Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

    Site da Pais & Filhos:



    "Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

    Quarta, 04 Agosto 2010



    A partir de agora as grávidas com menos de 32 semanas de gestação não serão recebidas nos hospitais privados.



    A alteração foi imposta para garantir a segurança dos recém-nascidos prematuros que permaneciam até três dias no hospital, ao fim dos quais eram transferidos para o serviço público. Isto porque os seguros de saúde dos hospitais privados só pagam três dias de internamento aos bebés prematuros.



    A nova lei foi ontem publicada na portaria 615/2010, no Diário da República, e estabelece o número de semanas mínimo a partir do qual se poderão efectuar partos prematuros nos serviços privados. As unidades de Obstetrícia sem urgência aberta só receberão «grávidas referenciadas directamente por obstetra privado, com gestação de baixo risco e obrigatoriamente com mais de 34 semanas de gestação». Os privados que disponham de urgência permanente vão ficar limitados a receber grávidas com mais de 32 semanas de gestação.



    Luís Graça, do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, concorda com o novo diploma: «o que se passava até agora era um disparate, bebés a nascer às 28 ou 29 semanas nos privados e a ser transferidos para um hospital público ao fim de três dias. Era desumano», disse em declarações ao Jornal de Notícias.



    A medida estabelece ainda requisitos de pessoal técnico: as unidades com urgência devem contar com dois obstetras, um pediatra com competência em Neonatologia e um anestesiologista.



    As unidades de obstetrícia e neonatologia do serviço privado ficam obrigadas a enviar anualmente um relatório de actividades: o número e o tipo de nascimentos, a mortalidade registada, a morbilidade materna e o número de transferências para o público.



    Apesar das alterações efectuadas, o serviço privado não terá de cumprir com um número mínimo de partos por ano, ao contrário do que se passa na rede pública, onde se estabelece como 1500 o número mínimo de partos para que estejam asseguradas as condições de segurança nas unidades."





  • #2
    RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas



    Desculpem-me a honestidade, mas acho esta medida completamente despropositada!!! Não é pelos problemas de faltas de condições mas sim pelo facto dos seguros só cobrirem 3 dias de internamento??? E para as pessoas que não têm necessidade de recorrer a seguros e podem pagar a totalidade do seu bolso??? Hummmm Cheira-me que devido à grande migração das gravidas para os serviços privados tiveram a necessidade de ter este tipo de medida. RIDICULOS!










    Comentar


    • #3
      RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

      eu penso: q não é pelo pagamento de 3 dias de internamento, mas sim pq hospitais particulares não têm unidades para receber bébés prematuros , pelo menos acho q ainda não têm ....e na minha opinião isso não é seguros p/bébé......pq ficam 3dias no hospital particular e dps vão p/público???? sabendo q bébé devia ter logo ido p/ incubadora ou ter outros cuidados,devido á prematuriedade dele, assim q nasceu??? 1 eles dps nós!!! mas cada pessoa tem sua opinião

      jinhos

      Comentar


      • #4
        RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

        Mas quem é que, no seu perfeito juizo, prefere ter um parto de um micro-prematuro num privado, sabendo que à partida será transferido para o publico?



        O meu nasceu às 37s, numa clinica, mas nunca preveria que ele tivesse que ser transferido para o publico! Se soubesse, logicamente que não o teria no privado. Outro exemplo, é o meu sobrinho, que nasceu às 35s6d, no publico, e não precisou de neo para nada, embora o parto, pela minha mana, teria sido na mesma clinica que eu, se ele tivesse esperado mais umas semanitas...

        Cada caso é um caso, mas só a partir de certas semanas de gestação! Digo eu...





        Agora... bebés/partos prematuros em privados... acho uma valente estupidez pois sabemos perfeitamente que mais dia menos dia serão transferidos para a neo publica.

        Comentar


        • #5
          RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

          O que eu percebo da notícia e do comentário do Dr. Luis Graça é que isto acontece mesmo com frequência e é algo que claramente deve ser evitado.



          Confesso que não percebo o que leva uma grávida com menos de 36 semanas a ir para um privado, mesmo no caso de hospitais que têm cuidados intensivos neonatais (que são muito poucos).



          Uma coisa é ir um parto de termo, que é uma situação normal (sem prejuízo de poder haver complicações); outra coisa, é um parto pré-termo que acarreta riscos - não faz sentido por à frente do conforto os melhores técnicos e os melhores equipamentos?



          Eu tive a minha filha (de 40 semanas) num hospital privado, mas durante esta gravidez tive uma crise de asma e não hesitei em ir a um hospital público, por se houvesse algum problema com o bebé, era ali que eu queria ser assistida.




          Comentar


          • #6
            RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

            O que referem no artigo não são as faltas de condições das maternidades privadas , que aliás já há maternidades privadas com unidades de neonatologia excepcionais (como referido pelo medico) Como os sams, H.Luz, Cuf (melhores q muitos publicos). A situação é apenas pelos seguros e só por isso, ou melhor falta de €€.



            Eu tive um filho q nasceu no privado prematuro em que fui internada ás 28 s, na Cuf, e voltava para lá sem qualquer hesitação. Equipa de Obstectricia 6* e Neonatologia 6* também!! Pena que agora proíbam.



            Dentro de alguns anos estarão todas as mães a ser proibidas de ter partos nos privados. Portugal no seu melhor!!






















            Comentar


            • #7
              RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

              Eu entendo esta medida como forma de protecção do recém.nascido...

              Reparem... uma grande parte das mães que têm aprtos nos privados, recorrem a seguros, e serão poucas as que têm possibilidades de pagar do seu proprio bolso qualquer desvio à "normalidade" no parto...

              Quando um bebé tem que ficar internado no hospital (com prematuros a probabilidade disto acontecer è maior) mais do que os 3 dias normais (cesariana), muitas familias vêm.se obrigadas a deixar o hospital privado, porque não têm como pagar a diária desse hospital... E muitas vezes, o proprio hospital, sabendo da eventual possibilidade da familia ficar a "dever" ao hospital, incentivam mesmo a transferencia (a eles pouco lhes interessa um internamento mais prolongado se este não for pago)...



              E quando digo protecção do recem.nascido, falo mesmo da questão que existe por trás de qualquer hospital privado.. o jogo de interesses relativamente ao dinheiro...

              Por causa deste jogo de interesses, o recém.nascido, que tem necessidade de se manter hospitalizado (o que significa que tem a sua saude em risco), é transferido para outro hospital (Publico) e esquecem.se que esta transferencia, pode mesmo colocar o bebé em risco de vida (uma coisa é transferir um bebé com um braço partido, outra coisa é transferir um bebé ligado a um Ventilador, etc...)...



              Ainda não reflecti o suficiente para concordar ou não com a totalidade do documento... mas com esta ideia de protecção, concordo a 100%...



              Se a questão fosse o nº de grávidas que deixou de parir nos hospitais publicos, seria hipocrisia da parte do estado tentar inverter a situação... é que na verdade, mais gravidas a parir e a serem seguidas no privado, significam menos custos para o estado...



              Bjs

              BABS

              Comentar


              • #8
                RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas



                E os pais que têm possibilidades de manter os bébés no privado, por não terem problemas monetários? Evitavam gastos ao estado. Não entendo onde estas pessoas e seus bébés são beneficiadas com esta medida. Acho que temos de nos lembrar da totalidade das pessoas e não apenas uns grupos em específico.














                Comentar


                • #9
                  RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                  cmedinas (05-08-2010)



                  E os pais que têm possibilidades de manter os bébés no privado, por não terem problemas monetários? Evitavam gastos ao estado. Não entendo onde estas pessoas e seus bébés são beneficiadas com esta medida. Acho que temos de nos lembrar da totalidade das pessoas e não apenas uns grupos em específico.




                  Compreendo o que queres dizer, e não discordo... a questão é que mesmo com os pais que podem pagar tudo do bolso ainda há alguns que fazem contas ao dinheiro... E uma coisa é um bebé ficar mais um dia ou dois internado... outra coisa é ficar 1 mês internado...



                  As leis nunca são a pensar em grupos específicos... são a pensar na maioria... E neste caso a maioria que recorre a hospitais privados na altura da vigilancia na gravidez e parto, sõa portadores de seguros que limitam o valor a reembolsar...



                  Até digo mais... não sei até que ponto, não deveria ser OBRIGATÓRIO o bebé ficar internado no privado até ter alta... exactamente para protecção... E quem deveria pagar a factura seriam mesmo os pais... Pois se foi ali que decidiram ter o filho, deveriam la continuar (a que custo fosse) até o bebé ter condições de ir para casa...

                  Até porque em alguns casos de internamento, podem mesmo ser devido às cesarianas a pedido, muito em voga nos privados! Mas isso são contas de outro rosário!



                  A liberdade de escolha deveria ser sim um direito... Mas a saude dos que são afectados por essa decisão, nunca deveria estar em risco...



                  Bjinhos

                  BABS

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                    Mãeaos30 (05-08-2010)O que eu percebo da notícia e do comentário do Dr. Luis Graça é que isto acontece mesmo com frequência e é algo que claramente deve ser evitado.







                    .
                    Precisamente. Era isto que andava a acontecer. Não interessa se há dinheiro ou não. Mesmo havendo pais que possam e queiram pagar os balurdios que se cobram, muitos privados não tinham as infrastructuras necessárias e os recem nascidos prematuros e com problemas de saúde andavam de um lado para o outro para terem assistencia... Enfim !



                    "A medida estabelece ainda requisitos de pessoal técnico: as unidades com urgência devem contar com dois obstetras, um pediatra com competência em Neonatologia e um anestesiologista. " Isto nem sequer era preciso ser legislado!!! E se houve a necessidade de estabelecer isto agora era porque acontecia várias vezes não haver estes requisitos de serviço os prematuros...









                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                      Olá.

                      Não conheço o documento em questão, mas conheço a realidade de um permaturo.

                      O meu filho esteve 32 dias internado em Neonatologia. Posso dizer-vos que o transporte de permaturos dentro e fora dos hospitais é um assunto muito sério. Há n complicações que podem surgir desse transporte. Não se esqueçam que um bebé permaturo deveria estar na protecção da barriga da mãe e não "sofrer" todo o manuseamento de um bebé fora da barriga. Todos os cuidados são poucos. Quanto mais protecção melhor.

                      Quanto aos pais, nem sempre escolhem ter o bebé permaturo num hospital privado. Podem lá ir só para verificar se a gravidez está a correr bem, apesar de sentirem uma ou outra coisa "diferente" e já não ser possível evitar um parto.

                      Para além do mais existe uma ideia muito romanceada da gravidez, de que tudo corre bem ,que vamos sempre a tempo de resolver tudo, que todos os permaturos sobrevivem, enfim...

                      Não me parece mal que enquanto há riscos as pessoas sejam bem encaminhadas.

                      Quanto à questão de muitas mulheres deixarem de os ter nos públicos... o que é que o Estado ganha com todos os partos a serem feitos no público? Nada, rigorasamente nada uma vez que grávidas estão isentas de todas as taxas até dois meses após o parto e as crianças estão isentas até aos 12 anos, salvo erro.

                      Eu não paguei um tostão pelo meu internamento de 5 dias, nem pelos 32 de neo do meu filho, nem por todas as consultas que o meu filho tem tido (pediatria, desenvolvimento, otorrino, oftalmologia), consultas essas que fazem parte do protocolo de um bebé permaturo. O meu filho não tem qualquer sequela da sua permaturidade mas tem sido seguido no hospital público em todas estas áreas sem qualquer custo. O estado só tem a perder muitos €€€€ com este documento, mas é uma boa medida, na minha opinião.



                      Filhos, nunca vos esquecerei.
                      O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                      Amo-vos para sempre!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                        Eu acho que nao percebi bem... se estiver gravida de 25 semanas por ex e precisar de ir a um hospital nao posso optar por um privado...pela cuf por exemplo??? E a gravidez posso seguir num privado??

                        Desculpem la mas ate fiquei com o tico e o teco nervosos.
                        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                          evian (08-08-2010)Eu acho que nao percebi bem... se estiver gravida de 25 semanas por ex e precisar de ir a um hospital nao posso optar por um privado...pela cuf por exemplo??? E a gravidez posso seguir num privado??



                          Desculpem la mas ate fiquei com o tico e o teco nervosos.


                          Tanto quanto percebi, esta medida tem a ver com o parto, não com a vigilância!



                          Bjs

                          BABS

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                            BABS (08-08-2010)
                            evian (08-08-2010)Eu acho que nao percebi bem... se estiver gravida de 25 semanas por ex e precisar de ir a um hospital nao posso optar por um privado...pela cuf por exemplo??? E a gravidez posso seguir num privado??

                            Desculpem la mas ate fiquei com o tico e o teco nervosos.


                            Tanto quanto percebi, esta medida tem a ver com o parto, não com a vigilância!

                            Bjs

                            BABS


                            Sim babs...mas se eu vou a uma urgencia as 25 semanas...nunca sei qual é o desfecho dessa urgencia certo??
                            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Privados só podem receber grávidas após as 32 semanas

                              evian (08-08-2010)
                              BABS (08-08-2010)
                              evian (08-08-2010)Eu acho que nao percebi bem... se estiver gravida de 25 semanas por ex e precisar de ir a um hospital nao posso optar por um privado...pela cuf por exemplo??? E a gravidez posso seguir num privado??



                              Desculpem la mas ate fiquei com o tico e o teco nervosos.


                              Tanto quanto percebi, esta medida tem a ver com o parto, não com a vigilância!



                              Bjs

                              BABS


                              Sim babs...mas se eu vou a uma urgencia as 25 semanas...nunca sei qual é o desfecho dessa urgencia certo??


                              Sim Evian, é verdade...

                              Nesse caso, sendo uma urgência deverás dirigir.te a um hospital público... Pelo que entendo do documento...



                              Mas uma pergunta... confiarias a vida de um bebé de 25 semanas (grande prematuro) aos serviços de um hospital privado (que possivelmente tem menos equipamento, e concerteza tem menos "estaleca" para estes casos)? E se sim... conseguirias manter esse mesmo bebé 2 e 3 meses internado no hospital, mesmo sabendo que o seguro não cobre esse internamento por mais de 3 dias?



                              Bjinhos

                              BABS

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X