Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Há partos e partos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Há partos e partos

    Li um relato de parto neste link: http://demaeparamae.pt/forum/nasceu-henrique



    Fiquei verdadeiramente tocada e sem palavras. De facto muita coisa pode correr mal e ainda que muito mal venha de uma má preparação. No entanto no final é difícil avaliar o porquê de uns partos correrem bem, com uma óptima sequência de eventos e outros correrem menos bem. para mim é difícil compreender quais as razões que geram determinada sequência de eventos. Lembro-me sempre dos meus partos em que a sequência não começa nada bem, pois há logo rebentamento das águas sem contracções efectivas (e durante muito tempo).



    Aqui fica o relato para quem quiser ler.



    ----------------------------------------------------------



    "Ele tem os teus olhos"...!!!



    Foi a primeira coisa que ouvi quando o Henrique nasceu.



    Vou tentar não me alongar muito (o que é certamente difícil), ponderei várias vezes a possibilidade de não colocar o tópico do parto do Henrique, mas por fim percebi que seria uma tremenda injustiça para com as pessoas que se mostraram sempre preocupadas e quase viveram o nascimento do meu filhote como se fosse o delas...



    Desta forma e antes de iniciar o dito "relato", peço que tenham atenção que irei apenas falar do parto do meu filho e a minha opinião face ao que aconteceu e ao que não aconteceu. Sem que ataque alguém que julgue o parto normal e sem epidural ser o melhor do mundo e arredores...



    Quarta feira, dia 17 tive consulta de rotina, nada estava bem comigo, fui encaminhada para as urgências. Chegada às urgências, espero uma eternidade para me dizerem que vou ser internada. Pedi para vir até casa antes de ser internada, para vir comer alguma coisa e mimar os meus gatos. Assim fiz.



    Regressei à maternidade às 22h50, o meu processo estava aberto, era apenas necessário entrar e fazer a ficha de internamento. Entretanto, a médica que me atendeu, percebe que as 40 semanas sem completam no dia seguinte (18 de Fevereiro) e decide que não vou ficar internada, vão começar a fazer a indução do parto.



    Se eu não estava preparada para ficar internada, para me induzirem o parto então... Ía caíndo para o lado. Perguntaram-me assim "Tem alguma dúvida?" - "Tenho, sim. Só uma. O pai pode ficar comigo? Não quero ficar sem o pai."



    Estranharam não ter perguntado nada sobre o procedimento da indução, mas não perguntei... Não valia a pena.



    Fiz tudo o que me pediram e às 23h40, mais coisa menos coisa, começou a indução do parto.



    Quando cheguei à sala da dilatação já tinha (ou só tinha) 2 dedos de dilatação e algumas contrações, liga soro aqui, tira sangue dali, "não pode beber liquidos nem comer nada", "não se pode mexer", "tem que ter cuidado com o ctg".



    Assim fiquei um sem fim de tempo, com uma grávida ao meu lado que gemia imenso... Cheguei a comentar com o Tiago que a pessoa devia estar mesmo em sofrimento e que não sabia muito bem qual seria a minha reacção... (mal eu sabia o que me esperava...)



    Às 5 da manhã intoduziram-me um comprimido via vaginal para acelerar, porque as contrações eram fortes mas nada de dilatar... Pouco tempo depois, vomitei...!



    Às 14h, novo comprimido, porque a dilatação continuava na mesma e as contrações cada vez mais fortes...



    Pedem ao Tiago para sair, porque me iam tirar novamente sangue... Quando a enfermeira saíu, desatei a chorar... Estava tão farta de estar ali sem que pudesse fazer nada para que o meu filho nascesse... Estava cansada, com sono, fome, muita sede, dores e não havia nada que pudesse fazer...



    Então, toca de chorar até me fartar... Assim fiz... Chorei, tremi, pedi-lhe desculpas, mas já não aguentava mais estar assim...



    O Tiago regressa, vê-me nos meus prantos, eu nem conseguia falar... Só dizia que não sabia o que fazer para que o Henrique nascesse...



    Às 17h começo a tremer (com o nervoso) e não sei lá o que é que aconteceu que as águas rebentaram... Parecia um repuxo, sujei o chão e tudo! Isto quando é para ser, é à grande!



    Uma hora depois, já não aguentava mesmo as dores... Vem uma alma caridosa que me pergunta "minha querida, quer levar a epidural?" - "Quero, sim, obrigada!"



    Lá levei a dita epidural... Aliás, não levei a epidural, enfiaram-me o catéter, que saltou quando o liquido ia ser injectado. Não me doeu rigorisamente nada, doía-me sim, a enfermeira a empurrar as minhas pernas contra a minha barriga... Isso sim, doía imenso... E eu lá continuava a chorar.



    Segunda tentativa para colocar o catéter e tudo indica que estava bem colocado e a epidural iria fazer efeito. "minha querida, já pode descansar. Tente dormir um pouco. daqui a 10m, 15m já não tem dores."



    Acreditei piamente no que a anestesista me disse, tinha que acreditar... Disse ao Tiago que ia então acatar o conselho e descansar...



    Acontece que passado os tais 10m, 15m em vez de deixar de sentir dor, começaram as contrações dolorosas... estupidamente dolorosas... indiscritivelmente dolorosas!!!



    Pensei que se tivessem enganado no medicamento e em vez de me terem dado epidural tivessem dado mais alguma coisa para acelerar o processo, uma vez que estava há bastante tempo na sala de dilatação...



    Com isto tudo, comecei a gritar como se não houvesse amanhã, o choro mantinha-se, mas agora acompanhado de gritos. Não quis saber se incomodei ou não alguém, se não me queriam ouvir, não quis saber de nada... Não podia comer, beber, mexer-me, nada... Então tinha que estravazar tudo aquilo como me sentia "melhor".



    As enfermeiras reclamaram dos meus gritos, do que dizia (disse vezes em fim que não aguentava mais as dores) e eu reclamava por estarem a invadir o meu espaço sem serem chamadas...



    Curioso que sempre que tocava à campainha não aparecia ninguém e depois de começar a gritar o que não faltava era pessoas a verem a dilatação...



    Como me mexia muito e fazia muitas vezes xixis, deciciram colocar-me uma algália e uma fralda (!?!?!? - uma fralda?!)



    Às 19h30 tinha só seis dedos...!!! Meu deus, seis dedos e já estava em tanto sofrimento, como seria quando chegasse aos 10?



    Lá tive um momento iluminado e pedi ajuda a todas as minhas fadinhas, pedi ao Tiago para falar com as divindades em que acreditasse e pedisse para que o meu sofrimento não fosse prolongado por muito mais tempo, porque eu não estava mesmo a aguentar... Não parava de tremer, julguei que me ia dar uma "coisa má" e que se isso acontecesse, teria que ser feita cesariana, algo que não queria de todo!!



    Às 20h, começo a tremer ainda mais, as dores que eram estupidamente dolorosas eram agora indiscritíveis... E vem a tal vontade de fazer força. Segundo diz o Tiago, nesta altura, eu estava entre o pálido e o quase morto...



    Estava com oito dedos de dilatação. "Tens que aguentar, não há nada que possamos fazer. Não podes fazer força" "Não posso o quê?! É incontrolável... Como é que não faço força?" "Não sei, tu é que tens que perceber" "Com certeza, então vou continuar a fazer força até ele nascer."



    E assim fiz, força...! Muita força! Física, psicológica... Força!!!



    Dez minutos depois tocamos novamente à campainha, para além de tremer, comecei a ver umas estrelinhas e estava com bastante dificuldade em respirar...



    Pensei "desta vez levam-me para cesariana, devo estar com a tensão altíssima." Mas só pensei, não mediram a tensão. Agarrei no braço duma enfermeira (que deve ter uma negra nesta altura) e perguntei porque é que não me faziam nada... E porque é que faltava tanta parte "humana" naquele piso... Eu só queria que me ajudassem a atenuar a dor e me explicassem o que era melhor de fazer, porque sozinha, sem aulas de preparação para o parto e com um acompanhamento quase nulo não tinha muito onde me "agarrar" a não ser à vontade que o Tiago estivesse sempre comigo...



    A dita enfermeira deve ter sido contagiada pelas minhas lágrimas e gritou "a grávida da cama 1 está em sofrimento, tragam a maca, vamos para a sala de partos"



    Nunca fiquei tão feliz por não terem dito o meu nome para se referirem a mim... Eu era, naquele momento "a grávida da cama um"...!



    Tive que passar da cama para a maca, que sofrimento...! Novamente ninguém me ajudou. "Acha que conseguimos ajudá-la com o peso que tem? É louca!!!" - "Louca sou eu em ter que contribuir todos os meses para que o seu ordenado de funcionária pública possa ser pago! Pode chamar alguém que me possa ajudar?"



    Chamaram a anestesista, que me fez uma festa na cara e diz, "vai correr tudo bem, tens que acreditar que vai correr bem. Agora, pões uma perna aqui, outra ali e esperas que te levem para a sala de partos. "



    Levaram-me para a sala, o Tiago também veio. Entretanto, dizem-me que a dose de epidural que me tinha sido dada não foi a correcta, foi diminuta e que não havia tempo para corrigir a situação. O parto ia acontecer "aqui e agora". Queriam que eu ficasse de lado, eu só queria ficar de barriga para cima...



    Ainda discutimos sobre a posição de lado ou para cima. "Eu é que sei como me sinto mais confortável. Quero estar de barriga para cima e assim vou ficar até ele nascer. Não é para vocês que a posição tem que ser favorável, é para mim. Eu é que sou a grávida!!!"



    Com as reclamações, as contrações começaram a acalmar (faz-me muito bem reclamar) e as dores também.



    De repente, começo a sentir a cabeça do Henrique a descer (ainda dentro de mim)... "Agarre-se às grades da cama e faça toda a força que tenha na próxima contração. Se for preciso, a meio da força, páre a respiração e volte a fazer força"



    Assim fiz... Em apenas uma força, nasceu a cabeça do Henrique "NÃO FAÇA FORÇA!!!! O seu bebé tem o cordão enrolado ao pescoço."



    Oh meu deus....!!! E agora? Agora, nada de chorar, nada de gritar e ter calma... Olhei para o Tiago que estava anormalmente angustiado... Ficámos assim alguns instantes "Já pode fazer força, como fez à pouco"



    Assim fiz... Mais uma força e o Henrique nasceu!!!



    "Ele tem os teus olhos!!!" O Tiago ficou extasiado com o filho, eu fiquei extasiada com o parar do sofrimento... Não tive capacidade de assumir que tinha acabado de ser mãe, só que já não tinha mais dores...



    Levaram-no para dar banhoca, entretanto, pedem-me para fazer mais força para sair a placenta e teríamos sido todos felizes se tivessemos ficado por aqui.



    Não me fizeram episiotomia, rasguei e ao que consta rasguei toda até ao períneo.



    Enfiaram-me não sei quantas compressas para dentro do útero e fiquei uma hora a ser cozida, depois do Henrique nascer... O problema foi tirar as compressas que estavam dentro de mim...



    Quando saí da sala de partos, perguntaram-me como me sentia "NÃO QUERO TER MAIS FILHOS!!!" Dizia isto repetidas vezes... Não sinto que tenha sido tratada da melhor forma, fiquei tanto tempo em indução que fui "apresentada" a quatro equipas de enfermagem diferentes...



    Pedi para comer e beber água, estava mesmo estafada... Lá comi.



    Entretanto, para que pudesse ser passada para o piso das mamãs e bebés tinham que ver os pontos. Quando me falaram em ver, nunca pensei que seria o que foi...!



    Decidiram-me fazer-me um novo toque cerca de duas horas depois de ter sido cosida... Doeu-me mais que o Henrique a nascer e que qualquer contração que tive...



    Assim foi ou ficam resumidas 21h de trabalho de parto...



    Li um artigo que dizia que a dor do parto trás para a mãe vários benifícios, sendo um deles a responsabilidade de tratar de um recém-nascido.



    A mim, a dor do parto, tirou-me toda e qualquer magia, quando ao olhar para o meu filho a primeira vez não consegui perceber que ele tinha nascido, que estava tudo bem com ele... que tinha os olhos da mãe ou do pai... que afinal, tinha acabado de ser mãe...



    A mim, a dor do parto, só fez com que não perceba porque é tão necessário que assim seja, tanto tempo e tanto sofrimento quando é possível contornar a situação...



    A mim, a dor de parto, não "deixou" que conseguisse dizer "olá filho. está aqui a mãe e o pai", como queria ter feito...



    A mim, a dor do parto, faz-me chorar por saber que não consegui usufruir dos primeiros instantes do meu filho...



    A mim, a dor do parto, não me fez sentir corajosa nem forte... fez-me sentir pequenina... Onde ficou o "olá, filho"? foi engolido pela dor...



    A mim, a dor do parto, faz com que não queira ter mais filhos...



    A mim, a dor do parto, faz que continue a pedir desculpas ao meu filho por não ter conseguido dizer-lhe logo o quão lindo é... E que chore cada vez que ele chora... E queira estar sempre perto dele, para que sinta que ainda estamos "juntos".



    A mim, a dor do parto, fez com que sentisse que o vínculo emocional que tinha com o Henrique enquanto grávida tivesse sido abalado e abafado...



    A mim, não digam que a dor trás qualquer benifício, porque me retirou ou abafou aquilo que deveria ser um momento mágico e transformou num momento de alívio sem que existisse espaço para magia nenhuma!!



    Deixo-vos a primeira fotografia do meu filhote.



    Para finalizar, não concordo com o povo quando diz "depois deles nascerem, compensa tudo"... Nada compensa e nunca compensará a falha que sinto para com o Henrique por não ter dito o nosso "olá, filho. está aqui o pai e a mãe!"



    Chorei quando o Tiago voltou para perto de nós, disse-lhe como me sentia... "O parto não foi nada feliz... Não me sinto bem."



    "Não foi feliz? Claro que foi feliz. Temos o nosso filho, foi mais que feliz."



    É assim que quero acreditar... Que foi feliz porque temos o nosso filho, abafando então tudo o que a dor do parto "levou".



    Foi feliz porque temos o nosso filho...



    Foi feliz!



    o parto do Henrique - http://demaeparamae.pt/forum/nasceu-henrique



    ***

  • #2
    RE: Há partos e partos

    Desgraçada dessa mulher que tanto sofreu. Não vou falar de epidurais, por causa das fundamentalistas, mas eu levei e adorei. Curti ao máximo o parto, principalmente depois de a levar.

    Enquanto faziam o ponto cruz eu manda sms a toda a gente.

    Comentar


    • #3
      RE: Há partos e partos

      É pena que esta mãe pense que ISTO é um parto normal...



      E o pior é que há muitas que pensam isso...





      Nem me vou prolongar, já sei que não vale a pena, só digo isto: pedir a uma mulher para ter um parto induzido sem epidural é no mínimo cruel, e um parto induzido com ocitocina e com o dito "comprimido vaginal" é tudo menos um parto normal!





      Jocas a todas
      Patrícia Paiva
      - Educadora Perinatal
      - Conselheira em Aleitamento Materno
      - Professora Ginástica para Bebés

      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

      Comentar


      • #4
        RE: Há partos e partos

        APPM (06-04-2010)É pena que esta mãe pense que ISTO é um parto normal...



        E o pior é que há muitas que pensam isso...



        Nem me vou prolongar, já sei que não vale a pena, só digo isto: pedir a uma mulher para ter um parto induzido sem epidural é no mínimo cruel, e um parto induzido com ocitocina e com o dito "comprimido vaginal" é tudo menos um parto normal!



        Jocas a todas


        Eu também não dei a minha opinião, acho que não vale a pena.

        No entanto fiquei chocada com a parte final, acho que ela descreveu muito bem a dor que sente e isso chocou-me.

        Eu tive um parto induzido sem epidural e correu muito bem. Não tenho nem de perto nem de longe a opinião dela.

        Mas a angustia que esta mulher revela diz muito dos partos.

        E lá está há partos e partos.

        Comentar


        • #5
          RE: Há partos e partos

          Dulsa, como te compreendo!...há 7 anos atrás com o meu 1º filho aconteceu-me precisamente o mesmo, estava eu de 41 semanas, a unica diferenca é que eu estive das 9h ás 23 e 35 com esse mesmo sofrimento, que ´simplesmente foi ignorado pelo pessoal médico...posso-te dizer que nesse dia desejei morrer...desejei nao ter filho nenhum...jurei como tu que nao queria mais filhos!...mas com o tempo foi esquecendo esse sofrimento, e a vontade de voltar a ser mae voltou...já tenho o meu 2º filhote, e desta vez tudo foi diferente...uma cesariana as 34 semanas com epidural, que mais parecia uma comédia com as brincadeiras e piadas do anestesista de serviço...desta vez mesmo sendo o meu filho prematuro, pude chorar de alegria ao ver o meu filho pela 1º vez, pude dar-lhe um beijinho de boas vindas!...apesar de tudo foi tão lindo!



          Muitos beijinhos para ti...como te compreendo amiga!



          Comentar


          • #6
            RE: Há partos e partos

            Dulse, acho que percebi mal o relato nao é teu, mas como ja disse identifico-me muito com esta mae!



            Comentar


            • #7
              RE: Há partos e partos

              gabriela pereira (06-04-2010)Dulse, acho que percebi mal o relato nao é teu, mas como ja disse identifico-me muito com esta mae!


              Eu percebi-te



              Repara eu acho que muita coisa correu mal neste parto, muita mesma, e a diversos níveis, não excluindo a grávida.

              No entanto acho que uma mulher que relata de uma forma tão completa aquilo que sente deve ser ouvida.

              É fácil dizer que tivemos um parto maravilhoso, quando a bolsa rebenta já com contracções efectivas, quando a mulher faz a dilatação calmamente em casa e vai para o hospital calma e serena. é fácil porque o próprio parto em si o permitiu. Daí o meu espanto, daí ser tão difícil falar em bons e maus partos e em dor. E por isso o postei, também é bom ouvir quem viveu outras experiências.



              Felicidades!

              Comentar


              • #8
                RE: Há partos e partos

                Bem... é como a APPM diz... Tenho mesmo muita pena que qualquer pessoa ache que ISTO é um parto normal...



                Para mim, este relato serve "apenas" para perceber que ainda há muitas mulheres que são tratadas como "camas" e não como pessoas! Embora acredite que estejamos melhor, esta é a prova viva que afinal falar em Humanização do Parto, faz sentido!



                Bjs

                BABS

                Comentar


                • #9
                  RE: Há partos e partos

                  minha nossa senhora,



                  como é que uma pessoa pode sofrer horrores...e como é que as equipas médicas deixam isto acontecer. desejo à mamã e ao seu filhote Henrique td a felicidade do mundo...



                  atenção temos muito boas equipas médicas, mas sem querer ofender as pessoas, há dias que mais valiam não sair de casa...


                  2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

                  Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Há partos e partos

                    Eu entrei às 18h na CVP com as águas rebentadas e 1 dedo de dilatação e a minha filha nasceu`cerca de 6 horas depois. Levei epidural, que me deixou nas nuvens, mas na altura do reforço comecei a sentir metade do corpo. Foi muito estranho sentir "metade" das contracções. Apesar dos reforços, a epidural não fez mais efeito e na altura da expulsão já estava a sentir tudo. Foi a única altura em que sofri, pois sentia-me massacrada, mas foi rápido. O mau foram as dores de cabeça terríveis com que fiquei durante uma semana, que se terá devido à epidural. Enfim, mas fui sempre tratada com carinho. Não entendo como é que podem ter sido tão brutos e cruéis para com esta mamã, que ainda lamenta não ter recebido o seu filho como desejava...

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Há partos e partos

                      APPM (06-04-2010)É pena que esta mãe pense que ISTO é um parto normal...







                      E o pior é que há muitas que pensam isso...











                      Nem me vou prolongar, já sei que não vale a pena, só digo isto: pedir a uma mulher para ter um parto induzido sem epidural é no mínimo cruel, e um parto induzido com ocitocina e com o dito "comprimido vaginal" é tudo menos um parto normal!











                      Jocas a todas


                      Eu tive um parto induzido com ocitocina e sem epidural (levei duas, mais não sem quantos reforços que não fizeram efeito nenhum!) e partilho bem a dor dela... só não gritei pk nem para isso tinha forças.

                      É pena que isto continue a acontecer...
                      Teste Positivo: 22 de Novembro
                      É uma menina (13 Fev)
                      DPP: 25 de Julho - nasceu: 27 de Julho de 2009



                      O meu parto

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Há partos e partos

                        Parece o relato do meu parto... mas com algumas diferenças, nomeadamente: foi induzido porque me rebentaram as aguas ás 5 da manha. Ocitocinas, soros, ctg... horas e horas deitada, ja com contraçoes como se o bebe fosse nascer a qualquer momento, mas dilatação, nada. A meio da indução apercebi-me pelos cochichos que estava alguma coisa errada, mas ninguem me dizia nada. Nisto, dois medicos conversam á minha frente sobre a minha situação e um deles diz

                        – "esta gravida precisa de buscopan"

                        – "naoo, o buscopan matou a outra gravida!"



                        :crying:



                        eu começo a stressar "o queee??? o que se passa???" e as enfermeiras tentam acalmar-me e literalmente escorraçam os medicos dali para fora. E disseram-me que nao era nada de especial, apenas estava com febre e o bebe estava com taquicardia por causa disso. Ahh, ok, estou muito mais calma agora! :x depois de vomitar com tantas dores, naquela cama, milhoes de toques a revirarem-me as entranhas, uma enfermeira a dizer que eu devia relaxar e que estava a desfazer a cama ao mexer-me... estive 20 horas a penar, ali esquecida, com as piores contracções que se pode ter (renais) e nada de dilatar. No fim do turno daquela atrasada, vem outra enfermeira (a minha anja) que me diz "pbrezinha, estas aqui esquecida! Vou cuidar de ti"



                        molhou-me os labios, deu-me a mão, fez-me festas... obrigou o medico a levar-me para cesariana, porque o meu bebe estava encaixado na bacia e a fazer bossa, nao descia. Só nasceria co ventosas ou forceps, ou o raio. E eu sem forças... mas o medico queria á força que nascesse natural... ela insistiu e la fui para cesariana. graças a deus! Eu ja nem tinha discernimento de nada, nem sabia onde andava, quanto mais fazer um parto natural!





                        Fui para a cesariana e passei-a toda a tremer (tal qual essa moça do relato). Quando acabaram de me cozer e me puseram na maca com o meu filho, o meu cumprimento a ele foi vomitar: ele de um lado e eu com um balde a vomitar do outro.



                        No recobro, e só na manha seguinte me deram um chá e juro que foi a coisa que melhor me soube na vida. Estava já há quase 48 horas sem beber nem comer nada.



                        A limpeza dos possiveis coágulos foi outra experiencia engraçada, no minimo: a enfermeira dava-me murros na barriga cozida e eu so me lembro das lagrimas me saltarem com a dor alucinante, so lhe perguntava "o que é que voce me está a fazer????"

                        depois disto, uma semana internada porque o bebe estava com ictericia.



                        foi assim o meu parto. O meu filho nasceu saudavel, mas o meu sofrimento foi tanto que nunca me recompus do choque. Nós sonhamos com uma coisa e quando nao acontece, custa muito. Passaram-se 3 anos de felicidade, mas o primeiro ano foi com depressão à mistura. Não valia a pena ter sofrido assim, caramba... confesso que quero ter mais filhos, mas nao me apanham num parto normal, nunca mais. So de cesariana marcada, e tenho mesmo muita pena, mas não arrisco sofrer daquela maneira de novo. E fico com esta lacuna na minha vida, de nao ter a experiencia maravilhosa de ser mae assim... lamento mesmo muito.



                        Só gostava de saber qual foi o hospital onde essa moça teve o bebe dela... deve ter sido no meu :doze:

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Há partos e partos

                          Bem não me vou alongar muito, porque já li imensos relatos de parto, bons e maus e em muitos deles vivi cenas do meu pimeiro parto, como algumas que li aqui, não foi assim tão mau, aliás até hoje acho que foi um bom parto para mim. A conclusão que chego é que os partos dependem muito de pessoa para pessoa, o que podem ser dores horriveis e indiscritiveis para uma mulher podem não ser para outra. A postura de uma mulher perante o decorrer do parto pode ser bem diferente de outra e a sequência de acontecimentos ser mais ou menos a mesma. Com isto quero dizer que por vezes a culpa passa por acharem que todas as grávidas são iguais e então o tratamento é igual para todas, eu discordo totalmente, os profissionais de saúde devem saber interpretar o tipo de grávidas que têm à frente, se são mulheres mais fortes, mais inseguras, mais calmas ou mais nervosas e isso a meu ver não é dificil, devem informar todos os procedimentos que vão efectuar durante o parto, mesmo que as grávidas não perguntem, saber transmitir confiança e mesmo se fôr necessário um "puxão de orelhas" .

                          Lembro-me que quando tive a minha 2ª filha, as enfermeiras pediam-me várias vezes desculpa por não estarem sempre em cima de mim, mas que me viam tão à vontade que aproveitavam e dedicavam-se mais às mães que precisavam de um pouco mais apoio, eu achei isso excelente da parte delas, mesmo durante o parto só o pai esteve comigo e só no periodo de expulsão veio uma parteira, hajam mais hospitais publicos assim, apesar de já ter lido maus partos neste hospital, o meu foi fantástico.

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Há partos e partos

                            deinhac (07-04-2010)



                            A limpeza dos possiveis coágulos foi outra experiencia engraçada, no minimo: a enfermeira dava-me murros na barriga cozida e eu so me lembro das lagrimas me saltarem com a dor alucinante, so lhe perguntava "o que é que voce me está a fazer????"


                            Não percebo isto. Fiz duas cesarianas e nunca me fizeram isso. Claro que fui com hora marcada com a minha GO, puseram-me qualquer coisa no soro antes para a ajudar na contração do útero e depois davam-me duas injeçoes (minúsculas) diárias na barriga (nem se sentia) para activar a circulação. À grávida do quarto ao lado também apertaram a barriga e não davam injeção nenhuma. Porque será?
                            [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Há partos e partos

                              APPM (06-04-2010)É pena que esta mãe pense que ISTO é um parto normal...







                              E o pior é que há muitas que pensam isso...











                              Nem me vou prolongar, já sei que não vale a pena, só digo isto: pedir a uma mulher para ter um parto induzido sem epidural é no mínimo cruel, e um parto induzido com ocitocina e com o dito "comprimido vaginal" é tudo menos um parto normal!









                              Jocas a todas
                              subscrevo inteiramente...Agora mais do que nunca...Compreendo perfeitamente que esta mulher não queira ter mais filhos, e que não queira passr por estas dores novamente...Também passei por dores deste tipo no meu primeiro parto e também não me deram epidural, nem nenhum tipo de analgésico...e ainda hoje estou para saber como consegui ter o meu filho num parto eutócito...foi mesmo muito dificil...



                              Espero que este tipo de relatos ajude a fazer a diferença de um parto induzido de um parto natural, e que se comece de uma vez por todas a rejeitar determinadas intervenções.

                              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X