Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dois partos - Duas realidades

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dois partos - Duas realidades

    Olá!



    Já há muito tempo que ando para relatar a minha experiência, mas como o texto vai ser longo, tive de arranjar tempo!



    Começo a ter dificuldade de me lembrar de alguns pormenores, pelo que acho boa ideia deixar o relato escrito... sempre que for invadida pela saudade, posso sempre vir ler!



    A minha história só vem reforçar a ideia de que devemos esperar tudo e que as coisas nem sempre acontecem como queremos e nem sempre aquilo que queremos, é o melhor... e que aquilo que é bom para uma mamã poderá não o ser para outra...



    É importante referir que resido na zona centro do país, que estou a 45 km do hospital que elegi para ter os meus filhos e onde costuma estar de serviço o meu GO. Um hospital no qual, dificilmente teria a oportunidade de ter a epidural, pois nem sempre existe a pessoa formada para dar tal anestesia, além de o meu GO ser "relativamente contra".



    Vamos lá então...(é bom que tenham tempo!! )



    Em ambas as gravidezes eu passei muito bem. Não tive qualquer contra tempo, incómodo ou susto. Tudo correu lindamente durante os 9 meses e este é o único ponto comum entre as "viagens" dos meus piolhos!



    Aliás, o outro factor comum, foi o facto de ambos nascerem no dia em que faziam as 40 semanas certinhas... O meu GO não é de induzir o parto só porque sim, ele induz apenas se achar que já há condições para o parto se desenrolar normalmente, ou seja nunca chegou a tempo, eles nasciam antes!



    Da minha primeira filha eu estava completamente calma em relação ao parto, não sabia para o que ia, e se as outras mamãs conseguiam, eu também iria conseguir.



    Fiz as aulas de preparação para o parto e sentia-me pronta!



    No dia que ela nasceu, trabalhei com a minha mãe até às 16 horas, apesar de estar com contrações ligeiras há dois dias. Liguei para o hospital e disseram-me que possivelmente estaria em TP, para ir até lá pois estava relativamente longe!



    Ainda fui terminar as compras de natal e fui a casa buscar as coisas. O marido não queria levar as malas, não acreditava que eu pudesse estar em TP.



    Cheguei ao hospital às 18 horas. Fui obsrvada, 3 dedos de dilatação, vamos avançar para o parto. O marido estava incrédulo.



    Colocaram-me o soro (com ocitocina) e fui para o quarto. O maridão esteve um pouco comigo e depois foi comer qualquer coisa. Às 20 e qualquer coisa as dores começaram a apertar e lá fui para a sala de dilatação. O marido chegou logo de seguida. Lembro-me de estar a ouvir música, mas as contrações eram muito seguidas e fortes! Passei uns momentos horríveis!! E esqueci-me de tudo o que tinha aprendido nas aulas... qual respiração qual que!! Tive a perfeita noção que me estava a descontrolar, mas não pude evitar. Senti dores ainda piores quando numa contração tentei agarrar a camisola do marido. Sinceramente: o melhor é mesmo relaxar!! Mas na altura, parecia-me impossível!



    Tinha uma vontade enorme de puxar e quando vinham as contrações, as dores que eu sentia eram no anus. Uma coisa estranhissima e insuportável! Enfim, lá passei assim 3 horas.



    Por volta as 23 e picos, disse ao médico que não aguentava mais e para me ajudar. O médico perguntou-me se eu tinha vontade de puxar, eu disse que sim e ele disse para eu experimentar. Lá fiz força e só o oiço chamar as enfermeiras "vamos para o bloco de partos, da maneira que esta mamã puxa a menina está cá fora num instante"... Aí nasceu-me uma alma nova. Lá me consegui levantar e passar para a sala do lado amparada pelas enfermeiras. Assim que me deitei na marquesa a parteira já lá vinha para me fazer a episiotomia... e eu com uma calma e sentido de humor que ainda hoje não percebo onde fui buscar "calma, deixe lá vir a próxima contração e já faz isso"



    Puxei apenas duas vezes e lá saiu a minha menina, com a ajuda do médico que se pôs literalmente de cima da minha barriga e da parteira que a tirou rapidamente. Cordão enrolado no pescoço e não chorou! O marido perguntou "queres que fique ou que vá ver da menina?", "vai ver dela"...



    Enfim, segundos depois já chorava, estava tudo bem com a minha menina, mas em pleno dezembro, a lampâda do sitio onde os limpam não funcionou e ela arrefeceu. Como já era quase meia noite foi passar a noite à incubadora, só para garantir que ficava quentinha.



    No final, eu só chorava e tremia. Diziam-me que era dos nervos, mas eu tinha muito frio.



    O que se seguiu não me custou nada de mais... e no recuperei muito bem. Às 4 da manhã fiz birra e lá me deixaram ir ao WC. Às 8 da manhã já tinha ido tomar banho e estava pronta à espera da filhota!



    Resumindo, eu já ia em trabalho de parto, mas resolveram acelerar o processo. Por um lado foi bom, a coisa deu-se rapidamente, por outro foi mau, pois realmente as dores são terríveis e muito seguidas! A episiotomia não me custou nada e acho vantajoso quando se põe a hipótese de o bebé rasgar a mamã.



    Quando engravidei do João, já sabia que iria passar os 9 meses a pensar no parto. Já sabia para o que ia! Não fui às aulas de preparação, por falta de disponibilidade.



    Trabalhei que nem uma doida até aos 8 meses, quando o médico me disse que seria melhor abrandar. O bebé estava muito pequeno e a querer nascer. Como estavamos em Agosto, aceitei e vim para casa. Descansei de tal maneira que o piolho se aguentou até às 40 semanas.



    Mais uma vez andei uns dias com dores. Naquela segunda-feira, ainda me deitei, mas as dores não passavam.



    Estavam irregulares. Ora de 5 em 5, como de 7 em 7, mas resolvi ir na mesma.



    Deixei a piolha em casa com a minha mãe (isto foi o que mais me custou...).



    Ainda quis ir dar uma volta ao shopping, para passar tempo.



    Entrei no hospital deviam ser umas 22 horas.



    Fui observada e o médico diz "hummm, está atrasado, tem apenas dois dedos, mas eu fico cá consigo, é de longe..." e eu, "não, então eu vou para casa e venho mais tarde", ele não aceitou, eu era de longe!!!



    Lá fomos preparar tudo e é quando a enfermeira me diz que o maridão só pode ficar até à meia noite. Bem, fiquei de rastos. Precisava dele ali ao pé de mim.



    A enfermeira foi muito querida, disse para ele ir descansado que o bebé só nascia de manhã e que podia estar comigo às 8 de manhã. Deixou-nos ficar no átrio até à uma e tal da manhã.



    Fiquei de rastos, de tal forma que na despedida começei a chorar e fiz o marido prometer que se me acontecesse alguma coisa, tomaria conta dos meninos... estupidez, mas pronto. Fiquei insegura e em pânico, se me acontecia alguma coisa!!?!?!



    Lá fui para dentro, preencher o resto da papelada com a enfermeira e ela diz para eu me deitar e tentar dormir.



    Disse que sim, mas assim que deixei de ouvir barulho no corredor, lá fui eu andar para o corredor. Sentava-me nas cadeiras, ia à casa-de-banho, voltada a andar e só olhava para o relógio e pensava, já só faltam x horas para o maridão chegar.



    Às 6:30 apareceu a enfermeira. Disse se me podia observar e lá fomos para a sala de dilatação. Disse que estava com 5/6 dedos.



    Ligou o CTG e lá ficamos a preencher mais uns papéis. Passado um bocado vieram as dores mais fortes. Até aquele momento, eu consegui controlar muito bem a situação, com a respiração e o facto de ter tido toda a mobilidade que queria.



    Comecei a ficar fraca e cansada. Toda a noite acordada, sem comer nem beber, sem soro, sem nada.



    A Enfermeira ia-me passando uma compressa com água nos lábios até que perto das 8 horas, o médico chegou e eu disse que não aguentava mais. Ele observou e disse que tinha 8 dedos, mas continuava a ver e a "mexer".



    Hoje percebo porque. Eu esqueci-me de o informar que o João vinha com o nariz para cima... o meu GO tinha-me avisado que o parto poderia demorar mais e a expulsão seria mais dificil.



    O médico começou a dizer para eu fazer força, mas qual que?!?!? Já não havia força. Ainda por cima, deitada numa cama, não houve tempo para me levar para o bloco. O médico começou a mexer e quando se apercebeu da posição do João teve de o virar... bem, foram uns minutos terríveis!!! Pareceu-me uma enternidade! Assim, que nasceu chorou e mostraram-me o meu piolho. Levaram-no para o limpar e lá ficaram a tratar de mim.



    Sinceramente, ainda não consigo perceber o porque de dizerem que os médicos nem costumam aparecer quando corre tudo normalmente.



    Nos dois partos tive sempre o médico por perto e das duas vezes tive a ajuda deles na expulsão. No último parto, foi o médico e tudo que me fez o ponto cruz. Este sim, foi terrível. Não foi feita a episiotomia, pois acharam que o bebé passava na boa, mas rasgou-me quando passou o ombro.



    Enfim, resumindo e concluindo.



    Tive dois partos completamente diferentes.



    Um mais longo, outro mais curto.

    Um com episiotomia, outro sem.

    Um com "ajuda" do "soro", outro todo ao "natural".

    Um com marido, outro sem.



    Se calhar por isso tenho dois filhos tão diferentes!!



    No meio disto tudo, tenho de realçar toda a equipa do hospital. Das duas vezes que lá estive não tenho nada a dizer... Antes pelo contrário, nos momentos mais dificeis foram os médicos e enfermeiras que me deram todo o apoio.



    Enfim, se chegaram até ao fim deste testamento: PARABÉNS!! E OBRIGADA!



  • #2
    RE: Dois partos - Duas realidades

    oi! eu vim ler! estava curiosa pk tb tive 2 partos completamente diferentes e nalguns pontos semelhantes aos teus...a parte emocional de saber no 2º para o que ia...cmg tb foi assim...no 1º ia completamente descansada pela ignorancia! no 2º ia super-nervosa.

    O 1º foi com episiotomia e epidural, o 2º rasgou (para o lado do ânus, foi horrivel) e foi ao natural, sem nada no soro nem nada... e foram dores terriveis, cheguei a desmaiar numa das contracções na altura já dos 8/9 dedos de dilatação...



    E os meus filhos, apesar de serem os 2 meninos, tb sao completamente diferentes

    Comentar


    • #3
      RE: Dois partos - Duas realidades

      Só para dizer que fico muito feliz por finalmente poder ler a tua experi~encia de parto! Já há muito tempo que não te "lia" por aqui! :smooch:

      Comentar


      • #4
        RE: Dois partos - Duas realidades

        Parabéns pelos meninhos.

        Os meus foram diferentes dos teus e tb. embora em muitos aspectos tivessem sido semelhantes, noutros foram bem diferentes. No 1º parto estava sereníssima, apesar das dores. No 2º parto igualmente sereníssima.

        Não percebi porque da 1ª vez colocaram oxitocina.





        bjs

        Comentar


        • #5
          RE: Dois partos - Duas realidades

          pocafinha (20-04-2010)oi! eu vim ler! estava curiosa pk tb tive 2 partos completamente diferentes e nalguns pontos semelhantes aos teus...a parte emocional de saber no 2º para o que ia...cmg tb foi assim...no 1º ia completamente descansada pela ignorancia! no 2º ia super-nervosa.

          O 1º foi com episiotomia e epidural, o 2º rasgou (para o lado do ânus, foi horrivel) e foi ao natural, sem nada no soro nem nada... e foram dores terriveis, cheguei a desmaiar numa das contracções na altura já dos 8/9 dedos de dilatação...

          E os meus filhos, apesar de serem os 2 meninos, tb sao completamente diferentes




          Os teus filhotes também têm pouca diferença!



          A minha vida é uma autêntica loucura... mas vale tanto a pena!


          Comentar


          • #6
            RE: Dois partos - Duas realidades

            Sugarpops (20-04-2010)Só para dizer que fico muito feliz por finalmente poder ler a tua experi~encia de parto! Já há muito tempo que não te "lia" por aqui! :smooch:


            Obrigada linda!!



            Só agora, ao responder-te reparei na tua assinatura!!! Estou tão feliz por ti!!!



            Muitos parabéns e tudo a correr bem!! Vai correr muiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttoooooooooo oooo bem!!! Felicidades!!!



            Quanto ao facto de estares "ansiosa" por leres o meu relato, convém explicar que eu engravidei sem querer, que fiquei em pânico assim que isso aconteceu, pois percebi de imediato e após ter a certeza pensei em abortar... A pressão foi enorme, emprego novo, bebé com um ano, poucas condições financeiras... mas durante os 3 dias de reflexão um amor enorme por este bebé nasceu e fomos incapazes de ir em frente!



            Neste momento sinto-me a pessoa mais feliz do mundo por ter os meus dois pimpolhos, quando nada vale a pena, valem sempre eles!!



            Beijinhos


            Comentar


            • #7
              RE: Dois partos - Duas realidades

              Caalex (20-04-2010)Parabéns pelos meninhos.

              Os meus foram diferentes dos teus e tb. embora em muitos aspectos tivessem sido semelhantes, noutros foram bem diferentes. No 1º parto estava sereníssima, apesar das dores. No 2º parto igualmente sereníssima.

              Não percebi porque da 1ª vez colocaram oxitocina.

              bjs


              Olá.



              Eu não sou uma pessoa particularmente serena, muito menos numa situação destas... mas foi essa a grande diferença entre os dois partos.



              Num senti-me segura na fase expulsiva, no outro durante a dilatação.



              Quanto ao colocarem a oxitocina no soro, não sei dizer, penso que foi apenas para adiantar.



              Por um lado, ainda bem, pois aconteceu tudo em pouco mais de 3 horas. Por outro, as dores eram bem mais insopurtáveis.


              Comentar


              • #8
                RE: Dois partos - Duas realidades

                Olá minha querida



                Acho que relato mais perfeito que este não há!

                Já passou tanto tempo e realmente há coisas que ficam na memória para a vida.



                És corajosa e valente e uma mãe completamente babada :P:P:P acho lindo.

                Desejo-te muitas felicidades e que nos continuemos a "ver" durante mais anos.



                Um grande beijo


                Comentar


                • #9
                  RE: Dois partos - Duas realidades

                  sfalcao (20-04-2010)
                  pocafinha (20-04-2010)oi! eu vim ler! estava curiosa pk tb tive 2 partos completamente diferentes e nalguns pontos semelhantes aos teus...a parte emocional de saber no 2º para o que ia...cmg tb foi assim...no 1º ia completamente descansada pela ignorancia! no 2º ia super-nervosa.



                  O 1º foi com episiotomia e epidural, o 2º rasgou (para o lado do ânus, foi horrivel) e foi ao natural, sem nada no soro nem nada... e foram dores terriveis, cheguei a desmaiar numa das contracções na altura já dos 8/9 dedos de dilatação...



                  E os meus filhos, apesar de serem os 2 meninos, tb sao completamente diferentes










                  Os teus filhotes também têm pouca diferença!







                  A minha vida é uma autêntica loucura... mas vale tanto a pena!


                  entao nao vale!! adoro ve-los juntos! t~em 17 meses e uns dias de diferença...e sim, é uma loucura! casa sempre de pantanas! vais ver qd o mais pequeno tb andar!!! ihihiihih

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Dois partos - Duas realidades

                    Que emocionante....



                    Gostei tanto de ler o teu relato.

                    Fiquei emocionada, com lágrimas nos olhos e sorriso nos lábios



                    Foste tão corajosa. Não sei como te aguentas-te. Se me tirassem o marido da minha beira eu acho que desmaiava:w00t:



                    Desejo-vos muiiiiiiiiiiiiiitas felicidades

                    Sócia n.º 51

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Dois partos - Duas realidades

                      Olá a amiga.



                      Gostei muito de ler as tuas experiências, és de facto uma grande Mulher e uma excelente mãe.



                      Beijos grandes.








                      A minha afilhada linda Beatriz da Sfalcao



                      O meu afilhado lindo Martim da Silvy



                      A Sofia afilhada da Carla.Sofia



                      A Sara afilhada da Mag

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Dois partos - Duas realidades

                        Siusana, adorei ler o teu relato, é uma experiência que infelizmente não tive, não sei como iria reagir ao estar sozinha nem faço ideia da intensidade das dores q sentiste, mas pareceram-me duas experiências muito intensas, diferentes mas ambas com um excelente resultado final: dois filhotes lindos
                        tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                        Vendas em 1ª e 2ª mão;

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Dois partos - Duas realidades





                          Não há nada mais extraordinário pois não? Para mim bastou-me olhar para elas para nos esquecermos das contrações e pensarmos logo em outro hi hi hi



                          Não fosse o euromilhões teimar em não sair planeava já o 3ª :P



                          Em relação aos médicos depende do hospital, na MAC nem os vi, foram sempre os enfermeiros parteiros que seguiram o parto todo e eles apareceram apenas no período expulsivo (lembro-me deles todos em alvoroço a vestir batas e a chamar o médico porque ela já estava a sair)

                          Do 2º parto na Luz foi a médica que fez os toques, que me veio ver muitas vezes, que fez o parto e que fez o pontu cruz a enfermeira esteve lá como apoio



                          Bjks

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X