Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

    Aqui escrevo hoje em forma de desabafo...só isso e nada mais, realmente! e não quero desta forma, criar algum tipo de "exaltaçao"...mas hoje em conversa com uma amiga fiquei realmente espantada, indignada (se calhar é um adjectivo mt forte...)...







    Essa minha amiga, de ha uns anos bons, está gravida de 24 semanas, após 5 anos de tentativas. Foram 5 anos que eu acompanhei com alguma proximidade, apesar de não nos vermos c regularidade.



    É uma pessoa informada e com ideias bem definidas e concretas (pelo menos ate esta data, eu achava isso). Durante estes 5 anos, falamos mt sobre gravidez, problemas q possam surgir na gravidez, as coisas maravilhosas da gravidez, as situações menos boas, todas as fases da mesma, os exames, o desenvolvimento do bebe, o parto, os tipos de partos (normal, cesariana), os procedimentos hospitalares relacionados c o parto (epidural, episiotomia, ctg, administraçao de soro...etc), a amamentaçao...etc...



    Identificavamos mt uma com a outra, pois tinhamos as mm vontades, a mm perspectiva da "coisa", até o mm GO,...







    Isto tudo até q ela ficou gravida...desde entao que as ideias e perspectiva dela perante isto tudo q tem vindo a mudar consideravelmente!







    Até que me disse que vai mudar de GO, nesta altura da gravidez, pq quer fazer uma cesariana programada:w00t:fiquei deveras espantada e boqueaberta, pois esta decisdão é completamente o contrario de tudo o q ela pensava e acreditava! Ela qeu sempre quis um parto normal, c epidural sim, mas normal, que n queria q fosse provocado (salvo por questoes de saude dela ou do bebe), que não queria episiotomia, e dps sai-se c esta!!! Cesariana programada???!!! Mas pq raio?? Perguntei-lhe eu.



    A resposta foi q queria ter tudo programado, queria saber exactamente as datas e n queria ser apanhada de surpresa:w00t::w00t::w00t:e como o nosso GO não é "adepto" desse tipo de procedimentos (não o é em partos induzidos só pq se chegou ás 40 sem, mt menos o é em cesarianas programadas só pq sim), vai mudar p ser seguida na Cuf descobertas (não sei por q medico).







    Ahhh e ainda me disse mais, que n queria amamentar mais que 6 meses para o bebe dormir a noite toda o mais rapido possivel!! fiquei novamente :w00t:







    Mas como é q uma pessoa q andou tantos anos a informar-se q a formar opinioes tão solidas sobre o parto muda de um mês p o outro???







    Perguntei-lhe ainda pq tinha mudado de ideias dps desse tempo todo...respondeu-me q tinha falado c uma conhecida q é enfermeira e tem n sei qts filhos (mas n sei pormenores sobre partos desta srª nem afins...) e q os argumentos q ela apresentou lhe pareceram validos, concretos e os melhores!!!!! Ohhh God!!!







    Eu sei q temos q respeitar (e respeito pois argumentei e perguntei q.b.), mas programar uma cesariana (q é uma intervençao cirurgica e como tal acarreta todos os riscos de tal) SÓ pq se quer ter tudo calculado e programado ao minuto (como se isso fosse possivel)???!!!!!







    Fiquei realmente :w00t::w00trincipalmente pelo percurso até esta decisão!!!







    Tal como vos disse é somente um desabafo...pois fiquei c a "triste" sensaçao q nunca conheçemos ninguem realmente e q é possivel as pessoas mudarem tao facilmente de opiniao!!


    [/url]


    o nosso blog
    http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

  • #2
    RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

    Olá!



    Ora vem mesmo a calhar!!!! Eu passei por uma situação semelhante á pouco tempo, mas não tão "grave" como a tua.

    Aliás até já tinha comentado aqui no fórum, que as amizades são mais do que discussões cibernéticas, pois..... pois.......



    Quando alguém que consideramos amiga, que pensamos que pensa de modo semelhante a nós, vira a casaca e passa a pensar de modo radicalmente diferente...... a nossa amizade sofre um abalo, porque vemos que naquele campo, aquela pessoa, não é bem a nossa onda. Acontece.....



    Bjs

    Comentar


    • #3
      RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

      Tal e qual Dulsa! é mm isso!!!



      Obviamente, q n deixamos se ser amigas! Obviamente!!!! Mas fiquei c outra ideia dela...n por ter essa opçao (ha mts q a têm!! infelizmente, na minha opiniao!), mas pelo processo todo e pela mudança de opiniao, de visão, baseada na teoria de uma "conhecida" (tendo sido esta palavra dela)! Mas e entao o q ela pesquisou, estudou, se informou, a opiniao do GO q a acompanhou nestes anos em q ela tentava engravidar (e olha q é um medico c o qual se conversa, c o qual se trocam opinioes), n valeu de nada??? e esses conhecimentos passaram a n serem crediveis???



      Como é possivel uma pessoa passar de extremo p extremo?? é isso q n compreendo...independentemente de concordar ou n!


      [/url]


      o nosso blog
      http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

      Comentar


      • #4
        RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

        Ola!



        Como eu te entendo. A minha comadre tambem esta a preparar tudo para uma cesariana programada agora do segundo bebe. no primeiro foi na letra do medico que induziu uns dias antes das 40 semanas (porque estava de urgencia nesse dia) e acabou em cesariana ja com outra equipe porque entretanto o Sr Dr ja tinha ido para casa :doze:



        Como nao gostou da experiencia de 1 dia inteiro de induçao para cabar numa cesariana sem o pai a assistir desta vez pronto, cesariana programada no privado, onde lhe garantam que o pai pode assistir e tenha as mordomias todas.



        Nao posso deixar de ficar triste, mas nem argumento. Tem la as suas razoes...



        Beijinhos



        Rute



        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

          Ola

          Realmente nao faz muito sentido...mas toda a gente estah no direito de mudar de opiniao.

          Deixa lah, pode ser que lhe aconteca o mesmo que a uma pessoa que conheco, que tinha a cesariana programada para as 38 semanas, tudo ao minuto mas estava de ferias em casa dos pais, a 300 km dos "planos" e as 36 sem. rebentaram-lhe as aguas e acabou por ter o bebe de parto normal...resumindo quanto mais se planeia mais hipoteses ha de as coisas nao correrem como queriamos!

          Teresa

          Comentar


          • #6
            RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

            Olá!



            Bem uma coisa que aprendi desde que fui mãe foi a respeitar as opiniões de outras pessoas em relação ao parto. Tento ajudar no que sei, e dar a informação e a minha experiência mas temos que respeutar opiniões contrárias às nossas



            De facto não tem muito sentido e ainda mais sendo proveniente de uma enfermeira que tem responsabilidade acrescida antes de dizer disparates e ainda mais a uma mulher que está grávida e muito mais vulnerável



            Sei que há imensas mulheres que têm pânico em relação ao dia do parto, e as histórias macabras que ouvimos de muitas mulheres não ajudam muito, mas dizerem-me que querem uma cesariana programada por medo do parto eu ainda aceito (embora não concorde), agora porque querem programar o dia? Só falta dizer que programaram o dia da concepção e a posição

            Programam o tanas, quem programa é o médico em função do estado da placenta (alguns nem isso) e em função do horário dele, a mãe não tuge nem muge



            E não dar mama para eles dormirem melhor é outro mito. A minha filha mais velha dormiu sempre imenso, dormiu a noite toda desde os 5 meses e quando digo toda é 12 horas seguidas. Tenho uma amiga que fez cesariana e nunca deu de mamar e o filho dormiu a ^1ª noite seguida com 2 anos



            Enfim



            Em Portugal reina a ignorância, e ainda menos se percebe vindo de profissionais de saúde



            Beijokas

            Comentar


            • #7
              RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)





              Olá Rita





              Uma possível leitura: A tua amiga, até engravidar, vivia no ideal de ser mãe, teria opinião formada sobre uma série de vertentes do parto e da maternidade em si, mas talvez a dificuldade em engravidar a pusesse numa posição algo distante nesses temas, sem muita consciência dado que seria uma realidade distante e ainda difícil de alcançar.



              Agora, ela está grávida, a maternidade é já uma realidade muito próxima, não é mais uma ilusão, se for uma pessoa com inseguranças e medos em relação a ser mãe (não serão sintomáticos esses 5 anos de tentativas?, holisticamente, o medo (inconsciente) de ser mãe bloqueia e dificulta circuitos reprodutivos), é compreensível que nesta fase tente de algum modo "confortar-se" com a ilusão de que pode ter grande controlo sobre o processo. (Mesmo que seja só uma ilusão, que todas sabemos que é)

              E porque não? Se a faz sentir mais segura... acho que isso agora é mais importante.

              Eu acho que não me indignava ou surpreendia, quem sabe não há uma menina cheia de medo num corpo de mulher; não crescemos quando queremos...



              Na amamentação acho que é a mesma situação, sustentar-se em critérios rígidos, mas que lhe transmitem segurança. Sabe lá ela quanto tempo vai amamentar. E se a prolactina lhe "bate" forte?! (e vira uma temível fundamentalista) E se o bébé continuar a acordar de noite? Vai fazer biberão? (o pâncreas também tem uma palavra a dizer e está-se a borrifar para os planos de sono que ela pretende)



              Bjinhos


              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                Maria Verde (21-08-2010)



                Olá Rita



                Uma possível leitura: A tua amiga, até engravidar, vivia no ideal de ser mãe, teria opinião formada sobre uma série de vertentes do parto e da maternidade em si, ;mas talvez a dificuldade em engravidar a pusesse numa posição algo distante nesses temas, sem muita consciência dado que seria uma realidade distante e ainda difícil de alcançar.

                Agora, ela está grávida, a maternidade é já uma realidade muito próxima, não é mais uma ilusão, se for uma pessoa com inseguranças e medos em relação a ser mãe (não serão sintomáticos esses 5 anos de tentativas?, holisticamente, o medo (inconsciente) de ser mãe bloqueia e dificulta circuitos reprodutivos), é compreensível que nesta fase tente de algum modo "confortar-se" com a ilusão de que pode ter grande controlo sobre o processo. (Mesmo que seja só uma ilusão, que todas sabemos que é)

                E porque não? Se a faz sentir mais segura... acho que isso agora é mais importante.

                Eu acho que não me indignava ou surpreendia, quem sabe não há uma menina cheia de medo num corpo de mulher; não crescemos quando queremos...

                Na amamentação acho que é a mesma situação, sustentar-se em critérios rígidos, mas que lhe transmitem segurança. Sabe lá ela quanto tempo vai amamentar. E se a prolactina lhe "bate" forte?! (e vira uma temível fundamentalista) E se o bébé continuar a acordar de noite? Vai fazer biberão? (o pâncreas também tem uma palavra a dizer e está-se a borrifar para os planos de sono que ela pretende)

                Bjinhos


                Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, não paras de me surpreender!!!!! :P:P:P:P:P



                Pode ser verdade tudo o que dizes, em parte se calhar é mesmo verdade.

                Há um medo , muito medo, do parto, da dor, do não aguentar....e então a solução aparece. Essa solução moderna, fruto da nossa época, que tudo e nada resolve.

                É verdade que não crescemos quando queremos mas pelos vistos a senhora já não deve ser nova ......

                Algures nas minhas leituras de amamentação li que os grupos etários que mais ajuda necessitam para amamentar são, as mulheres adolescentes e as mulheres mães pela primeira vez depois dos 35 anos. Pelo estudo, estes grupos etários necessitam de maior acompanhamento familiar, maior enquadramento social.

                No fundo, tanto um grupo como outro são de risco, ao contrário do que se possa pensar , de que a idade possa ajudar.



                Mas não deixa de ser estranho como algumas mulheres se deixam levar por medos e por opiniões que alimentam estes medos em vez de ouvirem opiniões que os combatem.



                Eu passei há pouco tempo por uma situação semelhante. Uma amiga ficou grávida, comecei logo a fazer lavagem cerebral .... :P:P:P parto normal, amamentação, coisa e tal, tudo com muita informação (muita mais do que a que eu tive acesso). Dei-lha de mão beijada, não teve trabalhinho nenhum. E não é que a rapariga (mais velha do que eu....) agora que está quase a parir, está com medo da dor, já só fala em epidural e da amamentação já diz que não vai durar muito , porque tem que trabalhar!!!! :w00t::w00t::w00t::w00t:

                Não me custa que ela mude de ideias. Custa-me que ela nem tente, que haja um retrocesso na tentativa. é como se o medo fosse tão avassalador que não permite a tentativa, não permite uma caminhada sem medos.



                Voilá!






                Comentar


                • #9
                  RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                  A parte do parto "cheira me" a medo muito medo.... por isso diz k ker tudo mto programado. Uma coisa é a parte racional quando não está gravida... tem a informação do k é melhor e ker isso p ela.... agora, grávida, a parte emocional fala mais alto.







                  Eu dd o meu parto k fikei com tanto medo k por vezes ponho me a pensar k se tiver um proximo filho kero de novo cesariana mas programada...embora saiba k é uma cirurgia e k o melhor p a mae e bebé é mm parto normal... mas o medo fala mais alto... espero k com o tempo me vá esqueçendo do parto k tive.



                  Maria gostei da tua analise Penso k é mm isso k se passa na cabecinha desta mamã...

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                    Pois, Rita, por vezes as pessoas surpreendem-nos quer para um lado como para o outro!!



                    Relativamente a este assunto ja estou como a Ninha 77: que façam o que entenderem!!



                    Tb ja passei por situações assim e todas elas recentemente e a desilusao foi mais minha do que das pessoas em questão.



                    Uma delas queria amamentar pois sabia o BABá da amantação, sabia tudinho, durante a gravidez falamos no parto e na mama e eu estava convencida que ela ate estava mais bem informada do que eu mas qd fui ver a miuda (que tinha talvez 15 dias) a amamentação resumia-se a um pouquinho pois o LA transformou-se em mama: sempre que a miuda chorava ela dava-lhe LA, dava-lhe 90ml (caramba o meu nem 30ml bebia com um mês!!) e so depois se ela chorasse mais ela poderia dar mama mas o mais certo era o LA...ainda lhe expliquei que o melhor era so a mama, nao atafulhar a miuda e tal em biberons com meia hora de intervalo pois para alem dela ficar demasiado cheia nao deveria ser la muito bom para a digestao e tal...:-#



                    Outra, mais recente, tb conhece a amamentação e os seus beneficios mas qd o miudo nasceu de cesariana (tensao alta) ela nao conseguiu amamentar pois nao se conseguia mexer. Ate aqui td bem. Qd conseguiu, dois dias depois, o miudo pegou como se tivesse mamado desde a 1ª hora de vida...De mamada em mamada ele decide reclamar e ela pimba! toma la chá e agua!!!Sabendo que so esta a encher o miudo de "ar" e que depois nao vai mamar em condições...este bebe tem um mês e meio...ainda mama...mas claro com agua e cha à mistura...desisti...nao tenho paciencia para me maçar mais...:-$



                    Nestas questões do parto, amamentação e filhos estou numa de devorar informação, assimilar, passar ao marido (que recentemente ficou encantado com o co-sleeping qd lhe mostrei a Babybay e lhe falei na possibilidade de num segundo filho ou comprar ou acopular o berço que ja temos à nossa cama!:w00t e digerir a dois o que vamos lendo aqui e ali. Se me preguntarem eu respondo mas senao ja nao gasto o meu latim pq as pessoas ja tem opiniões mais do que formadas, ja sabem td e sao pros em tudo.



                    Fico na minha e eles na sua!



                    jinhos


                    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                    Comentar


                    • #11
                      RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                      Não há muito mais a dizer, vocês já disseram tudo

                      Também tenho perto de mim quem seja Amiga de looooonga data e desde que engravidou do primeiro bebé evite qualquer tidpo de conversa acerca de maternidade e que vá optar por situações que são menos saudáveis para ambos (mãe e bebé) e eu noto que é por pura insegurança e falta de informação. Porque sei que , pelo menos no caso desta minha amiga, ela é uma excelente pessoa.



                      Aprendi ao longo dos anos a respeitar estas coisas, por vezes custa-me, mas é como tudo na vida .Eu gosto das pessoas por muitos motivos, e embora a pessoas me possa vir a "desiludir" nestes aspectos, outros há que me vai surpreender concerteza.



                      Estas coisas dos partos menos intervencionados, da amamentação, como as vemos hoje em dia, ou fazem clique na cabeça das pessoas e estas se identificam..... ou não! É de respeitar, da mesma forma que eu gosto de ser respeitada pelas minhas opções.



                      Mas percebo-te Rita, tive um caso recentemente (que ainda não pariu) e posso dizer-te que me entristece ser excluida da vida de uma pessoa que se prefere fazer rodear de uma panóplia de médicos e enfermeiras....Mas sei que depois as nossas vidas irão cruzar-se novamente mais tarde e continuaremos amigas como sempre fomos..Ela apenas está a precisar de se fzer rodear das coisas /pessoas que a fazem sentir-se mais segura e confiante. É compreensivel, apenas está a ir por um caminho que se poderá complicar a partir do nascimento do bebé.



                      Beijinho pra ti e vá, não te chateies com estas coisas .

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                        Maria Verde, sempre uma lufada de ar fresco

                        Gostei muito de ler a tua intervenção.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                          Olá,



                          Como já disse uma vez, eu nunca tento evangelizar ninguém, mas dou a minha visão quando ouço coisas que não me fazem sentido. No teu caso, faria isso pelo menos relativamente ao mito das noites infernais da amamentação (a minha filha passou a dormir a noite toda por volta dos 2 meses e os exemplos de 2 amigas que estão agora a amamentar em exclusivo vão no mesmo sentido).



                          Fugindo ao tema do parto, partilho uma conversa com 4 amigas (apenas uma tem uma filha que amamentou em exclusivo até aos 4 meses e depois desmamou): estava a falar-se de uma outra que tinha decidido na maternidade que não queria amamentar: estava cheia de dores da episiotomia e disse algo como "já estou cheia de dores em baixo, não quero ter mais dores em cima" e não pôs a filha na mama uma única vez. Eu fiquei estupefacta e outra amiga (sem filhos) disse que se ela não ia dar de mamar mesmo, era melhor para ela nem dar o colostro. Não faço ideia se para a mãe é melhor ou não, mas disse logo que achava isso uma estupidez! Saíu-me, não deu para fazer um comentário racional :-)



                          Mas confesso que sinto uma tremenda felicidade por ter a certeza que a minha experiência de amamentação (até aos 21 meses e a trabalhar fora de casa desde os 4 meses) fez as minhas amigas mais próximas reconsiderarem alguns dogmas, nomeadamente que não é possível voltar ao trabalhar e manter a amamentação por muito tempo mais.



                          Felicidades!




                          Comentar


                          • #14
                            RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                            Não falando das razões que levaram a tua amiga a optar por uma cesariana marcada, deixa.me só mostrar a minha solidariedade contigo...



                            Todos os meus amigos sabem que sou cam e ed.perinatal... Mas quando chega a altura de algum deles precisar de ajuda, optam sempre por encontrar outras justificações, muitas delas claramente não cientificamente justificaveis...



                            Tive que aprender a separar as coisas... Se com as "minhas" grávidas eu respeito e aceito as suas decisões, mesmo que não concorde (mas quem sou eu para concordar?!?!)... Mas quando toca a amigos, doi.nos de maneira diferente...



                            Até agora muito poucas amigas amamentaram, e todas elas justificaram o desmame com "o leite secou"... Também tenho situações de cesarianas marcadas cuja justificação era "bebé muito grande" e depois o bebé tinha à volta dos 3kg...



                            O que quero dizer com isto, é que no meu caso, muitas já têm a convicção do que querem, e não sou eu que as vou fazer mudar de ideias (nem com a informação nem com o exemplo)... Mas como elas sabem que estamos ligadas a esta área (seja profissionalmente ou emocionalmente); tentam sempre dar uma justificação, dizendo que "até queriam, mas não deu"...



                            Adoro uma frase que esteve em tempos (ou ainda estará?) numa assinatura de uma das mamãs do forum...

                            "Nunca te justifiques... O amigos não precisam e os inimigos não acreditam"...

                            Por isso, eu transformo um pouco a frase e digo "Nunca te justifiques... se fizeste o que o teu coração/cabeça mandou, eu sou tua amiga para aceitar"



                            Custa... mas consegue.se!



                            Bjs

                            BABS

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Respeito, ok! Mas...(se calhar este n é o local mais indicado mas n sabia onde o colocar...)

                              Entendo o que dizes...

                              Lembro-me de alguém dizer que queria programar porque não queria sentir dores....

                              Nem todos reagem da mesma maneira à dor é verdade, mas também não sei se o faria, são opiniões pessoais de cada um que temos de aceitar... quer concordemos ou não...

                              Também quando tive o meu filho me disseram que não sei o que é ter um filho porque levei epídural, mas esse mesmo alguém teve um filho à bem pouco tempo e também a levou...

                              Quanto ao amamentar, não acho que produza efeito no dormir a noite toda, porque o meu filho praticamente desde que nasceu que dormia quase toda a noite, a amamentar (infelizmente só o consegui fazer durante 2 meses) ou com leite de lata...


                              Jinhos


                              Ticha & André

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X