Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como é que se ultrapassa um parto difícil? Como conseguiram?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como é que se ultrapassa um parto difícil? Como conseguiram?

    Olá mamãs!

    Passei há 2 anos e meio por um parto que me deixou marcas que ainda não consegui ultrapassar! Sofri muito; senti a indiferença dos profissionais e a incompetência de alguns; não imaginava que para fazer nascer uma criança nos dias de hoje, ainda se sofresse assim!
    Sinto que quem não tem uma boa experiência, não tem o direito de o dizer... porque quem vem a esta secção vem à procura de boas experiências. Mas a realidade é que elas existem!
    No final ficou uma dor imensa e uma revolta que nunca consegui ultrapassar.

    Quem passou por parto difícil, como ultrapassou. Será que com uma boa experiência futura, tudo se vai desvanecer?

    Li um texto num blog o tamanho da dor de outra mamã e adaptei para mim. Transcrevo! Desculpem o testamento!

    "Li um artigo que dizia que a dor do parto trás para a mãe vários benefícios, sendo um deles a responsabilidade de tratar de um recém-nascido.
    A mim, a dor do parto, tirou-me toda e qualquer magia, quando ao olhar para o meu filho pela primeira vez não consegui perceber que ele tinha nascido, que estava tudo bem com ele... que tinha os olhos da mãe ou do pai... que afinal, tinha acabado de ser mãe...
    A mim, a dor do parto, só fez com que não perceba porque é tão necessário que assim seja, tanto tempo e tanto sofrimento quando é possível contornar a situação...
    A mim, a dor de parto, não deixou que conseguisse dizer "Olá filho. Está aqui a mãe e o pai", como queria ter feito...
    A mim, a dor do parto, não me fez sentir corajosa nem forte... fez-me sentir pequenina... O "Olá, filho!" foi engolido pela dor...
    A mim, a dor do parto, faz-me chorar por saber que não consegui usufruir dos primeiros instantes do meu filho...
    A mim, a dor do parto, fez com que sentisse, que o vínculo emocional que tinha com o Martim, enquanto grávida, tivesse sido abalado e abafado...
    A mim, não digam que a dor trás qualquer benefício, porque me retirou aquilo que deveria ser um momento mágico e transformou num momento de sofrimento, sem que existisse espaço para magia nenhuma!
    Para finalizar, não concordo com o povo quando diz "depois deles nascerem, compensa tudo"... Nada compensa e nunca compensará não ter conseguido perceber o momento.
    Chorei compulsivamente durante um mês... "O parto não foi nada feliz... Não me senti bem."
    "Não foi feliz? Claro que foi feliz. Tenho o meu filho, foi mais que feliz." É assim que a sociedade exige que eu acredite... Que foi feliz porque tenho o meu filho, abafando então tudo o que a dor do parto "levou".
    Foi feliz porque tenho o meu filho...

    Foi feliz!


    12/2009 - aborto retido 9s ... 05/2010 - aborto espontâneo 7s

  • #2
    Olá!

    Em relação à dor do parto. Não sei como se ultrapassa, provavelmente, é como tudo o resto na vida. O tempo apaga certos aspectos, outras memórias vão-se sobrepondo àquelas e boas experiências ajudam. mas ainda assim se te agarrares muito há má memória não há nada que te valha.

    Tens que tentar libertar-te, de certo modo abraçar essa dor para te poderes libertar dela.

    Comentar


    • #3
      O meu parto pode não ter sido tão difícil como o de muitas mulheres, mas tendo durando 28 horas, sem epidural, não foi fácil. A juntar a isso, uma médica insensível que não me tratou muito bem. felizmente fui bem tratada pelos outros profissionais de saúde.
      Durante uns meses, ainda chorava pelo que passei e durante muito tempo tive pavor de engravidar novamente pelo medo de passar por tudo outra vez. Entretanto, fui tia, 18 meses depois de ser mãe. Ao ver a minha cunhada cheia de dores, com um parto péssimo, percebi que tinha ultrapassado a minha dor.
      Lembro-me que me doeu horrores, lembro-me de tremer com as dores, mas não me lembro da dor exacta.
      Infelizmente, passei pela morte do meu irmão há 10 anos atrás e penso que isso relativizou a dor física. Do mesmo modo, o susto que apanhei com a minha filha aos 6 meses, quando ela teve um episódio de quase morte súbita relativizou tudo.
      No entanto, acho que ainda não ultrapassei bem. Em certas coisas, antes era muito menos medricas que agora. Não tinha problemas em ir ao dentista, por exemplo, e agora tenho a sensação que já tive dores que cheguem na vida e fujo sempre que possível de situações de dor física. Noto que fico nervosa quando sei que me vai doer.
      Seja como for, já me sinto preparada psicologicamente para um novo parto, se e quando ele vier. Acabei por ver as coisas noutra perspectiva: 28 horas de dores físicas intensas são más, mas passava por 100 horas assim se isso fizesse com que o raio da CIA da minha filha fechasse. A dor do parto, uns meses mais tarde, também me ajudou a ter forças para manter a amamentação em pleno. Pensei muita vez: "caramba, se aguentei aquilo, não aguento uma porcaria de umas noites sem dormir?"
      Beijinhos grandes
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        Bem... uma das maneiras de ultrapassares a recordação de um parto dificil é recordá-lo, revive-lo e admitir essa dor que sentes. Depois falando nele, partilhando-o com outras pessoas.

        Também tive um parto bastante sofrido, sem epidural. Depois da minha filha nascer estava tão apardalada com a vivencia que nem vi o meu homem cortar o cordão umbilical! (Como é possível?) Lembro-me de perguntar a mim mesma : "Mas o D. já cortou o cordão? .... Claro, ela ( a minha filha) já está a ser vestida do outro lado da sala... o cordão não estica assim tanto.."
        Não a puseram logo em cima de mim, mas como estava tão K.O. não posso dizer que senti falta ( deveria, não é?) . Mas ao fim de 10 minutos já estava em mim de novo!
        Mas, de um modo geral, gostei do meu parto. Não sinto que a dor me tenha tirado algo ( bem...talvez aqueles primeiros instantes). Se poderia ter tido um parto "melhor"? Sim! Mas fica para o próximo






        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

        Comentar


        • #5
          Minha querida:

          Fui mãe há menos de uma semana. Quero mandar-te uma mensagem de ânimo, e dizer-te que sim, é perfeitamente normal que te sintas assim depois da tua experiência. O que eu digo é: toda a vasta gama de emoções e sensações que se têm na gravidez e no parto são perfeitamente normais, ou seja, só porque muitas mulheres dizem que X ou Y, não quer dizer que todas temos de sentir o mesmo, embora haja pressão para isso por parte da sociedade, muitas vezes das outras mulheres. Cada uma tem direito aos seus sentimentos. Vive e aceita os teus, são mais do que legítimos.

          Por favor, procura ajuda se vires que precisas, nem que seja para desabafar. Espero que para a próxima, se a houver, tenhas uma óptima experiência.

          Um grande beijinho.


          Comentar


          • #6
            Eu também tive um parto muito dificil a 8 anos atrás...nesse dia tanto foi o desespero que desejei tudo, perder o filho, morrer, se isso pudesse acabar com o meu sofrimento!...depois jurava que nunca mais queria engravidar, nao queria voltar a passar pelo mesmo.
            Mas como tudo na vida se vai esquecendo, ou passa-se a ver e pensar de maneira diferente, eu já desejava ter outro filho, mas nao queria ir para o publico para nao correr o mesmo risco, aí pensei fazer um plano de saúde, mas foi sempre adiando tanto o plano de saude como a nova gravidez, até que um dia Deus me presenteou com o meu Afonsinho que tem agora 18 meses...
            Como se diz e é bem verdade, não existem 2 gravidezes iguais nem 2 partos iguais...não fui a tempos de fazer plano de saude, então mudei de obstetra que me faria parto normal as 38 semanas para nao correr o risco de passar pelo mesmo (que é este o pavor de todas as mulheres que passam o que eu passei).
            Deus quis que o meu filho tivesse de nascer as 34 semanas, claro que nada do que eu planeei aconteceu, devido a sua prematuridade teve de ser cesariana, correu lindamente e nem senti ele nascer, mas vi-o logo e senti-me a mulher mais feliz deste mundo.
            A recuperação posso dizer-te que foi bem mais rapida do que a do parto normal anterior.
            O que te posso dizer com isto é que acabas por pensar de maneira diferente e ficas a desejar ter outro filho como se passou comigo, e depois tudo pode ser diferente.
            beijinhos



            Comentar


            • #7
              Eu tb passei por essa dor...
              Anos a dizer que nunca mais....até que disse...OK so se for de cesariana...e assim foi. E a recuperaçao foi tao mais facil do que a do primeiro parto
              Ainda hoje me doi pensar...lembro-me de tremer, de pensar que nao ia aguentar, lembro-me de as enfermeiras se darem conta que estava no limite e que quase desmaiei durante a fase final...de elas dizerem va, nem pense abra os olhos, abra os olhos e de me baterem levemente na cara pq eu estava a apagar-me...
              Fiquei com pavor da dor...do dentista por exemplo como alguem ja falou, tenho fobia...Sento-me na cadeira e as lagrimas começam a cair...
              Nao é facil...mas o tempo ajuda a relativizar.
              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

              Comentar


              • #8
                Olá estrelasu,

                Eu também passei por um parto difícil, que deitou por terra todas as minhas expectativas para aquele momento, senti-me desrespeitada, humilhada estava tão zonza de dor que nem força tive para segurar na minha bébé, enfim...foi um dia para esquecer!! A minha bébé também não teve o acompanhamento que merecia

                Mas o tempo ajuda a curar, como alguém já disse aqui falar do parto ajuda muito, eu contei-o a TODA a gente!! o meu marido também, as lágrimas vinham-nos aos olhos muitas vezes mas com o tempo...vai passando

                E quando decidimos ter outro filho a decisão foi: voltar para aquele hospital nunca! Fui novamente acompanhada no público, o parto correu muito bem, foi rápido, sem cortes ou pontos (2 ou 3 mas que não deram trabalho nenhum), tive a minha bébé no colo assim que nasceu, passado 20 minutos estava no quarto com um sorriso nos lábios a dar de mamar

                Por isso o meu concelho é: fala, fala muito, manda tudo cá para fora...eventualmente esse momento vai transformar-se numa lembrança apenas, má, mas apenas numa lembrança e não numa dor real como se tivesse acabaodo de acontecer.

                Tudo de bom,
                cafapv


                A felicidade completa

                Comentar


                • #9
                  Acho que a melhor terapia é falar com outras mães do nosso tempo que compreendam o que passámos. Fartei-me de desabafar com uma amiga que também teve um parto difícil. Não vale a pena tentar falar com mães mais velhas que se põem a dizer que "no meu tempo é que era difícil, vocês têm tudo facilitado e blá blá". A essas ignoro.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Posso dizer-te a minha experiencia
                    Também tive um primeiro parto difícil, recheado de momentos dolorosos, solitários, outros humilhantes, memórias tristes que culminaram no nascimento do meu filho mais velho, Luz da minha vida é certo...mas veio ao Mundo de uma forma muito pouco mágica que não deixa saudades.

                    Sempre soube que um dia ia querer mais filhos, e comecei a trabalhar nessa minha memória.
                    Nunca marcaria cesariana por ter perfeita noção de que ela só deve ser usada em situações de urgência..Então como fazer?
                    Optei pela forma mais saudável, mais trabalhosa ; pesquisei, procurei ajuda e arranjei forma de ter pessoas com formação na área para acompanhar a minha gravidez, parto e pós parto. Quis saber exactamente com funciona isto de "nascer para parir", quis saber porque é que havia mulheres a sofrer tanto nos partos e outras a adorarem as suas experiencias. Achei que não pode ser só sorte...tinha que ser algo mais.

                    E aos poucos fui percebendo.
                    De inicio fiquei zangada, sabes? Vi que podia ter evitado uma série de coisas que aconteceram no meu primeiro parto, percebi exactamente a origem de tudo o que aconteceu.. Mas depois compreendi que tinha todas as ferramentas para evitar que se repetisse. E ultrapassei a situação, porque não pode ser mudada tem que ser aceite.
                    E assim foi
                    Vai fazer agora um ano que a minha segunda filha nasceu, de parto normal e fisiológico, em que aproveitei cada momento e recordo com muita saudade E digo-te sem problemas : Voltaria a ter um parto normal as vezes que fossem, sem medo ou qualquer insegurança.

                    Tranquila.

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      Há apenas um reparo ao texto que transcreveste :
                      É que a dor de que se fala nessa experiencia, não é dor de parto. É a dor que foi imposta ao parto. Foi a dor que me fizeram ter no meu primeiro parto.Pela minha ignorancia, pela falta de profissionalismo e alguma incompetencia do corpo clinico que estava de serviço. Não foi de todo uma dor do MEU parto. Foi uma dor DELES suportada por mim.

                      Dores de parto tive eu na segunda vez. E é de facto perfeitamente suportável, o corpo combate sem problemas

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #12
                        Há apenas um reparo ao texto que transcreveste :
                        É que a dor de que se fala nessa experiencia, não é dor de parto. É a dor que foi imposta ao parto. Foi a dor que me fizeram ter no meu primeiro parto.Pela minha ignorancia, pela falta de profissionalismo e alguma incompetencia do corpo clinico que estava de serviço. Não foi de todo uma dor do MEU parto. Foi uma dor DELES suportada por mim.

                        Dores de parto tive eu na segunda vez. E é de facto perfeitamente suportável, o corpo combate sem problemas

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #13
                          Minha querida estrelasu... eu ja sabia que nao tinha sido fácil... e so hoje li este testemunho... e vieram-me as lagrimas aos olhos pelo sofrimento que passaste! espero que agora o teu parto em Maio seja como sempre sonhaste! Exige e reinvidica.... Estou aqui contigo e tu sabes e se precisares desabafar diz,...

                          eu tive cesariana e estava mt cansada, mas vi o meu menino e chorei qd o vi e senti me muito feliz! Foi facil afinal!
                          Madrilhada:Minha querida companheira de viagem BEBEBACH;
                          Madrinha: joe&xande&babs

                          Comentar


                          • #14
                            salut estrelasu,

                            eu tambem passei por um parto muito dificil a 4 meses!!! acho que esquecer nunca! e eu ainda sou nova, mas fui mãe por propia vontade, o que talvez vá atrapalhar talvez um dia se quiser um segundo filho.

                            Como dizem mais assima, falar, desabafar o nosso parto ajuda, e muito, mas nunca é impossivel esquece-lo...

                            Pricipalmente quando se têm grandes expectativas em relação ao parto, quando sonha-mos com aquele momento, de pegar no nosso filho quando nasce, de mete-lo ao peio, de lhe dizer os pais estão aqui para te amar para toda a tua vida,... nao pude fazer nada disso devido ao tempo enorme que sofri, estava completamente sem forças,
                            E o mais triste de tudo é que o decorrer da expulsação demorou cerca de uma hora e meia, hora e meia de sofrimento, so desejei parar tudo!!! senti-me tão culpada pelo que me estava a acontecer!!!
                            mas hoje reconheço que tive exelentes profissionais a acompanhar-me no decorrer do parto e nos dias a seguir, porque sei que poderia ter sofrido muito mais!!!
                            e acima de tudo tive sempre o meu homem a acompanhar-me, não me deixou um segundo

                            Mas bom espero que eu segundo parto corra melhor, e temos de pensar positivo, pois todas as gravidezes são diferentes, assim comos os partos!!!
                            Ultima edição por pitah89; 20-03-2011, 23:58.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por pitah89 Ver Mensagem
                              salut estrelasu,

                              eu tambem passei por um parto muito dificil a 4 meses!!! acho que esquecer nunca! e eu ainda sou nova, mas fui mãe por propia vontade, o que talvez vá atrapalhar talvez um dia se quiser um segundo filho.

                              Como dizem mais assima, falar, desabafar o nosso parto ajuda, e muito, mas nunca é impossivel esquece-lo...

                              Pricipalmente quando se têm grandes expectativas em relação ao parto, quando sonha-mos com aquele momento, de pegar no nosso filho quando nasce, de mete-lo ao peio, de lhe dizer os pais estão aqui para te amar para toda a tua vida,... nao pude fazer nada disso devido ao tempo enorme que sofri, estava completamente sem forças,senti-me tão culpada pelo que me estava a acontecer!!!
                              mas hoje reconheço que tive exelentes profissionais a acompanhar-me no decorrer do parto e nos dias a seguir, porque sei que poderia ter sofrido muito mais!!!
                              E o mais triste de tudo é que o decorrer da expulsação demorou cerca de uma hora e meia, hora e meia de sofrimento, so desejei parar tudo!!! e acima de tudo tive sempre o meu homem a acompanhar-me, não me deixou um segundo

                              Mas bom espero que eu segundo parto corra melhor, e temos de pensar positivo, pois todas as gravidezes são diferentes, assim comos os partos!!!
                              Se tiveres oportunidade lê o tópico da Bug onde eu falei de leve sobre o meu parto que também foi digno de um filme de terror, mas tudo nesta vida passa. Sublinhei o que a pita escreveu porque no momento que terminou o parto eu desatei num pranto a chorar porque não tinha sido capaz de fazer nascer o meu filho melhor, como se de algum modo fosse culpa minha, mas hoje sei que não foi e olhando para trás tudo relativizou incluindo a dor física e a psicológia e ficou só a parte do no meio de tudo o que poderia correr mal, no meio de tudo o que passei no final tudo terminou bem e aqui estou eu de novo a tentar engravidar.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X