Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O loongo relato do meu parto na MJD :)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O loongo relato do meu parto na MJD :)

    Viva,

    Venho aqui deixar o relato do meu parto na Maternidade Júlio Dinis para partilhar a minha boa experiência com as outras mamãs do fórum e na esperança que sirva para esclarecer alguma mamã da mesma forma que os outros relatos que li aqui também me esclareceram e ajudaram

    Então foi assim...

    No passado dia 8 de Março tive o meu tão esperado positivo ( o 3º, tenho já 2 princesas em casa ) e mais ou menos desde as 16 semanas ( senão mesmo antes ) que tenho tido falsas contrações, sempre foram motivo de conversa nas consultas de rotina mas nunca me incomodaram nem nunca achei que fossem deamasiadas e regulares ( coisa que a médica me pedia para vigiar ). No entanto chegou a um ponto em que a médica me receitou o magnésio, mas as contrações continuaram, a dose de magnésio aumentou e a indicação para vigiar e recorrer às urgências se fosse necessário foi reforçada. Às 35 semanas fui mesmo às urgências por causas das contrações e fiquei de baixa com a indicação de repouso. Entretanto, nas ecografias que fiz no 3º trimestre detectou-se que o feto estava peqenino, isto foi o que levou a médica a decidir que após as 37 semanas parasse com o magnésio porque "era mesmo para nascer"!! A médica era de opinião que sem o magnésio o trabalho de parto se iria iniciar espontaneamente e eu já tinha 3 cm de dilatação sem sequer dar por isso! Quem sabe, sabe e no dia a seguir à consulta das 37 semanas e após ter parado com o magnésio comecei com contrações regulares ( e chatas, assim a modos que a avisar o que aí vinha... ) por volta das 11...as contrações mantiveram-se regulares de 10 em 10 minutos e cada vez mais chatas! mas lá consegui tomar um duche e almoçar.

    Tinha também sido detectada a presença do strepto coiso e eu tinha de fazer antibiótico quando se iniciasse o trabalho de parto, por isso a recomendação que tinha era que não me demorasse muito em casa quando suspeitasse que tinha entrado em trabalho de parto...avisei o marido que estava na hora, pagamos nos sacos e lá fomos...sem muitas certezas mas pelo sim pelo não...

    Agora o que interessa mesmo ( o testamento lá trás era só uma introdução ):
    Chegamos à MJD por volta das 14:30, até me chamarem foram pelo menos uns 40 minutos , quando fui finalmente à triagem avisei que tinha contrações regulares e com dor e tinha o "bicharoco", a médica que me viu avisou que iria fazer o CTG para confirmar as contrações e caso se confirmassem ficava já internada para dar tempo a tomar o antibiótico, lá fui fazer o CTG, com contrações registadas, claro! entretanto veio ter comigo outra médica para dar início ao processo de internamento ( aí deu-me um friozinho na barriga...estava quase... ) nesta altura aconteceu uma coisa pouco correcta penso eu e já relatada por outras mamãs aqui do fórum: faz parte do processo de internamento a mãe assinar uma declaração a atestar que concorda com o parto com analgesia ( epidural ) e com a intervensão com ventosas, forceps caso a equipa médica entenda necessário ( não me recordo se incluía a cesariana...) e eu pensei "então estou eu aqui com contrações, com dores e tenho de assinar isto a quente?!" - o que vale é que eu já conhecia este procedimento senão estavam a pedir-me que decidisse uma coisa importantissíma num momento em que não estava com certeza nas melhores condições...mas pronto...adiante...

    Depois de feito o CTG mandaram-me novamente para a sala de espera até que fosse chamada para o núcleo de partos, mais 30 minutos de espera...quando me vieram buscar perguntaram como é habitual se tinha acompanhante, lá expliquei que estava a caminho com os sacos, fomos subindo e a enfermeira que me recebeu ( curiosamente uma das enfermeiras que também me acompanhou à quase 3 anos atrás no nascimento da minha filha mais nova ) mandou despir, vestir a linda bata e aplicar clister ( dispensava-se...mas também não agrada a ideia de por cá fora o bébé e ainda o resto... ) e esperar que ainda não havia quarto disponível...
    Mais 30 minutos de espera...

    Entretanto chega o meu marido, fica com as minhas coisas para colocar num cacifo e com o saco com as coisas para mim e para o bébé para a sala de partos. Por esta altura o toque que a médica me tinha feito nas urgências já estava a fazer efeito e as dores começavam a apertar...

    Fui então para um quarto onde a enfermeira abriu ficha, fez mais algumas perguntas ( morada, idade, religião?!, etc ), a médica fez mais um toque ( 3 para 4 cm ) e deu indicação para me darem a 1ª dose do antibiótico ( intravenoso), ligaram-me ao CTG e fizeram ainda mais um toque (eu ainda tentei reclamar: "outro?! mas ainda agora me fizeram um!!", não adiantou, como resposta obtive um bem disposto "ah, nós aqui somos assim, é para ver se este parto avança"), neste já bufei bem...e aqui começou a minha confusão quanto à forma como as médicas e enfermeiras esperavam que o parto decorresse...por um lado faziam-me toques para dar uma ajudinha e diziam com ânimo que estava a avançar bem, por outro avisavam que se calhar ia ser necessário empatar um bocadinho para ter tempo de levar a 2ª dose do antibiótico ( a 1ª foi às 17 e a 2ª seria às 21 ).

    Finalmente pude ir para a sala de partos para levar a epidural ( viva a epidural!! ) e aguardar o desenvolvimento do trabalho de parto na companhia do meu marido que já estava em pulgas à minha espera, nesta altura ainda fui pelo meu pé, mas já não andava propriamente, ia-me arrastando quando o meu marido me viu perguntou "então rapariga??" - "já não tenho idade para isto..."

    A médica que administrou a epidural era extremamente simpática, fomos conversando, ela explicou como ia fazer, o que deveria sentir em cada fase, que se tivesse contrações devia avisar para ela interromper o procedimento. Eu estava sentada na cama, dobrada sobre um almofada e não custou quase nada, apenas um ligeiro desconforto e depois o sossego

    O tempo foi passando calmamente, as médicas e enfermeiras que iam entrando e saindo, iam fazendo alguns toques, curiosamente desta vez não estiveram estagiários (não sei se é este o termo correcto) presentes, a dilatação ia avançando mas a bolsa de águas matinha-se íntegra, conseguia sentir as contrações mas sem dor

    Por volta das 19 a médica voltou e ouvi a enfermeira a relembrar que eu estava a fazer horas para o antibiótico, nesta altura a dilatação era já de 10 cm, era uma sensação esquisita, eu juntava os joelhos e parecia que tinha uma bola no meio das pernas! mas como a bolsa de águas ainda não tinha rebentado e o bébé continuava cá em cima o parto estava parado...

    Às 19:45 a coisa levou uma volta...o CTG disparou e a enfermeira verificou que já não conseguiam registar os batimentos cardíacos do bébé, foram uns minutos muito estranhos, depois da máquina ter disparado eu senti o bébé mexer, mas o que é certo é que toda a gente começou a entrar na sala com muita pressa, a falar entre eles de forma urgente e sem nos explicarem nada, aplicaram-me uma algália para esvaziar a bexiga, colocaram-me oxigénio, administraram-me o antibiótico mesmo antes do tempo, passou-se tudo de forma muito rápida e ao mesmo tempo pareceu uma eternidade, não me cheguei a assustar, acho que bloquei e por ter sentido o bébé a mexer depois da máquina ter deixado de registar batimentos cardíacos também me fez confiar que estava tudo bem...afinal ouço tantos relatos de CTG que não funcionam da melhor maneira...mas pelo canto do olho consegui ver o meu marido sentado com a cabeça entre as mãos...ainda não falamos sobre isso...tudo a seu tempo...
    Depois de me esvaziarem a bexiga e reposicionarem o sensor lá se ouviu o bébé outra vez e aí sentiu-se o ambiente a desanuviar, a enfermeira explicou que por ter a bexiga cheia e por o bébé ter descido muito o CTG tinha deixado de conseguir registar os batimentos cardíacos mas que estava tudo bem
    Com esta reviravolta e com o antibiótico tomado o parto estava mesmo no fim, tudo pronto para nascer o meu rebento menos a bolsa de águas que se mantinha firme e hirta !! A pediatra pegou numa agulha de tricôt ( não sei o nome técnico mas é exactamente uma agulha de tricôt ) e avisou que quando rebentasse a bolsa de águas eu podia puxar porque o bébé estava pronto para nascer, o problema é que me tinham dado um reforço da epidural ( sem necessidade achava eu porque apesar de sentir as contrações eram perfeitamente suportáveis ) eu tinha deixado de ter sensibilidade da cintura para baixo, mas é que não sentia nadinha mesmo !!. Avisei que tinha que puxar por instinto porque não sentia nada mas a médica insistiu que não fazia mal que puxasse de qualquer das formas, rasgou a bolsa e mandou "puxe mãe" e eu puxei e o meu pimpolho nasceu ouvi-as a dizer "já está aqui, já nasceu" e a médica só com uma mão (não teve tempo de enfiar a outra luva, depois fartaram-se de brincar com isso ) pô-lo em cima de mim, o meu feijãozinho, todo melado, pequenino, redondinho e a berrar desalmadamente!! ( acho que nunca mais chorou assim! )

    continua...


    A felicidade completa

  • #2
    continuando...

    Ficaram a tratar de mim: retiraram a placenta ( coisa mais feia, basicamente um saco de tripas ) e levei 2 pontitos que nem os sinto, não precisei de episotomia ( ainda bem! ) e estive um bom pedaço para recuperar a sensação nas pernas e para passar a comichão da barriga que tive por causa da epidural.

    Entretanto o papá estava a babar para cima do piqueno que teve um índice de Apgar muito bom, 9 e 10, não precisou de ser aspirado e que desde o início foi mostrando que é rapaz sossegado
    Mamou, ou pegou na mama ainda na sala de partos, já vestido. Passado umas horas subimos para a enfermaria, o papá despediu-se e nós os 2 lá fomos cada um na sua cama.

    Durante o internamento tive a ajuda de todas as enfermeiras e pediatras que iam passando pelo quarto porque o meu paz de alma é mais amigo de dormir do que de comer e não havia maneira de o espevitar para que pegasse na mama, mas com o tempo e a insistência saímos da maternidade com o cachopo já a mamar em condições. Enquanto lá estivemos ainda precisou de suplemento algumas vezes porque os níveis de açucar começaram a baixar e eu pude verificar que um bébé de 1 dia bebe muito bem pelo copo!!! pensei que lhe dessem o suplemento pelo biberão e fiquei um bocado desanimada com receio que fosse prejudicar ainda mais a amamentação ( eu que nem sequer tinha dado chupeta já para prevenir vícios) mas sendo a MJD um hospital amigo dos bébés o suplemento é dado ao copo e o meu preguiço bebia 30 ml de leitinho num abrir e fechar de olhos Também só era dado suplemento aos bébés cujas mães não conseguissem extrair o leite ( existe uma sala específica e sempre disponível para o efeito ), as que tinham já colostro/leite suficiente extraiam, davam aos enfermeiros para guardar e o bébé depois de amamentado bebia o que a mãe tivesse tirado.

    Quanto ao hospital em si, para quem conhece sabe que não é um edifício novo, mas a parte dos partos foi remodelada há uns anos atrás e a parte das enfermarias ainda mais recentemente, agora os quartos têm apenas 2 camas, lavatório, roupeiro, televisão.
    Apenas 2 notitas negativas: penso que as casas de banho precisavam de ser limpas com mais regularidade, ao fim do dia já me fazia um bocado de confusão em usá-las e penso que só seriam limpas 1 vez por dia...
    Durante a noite havia à disposição das mães uma cafeteira ( tamanho industrial ) com chá quente, pacotes de leite e bolachas, mas durante o dia não havia chá nem sequer vi água, ora com a malta toda a amamentar, as refeições a serem servidas sem bebida, não acho que fizesse muito sentido não ter água à disposição...se cahar fui eu que não vi bem...

    E prontos está dito quase tudo, estou muito feliz, tirando aquele pequeno sobressalto correu tudo muito bem e...desculpem o testamento


    A felicidade completa

    Comentar


    • #3
      Parabens pelo teu bebe!
      Eu tambem estive nesse hotel no meu segundo filho e fiquei com boa impressao, mas como sou filha de antiga funcionaria, ja se sabe que nao sou bom exemplo para avaliar. Tudo de bom e que a amamentaçao cora sobre rodas!

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Parabéns!

        qualquer dia também vou ao 3º, a ver se tenho a mesma sorte e sai rapaz para o papá jogar á bola

        Beijinhos aos 5*
        Mães OMS Sócia n.º 123

        Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

        Comentar


        • #5
          parabéns cafapv

          beijinhos


          Comentar


          • #6
            Muitos bjinhos capafv!!!!

            Ainda bem que correu tudo bem.. e isso sem duvida é o mais importante!!!!

            Parabéns..

            Comentar


            • #7
              bem a nossa 1º mamã teve um parto e pêras!

              Adorei o testamento, agora o Gabi vai andar fino. Parabens!!!!!!


              Comentar


              • #8
                Olá, ainda bem que tudo correu bem e agora é curtir o menino da casa Olha lá se as manas não lhe decidem vestir a roupa dos nenucos eheheheh
                Bjs para todos

                Comentar


                • #9
                  é bom ler relatos positivos!!! muitos parabéns!!!!!


                  Comentar


                  • #10
                    Não sabia que o princepe já tinha nascido, muitos parabéns
                    Que bom que correu tudo bem e que não foi um bicho de sete cabeças, como se ouve falar muitas vezes, tb na 3ª já és pro
                    Felicidades e tudo de bom




                    Madrinha querida Caty80
                    Madrilhada fofucha Julit

                    Comentar


                    • #11
                      Parabéns pelo teu príncipe! Prepara-te, Gabriel, porque vais ser muito mimado pelas manas aí em casa

                      Beijinhos
                      "Mãe, o amor é colo"





                      Comentar


                      • #12
                        Parabéns e ainda bem q correu tudo mt bem! Agora é aproveitar
                        estes primeiros tempos de bebé pois o tempo voa...
                        Bjs e felicidades


                        Comentar


                        • #13
                          Parabéns!!! Correu tudo tão bem!!! Também quero uma horinha assim

                          Beijinhos e felicidades!



                          Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                          Love should heal all wounds... not just time alone.

                          Comentar


                          • #14
                            Parabéns Cafapv mais uma vez

                            Espero que a minha breve estadia na MJD seja assim tão boa como a tua... esperemos que sim
                            Bjinhos e felicidadesssssssssssssssssss

                            Comentar


                            • #15
                              Muitos parabéns!!!!! Tudo de bom para a família e para o bebé


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X