu-se, com o meu consentimento, avançar para a cirurgia. Esta não-progressão foi, claramente, por culpa minha, que não fui nada preparada para parir. Quando estava na sala de dilatação, já com 3 dedos, eu ainda estava preocupada com assuntos de trabalho, imagina.

          Por outro lado, eu tinha uma percepção sobre a minha performance no parto muito pouco humilde, com pensamentos do género epidural é para piegas, vai ser tudo fácil e rápido, por aí. Quando a dor finalmente conseguiu ter toda a minha atenção, eu não tinha em mim a capacidade de gerir e usar essa dor para fazer o trabalho de parto naturalmente e pôr a bébé cá fora. E em vez de usar a dor a meu favor, com a respiração e com meditação, eu tentava lutar contra ela (que é o mesmo que tentar segurar um tsunami com um rodo ) e contraía-me.

          Os meus 1º e 2º parto foram um caminho de crescimento interior extraordinário. Aprendemos muito sobre nós durante o parto e a minha cesariana foi a experiência necessária para eu tomar consciência de um idealismo exarcebado das minhas capacidades: também erro, fraquejo, tenho medo... que até aí, para mim, eram situações inconcebíveis. Este parto, para lá de ser o nascimento daquela filha, foi também uma proposta de enriquecimento pessoal: toma lá estas fraquezas todas e agora aprende a gostar de ti na mesma.

          No 2º parto tive uma postura completamente diferente, por causa da borrada do 1º, e houve 2 obras que me foram muito úteis na preparação para o parto, "Corpo, mente e espírito na gravidez e no parto" do Deepak Chopra e "Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher" da dra. Christiane Northrup (para o 3º consultei bastante o "Método para um parto suave" da dra. Gowri Motha, muito útil também, principalmente na parte alimentar). Ajudaram-me a entender a fisiologia do parto, num sentido mais lato, diria holístico, em que se assume a necessidade de equilíbrio mente-corpo-espírito e a coordenação que tem que haver entre os 3 elementos (porque a perspectiva dos autores faz sentido para mim, bem entendido).



          Neste parto havia várias condicionantes a ser respeitadas impreterivelmente:

          - o parto tinha que ser hospitalar com monitorização contínua;

          - o bébé era grande, o parto para ser seguro deveria acontecer antes das 39 ou 40S (já não sei precisar);

          - o trabalho de parto não deveria ser muito longo e nem pensar em indução.



          Bem, aqui a boa amiga chegou às 37S com o colo fechadíssimo e completamente IMpermeável, contrações só de Braxton-Hicks. O meu corpo não estava a cooperar... eu tive uma boa recuperação da cesariana, mas guardava na memória um episódio em particular, com 48h sobre a cirurgia engasguei-me a beber água :w00t:, hoje é piada mas na altura não teve graça nenhuma, doeu-me a fartar. Isto para dizer que não me apetecia nada fazer cesariana outra vez e além disso gostava de viver um parto vaginal. Tomei, então, umas quantas providências.

          Tomando como certa a máxima "o que pôs o bébé lá dentro também poderá ajudá-lo a sair", apliquei-a na prática inúmeras vezes durante essa semana, inúmeras mesmo.

          Fui a um osteopata para me ajudar a descomprimir a zona cervical (a tensão muscular nesta zona está intimamente ligada com o não relaxamento na zona pélvica) e também alinhar as vertebras para facilitar o parto.

          E comecei a fazer Reiki com uma mestre amiga da minha mãe. Terei feito umas 3 ou 4 sessões.



          Às 38S estava a perder o rolhão e com o colo a amolecer. O parto foi às 38S e 5d. Normal e com duração de 8/9 horas. Usei epidural aos 3 dedos, mas acho que atrasou um pouco e o bébé também não reagiu bem porque a pulsação baixou no início, entre os 5 e os 9 dedos foi sem anestesia (e pude pôr em prática tudo o que apre(e)ndi com o Deepak Chopra, incrível, como é exactamente um homem que me ensina a parir). A meio deste período houve uma alma iluminada que se lembrou de rebentar as águas, havia mecónio, paralelamente, o bébé começou a entrar em sofrimento nas contrações (pouco espaçadas e a durar cerca de 1min) e já estava com umas 6/7h de TP. Tive que fazer respiração assistida com oxigénio para o bébé aguentar melhor. E apesar de o ambiente hospitalar não ser o melhor cenário para se entrar naquele transe próprio do acto de parir, eu, na urgência de o pôr cá fora, mergulhei mesmo no meu corpo (não consigo explicar melhor) focada em me abrir para ele nascer. Esta fase foi rápida. Momentos únicos, espectaculares, era outro post longo e muito mais lírico.



          Queria só destacar uma questão que não foi pacífica para mim, a opção epidural neste tipo de parto (com cesariana anterior), é que por um lado num parto hospitalar ela faz todo o sentido (para mim), por outro penso que atrasa a dilatação (eu senti que sim) e é importante que o TP seja pouco longo. Há que gerir a questão, talvez no próprio momento do TP, com uma dose inicial mais leve se perceba o efeito na grávida (e no bébé) e se consiga tomar uma decisão eficaz.



          Talvez tenha sido um pouco pormenorizada demais no relato, mas tinha que contextualizar para se perceber melhor os factos que achei que te interessariam sobre os partos.



          Bjs
          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

          Comentar


          • #20
            RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

            Olá Marta,



            Ainda não consegui "apanhar" a amiga das cesarianas, não está esquecido.



            Bjs
            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #21
              RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

              Maria,



              Que relato fabuloso! Não podia ter pedido mais :-)



              A minha pergunta ficou completamente esclarecida e a resposta dá-me esperança para que as coisas não tenham que acontecer da mesma forma, ou seja, é possível que o nosso corpo possa responder de uma maneira completamente diferente.



              A partir das 38 semanas - altura em que o GO me começou a falar na cesariana - entrei num programa de aceleração de parto: banhos relaxantes, caminhadas e muuuuuuito namoro! Mas mesmo assim nada e decidi não fazer um cavalo de batalha do parto. A cesariana correu lindamente, a minha mamou na primeira hora de vida, na manhã seguinte, tomei duche sozinha e só me deitava para dar de mamar e dormir. Não tive dores nenhumas de especial e com 1 mês depoism comecei a ginástica de recuperação.



              Mas agora vou voltar a esforçar-me: seguir as tuas sugestões de leitura e quando chegar a altura, retomar o meu programa de aceleração de parto (aliás, mesmo sem resultados, são só actividades que fazem bem no final da gravidez :-)



              Bjs




              Comentar


              • #22
                RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                Maria Verde! Que descrição!

                Mas de qq modo acho que não me livro mesmo de outra cesariana :P

                A mamã Mutti_von_zwei eu já tinha lido o relato, lindo! mas o intervalo foi de 21meses...

                A mamã Raquel22 não tenho memória :P

                Por aqui, ou ele decide nascer assim de rompante (o que n seria bom :S ) sem dar tempo de chegar ao hospital e fazer a cesariana ou então vai mesmo de cesariana...

                Obrigada pelos testemunos!

                Tb tenho o livro "Método para um parto suave". Tentei fazer a alimentação sugerida, mas provou-se difícil :hehe: A parte do relaxamento era tb difícil para mim, mas como ele manteve-se sentado confesso que me desleixei nos "treinos" pela perpectiva da cesariana :P

                Comentar


                • #23
                  RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                  Com essa do parto de repente fizeste-me lembrar do Ruca da Claudiafiel... ELa tambem tinha como obrigatoria uma cesariana pelos seu antedentes medicos que incluiram uma cirurgia para tirar a vesicula ja gravida. Mas a coisa precipitou-se tanto que foi mesmo parto normal :w00t:



                  Mas nao, nao queremos nada disso! Que se deixe estar no quentinho ate ao fim!!!!!



                  Beijinhos



                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                    ola sim vais ter q fazer cesariana novamente. pois pelo menos no hospital de sao sebastiao o protocolo é nao submeter uma mulher a aparto normal depois de ter tido uma casariana anterior inferior a 2 anos. pois a mim a conteceu a mesma coisa tive a aminha filha de casariana e passado 20 meses ja estava a ter o joao e claro foi de casariana. passando os 2 naos de intervalo entre uma gravidez e outra assim ja nao significa q a segunda seja casariana. mas com menos de 2 anos é de certeza. e boa sorte quantos meses estas?

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                      Jo&Xande (13-03-2010)
                      rbalmeid (10-03-2010)
                      Mãeaos30 (10-03-2010)Pois, eu (que não sou médica!) acho que a indução faz sentido quando o bebé está pronto para sair, mas não para obrigá-lo a sair se ele não quiser/ puder :-)



                      Vamos ver...!








                      Sim, mas o "nosso" problema é que como a induçao provoca contraçoes mais intensas/seguidas havendo uma cesariana previa o risco de ruptura passa a ser real... Logo...











                      Beijinhos































                      Rute






                      É isso mesmo meninas...Uma VBAC (Vaginal Birth After Cesarian) é perfeitamente possível, mas sem induções e sem epidural, exactamente por causa de ruptura uterina. Portanto o parto só pode ser normal , ou pelo menos deve ser normal. Um bom profissional de saúde é isso mesmo que faz....mas tendo em conta estas condicionantes há muitos GOs que preferem fazer a 2ª cesariana à grávida, porque o parto tem que ser espontâneo...e é o ciclo vicioso que já todas conhecemos, porque esperar não costuma ser o prato forte, não é?



                      Em relação à Indução numa VBAC já foi explicado que é a intensidade das contrações que pode pôr em risco a situação, em relação à epidural, como a mamã Maria verde explicou, tem que ver com o risco de atrasar o TPArto, mas tem que ver também com a reacção que a mamã faz à propria epidural...ou seja,. como vocês sabem há mamãs que independentemente das dosagens, sentem mais ou menos a epidural, algumas não fazem efeito, e há outras que deixam de sentir as pernocas....Enfim, acaba por ser um pouco imprevisível a reacção à epidural e convém que a mãe sinta as contrações de modo a poder colaborar com o seu corpo, e ao minimo sinal de ruptura ela possa estar em condições de avisar que algo se passa. É a razão pela qual não se deve dar epidural numa VBAC .. É claro que como todos os assunto em relação a gravidezes e a partos isto não reúne o consenso de todos os profissionais de saúde, maneira que tambémd epende de nós tomarmos providêcnias em relação aos nossos partos para minimizarmos os riscos que corremos.







                      Além de que é uma situação que tem que ser muito bem acompanhada e monitorizada, e que por ser natural e espontanea tem que ter o seu tempo...







                      Portanto o meu sincero conselho é que, quem quiser uma VBAC, tem que se fazer rodear de informação realmente válida e ver que condições têm que ser reunidas para que isso aconteça. Até porque há profissionais de saúde que dão epidurais numa VBAC e espero que não haja nenhum GO aqui em Portugal que tenha a brilhante ideia de induzir um VBAC.... Está completamente contra indicado e acaba por ser quas uma negligência para com a grávida...Aliás mais vale dizer-lhe logo que prefere fazer-lhe outra cesariana.







                      Para começar escolher um GO que realmente trabalhe nesse sentido de vos proporcionar o parto normal (caso obviamente vocês tenham uma gravidez que vá nesse sentido) e na minha sincera opinião uma Doula que reúna a informação necessária para que vocês possam trabalhar esse parto vaginal tranquilamente como facto natural que é. A informação é a melhor forma de sabermos o que é possível para a nossa gravidez para tomarmos decisões conscientes e eu tenho conseguido muito mais informação recorrendo à minha Doula do que nas consultas de saúde materna ou no meu GO. Embora isso signifique que eu tenha que ler, que "estudar", que fazer perguntas etc etc.... Mas sempre fico com uma bagagem muito completa para o caso de ter que tomar decisões durante os meus trabalhos de parto.







                      Sobre a distancia entre a Cesariana e um Parto Normal não sei responder, porque como não era o meu caso, não me debrucei sobre esse assunto, mas já reparei que isso também vai de GO para GO, havendo uns que querem uma distancia de 2anos, outros menos tempo, e outros até que a seguir a uma cesariana nem sequer fazem um Parto Normal...Informem-se bem, porque a resposta anda aí disponível e nem sempre é a que nos é dada nos consultórios.















                      Beijinho a todas.











                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                        Já agora queria só dizer o seguinte em relação às ajudas que nós podemos dar para que o parto se processe mais depressa....(isto por causa do post da mamãaos30)



                        ...



                        ...



                        ...



                        ...



                        ...



                        Ora nada.



                        Quero eu dizer que toda a gravidez conta para o parto, e não é por nas últimas semanas andarmos a subir e descer escadas a fazer longas caminhadas, e sexo e comida picante e mais um sem nº de coisas que o parto arranca antes da hora que deve arrancar. O que acontece é que ajuda de facto se o TParto estiver eminente...mas se não estiver não é isso que irá despoletar per se. O parto espontâneo é despoletado de 3formas - Ou pelo colo do útero, ou pela placenta ou pelo bebé. Qualquer um destes factores pode soltar o gatilho para que o ciclo comece, e as contrações se tornem efectivas...mas no meio disto tudo está a nossa cabeça .



                        Posso até vos dizer que ando há uma semana com contrações seguidas, algumas até bastante eficazes, que se têm vindo a alongar com a passagem dos dias Se eu tivesse ido para a MAternidade não tenho dúvidas nenhumas que já me tinham induzido assim que me fizessem um CTG :P E ao contrario do que vocês possam pensar não me foi recomendado andar, ou subir escadas ou fazer qualquer tipo de esforço, porque isso iria resultar provavelmente em mais contrações deste género....



                        É só esperar portanto que a coisa entretanto vá por aí fora! Porque há TParto, como este, que até nem é indicado fazer outra coisa que não descanso...porque estar a fomentar contrações ineficazes é doloroso..esta fase em que eu etou chama-se "Prodromal Labor"...tentei perceber cm se diz em português, mas confesso que não decorei...É um falso TParto basicamente e resumindo, é incomodo e pode durar dias, ou no meu caso há uma semana e pouco.Pode acontecer com "descolamentos de placenta", com caminhadas a mais, ou esforços....ou stress...ou pode acontecer sem explicação que é o meu caso.

                        Numa VBAC é melhor não puxar pelo físico mais do que o necessário penso eu...

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                          repetido

                          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                            Jo&Xande, obrigada pelos teus comentários!



                            E uma hora pequenina!




                            Comentar


                            • #29
                              RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                              Ola!



                              Jo, pois no parto de uma das mamas que referi num post acima foi feita uma induçao, num hospital publico em Portugal, num VBAC com 19 meses entre partos! Ainda por cima nem sequer foi uma induçao por urgencia medica, mas daquelas do costume que ja chegaram as 39 semanas e pronto...



                              Na altura a SaraDoula ficou pasma e comentou exactamente essa situaçao.



                              Eu ando a ler sobre VBAC desde que na gravidez do Bruno se constatou que ele continuava sentado e com pouco liqueido amniotico, logo possibilidades muito reduzidas de virar. Tambem confesso que li bastante sobre partos pelvicos, mas num primeiro filho a posiçao de que é um parto de risco elevado é bastante dominante dai que parti para a reflexão sobre o VBAC. Ainda por cima da forma como as coisas se processaram no meu parto nao houve margem para nem sequer pensar em alternativa a cesariana.



                              Beijinhos



                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar


                              • #30
                                RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                                armanda sonia (13-03-2010)ola sim vais ter q fazer cesariana novamente. pois pelo menos no hospital de sao sebastiao o protocolo é nao submeter uma mulher a aparto normal depois de ter tido uma casariana anterior inferior a 2 anos. pois a mim a conteceu a mesma coisa tive a aminha filha de casariana e passado 20 meses ja estava a ter o joao e claro foi de casariana. passando os 2 naos de intervalo entre uma gravidez e outra assim ja nao significa q a segunda seja casariana. mas com menos de 2 anos é de certeza. e boa sorte quantos meses estas?
                                Estou de 3 meses e meio Está na assinatura :P A diferença entre partos vai ser de 16 meses :P

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X