Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mais um fantástico parto na MJD

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mais um fantástico parto na MJD

    Olá, quero deixar aqui o testemunho do meu 2º parto, por duas razões: a primeira é que fui uma sortuda, e como eu muitas mamãs também o poderão ser, e a segunda, porque o melhor é manter a calma...



    Sempre me mexi muito durante toda a gravidez e a última semana não foi diferente, porque estávamos em Agosto e aproveitámos para fazer obras em casa, desta vez na cozinha...

    No dia 26 acordei completamente saturada e cansada da gravidez, faltavam 2 dias para as 40 semanas e as contracções que vinha a sentir já há umas semanas eram esporádicas e paravam sempre. E assim foi um dia como os outros... andei por casa a fazer isto e aquilo e ao final da tarde fomos para casa da minha mãe para lá jantarmos.

    Foi um jantar super agradável, como costuma ser , conversámos muito, mas eu estava incomodada com qualquer coisa... sentia a barriga muito dura, e a contrair e a descontrair de 20 em 20 min, por isso estive a maior parte do tempo em pé, porque me sentia mais confortável assim. Ainda me passou pela cabeça "será hoje?" mas como não me doía nada nem comentei com o meu marido.

    Daí fomos a casa de uns amigos, e lá as mesmas contracções, agora de 10 em 10 minutos... mas como não me doíam, e nas aulas PP tinham dito para só ir para a maternidade quando doesse, lá me deixei ficar!

    Até que de repente senti aquele «pop» e fui a correr à casa de banho, para verificar se eram as águas e eram!

    Muito calmamente (claro que, por dentro, um bocadinho nervosa) fomos a casa buscar as malas, que a minha menina mais velha e amorosa me ajudou a juntar, fomos leva-la a casa da avó e daí para a MJD.

    Entrámos à 1.30h da manhã no rastreio e enviaram-me directa para um bloco de partos, pois estava com 4 de dilatação. A verdade é que só no momento em que entrei lá começaram as contracções mais fortes, mas o maridão esteve sempre comigo, ajudou-me a caminhar, a trocar de roupa e a respirar.

    Posso dizer que a equipa que estava de serviço respeitou sempre as minhas vontades... não quis fazer o clister porque as contracções já estavam a doer e deixaram-me andar a pé enquanto quis, até ao momento da epidural.

    E a seguir os momentos de sorte e de pânicos escusados:

    Enquanto a anestesista me dava a epidural (o meu marido teve que sair nessa altura) eu ia ouvindo a conversa entre elas: «ui isto hoje está bonito, é tudo a entrar para ter os bebés» (verdade ou não, era noite de mudança de lua)... e bom, a enfermeira-parteira fez-me o toque, disse que ainda ia demorar um bocadinho, apagou as luzes e deixou-me a sós com o meu marido. Acontece que devo ter ficado mais tempo virada para um lado e a epidural não fez todo o efeito, porque de um dos lados ainda sentia dores e uma vontade de puxar imensa! Aí entrei em pânico pois pensei logo «estou aqui com epidural, a maternidade está cheia, não me vão ligar nenhuma e vou ficar aqui a sofrer!». Foi um pânico escusado, porque a maquineta começou a tocar e quando o meu marido ia sair para chamar a enf. parteira estava ela a entrar. Disse-lhe que já tinha vontade de puxar e ela foi fazer outro toque... «pois tens filha, já tens aqui o bebé!»... nem saiu mais, equipou-se imediatamente e ali ficou. Ajudou-me imenso nos puxes, pois eu com a epidural perdi a sensibilidade de um dos lados e por isso não sentia as contracções. 4 puxos e de repente a enf. parteira diz: «ai que esta vem com colares!» e muito rápidamente corta o cordão umbilical e nasce a Adriana, com duas circulares do cordão à volta do pescoço. Eram 3h da manhã.

    Não poderia ter tido mais sorte ou melhor equipa comigo. Um parto de 1.30min é, de facto, um parto muitíssimo bom e rapidíssimo. Tive sorte também por a epidural não ter tido o efeito completo, pois talvez não tivesse sentido as dores que senti e com as circulares no pescoço... tive sorte também pela rapidez com que a enf. parteira reagiu...

    enfim, foi um momento mágico e maravilhoso para nós enquanto pais e casal, que quis partilhar porque existe uma ideia de parto como uma coisa que é sempre difícil, mas por vezes acontece assim... naturalmente, enquanto jantamos com a família e estamos com os amigos e depois rapidamente, numa maternidade fenomenal como é a MJD, inclusive no internamento (apesar dos defeitos estruturais do edifício, como os WC's, a falta de ventilação, a comida má e as enfermeiras dinossauras da velha guarda, brutamontes - por acaso só vi uma e não foi comigo).

    Beijinhos e boa sorte a todas a mamãs!!


slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X