Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Hospital da Luz

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Hospital da Luz

    Boa tarde,

    Na passada segunda-feira, fui, com o meu marido, fazer a visita às instalações da maternidade do Hospital da Luz. Confesso que ia com uma ideia bastante diferente do que encontrei e cheguei mesmo a ficar chocada com algumas observações da enfermeira que fez a visita.

    - Tem 8 salas de dilatação, mas apenas 2 têm casa de banho privativa... num hospital particular, não será ridículo?
    - Tinha as 8 salas de dilatação ocupadas. Quando questionámos o que fariam se, de repente, recebessem uma 9.ª grávida, a resposta não foi directa e acabámos por perceber que, em 8 grávidas, apenas 2 estavam lá espontaneamente, pois 1 estava para cesariana marcada e as restantes 5 estava a fazer indução marcada... A enfermeira deu mesmo a entender que geriam o espaço muito na base das marcações
    - Taxa de cesariana: cerca de 30% (o que para a enfermeira é um valor baixo...)
    - Taxa de forceps e ventosa: a única resposta que obtivemos foi... "é baixa..."
    - Taxa de epidural: 100%... "ah, vocês depois não aguentam as dores"
    - Taxa de episiotomia: 100%... sem comentários...
    - Quando perguntámos como seria se quisessemos recusar a episiotomia, por exemplo, a resposta foi "isso o médico é que sabe, o médico é que manda. Isso têm de discutir com o vosso médico". Então mas e se o nosso médico não puder estar presente?! "eles respondem sempre". Mas e se estiverem num parto ou simplesmente não puderem atender "ah, respondem sempre". Mas e decidem sem estar sequer presente para avaliar a situação? "o médico é que sabe, o médico é que manda"
    - Houve outras situações, mas acho que já deu para transmitir a ideia...

    Do internamento, nada a apontar. Boas condições, apoiam a amamentação, enfermeiras simpáticas e prestáveis.

    Estaremos a dramatizar, o aquilo é mesmo uma fábrica de produção em série?!

    Por favor, partilhem as vossas experiências e opiniões. Estou de 35 semanas e não sabemos o que fazer...

    Obrigada

  • #2
    Olá!
    Só te posso responder comparando com a única realidade que conheço, o Hospital de São Bernardo, em Setubal (publico, claro)

    - Salas de parto individuais, todas com WC privado, com chuveiro incluido. Passa-se para a sala de parto aos 4 cm de dilatação, antes disso está-se numa "sala de indução" com 3 camas, e WC comum ao internamento e à urgência de obstetricia. Se o parto se der expontaneamente (o meu foi induzido), porvavelmente vai-se logo para a sala de parto. Só se sai da sala de parto pelo menos 2 horas depois do bebé nascer, e directamente para a enfermaria da maternidade, não se anda a mudar de sala. Podes fazer a dilatação no chuveiro (eu ainda estive lá um bom bocado, ajudou imenso, ou numa piscina de parto que eles têm. Também têm bolas de parto, é só pedir. Eu pedi, e apareceu em menos de 2 minutos, mas não cheguei a usar).

    - Epidural a pedido, não me parece que forcem (eu não levei porque não deu tempo, ainda bem , porque tb não queria, só se fosse induzido, como foi o caso. Acabei por ter parto induzido sem epidural, mas como foi muito rápido, não fez falta nenhuma)

    - "Politica de perineo intacto": só fazem episiotomia se não houver alternativa, ou se for mesmo necessario usar instrumentos. (eu tive uma laceração minima, levei 2 pontos externos e 2 internos; achei graça a durante a explusão, as enfermeiras estarem a dizer uma para a outra. "-vês, parece que não estica, mas estica mesmo!!" )

    - Os médicos só estão presentes se o parto se complicar, se correr tudo bem, nem os vês (a minha médica só veio no final ver o bebé e cumprimentar-me), as enfermeiras parteiras é que fazem tudo

    - Taxas de cesariana e partos intrumentais não conheço

    Vais sempre a tempo de mudar...

    Boa sorte,
    Bjs


    29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

    18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


    Sócia nº 28
    CAM UNICEF/OMS

    Comentar


    • #3
      Muito obrigada pela partilha de experiência! Já pensei várias vezes em ir para o São Bernardo. O da minha zona é o Garcia de Orta, mas Setúbal não é assim tão longe e parece ter melhores condições. Sabes o horário em que o pai pode estar depois no internamento? É que no Garcia de Orta o horário é tão limitado (um bocadinho de manhã e um bocadinho à tarde), daí termos considerado o Hospital da Luz, para ele poder lá ficar.

      O pior é que ontem fomos à consulta e ainda saímos de lá pior do que entrámos. Não deu a opinião dela sobre nada, recusou-se a ver o nosso plano de parto e limitou-se a fazer as medições da praxe... Tenho consulta para as 37 semanas, mas depois nem sei como vai ser porque a médica vai de férias e não disse como seria durante as férias dela... aliás, chegou mesmo a dizer que nos víamos em Janeiro (quando já terei as 40 semanas)...

      Só queria que nos respeitassem... o que parece ser tão difícil...

      Comentar


      • #4
        Não tenho a certeza do horário, mas penso que o pai pode ficar a tarde toda, tipo das 13h ou 14h até às 20h.
        Como o meu bebé ficou internado na Neonatalogia, não tive visitas na enfermaria, passava o tempo todo com ele, por isso não me lembro... Mas liga para lá e pergunta. Além disso podes já marcar uma visita às instalações, eles fazem visita guiada uma vez por semana, e não me lembro de perguntarem a morada Acho que a distância de Almada ao Hospital da Luz e ao de Setúbal é idêntica...


        29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

        18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


        Sócia nº 28
        CAM UNICEF/OMS

        Comentar


        • #5
          Acho que vou fazer isso mesmo: ligar para lá e ir fazer a visita. Só tenho um pequeno problema: vou ter dificuldade em tirar um dia de férias para lá ir. Achas que me passam uma justificação no Hospital ou, por ser visita, não conta?

          Já agora: imagino que eles sejam particularmente a favor da amamentação, certo? É preciso ter lá alguma consulta antes do parto? E é verdade que têm dois quartos particulares onde se pode pagar a estadia do papá?

          Obrigada

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Iggs Ver Mensagem
            Acho que vou fazer isso mesmo: ligar para lá e ir fazer a visita. Só tenho um pequeno problema: vou ter dificuldade em tirar um dia de férias para lá ir. Achas que me passam uma justificação no Hospital ou, por ser visita, não conta?

            Já agora: imagino que eles sejam particularmente a favor da amamentação, certo? É preciso ter lá alguma consulta antes do parto? E é verdade que têm dois quartos particulares onde se pode pagar a estadia do papá?

            Obrigada
            Estive a ler o teu tópico O Hospital de setúbal parece-me bem, e custa-me que no Garcia da Orta te estejam atratar dessa maneira....enfim....Supostamente é um hospital Amigo dos Bebés...
            Não sei se fizeste preparação para o parto como deve ser, e só isso faz logo toda a diferença na tua segurança para o parto, para saberes o que vais esperar.

            Acho que deves fazer preparação da amamentação sim. Nas maternidades não fazes, porque cá em portugal deixa-se tudo para a última da hora. E ainda há pessoas que acham que não se tem que fazer nenhuma preparação e deixar as coisas à sorte...Eu não sou dessas pessoas e gosto de perceber o que se passa com o meu corpo para dar resposta às necessidades dos meus bebés.Se for esse o teu caso então deves preparar a amamentação.

            Se precisares de contactos para fazeres a preparação para o parto e para a amamentação apita, mas pelo menos a amamentação devias fazer workshop para saberes o que tens que fazer nos primeiros dias, podem surgir ou não dificuldades, e mesmo que não surjam nas maternidades nem sempre simplificam as coisas (dão-te chuchas ao bebé antes da amamentação estar estabelecida por exemplo)....portanto deves preparar-te sim, para teres uma amamentação tranquila e de sucesso.
            Pode acontecer não teres nenhuma dificuldade e não precisares de Conselheiras ou Facilitadoras de amamentação. Pode acontecer nem precisares de nós pelo telefone....mas pode acontecer precisares e convém então preparares e levares também um contacto da pessoa que elegeres como tua conselheira de amamentação. Pessoa essa que deve ter feito formação em Aleitamento Materno segundo as normas da OMS.
            Para mais informações e se quiseres que te encaminhe contacta-me por PM.

            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

            Comentar


            • #7
              No Hospitala da Luz apoiam a amamentação?? Mesmo esta semana fiz um domicilio de uma mãe que pariu lá e até chuchas da Avent lhe ofereceram...resultado bebé a pegar mal na mama e mamilos em sangue....ao 4º dia de vida do bebé..Ninguem soube ajudar auela mãe, corrigir a pega e o bebé estava claramente a mamar mal. Aquela mãe teve que ter apoio ao domicilio por causa de um péssimo atendimento nessa maternidade no que diz respeito à amamentação. Tenho a dizer que há duas enfermeiras novinhas que estão agora a fazer a formação com uma Consultora de Lactação....mas ainda não acabaram e depois têm ainda que ter uma prática.

              O Hospital da Luz talvez te dê contactos e nem isso sei....Sabes que sendo privados nem sequer têm que mostrar os números como os públicos...Daí as taxas que apresentaste acima....

              Ao menos que primem pela simpatia e pelas condições dos quartos , mas sinceramente como mãe isso para mim conta ZERO.

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #8
                A experiência da visita foi com o Hospital da Luz, não com o Garcia de Orta. Neste tenho poucas coisas a apontar, mas também não nos convenceu. Pelo que tenho lido, o São Bernardo é muito mais a favor de um parto natural do que o HGO, daí a pergunta.

                Quanto à preparação para o parto, fizemos com um enfermeiro do HGO e aprendemos muito sobre amamentação. Imagino que depois surjam muitas dúvidas, mas ficámos já com boas indicações de como reagir perante possíveis dificuldades. No plano de parto, temos inclusive uma alínea que refere que não devem ser dadas chuchas nem biberons sem a nossa autorização. Se me puderes enviar os contactos de conselheiras de amamentação, agradeço.

                As minhas últimas perguntas, referiam-se ao São Bernardo:

                São particularmente a favor da amamentação, certo? É preciso ter lá alguma consulta antes do parto? E é verdade que têm dois quartos particulares onde se pode pagar a estadia do papá?

                Se alguém souber, agradeço

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Jo&Xande&Babs Ver Mensagem
                  No Hospitala da Luz apoiam a amamentação?? Mesmo esta semana fiz um domicilio de uma mãe que pariu lá e até chuchas da Avent lhe ofereceram...resultado bebé a pegar mal na mama e mamilos em sangue....ao 4º dia de vida do bebé..Ninguem soube ajudar auela mãe, corrigir a pega e o bebé estava claramente a mamar mal. Aquela mãe teve que ter apoio ao domicilio por causa de um péssimo atendimento nessa maternidade no que diz respeito à amamentação. Tenho a dizer que há duas enfermeiras novinhas que estão agora a fazer a formação com uma Consultora de Lactação....mas ainda não acabaram e depois têm ainda que ter uma prática.

                  O Hospital da Luz talvez te dê contactos e nem isso sei....Sabes que sendo privados nem sequer têm que mostrar os números como os públicos...Daí as taxas que apresentaste acima....

                  Ao menos que primem pela simpatia e pelas condições dos quartos , mas sinceramente como mãe isso para mim conta ZERO.
                  Por acaso tenho de discordar ou pelo menos falar da minha experiência... Tive a minha bebé lá á 3M e fui super apoiada no que respeita á amamentação, eu não levei chucha e nunca me sugeriram utilizá-la, nem falaram nunca nisso, biberão também não foi falado. As enfermeiras estiveram sempre comigo a ajudar-me e a ver a pega, incentivavam a acordá-la para mamar, ela só queria dormir e fazia intervalos de 5h facilmente sem comer, disseram logo que não podia ser! Além disso, uma das enfermeiras, a Enf. Susana tem um site (vounascer.com) em que incentiva a amamentação. E quando saí foram super disponiveis para eu ligar para lá ou ir lá tirar qualquer tipo de dúvidas que surgissem!

                  Se calhar tive sorte, não sei, mas no que respeita a amamentação vim de lá satisfeita Em relação a condições também, parece um hotel mas sim, isso não é o mais importante.

                  No que respeita ao tópico em si, não posso dar opinião. Fui lá fazer CTG e fui para cesariana de urgência com alterações cardíacas na bebé, o CTG estava sempre a disparar e acabou por ser preciso tirá-la rápido. Mas se não te sentes confiante naquele Hospital não tenhas o bebé lá, conta muito confiar em nós e no local onde estamos, mas esta é só a minha opinião.

                  Que corra tudo bem
                  Mães OMS Sócia n.º 123

                  Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                  Comentar


                  • #10
                    Também tive o meu filho no Hosp da Luz e, sem eu ter sequer falado no assunto, a primeira coisa que fizeram assim que eu acabei de ser cosida foi colocarem o bebé na minha mama. Nunca me foram oferecidas chuchas ou bibs. Mais uma vez, sem eu ter pedido ou reclamado, uma enfermeira passou um bom bocado a massajar-me o peito e a ensinar-me como fazê-lo, pois ficou muito duro com a subida do leite e doía-me. Não sei o que entendem por "defesa da amamentação" mas a mim pareceu-me que foi essa a política do hospital.

                    Que há mais cesarianas no privado que no público também é certo e sabido. Trata-se de um procedimento bastante mais dispendioso e, como tal, evita-se fazê-lo. Já no privado, uma vez que sai do bolso do paciente, não há essa preocupação. Não tapemos o sol com a peneira, qualquer estabelecimento privado é uma empresa e portanto o objectivo máximo é dar lucro. Mas daí a fazerem cesarianas sem que haja motivo para isso, já me parece excessivo e, quero pensar que isso não acontece.

                    Quanto às instalações, devo dizer que já estive em hotéis piores. E tem a grande vantagem de o marido poder estar lá o tempo todo connosco. O meu dormiu lá as noites todas e foi uma ajuda preciosa. Acho que essa é mesmo a maior vantagem.

                    Boa sorte!

                    Comentar


                    • #11
                      É a primeira vez que ouço dizer mal do Hospital da Luz....
                      Tenho ouvido sempre tantas coisas boas!!!!!
                      É lá que pondero ter o meu bebé, espero ter uma boa experiência....

                      Comentar


                      • #12
                        olá!

                        tive lá a minha filha e a minha experiência é muito positiva! no seguimento do que disseram antes: nada de chuchas e biberões. enfermeiras 5* e sempre disponíveis! serviço muito bom! fui muito bem tratada e a minha filha também!

                        estou grávida novamente, estou a ser seguida lá (da outra vez tb foi assim) e é lá q pretendo ter o meu novo bebé!

                        qto a forceps, episiotomias e epidurais... por favor, relaxem! ninguém faz nada q nós não queiramos! para mim o parto e tudo o que o envolve deve ser uma coisa boa! o meu foi rápido e indolor! não tenho histórias dramáticas para contar como é costume ter de ouvir qdo estamos grávidas!!!

                        boa sorte e "uma hora pequena"






                        Mães OMS Sócia nº 105

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X