Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Série "Maternidade" RTP

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    Micaela, não concordo contigo na parte dos carrinhos: a minha tinha tem quase 3 anos e anda muitas vezes num carro bengala. É a forma de nos acompanhar para todo lado sem birras, nem cansaços. Por exemplo, estivámos em Roma e era impossível andar o que andámos se ela não tivesse o carrinho. E ao fim-de-semana tenho uma espécie de atrelado que se prende ao carrinho do irmão (vai em pé) precisamente pelo mesmo motivo.

    Vê-se sobretudo estrangeiros com crianças crescidas em carrinhos, precisamente porque são pessoas que andam a fazer uma vida (mais ou menos) normal com as crianças (a maior parte das pessoas disse que nós éramos malucos em ir para Roma com 2 crianças pequenas, mas é normal vermos estrangeiros com os filhos a fazer férias de cidade).

    E quanto à cadeirinha virada para os pais, eu mantenho-a assim até aos 8-9m porque li um artigo que dizia que o ver a mãe era mais importante para o bebé do que ver a rua (e a verdade é que eles vêm a rua à mesma, mas de uma perspectiva diferente - é o que eu respondo quando me dizem que a minha filha não vê a rua por ir numa cadeira rear-facing).




    Comentar


    • #62
      Olá mamãs!

      Em relação às crianças andarem nos carrinhos até tarde, isso depende do sitio onde vão, da independência e mobilidade da criança e acima de tudo, da preferência dos pais. Aqui não há certo nem errado, depende apenas e só da preferência dos pais. Quando a minha filha começou a caminhar bem, eu preferia que ela andasse de mão dada a nós e quando estivesse cansada, ia ao colo (quase sempre do pai, pois é mais alto e ela gostava da vista :P).
      Voltando ao ovo, embora concorde com a Maria Verde no facto de se tratar de uma imposição (também não gosto que me imponham nada ), acho que esta obrigatoriedade em algumas maternidades, foi a melhor maneira encontrada para tentar assegurar a segurança dos bebés. E sim, os pais podem tirar o bebé do ovo mal saiam da maternidade e entrem no carro, mas sinceramente, não sei como sensibilizar os pais relativamente à segurança dos bebés de outra forma. De certo que toda a gente já viu campanhas de sensibilização para a segurança dos bebés, certo? Ou pelo menos, penso que todas sabem que é obrigatório o uso da cadeirinha no automóvel, certo? Então será que alguém me sabe explicar porque é que ainda ONTEM passou uma colega minha (que tem uma filha com 12 anos e um bebé de meio ano) de carro com a bebé AO COLO, SENDO QUE ERA ELA QUE IA A CONDUZIR???? Foi isso mesmo que vi! A bebé ia a "conduzir" com a mãe!! Relativamente a esta mãe, a imposição deveria-se aplicar, pois ao que parece, ela não sabe o que é melhor para a filha! E sabem o que é ainda pior? É que ela é do tempo da minha amiguinha de infância que morreu num pequeno acidente de viação, por não levar cinto...




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #63
        Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
        Micaela, não concordo contigo na parte dos carrinhos: a minha tinha tem quase 3 anos e anda muitas vezes num carro bengala. É a forma de nos acompanhar para todo lado sem birras, nem cansaços. Por exemplo, estivámos em Roma e era impossível andar o que andámos se ela não tivesse o carrinho. E ao fim-de-semana tenho uma espécie de atrelado que se prende ao carrinho do irmão (vai em pé) precisamente pelo mesmo motivo.

        Vê-se sobretudo estrangeiros com crianças crescidas em carrinhos, precisamente porque são pessoas que andam a fazer uma vida (mais ou menos) normal com as crianças (a maior parte das pessoas disse que nós éramos malucos em ir para Roma com 2 crianças pequenas, mas é normal vermos estrangeiros com os filhos a fazer férias de cidade).

        E quanto à cadeirinha virada para os pais, eu mantenho-a assim até aos 8-9m porque li um artigo que dizia que o ver a mãe era mais importante para o bebé do que ver a rua (e a verdade é que eles vêm a rua à mesma, mas de uma perspectiva diferente - é o que eu respondo quando me dizem que a minha filha não vê a rua por ir numa cadeira rear-facing).
        Percebo-te parcialmente . A dos 8-9 meses até compreendo mas pelo menos aqui vejo bebés enormes ainda no ovo no carrinho e matulões que já não cabem no carro bengala. É claro que há situações e situações (por exemplo, vou a um casamento e levo o carrinho para a piolha dormir) mas acho que às vezes se exagera.
        Estou a pensar numa situação que me aconteceu. Tinha a minha filha uns 6 meses e encontrámos no shopping 2 casais de colegas do meu marido com bebés da mesma idade. A minha era a única que estava na cadeira de passeio. Os outros2 ainda estavam no ovo, acordados. A minha estava esticada a dormir na cadeira. Lembro-me de uma das mães dizer que lhe custava tirar o filho do ovo para a cadeira de passeio porque significava que deixava de ser bebé pequenino mas depois admitiu que se calhar o ovo já não era confortável.
        Acho que se misturam demasiado as coisas. A minha filha andou no carro no ovo até aos 13 meses e agora anda em RF. No carrinho de passeio mudou para a cadeirinha logo que possível (eu sei que nem devia usar o ovo no carrinho mas a alcofa pura e simplesmente não cabia no meu carro).
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #64
          Ah, esqueci-me de dizer que me referia a "matulões" nos carrinhos em relação a crianças de 3 ou 4 anos em visitas curtas. A minha filha anda a pé ou ao colo se vamos dar uma volta de uma hora. Se for para dormir evidentemente vai no carrinho, mas ela também só tem 2 anos.

          A propósito do ovo/sling lembrei-me de outra. Uma vez fui ao pediatra sozinha com a minha filha, tinha ela uns 9 meses. levei-a no sling e todos os pais ficaram a olhar para mim por ela ir no sling e não no ovo, como ali é costume (tem escadas e os carrinhos não dão jeito).
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #65
            Por falar nisso. Acho "piada" a miúdos em carros bengala em que já não conseguem pôr os pés nos apoios e andam com os pés a arrastar no chão......

            Comentar


            • #66
              Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
              Por falar nisso. Acho "piada" a miúdos em carros bengala em que já não conseguem pôr os pés nos apoios e andam com os pés a arrastar no chão......
              Era a esses que me referia...
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #67
                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                Era a esses que me referia...
                Ridículo...

                Comentar


                • #68
                  Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                  E já nem falo nas crianças enormes que ainda andam no carrinho.
                  (...)
                  Aliado ao medo dos acidentes há uma tendência cada vez maior de não deixar crescer as crianças. Já vou fugir ao tema, mas ultrapassa-me como é que há babygrows inteiros para 3 ou 4 anos (idade em que nem dão jeito por causa do desfralde) e é quase impossível achar pijamas de duas peças para uma menina de 2 anos.
                  Quanto às crianças enormes nos carrinhos concordo contigo ... ainda esta semana vi um que jogava na sua nintendo DS enquanto os pais empurravam o carrinho. Ridiculo mesmo!

                  Quanto aos babygrows inteiros para 3 ou 4 anos ... não posso concordar contigo. Eu tenho um menino de 15 meses ... que veste tamanho 3 anos (ou 2 nalgumas lojas em que a roupa é maior). Ele não é gordo (P50-75 no peso) mas é muito alto (P95). O desfralde ainda vem longe e ele destapa-se imenso a dormir, e portanto os babygrows dão muito jeito para a noite. A minha dificuldade é arranjar roupa de "bébé" que ainda lhe sirva (botões para facilitar a entrada da cabeça, bodys e babygrows). Não há para o tamanho dele em todas lojas.

                  Comentar


                  • #69
                    Inserido Inicialmente por Anita27 Ver Mensagem
                    Quanto às crianças enormes nos carrinhos concordo contigo ... ainda esta semana vi um que jogava na sua nintendo DS enquanto os pais empurravam o carrinho. Ridiculo mesmo!

                    Quanto aos babygrows inteiros para 3 ou 4 anos ... não posso concordar contigo. Eu tenho um menino de 15 meses ... que veste tamanho 3 anos (ou 2 nalgumas lojas em que a roupa é maior). Ele não é gordo (P50-75 no peso) mas é muito alto (P95). O desfralde ainda vem longe e ele destapa-se imenso a dormir, e portanto os babygrows dão muito jeito para a noite. A minha dificuldade é arranjar roupa de "bébé" que ainda lhe sirva (botões para facilitar a entrada da cabeça, bodys e babygrows). Não há para o tamanho dele em todas lojas.

                    Anita
                    - Vê na vertbaudet. Tenho lá para casa um babygrow para 4 anos (a minha filha do meio destapa-se e precsia de dormir com 2 pijamas) desta marca. Sei que no Corte Inglês também têm babygrows enormes.

                    Quanto ao colo/ovinho e afins, em 2004 na Estefânia a Patrícia saiu ao colo e foi colocada no ovinho no carro e eu fui sentada no banco detrás, onde andei até ela ter mais ou menos 2 meses, porque depois apercebi-me que sempre que andava sozinha ela chorava.
                    Em 2006 o Pai teve de ir buscar o ovinho ao carro para a Mariana sair porque estavam a dizer que era melhor e tal, e no mesmo elevador saiu uma mãe com o bebé ao colo. Não cabia no banco detrás porque estava lá outra cadeira.
                    Em 2008 o pai levou o ovinho para o André sair, ninguém me disse nada nem verificou nada, se sabia fechar ou não.

                    A Patrícia detestava colo e adorava a espreguiçadeira, a Mariana adorava colo e detestava a espreguiçadeira. Uma teve mais colo a outra menos, apesar de termos mais disponibilidade para ela. O André também preferia colo.

                    A Patrícia andou no carrinho de bengala até aos 3 anos mais ou menos, o André acho que com 2 anos já não queria andar no carro e só se senta no carro se for com a minha mãe, caso contrário nem pensar. A Mariana se vê um carrinho, senta-se logo e ela já fica com os pés no chão.

                    Neste momento os carrinhos estão guardados e já andamos à vontade em centros comerciais e afins, podemos subir pelas escadas rolantes.

                    Nunca usei sling, o Marsupio usei da Patrícia, mas ficava com dores nas costas e o André também andava para ir para a praia.
                    Patrícia - 7 anos
                    Mariana - 5 anos
                    André - 3 anos

                    Comentar


                    • #70
                      A minha filha não anda de carrinho se formos ao parque, ao café ou coisa parecida como é evidente. Mas em Roma, era o dia todo a andar, nem me passava pela cabeça não levar o carrinho para ela.

                      Quanto ao ovo, assim que se aguentam bem sentados, passam a passear na rua de cadeira. O único inconveniente é que a maior parte das vezes, ele está a dormir no carro e quando o tiro para a cadeira, acorda...




                      Comentar


                      • #71
                        bem este tópico vai animado e em grande parte concordo com o que foi dito.
                        O que eu achei engraçado foi o meu marido ao ver um episodio dizer : oh isto não é nada assim ( depois de ele ter assistido ao meu parto).

                        Bem no hospital Infante D. Pedro de aveiro tem um berçario para os bébes cujas maes estejam no recobro por alguma razao e onde os podiamos deixar para ir tomar banho e assim e as enfªs olhavam pelos bébés. De resto Acho que o HIP é um bom exemplo de maternidade. De noite ou de dia as enfªs vinham auxiliar nas mamadas, é sempre favorecido o aleitamento materno, sendo que elas nos ajudam a acordar os bébés molengoes, corrigem a pega ( se bem que no meu caso, só corrigi a pega no cs e vim do HIP com os mamilos em crosta :S) enfim são mesmo uma grande ajuda.

                        Numa das noites em que a minha bebe chorava desesperada as enfª levaram-na e conseguiram acalma-la e depois trouxeram-ma para ela dormir encostada a mim.

                        Quanto ao ovo é também obrigatoriedade no HIP. Quem não tem ovo eles emprestam. No meu caso achei bem porque nao fazia ideia de como aquilo se punha
                        Marsupios ou slings vou contar uma coisa engraçada. O meu marido tem vergonha quando saimos os 3 porque levo sempre a piolha no marsupio e toda a gente olha para nós ( para verem o quanto é comum em aveiro as maes andarem com os filhos encostadinhos). A piolha adora o marsupio e eu acho mil vezes mais pratico. Claro que quando ela crescer terá de andar no carrinho mas acho que ela nao é muito adepta. Dei uma volta com ela de carrinho aqui perto de casa e ela desatou a chorar... queria ir encostadinha à mãe.
                        Mas isso já vai dos feitios de cada um... eu sou mae galinha ao cubo e às vezes gostava de nao ser tanto, mas como nao é possivel gosto de todos os utensilios que me permitam ter a minha piolha agarrada a mim.

                        3 meses
                        Madrilhada da Toletixa O Duarte tembém está a crescer
                        positivo a 12/Junho - Nasceu a Bia a 08 de Fevereiro! A crescer

                        Comentar


                        • #72
                          Por falar nisso dos ovos à saída do hospital, fui buscar a lista de coisas a levar para o hospital daqui e no final da lista diz: "mamã não te esqueças de trazer a cadeirinha de saída (ovo) no dia de ir para casa!".

                          Comentar


                          • #73
                            Bem, não li todo o tópico, mas cá vai a minha experiência no HCVP relativamente a alguns dos assuntos aqui falados:

                            - A sala de partos não é um bloco operatório, nem pouco mais ou menos. É praticamente um quarto. Mas o meu médico era muito exigente com a possibilidade de ambiente contaminado. Chegou a reclamar com a Enfermeira, porque não tinha informado o meu marido sobre a necessidade de calçar "sapatos" descartáveis. E claro, na altura do parto toda a equipa estava vestida a rigor.

                            - A minha filha nasceu perto da 1h e passou a primeira noite no berçário. Eu tive dores de cabeça (que mais tarde foram horríveis) por causa da epidural. O meu marido estava no quarto, mas mesmo assim perguntaram se eu preferia descansar. Depois de (tentar) mamar, levaram-na e trouxeram-na na altura de mamar novamente. Eu agradeci poder descansar e não me achei má mãe por isso.
                            - Não me apercebi da situação do ovinho, mas a minha filha saiu do hospital no ovo e a enfermeira foi despedir-se ao quarto. Se verificaram se ela estava com o cinto bem apertado, não me lembro... Mas acho bem que sensibilizem os pais.
                            - Das duas vezes que a levaram do quarto, ela foi sempre no berço. Mas foi sozinha com a Enfermeira...

                            Relativamente ao facilitismo de andarem com o ovo na mão sem o cinto posto, desaconselho vivamente. Isto porque uma vez peguei no ovo e, como a asa não estava fixa (não me apercebi que não tinha feito o click), o ovo inclinou-se todo para a frente assim que o levantei do chão. Felizmente tinha posto o cinto à minha bebé...

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X