Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bebés grandes e partos normais

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Bebés grandes e partos normais

    O Miguel está actualmente no percentil 95. Para quem já teve um bebé, mas com o percentil 25, e deseja ter um parto normal (não induzido e sem ser cesariana), está a ser uma novidade. Infelizmente, as histórias que me contam são negativas e não é nelas que me quero concentrar.







    Assim, há alguém que tenha tido um bebé grande e um parto normal com BOA EXPERIÊNCIAS para contar? :P











    Obrigada!



    PS- obviamente o percentil é uma estimativa, até pode acontecer não ultrapassar os 4kg...

  • #2
    RE: Bebés grandes e partos normais

    Olá,



    Tal como referes o percentil é uma estimativa, e mesmo sendo um bebé grande o que pode custar mais é a cabeça e não o resto do corpo, mas deixo-te um relato positivo e muito inspirador (escrito pelo médico):



    "Uma paciente me procurou há 10 dias para consultar. Grávida de 37 semanas me procurou porque sua médica estava de férias e a substituta que ela havia indicado não lhe agradou. Quando ela entrou no consultório eu me assustei com a barriga. Era realmente muito grande, mas ela é uma mulher corpulenta, 1,68 m, e gordinha.



    Veio com uma pilha de ecografias (é obvio) sendo que a última prenunciava um feto de +/- 4.500g. Diante disso, tanto a sua médica como a substituta foram taxativas: "é cesariana, porque não vai passar." Para complicar essa paciente tinha uma cesariana prévia, com um bebê de 36 semanas (8 meses) por DHEG (pré-eclampsia) e 4.300g.



    Tinha uma leve alteração da glicemia no último exame realizado há 1 semana. Macrossomia, cesaria prévia, diabete gestacional leve. Precisa mais? Ela me disse que queria deixar matcada a cirurgia, "já que precisava ser cesariana"...



    Foi então que eu perguntei a ela: - O que vc gostaria que fosse?

    Ela me respondeu: - Ora doutor, eu preferiria parto normal, que a gente pode ir pra casa mais rápido.

    Então eu lhe disse: - O destino do seu parto só depende de vc. Se vc quiser ter seu filho de parto normal esse é um direito seu, que ninguém pode te retirar. O que conta nessas situações é o desejo, a vontade, a confiança que vc deposita em vc mesma.

    Ela sorriu e disse: - Mas doutor... eu quero ter meu filho de parto normal. Mas meus médicos disseram que era impossível por causa da cesariana anterior, da diabete, do tamanho do bebê, e...

    - Isso é secundário. Nada nem ninguém é mais forte que a tua força de vontade e o teu desejo.



    Ela sorriu, e combinou de voltar com o marido.

    Ela consultou comigo ontem a tarde. Ao exame de toque ela tinha um bebê muito alto na pelve e uma dilatação de uma polpa. Tinha contrações esporádicas e fracas.Pedi que ela me ligasse se as contrações viesse a ocorrer. Esta manhã ela me ligou dizendo que estava com contrações mais fortes e pedi-lhe que retornasse ao meu consultório para uma nova avaliação. Ali já havia se instalado o trabalho de parto, e ela tinha 3-4 dedos de dilatação, mas o bebê continuava alto. Pensei comigo "será que desce? será que não está apenas dilatando pra depois trancar no estreito médio?". Estes meus pensamentos se exteriorizavam com um sorriso benevolente. Puro cinismo, eu confesso. Mas era para uma causa nobre: insuflar confiança nas suas capacidades. Apostar na sua força e competência para ter seu filho.



    Algumas horas mais tarde ela me ligou (na verdade o marido, dizendo que a mulher estava "quase desmaiando"...) e eu solicitei que fosse ao hospital. Ela mora em uma cidade vizinha, portanto nem se cogitou em fazer um parto domiciliar (além do tamanho presumido e da cesariana prévia). Lá chegando, às 14 h, estava com 6 cm e uma apresentação ainda muito alta.

    - Vamos caminhar mulher, disse eu com uma risada... precisamos fazer este bebê descer. Nada como um bom passeio.



    A Zeza (minha mulher e enfermeira obstetra) me acompanhava no hospital, e lá se foi ela caminhando com a paciente pelos corredores.



    Ok, vou encurtar a história. Às 16 horas estava com 8 cm, às 18 h com 9. Completou a dilatação às 20:30, mas sempre com uma apresentação alta.

    Foi quando ela me chamou no quarto e disse:

    - Eu devia ter escolhido aquela outra médica. Ela já teria me livrado desse suplício. Porque esperar tanto? O senho não me diz a que horas vai nascer... Porque isso tudo? Porque não inventaram uma coisa mais humana para se ter filhos?

    Depois de respirar fundo e ficar em silêncio resolvi fazer um novo toque. Dilatação completa, bolsa íntegra, plano + 1 de De Lee. Ainda estava alto, mas já havia descido.



    Foi então que eu dei minha cartada final.

    - Ok minha flor. Vc é que sabe. Se vc diz que não pode aguentar mais eu acredito no que tu dizes. Se vc quer terminar esse "suplício" como vc diz, então vamos lá. (ela não tinha muita dor. Conheço cara de mulher com muita dor. Ela tinha medo, angústia, apreensão. E cansaço) Então vamos te operar. É só chamar o anestesista e o auxiliar. Mas tem uma condição: Eu só farei essa cirurgia se vc olhar no fundo dos meus olhos e disser pra mim que não aguenta mais, que está no seu limite, que não pode mais esperar, e que vai querer uma cesariana com a dilatação completa. Essa decisão vai ser sua, e seja qual for eu vou obedecer. Se eu fizer esta cesariana será uma das mais absurdas da minha vida, mas eu acreditarei em vc e obedecerei a sua decisão. (peguei pesado, fui firme... será?)



    Ela me olhou com olhos de súplica. Tentou balbuciar algo tipo "mas quanto tempo ain..", mas eu lhe cortei: - O tempo vai depender de vc. Pode ser alguns minutos e pode ser algumas horas ainda. Nada posso te prometer, a não ser ficar do teu lado aguardando e avaliando a ti e ao teu bebê.

    Ela baixou o olhar. Olhou de novo para mim e disse:

    - O que eu preciso fazer, Dr?

    Ufaaaa... por uns instantes temi por ela. mas ela foi forte...



    Aí entrou a magia das mulheres... Eu lhe disse: - Vc está com a dilatação completa. Está sem nada na frente do seu bebê. Pode fazer força se quiser. Pegue na mão da Zeza e saia caminhando com ela até o chuveiro. Fiquem lá vcs duas, fazendo força, de cócoras, e conversando, ok?

    Ela concordou e lá foram as duas.



    Saí da sala e anotei num papel o nome e telefone do anestesista e da minha auxiliar. Pensei comigo: não vou usar estes números, ela vai conseguir...

    Passaram-se uns 20 minutos e entra a Zeza na sala esfregando as mãos. Olhei pra ela sem entender...

    - Coroou, disse ela. Tá ali !!!

    Não acreditei... estava muito alto ainda. Tão rápido assim?

    Fui até o chuveiro e entrei quase debaixo da água... Lá estava ele !! Estava saindo mesmo !!



    Logo foi para a mesa da JICA (para parto de cócoras).

    Mais alguns minutos e lá vinha vindo ele. Devagarinho.. Me assustei com o tamanho da cabeça. Era muito grande. Mas o desprendimento era suave, tranquilo.

    O perínbeo suportou muito bem.. Vinha vindo, vinha vindo...

    Ela olhos pra mim e eu disse. - Sei que estás com uma contrção... Deixa ele nascer. Não tenha medo. Vc vai conseguir.



    Uma última força e a cabeça nasceu. Grande, redonda, sem nenhuma bossa. Tive que fazer uma bela força (estou ficando um alterofilista por causa dos últimos partos) para nascer o "resto" do bebê. Quando ele nasceu eu não acreditei... Era enorme !!! Um gigante. Muito maior que a previsão...

    Chorou logo depois. Era vermelho e redondo. Eu brinquei com ela: - Parece um chinês !!!



    A pediatra não estava na sala porque havia sido chamada minutos antes para uma emergência, mas a auxiliar da pediatria ficou por perto para qualquer imprevisto. Nada aconteceu, apenas risos e alegria.

    O mais surpreendente aconteceu depois... O bebê pesou nada menos do que 5.355g. Um trabalho de parto rápido e sem NENHUMA laceração perineal. Eu falei para as enfermeiras presentes que contando ninguém acreditaria. Essa paciente deveria estar numa sala de recuperação pos-anestésica, cheia de soros e medicamentos, dopada e sonolenta, e no entanto estava amamentando seu bebê gorducho, sem nenhum ponto, sem nenhuma droga e sem nenhum problema. Apenas alegria.

    A equipe de enfermagem foi 10... o tempo inteiro iam lá trazer uma palavra de encorajamento.

    A presença da Zeza foi FUNDAMENTAL. Sem ela eu não conseguiria MESMO.

    E ficou para mim uma lição: ACREDITE SEMPRE. Acredite, porque as mulheres merecem este crédito.

    Vcs todas mulheres estão de parabéns. Uma vitória dessas é uma vitória de cada uma das mulheres do mundo. Uma vitória contra o descrédito e a desconfiança. Contra o preconceito e o sexismo."





    Jocas


    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #3
      RE: Bebés grandes e partos normais

      Olá mamã!

      Posso contar-te a minha

      Tive o Afonso com 3125g mais ou menos ao fim de 27 meses engravidei novamente, sempre desejando ter um parto o mais normal possível visto do primeiro não ter tido muita escolha, fiz curso de preparação pro parto, estava ciente do meu corpo e de todo o trabalho de parto e tinha tomado uma decisão parto normal sem epidural, quando comecei a ser seguida no hospital o Martim estava grande era a única coisa que me diziam ate que decidiram marcar a indução por ele estar com 4200 e eu com 40 semanas não quiseram adiar mais, pensei "esta tudo perdido vou acabar em cesariana", perguntei a medica e ela disse-me que ela mesma tinha tido um bebe de parto normal com o mesmo peso, que havia mamas que se pensavam ter um parto normal e evoluía pra cesariana e o contrario.

      Chegou a data da indução e fui, tentei ir o mais calma possível, fizeram a indução caminhei muito bebi agua e ate o almoço me deram pensando que só pro fim do dia e cesariana, tinha contracções mas sempre suportareis fazia as respirações e relaxava tentando mentalizar-me e ajudar o bebe, as 16h rebentaram a bolsa as dores tornaram-se cada vez mais fortes ate que não aguentava mais chamei as enfermeiras que quando vieram ele já estava praticamente a nascer nem tempo de ir pro bloco tive, dois puxos e ele nasceu as 16.45 com 4250g, a medica veio ter comigo e comentou "eu não lhe disse que era imprevisível nos a pensarmos na cesariana e ele já esta cá fora!!!



      Como vez é muito relativo pensamento positivo e tudo de Bom



      Bjs

      Comentar


      • #4
        RE: Bebés grandes e partos normais

        Olá newbie!



        O único caso próximo que conheço é precisamente o meu.

        Eu nasci de quase 43 semanas. A minha Mãe queria que, à semelhança da duas gravidezes anteriores, eu também nascesse por vontade própria e não por parto induzido. Mas a dada altura, o Obstetra disse-lhe que eu tinha mesmo de nascer, uma vez que o líquido amniótico estava a começar a escassear. Iriam induzir o parto no Domingo seguinte e eu, teimosa, nasci no Sábado antes



        Tinha 3.850kg e 53cm e nasci de parto natural, sem epidural, e sem que a minha mãe rasgasse - nem um ponto levou



        O que ela conta é que foi tudo, à primeira vista, extremamente fácil. Sentiu as águas rebentarem por volta das 4h20 da manhã e só deu tempo de acordar o meu pai e chamar uma ambulância (na altura ainda não tínhamos carro).

        Eu nasci às 4h50



        Espero que tenhas um momento bem pequenino e que tudo corra pelo melhor

        Um beijinho.
        Receitas da Lótus

        Comentar


        • #5
          RE: Bebés grandes e partos normais

          ola newbie! bem eu tive a minha bebe de cesariana mas por ela se encontrar de apresentação pelvica e os pezinhos já estarem a "nascer" salve seja, mas o que interessa são bebes grandes ora a minha mãe só teve bebes grandes nos somos 4 e eu fui a mais pequena com 3.200 e todas nascemos de parto normal. O meu irmao nasceu de 39 semanas com 5 quilos e de parto normal e a minha mãe diz que foi o que nasceu mais rápido e o que menos lhe custou levou 2 pontos pq rasgou um bocadinho. isso dos bebes grandes so hoje em dia e que e visto como um problema pois antigamente era raro os bebes nascerem com menos 3.000kg e as mulheres tinham os seus filhos sem anestesia e com muita coragem por isso se qdo voltares a ter um bebe ele for grande pensa nisso como algo bom e que vais ser capaz de ter o teu bebe da forma que desejares. de certo que mais pessoas te contaram historias positivas sobre bebes grandinhos.


          Make a pregnancy ticker

          Comentar


          • #6
            RE: Bebés grandes e partos normais

            Olá Newbie...



            A minha mãe tinha 1,65 de altura, e pesava 50kg no final da gravidez da minha irmã... (antes ela pesava 45kg... portanto era magrissima)

            A minha irmã nasceu de parto normal com 4,5kg e embora a minha mãe tenha dito que tenha levado uns poucos pontos, não sei dizer se foi de uma episiotomia ou de uma pequena laceração... seja como for, recuperou muuuito mrápido...



            (Acabou por ficar no hospital 15 dias devido a uma infecção pulmunar reincidente... nada a ver com o parto)



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • #7
              RE: Bebés grandes e partos normais

              puxa não tinha reparado que ja estavas novamente gravida desculpa sou msm pateta. BOA SORTE e vai correr td bem vais ver. bjinho e uma hora msm mt mt pequenina


              Make a pregnancy ticker

              Comentar


              • #8
                RE: Bebés grandes e partos normais

                Olá newbie!



                Claro que há quem tenha boas experiências para contar!

                Eu ainda sou nova nestas andanças, mas também te posso contar a história do meu nascimento.

                Eu tinha 3,850Kg e 52cm. O primeiro sinal que a minha mãe teve de que eu ia nascer naquele dia foram as águas a rebentar pelas 9h00 da manhã. Entretanto eu nasci pelas 15h30, de parto normal, sem epidural e sem que a minha mãe tivesse levado um único ponto!

                Acrescento que a minha mãe mede 1,55m e pesava uns 50kg no final da minha gravidez (só ganhou 5kg), portanto é a típica tuga pequenina e magrita e eu era um bebé grandito.



                Eu também sou magrinha, muito estreitinha mesmo. Às 25 semanas de gravidez ainda só ganhei 3kg. Na última eco o médico lembrou-se de dizer que a minha bebé parecia "gordinha", quando eu contei houve muita gente que me começou a assustar com o parto... A minha mãe está sempre a contar-me a história do meu nascimento, para eu não ficar preocupada.



                Também tenho uma tia que teve um bebé de 4,200kg de parto normal e diz que correu tudo sobre rodas. Entretanto teve outro filho de cesariana e está-me sempre a dizer para eu só recorrer à cesariana em caso de necessidade médica. Apesar de ter tido um bebé tão grande é uma defensora do parto normal. É porque não ficou traumatizada...



                Vais ver que corre tudo bem.

                Beijinhos.
                . . . .

                Comentar


                • #9
                  RE: Bebés grandes e partos normais

                  Bem, não tenho 1, mas sim experiências positivas (infelizmente a minha não o foi...):



                  A minha avó era bastante pequena (eu tenho 1,53 e ela era bem mais pequena do que eu...) e teve 5 filhos, a mais levezinha foi a minha tia com os seus 4 quilinhos, o resto da malta foram meninos todos acima dos 4,5Kg, sendo que o maior chegou aos 5Kg e qualquer coisa. Ela devia fazer quase de certeza diabetes de gravidez (ou talvez fossem mesmo os genes, mas só 1 deles é que saíu bastante alto e todos magros) mas naquela altura saibia-se lá!



                  Segundo ela me disse, só custou o primeiro, dos outros quase nem os sentiu :w00t::w00t::w00t: Como é possível não sei!!!



                  Tenho ainda a história de outra a amiga que lhe disseram 2 semanas antes do parto, que este ía ser um problema porque o bebé era muito grande... foi um parto normal que correu muito bem e a bebé hihihihi, saiu bem pequenita...

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Bebés grandes e partos normais

                    Olá







                    Posso dar-te o meu testemunho....







                    A minha Beatriz nasceu (para alguns médicos de 35semanas+4 dias, para outros de 36semanas + qq coisa) com 3.350kg e 49cm.



                    O parto foi estupendo,lindo magnifico 5 estrelas.... A minha mãe diz que tive um parir de gata! N me custou nada! Levei uns quantos pontos....



                    Qd cheguei a casa do hospital, graças à minha rica sogra, tive que limpar a minha casa TODA q estava himunda....



                    Sinceramente o que me custou mais foi o pos-parto,mas nada que não se suportasse.











                    Beijoca e Bom Parto












                    O meu parto: http://foruns.pinkblue.com/Topic1815005-9-1.aspx

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Bebés grandes e partos normais

                      Já ando um bocado mais optimista em relação ao facto de ele ser comprido e ter os 4,300kg como previsão, ao nascer.







                      Creio que fiquei um bocado assustada pelo facto de o Miguel ter actualmente o peso que o David tinha ao nascer (3,100kg) e de me ter lembrado de ter partido o cóccix quando o David nasceu. O raciocínio foi: se o David, no percentil 25, já me partiu o cóccix, então o Miguel, no percentil 95...não passa! lol







                      Depois a médica tinha dito que a cabeça ia ficar mais pequena (ajustada) quando ele desse a volta, mas o rapaz está farto de dar voltas e voltas, ainda não parou (de pélvico para cefálico, para pélvico, para cefálico, para pélvico, enfim, nada bem dentro da piscina aquecida - na última hora, logo se verá como está). Embora o problema normalmente não seja a cabeça, mas os ombros dos bebés....







                      Tenho-me lembrado de muita coisa do parto do David, algumas delas menos agradáveis: o facto de me terem cortado toda, etc, etc. Infelizmente, não consegui perceber o porquê de alguns dos procedimentos (ser mais rápido por causa do sofrimento fetal que ele apresentava??) e neste momento ajudava-me ter entendido o porquê desses procedimentos...para racionalizar. Quando fico preocupada, ajuda-me racionalizar.







                      Obrigada pelos vossos testemunhos! Sei que é tudo relativo, que cada caso é um caso, mas honestamente, desta vez tem-me custado ouvir comentários do tipo: "estás à espera de gémeos?" "isso vai ser cesariana, não?"... :w00t:







                      Agora é pensar assim: sempre houve bebés grandes, o corpo adapta-se, o teu e o dele vão-se adaptar e não vai haver cesarianas nem induções, excepto se for necessário...











                      Mais uma vez obrigada!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Bebés grandes e partos normais

                        newbie, como ainda não sou Mãe não estou a par dos procedimentos e das novas tecnologias utilizadas nas ecografias.



                        No entanto, recordo-me que quando a minha Mãe estava grávida do meu Irmão, há 12 anos atrás (13, se formos a contar com o tempo da gravidez), os médicos também lhe disseram que vinha ali um bebé grande, quase um boneco Michelin, apontavam para os 4.500kg, etc...

                        Só que o rapaz nasceu com 3.530kg. Na altura, justificaram-se com a quantidade de líquido amniótico que a minha Mãe teria.



                        Como acabei de dizer, não sei se hoje em dia os valores que são dados às mamãs são mais exactos do que naquela altura, mas até pode acontecer que tenhas uma surpresa e o teu Miguel nasça mais leve do que prevêem.



                        Um beijinho.
                        Receitas da Lótus

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Bebés grandes e partos normais

                          Olá Flordelotus,



                          A minha GO sempre me disse o seguinte: a prevsão feita mais cedo do percentil (aos 5/6 meses) é mais correcta do que a final... apesar de não ter gostado nada dela no parto, acho que neste aspecto ela tem razão. O meu piolho no final tb estava no percentil 90 ou 95 e a previsão superava bem os 4Kg. Nasceu pesadito com 3,700 Kg, mas bem longe da previsão :w00t:

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Bebés grandes e partos normais

                            É importante dizer que conheço muitas mamãs que tinham como previsão um bebé com mais de 4kg e o bebé nasceu com menos de 3,5kg...

                            Também acho importante dizer que o facto de ter 4 ou 5 kg não significa que a cabeça do bebé seja gigante... pode ser só gordinho... Logo, nem interfere com a saída praticamente...



                            O diametro mais largo no bebé é mesmo a cabeça... mesmo com os ossinhos sobrepostos... Os ombros passam um de cada vez... o que custa realmente a passar é a cabeça...

                            Há casos de distócia de ombros (onde realmente os ombros passam a ser a parte mais dificil de saír)



                            Outra coisa... No parto do teu mais novo, partiste o cocix, não necessáriamente por causa dele, mas sim, provavelmente pela posição de supina (frango assado)... ja que não podes parir de cócoras, ou posições mais estranhas, tenta pedir para parir de lado... Sempre tens mais espaço para o coccix andar para trás quando o bebé passa...



                            Bjs

                            BABS

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Bebés grandes e partos normais

                              Olá, não sei o que entendes por grande, eu cá no no meu alto do meu 1,60m e sou magra e estreita...os meus filhos tinham respectivamente, da mais velha para a mais nova, pasando pelo do meio: 3560, 3870, 3860....o parto que mais custou foi ... o primeiro!!!Em que tiveram de vir carregar na barriga e fazer episiotomia ...do segundo também tive episiotomia , da terceira, a enfermeira disse que eu se preciso fosse ainda "esticava" mais o períneo, não fiz episiotomia o que é assim uma maravilha em comparação com fazer (pelo menos para mim) , apenas ela vinha com a clavicula esquerda partida. Foram todos partos normais com indução, todos por motivos diferentes. Beijocas



                              PS - mete uma barrinha com as semanas de gravidez , já andava para te pedir isto há imensos tópicos atrás

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X