Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

    E queria só também acrescentar que da segunda tanto eu como a médica queriamos muito um parto normal (eu gostava de ter uns 5 filhotes), e nada indicava que assim não pudesse ser, mas depois de esperar e nada passar era porque simplesmente nao era para acontecer. Mas ela tem pelo menos duas grávidas que depois de uma primeira cesariana tiveram segundo parto normal!



    Quanto ao útero e ao numero de cesarianas possiveis, segundo a minha médica, depende de mulher para mulher. Ela é da "velha retaguarda" por isso diz-me que normalmente só recomenda 3 cesarianas, eventualmente uma quarta mas que depende muito como encontra o útero cada vez que abre na cesariana seguinte. Da primeira cicatrizou bem por isso autorizou-me a ir à terceira para ja..



    já a minha cunhada teve a primeira cesariana às 39, esperou os 2 anos, e acabou com outra cesariana para a segunda porque com 40 semanas não tinha qualquer sinal de parto e quando a abriram o médico comentou que o útero estava prestes a rebentar e que nunca deveriam ter esperado tanto .... por isso é que acho que depende de mulher para mulher, o corpo tem destas coisas por isso nunca sabemos com o que contamos.



    Agora para o(a) terceiro(a) a médica já disse que é cesariana quase certa. Só fico com pena de nunca viver um parto normal, porque de resto as recuperaçoes tem sido excepcionais e nao tenho qualquer razão de queixa!



    Boa sorte a todas e acho que é preciso acreditar até ao fim que tudo e possivel, não?

    Comentar


    • #62
      RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

      APPM

      Se já leste eu fiz cesariana pq o André estava pélvico, aí, 1º filho e sendo eu de bacia estreita, seria um risco enorme tentar parto normal, sinceramente, pelo que li na altura, e li mto, eu própria não queria um parto pélvico normal!!! :w00t:

      Agora, pois estou mesmo antes do limite, as recomendações de todas as organizações, escolas e instituições é nova cesariana se o intervalo for inferior a 18 meses, no entanto, é uma recomendação e é obvio que isto não é uma ciência exacta

      Eu até gostava de tentar, mas confesso q tenho medo dos riscos de rotura uterina... Sei q é impossível ver por eco como está a sutura do útero, por isso é jogar no escuro... Vamos ver como se desenrola, é que se romper o útero completamente há risco de vida para mãe e bebé, daí, acho que é arriscar muito...



      Sandy Magali

      Isso é que é coragem!!! O 3º tb com tão pouco tempo de diferença? Como tem sido a vida com 2 filhotes com 17 meses de diferença?

      Eu tenho-me cansado imenso, mas não tenho muitas muitas contracções, agora às 29 semanas fiquei de baixa e tenho o colo com 28mm, não é critico, mas podia estar melhor... E o Tiago continua cefálico...

      Vamos ver as cenas dos próximos capítulos... Agora em Julho irei pôr o André na creche para descansar e ter energia para o serão... Mas em Agosto não há creche! :w00t: Vamos ver como corre!!! É que com ele em casa eu pouco ou nada descanso, né? Sabem bem como é... Neste momento não tenho muitas contracções, por isso tenho-me baldado ao magnésio, mas vou colocando o Utrogestan...

      Bjcas e vou continuando a dar notícias :P

      Comentar


      • #63
        RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

        Olá,



        o meu 1º parto tb foi cesariana, de urgência, pk já mal conseguíam ouvir o coraçãozinho dele. Agora do 2º, keria realizar aquilo k ñ consegui realizar do 1º: parto normal sem epidural.

        Nunca nenhum médico me pôs obstáculos kt à minha escolha, tirando o ultimo médico k me consultou, k disse k tendo eu feito cesariana (mm ele sabendo as razões) a 1ª vez, k agora tinha maiores hipóteses de k fosse cesariana no 2º. Ñ percebi a lógica. Alguém m sabe dizer se isto é verdade?

        Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

        Comentar


        • #64
          RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

          Lila&Lucas (25-08-2010)Olá,



          o meu 1º parto tb foi cesariana, de urgência, pk já mal conseguíam ouvir o coraçãozinho dele. Agora do 2º, keria realizar aquilo k ñ consegui realizar do 1º: parto normal sem epidural.



          Nunca nenhum médico me pôs obstáculos kt à minha escolha, tirando o ultimo médico k me consultou, k disse k tendo eu feito cesariana (mm ele sabendo as razões) a 1ª vez, k agora tinha maiores hipóteses de k fosse cesariana no 2º. Ñ percebi a lógica. Alguém m sabe dizer se isto é verdade?


          Acabei por encontrar a resposta à minha pergunta No link k a APPM deixou na 1ª pág. deste tópico!

          Resumidamente: este médico só me disse asneiras!!!Assim fico + tranquila e contente, por saber k tenho tantas hipóteses de ter parto normal, cm tinha da 1ª gravidez!

          Kero acreditar k vai ser possivel! Além de ir prá maternidade a saber a verdade, e poder manisfestar-me com conhecimento de causa

          Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

          Comentar


          • #65
            RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

            Tenho uma amiga k foi mãe pela segunda vez recentemente, das duas vezes foi cesariana, com uma diferença entre partos de quase 24 meses, precisamente por ter engravidado sem completar os dois anos k recomendavam. Isso num hospital publico, logo penso k foi cesariana pk realmente acharam necessario. Eu tb fiz cesariana e a mim não disseram o tempo k deveria esperar p engravidar, tb não perguntei eheh não penso nisso tao cedo... mas a enfermeira disse ao meu marido k teriamos de esperar 2 anos e meio p engravidar novamente. Afinal existe algum consenso kal o tempo entre partos k se tem de esperar p não ser cesariana novamente?

            Comentar


            • #66
              RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

              Olá,



              Tenho andado a estudar mais sobre o tema e descobri que neste mês o Colégio Americano de Obstetricía e Ginecologia emitiu novas guidelines sobre a VBAC:



              "For Release: July 21, 2010

              Ob-Gyns Issue Less Restrictive VBAC Guidelines

              Washington, DC -- Attempting a vaginal birth after cesarean (VBAC) is a safe and appropriate choice for most women who have had a prior cesarean delivery, including for some women who have had two previous cesareans, according to guidelines released today by The American College of Obstetricians and Gynecologists"



              A reacção dos médicos portugueses foi aparentemente pouco receptiva:

              "Novas regras que visam combater os casos de morbilidade da mãe, as complicações dos fetos e também o aumento de cesarianas, pois, nos EUA, a taxa que era de 5%, em 1970, subiu, em 2008, para os 31%. Mas em Portugal, apesar de ter uma das taxas mais elevadas da Europa (33% em 2008 ), a classe médica mostra-se irredutível. "Depois de duas cesarianas, a terceira é obrigatória", garante Jorge Branco, da Comissão da Saúde Materna e Neonatal e director da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, garantindo ser esta a orientação dada."



              Estive também a ler mais sobre a questão na indução e, apesar de normalmente desaconselhada (pelo menos, indução à séria com occitocina), há casos onde é feita, sendo um dos exemplos precisamente um problema de saúde, como diabetes ou eclampsia.



              No meu caso, para ajudar à diabetes gestacional, o miúdo está pélvico, por isso, as hipóteses de tentar um parto vaginal estão cada vez menos mais longe. Mas de todo o modo, o acordo foi que se ele estiver na posição certa, o meu médico diz que faz uma indução fraquinha, seja lá isso o que for.



              Finalmente, segundo li de várias fontes (incluindo de associações pró-parto humanizado), parece consensual que é melhor um parto vaginal depois de uma cesariana do que uma cesariana electiva, mas caso não se consiga e se tenha que avançar para uma cesariana, os riscos são maiores do que ter logo avançado para a cesariana (não sei se me expliquei bem).



              Enfim... vamos ver!






              Comentar


              • #67
                RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                Tou a ver k mm entre médicos ñ há mto consenso. Aki (na Irlanda) metade das consultas são feitas no hospital, por obstetras, e em cd 1a delas tive smp médicos diferentes. Todos me perguntaram k tipo de parto keria e smp disse parto normal e k keria tentar aguentar-me sem epidural. Nunca nenhum médico se opôs à minha escolha. O último médico tb ñ se opôs, mas pôs as coisas num parâmetro que sinceramente, ñ me convenceram, e que me desanimaram.



                O k me parece é k nós (mães) devemos fazer a nossa escolha, apostar num médico k siga +/- os nossos ideais, de forma a que agente tenha alguma segurança nos esforços feitos pelo médico, pra concretizar a nossa escolha.



                Eu ñ vejo razões em contrário pra k ñ seja possivel ter 1 parto normal dps de 1a cesariana, quando a razão da cesariana ñ se deveu ao nosso corpo. No meu caso, foi pk o Lucas poderia estar em sofrimento e era preciso tirá-lo o kt antes de forma a garantir k ele ñ ficaría com sequelas. Ou seja, ñ foi por o meu corpo ñ estar a responder ao trabalho de parto. Assim sendo, acho k tenho grandes chances de conseguir 1 parto normal.



                Tb ñ há grande consendo ao tempo k se deve esperar pra engravidar novamente, dps de 1a cesariana. Eu engravidei cerca de 1 mês antes do Lucas completar 2 anos, a minha recuperação da cesariana ñ podia ter sido melhor (nem seker tive dores no pós-parto) e o facto de eu ser nova (tinha 22 anos), tb facilita uma melhor recuperação do nosso corpo.

                Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                Comentar


                • #68
                  RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                  -Estrelinha- (25-08-2010)Tenho uma amiga k foi mãe pela segunda vez recentemente, das duas vezes foi cesariana, com uma diferença entre partos de quase 24 meses, precisamente por ter engravidado sem completar os dois anos k recomendavam. Isso num hospital publico, logo penso k foi cesariana pk realmente acharam necessario. Eu tb fiz cesariana e a mim não disseram o tempo k deveria esperar p engravidar, tb não perguntei eheh não penso nisso tao cedo... mas a enfermeira disse ao meu marido k teriamos de esperar 2 anos e meio p engravidar novamente. Afinal existe algum consenso kal o tempo entre partos k se tem de esperar p não ser cesariana novamente?
                  O link que a APPM deixou acima dá as respostas correctas.



                  E por fim cabe-me dizer o seguinte :

                  Não são os profissionais de saúde que nos escolhem a nós, somos nós que os escolhemos a eles. Portanto se eu for ao consultório de um GO, que me diz que após uma cesariana só posso tentar um parto normal ao fim de 2anos e meio, é muito provável que não ponha lá mais os pés.

                  Aliás como faria a qualquer GO que me sugerisse uma cesariana ou indução sem razão válida aparente. Já o disse muitas vezes que quando surgem ests situações eu peço smepre 2ª opinião, talvez porque eu saiba os riscos de cada tipo de parto e quais estou disposta a correr.



                  Já aqui foi dito muitas vezes o que é um cesariana e que não deve ser feito de animo leve. Deve haver grávidas que ao fim de 2anos estão numa situação que implique nova cesariana, e pode haver outras que ao fim de 18meses já estejam perfeitamente em condições de tentar um parto normal. Isto tem que ser bem avaliado e não pode ser Chapa 5.



                  Nós não somos carneiras, somos mulheres e cada uma terá a sua condição. E portanto mais vale ser acompanhada por alguém que seja realmente competente e nos trate como merecemos ( e já agora que faça render o dinheiro que nele/a é investido).

                  Tenho dito

                  Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                  Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                  Comentar


                  • #69
                    RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                    Estou a adorar o "vosso" topico!! Tanta e boa informaçao!!!



                    Os meus 2 partos foram normais, mas gosto de estar informada sobre todas as situaçoes!!



                    Obrigada a todas pelas vossas optimas intervençoes!



                    Vou continuar a ler


                    [/url]


                    o nosso blog
                    http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                    Comentar


                    • #70
                      RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                      Ola!



                      Isto é tudo uma questao de risco. Num dos ultimos estudos que li sobre VBAC comparavam o risco de ruptura uterina numa VBAC com o risco de da ruptura indo directamente para cesariana, ou seja, nem o fazer cesariana electiva elimina esse risco (e ainda por cima soma todos os outros).



                      A questao da epidural é para que no caso do pior acontecer e realmente haja uma ruptura esta se detecte rapidamente. Sobre o efeito da epidural ha o risco acrescido de nao ser detectada criando uma situaçao muito grave. Assim ha indicaçoes para pelo menos atrasar a sua aplicaçao o mais possivel.



                      Ha induçao do parto esta realmente contraindicada em quase todas as situaçoes de VBAC, mas como disse a Jo isto nao é chama 5. E se é necessario que a criança nasça, o colo do utero ja começou a responder espontaneamente, apesar de nao haver um franco TP ou TP parece que estacionou entre ir logo para uma cesariana ou tentar acelarar o TP com doses minimas muitos medicos sugerem a segunda. Se funciona, muito bem e se nao nao se arrisca mais.



                      Beijinhos



                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #71
                        RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                        rbalmeid (27-08-2010)Ola!







                        Isto é tudo uma questao de risco. Num dos ultimos estudos que li sobre VBAC comparavam o risco de ruptura uterina numa VBAC com o risco de da ruptura indo directamente para cesariana, ou seja, nem o fazer cesariana electiva elimina esse risco (e ainda por cima soma todos os outros).







                        A questao da epidural é para que no caso do pior acontecer e realmente haja uma ruptura esta se detecte rapidamente. Sobre o efeito da epidural ha o risco acrescido de nao ser detectada criando uma situaçao muito grave. Assim ha indicaçoes para pelo menos atrasar a sua aplicaçao o mais possivel.







                        Ha induçao do parto esta realmente contraindicada em quase todas as situaçoes de VBAC, mas como disse a Jo isto nao é chama 5. E se é necessario que a criança nasça, o colo do utero ja começou a responder espontaneamente, apesar de nao haver um franco TP ou TP parece que estacionou entre ir logo para uma cesariana ou tentar acelarar o TP com doses minimas muitos medicos sugerem a segunda. Se funciona, muito bem e se nao nao se arrisca mais.







                        Beijinhos







                        Rute


                        Os artigos que li falavam não apenas do risco do ruptura intra-uterina, mas dos riscos gerais associados a uma cesariana, na lógica de que uma intervenção cirúrgica programada acarreta menos riscos que uma intervenção cirúrgica de emergência (reacções à anestesia, eventual necessidade de anestesia geral, infecções, etc.).



                        Ou seja, aquilo que me poderá fazer não optar pela VBAC é o facto de poder acabar numa situação bem pior do que se tivesse avançado para uma cesariana electiva (que também tem riscos, como é óbvio).



                        Sinceramente, acho que me ia afectar tremendamente não poder pegar logo no meu filho, dar-lhe de mamar na primeira hora de vida, etc...




                        Comentar


                        • #72
                          RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                          Mãeaos30 (29-08-2010)
                          rbalmeid (27-08-2010)
                          Sinceramente, acho que me ia afectar tremendamente não poder pegar logo no meu filho, dar-lhe de mamar na primeira hora de vida, etc...


                          Imagina então ao bébé...



                          Acho que é daqueles argumentos que derrota muitos dos riscos que se estão aqui a nomear.







                          Quando fiz a minha VBAC, penso que não receei em momento algum a possibilidade de ruptura uterina. Eu sabia que aos 23M entre partos, o risco de ruptura é residual. Assim como em nenhum dos partos pus a hipotese sequer de o bébé ter o cordão enrolado no pescoço, estar mal posicionado, etc.

                          Tenho para mim que quando receamos muito um acontecimento acabamos por atrair chatices, mas eu tenho uma panca esotérica...



                          Falámos no risco de ruptura, eu e o médico, a meio do TP, mas mais para assegurar que não havia muito tempo de contrações que fizesse a cicatriz fragilizar. Quem acompanhou o meu parto foi o dr. Álvaro Cohen da MAC, já nos tinhamos cruzado noutras intervenções clínicas mas não é o meu GO, o que conheço do curriculum dele fez-me sentir bem vigiada, e isto foi um crédito importante para que eu fizesse o meu "trabalho" tirando dai o sentido. Eu senti sempre que ele estava a controlar tudo, estava sempre por perto.



                          Acho que outros sinais de ruptura são a paragem das contrações e uma hemorragia imensa que não deverá passar despercebida. (Atenção que não tenho a certeza.)


                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • #73
                            RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                            Maria Verde (29-08-2010)
                            Mãeaos30 (29-08-2010)
                            rbalmeid (27-08-2010)


                            Sinceramente, acho que me ia afectar tremendamente não poder pegar logo no meu filho, dar-lhe de mamar na primeira hora de vida, etc...






                            Imagina então ao bébé...







                            Acho que é daqueles argumentos que derrota muitos dos riscos que se estão aqui a nomear.















                            Quando fiz a minha VBAC, penso que não receei em momento algum a possibilidade de ruptura uterina. Eu sabia que aos 23M entre partos, o risco de ruptura é residual. Assim como em nenhum dos partos pus a hipotese sequer de o bébé ter o cordão enrolado no pescoço, estar mal posicionado, etc.



                            Tenho para mim que quando receamos muito um acontecimento acabamos por atrair chatices, mas eu tenho uma panca esotérica...







                            Falámos no risco de ruptura, eu e o médico, a meio do TP, mas mais para assegurar que não havia muito tempo de contrações que fizesse a cicatriz fragilizar. Quem acompanhou o meu parto foi o dr. Álvaro Cohen da MAC, já nos tinhamos cruzado noutras intervenções clínicas mas não é o meu GO, o que conheço do curriculum dele fez-me sentir bem vigiada, e isto foi um crédito importante para que eu fizesse o meu "trabalho" tirando dai o sentido. Eu senti sempre que ele estava a controlar tudo, estava sempre por perto.







                            Acho que outros sinais de ruptura são a paragem das contrações e uma hemorragia imensa que não deverá passar despercebida. (Atenção que não tenho a certeza.)






                            Pois... eu confesso que o risco de ruptura intra-uterina também não me passa muito pela cabeça (quando o meu filho nascer terão passado 27 meses sobre a cesariana), até porque o meu médico (sendo pró-cesariana como é, infelizmente, tenho que o reconhecer) não hesitaria em dizer que nem pensar em VBAC se achasse que havia risco. A mim o que me assusta são os eventuais riscos de uma cesariana de emergência...



                            Maria, tens toda a razão quanto ao bebé... na cesariana da minha filha, sempre disse ao meu marido que a prioridade dele era estar sempre ao pé dela, falar-lhe e não a largar um segundo. Só a agarrei por breves segundos assim que nasceu, porque havia um corte para fechar, certo?!?



                            No HCVP, estando tudo bem (que felizmente foi o meu caso), vais para o quarto assim os médicos acabam os procedimentos, ou seja, não há recobro. Mas mesmo nesses 15 mns, a minha maior preocupação era que a minha filha não ficasse num berçário com "desconhecidos" e já que não podia ser a mãe, foi o pai a estar o tempo todo ao lado dela.






                            Comentar


                            • #74
                              RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                              Maria Verde (29-08-2010)
                              Mãeaos30 (29-08-2010)
                              rbalmeid (27-08-2010)


                              Sinceramente, acho que me ia afectar tremendamente não poder pegar logo no meu filho, dar-lhe de mamar na primeira hora de vida, etc...


                              Imagina então ao bébé...



                              Acho que é daqueles argumentos que derrota muitos dos riscos que se estão aqui a nomear.





                              Quando fiz a minha VBAC, penso que não receei em momento algum a possibilidade de ruptura uterina. Eu sabia que aos 23M entre partos, o risco de ruptura é residual. Assim como em nenhum dos partos pus a hipotese sequer de o bébé ter o cordão enrolado no pescoço, estar mal posicionado, etc.



                              Tenho para mim que quando receamos muito um acontecimento acabamos por atrair chatices, mas eu tenho uma panca esotérica...



                              Falámos no risco de ruptura, eu e o médico, a meio do TP, mas mais para assegurar que não havia muito tempo de contrações que fizesse a cicatriz fragilizar. Quem acompanhou o meu parto foi o dr. Álvaro Cohen da MAC, já nos tinhamos cruzado noutras intervenções clínicas mas não é o meu GO, o que conheço do curriculum dele fez-me sentir bem vigiada, e isto foi um crédito importante para que eu fizesse o meu "trabalho" tirando dai o sentido. Eu senti sempre que ele estava a controlar tudo, estava sempre por perto.



                              Acho que outros sinais de ruptura são a paragem das contrações e uma hemorragia imensa que não deverá passar despercebida. (Atenção que não tenho a certeza.)




                              Pois eu ja estive la, em ter um bebe e nao o ver nascer (apesar de estar com raqui e nao com anestesia geral), nao lhe poder pegar e muito menos amamentar. Nao desejo ao meu pior inimigo. Eu so senti que o meu parto terminou no dia em que trouxe o Bruno para casa e finalmente pude ser mae!



                              Mas o risco de uma cesariana de emergencia (no sentido em que é precisa uma anestesia geral) existe sempre, com VBAC ou com num parto normal sem cesariana anterior, ou menos numa cesariana que por alguma razao começa a correr mal. Felizmente sao riscos pequenos e se somos bem acompanhadas mais ainda, porque antes de haver a complicaçao seria ja o medico e ou a parteira detectaram que as coisas se estariam a complicar e nos encaminharam. Seja qual for o tipo de parto.



                              Beijinhos



                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar


                              • #75
                                RE: Parto após cesariana recente (menos de 18 meses): Como correu?

                                rbalmeid (30-08-2010)
                                Maria Verde (29-08-2010)
                                Mãeaos30 (29-08-2010)
                                rbalmeid (27-08-2010)






                                Sinceramente, acho que me ia afectar tremendamente não poder pegar logo no meu filho, dar-lhe de mamar na primeira hora de vida, etc...






                                Imagina então ao bébé...







                                Acho que é daqueles argumentos que derrota muitos dos riscos que se estão aqui a nomear.











                                Quando fiz a minha VBAC, penso que não receei em momento algum a possibilidade de ruptura uterina. Eu sabia que aos 23M entre partos, o risco de ruptura é residual. Assim como em nenhum dos partos pus a hipotese sequer de o bébé ter o cordão enrolado no pescoço, estar mal posicionado, etc.







                                Tenho para mim que quando receamos muito um acontecimento acabamos por atrair chatices, mas eu tenho uma panca esotérica...







                                Falámos no risco de ruptura, eu e o médico, a meio do TP, mas mais para assegurar que não havia muito tempo de contrações que fizesse a cicatriz fragilizar. Quem acompanhou o meu parto foi o dr. Álvaro Cohen da MAC, já nos tinhamos cruzado noutras intervenções clínicas mas não é o meu GO, o que conheço do curriculum dele fez-me sentir bem vigiada, e isto foi um crédito importante para que eu fizesse o meu "trabalho" tirando dai o sentido. Eu senti sempre que ele estava a controlar tudo, estava sempre por perto.







                                Acho que outros sinais de ruptura são a paragem das contrações e uma hemorragia imensa que não deverá passar despercebida. (Atenção que não tenho a certeza.)












                                Pois eu ja estive la, em ter um bebe e nao o ver nascer (apesar de estar com raqui e nao com anestesia geral), nao lhe poder pegar e muito menos amamentar. Nao desejo ao meu pior inimigo. Eu so senti que o meu parto terminou no dia em que trouxe o Bruno para casa e finalmente pude ser mae!







                                Mas o risco de uma cesariana de emergencia (no sentido em que é precisa uma anestesia geral) existe sempre, com VBAC ou com num parto normal sem cesariana anterior, ou menos numa cesariana que por alguma razao começa a correr mal. Felizmente sao riscos pequenos e se somos bem acompanhadas mais ainda, porque antes de haver a complicaçao seria ja o medico e ou a parteira detectaram que as coisas se estariam a complicar e nos encaminharam. Seja qual for o tipo de parto.







                                Beijinhos







                                Rute


                                Bem o dizes na tua assinatura...! E no teu caso com a angústia de veres o teu bebé nos cuidados intensivos!



                                Compensas desta vez :-) Já não falta muito!




                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X