Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como manter tranquilidade após as 41 semanas de gravidez?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como manter tranquilidade após as 41 semanas de gravidez?

    Olá!

    Sou mamã de 2ª viagem e estou grávida de qs 41 semanas (faço na segunda pela DUM e amanhã segundo Eco 1º trimestre). O que acontece é que o meu primeiro filho nasceu há 25 meses atrás, no dia em que fazia as 41 semanas, de cesariana, após uma indução mal sucedida (as condições eram à partida desfavoráveis pois tinha o colo fechado, formado e posterior..).

    Entretanto nesta gravidez decidi que iria esperar e não partir logo para uma cesariana marcada como é habitual. O meu GO sempre me animou e apoiou nesta decisão e, semana após semana temos esperado e avaliado a situação. Acontece que nada mudou. Continua por encaixar, colo formado, posterior e fechado. Ontem tive consulta e decidimos tomar uma atitude dado que até o médico acho que se rendeu Às evidências...:S O médico disse que em todos os parâmetros de avaliação de bem estar fetal o bebé estava OK e que não via risco nenhum de deixar progredir a gravidez estes dias. Eu disse que então marcávamos a cesariana para a semana, qd ele tivesse disponibilidade (com esperança que até lá alguma coisa ainda pudesse mudar...). Ele disse que poderia na segunda mas eu disse que preferia após o feriado. Conclusão, ficou para quinta-feira (dado q ele n está terça nem quarta). Entretanto na segundo volto ao hospital para fazer CTG e Eco para garantir que está td OK.

    Mal cheguei a casa pûs-me a dar voltas e a pesquisar na net e estou super ansiosa, cheia de medo de estar a prejudicar o bebé com a mania de atrasar isto o mais possível e, que n estando cá o médico nem na terça nem quarta, que se calhar n faz sentido nenhum n ter maecado para segunda... Estou a tentar ser racional e pensar que não vão ser 72h as determinantes, mas está a ser btte complicado gerir esta ansiedade..

    Td isto devido à barreira limite das 41 semanas que acabamos por meter na cabeça, por toda a gente me questionar poq n faço logo na segunda..sei lá!

    Estou perdida, e estava a escrever aqui não só como desabafo como também para saber de opiniões de quem teve bebés após as 41 semanas e das opiniões dos médicos acerca do assunto. (obviamente sei que há de td...até quem alegue as coisas mais disparatadas para fazer partos precocemente...tb com riscos.

    Basicamente o que eu não quero é, sabendo que tenho um bebé absolutamente maduro e preparado para nascer, estar a correr riscos desnecessários sabendo que com 98% de probabilidade vou ter mesmo que fazer nova cesariana independentemente dos 3 dias a mais de espera...

    Desculpem o testamento...é stress acumulado!


    Obrigada!

  • #2
    Olá, olha a minha filha nasceu de 41 semanas e 5 dias (quase 6, porque nasceu quase à meia-noite, lol), após uma indução que por acaso correu muito bem, desde o rebentar das águas ao nascimento foram 4 horas, mais ou menos, e nesse período fiz a dilatação toda e ela nasceu de parto normal. Ela nasceu com Apgar 10/10 e não tivemos qualquer problema, eu ou ela. Eu já cheguei à conclusão de que esta coisa das semanas não é uma ciência certa. Eles fazem as contas pela DUM, mas a verdade é que nós, na maioria dos casos, não sabemos exatamente quando engravidámos. Por acaso eu sabia exatamente o dia em que engravidei (não houve sexo antes nem depois durante umas semanas) e a verdade é que mais tarde fiz umas pesquisas e ela nasceu exatamente no dia em que deveria nascer; estou convencida de que mesmo que não tivesse feito indução ela tinha nascido naquele dia. Se soubesse o que sei hoje, tinha esperado mais algum tempo, já que estava tudo bem e normalíssimo, e tinha tido o parto na mesma altura mas evitando a indução. Mas como eu não tinha a certeza da DUM os cálculos foram aproximados desde o principio. As datas pelas ecografias também não podem ser 100% fiáveis porque há bebés de todos os tamanhos, lol... Bom, isto tudo para dizer que se calhar ainda não chegou mesmo a tua hora. O limite das 42 semanas é dado precisamente para dar o desconto a erros de cálculo, não queri dizer que o bebé TENHA 42 semanas. Se está tudo bem, espera. Até pode perfeitamente acontecer que ele te faça uma surpresa quando chegar a sua altura :-)

    Boa sorte e uma hora pequenina!

    Elsa

    PS: Editei para dizer que os colos dos úteros também são coisas imprevisiveis: eu às 21h fui vista por uma enfermeira que me disse para me preparar para um parto demorado porque ainda tinha colo, nem sinais de dilatação, e eu já estava com bastantes dores. Às 22h30m quando os meus berros as convenceram a chamar o médico para me ver, já tinha 5 dedos de dialatação e fui logo para o bloco ;-) Ela nasceu às 23h57m :-) Por isso não desanimes, que estas coisas mudam de um instante para o outro.
    Ultima edição por ElsaTS; 29-10-2011, 14:42.

    Comentar


    • #3
      tou com o bebé a mamar, n consigo escrever mt! mas queria dizer-te q, uma vez q és avaliada na 2ª n me parece q haja motivo p tanta ansiedade! Se na 2ª acharem necessário internam-te logo.

      Para mim o parto tb é mt importante, apesar de terem sido tds induzidos, foram tds normais. Sei q ficaria mt triste se tivesse q fazer cesariana. Mas n te centres nisso, a cesariana ou o parto normal n vão ditar nada na tua relação com o bebé. Pensa no q realmente interessa: q corra tb bem ctg e com o bebé. Há mais riscos numa cesariana, é verdade, mas o teu caso n é o de uma mãe q quer cesariana p n ter dores, é o de uma mãe q tlv n tenha outra hipótese... Por isso se tiver de ser n fiques triste! Quem manda ter uma barriga demasiado confortável??

      Bjs

      Comentar


      • #4
        Não te posso falar da minha experiência pessoal, porque as minhas filhas nasceram precisamente às 40 e as 39+3 dias de parto espontâneo. Conheço quem tivesse o bebé às 41 e até às 42 de parto normal não induzido e sem quaisquer problemas.
        No entanto considera-se que o tempo "normal" de uma gravidez vai das 38-42 semanas, e mesmo assim não é uma ciência exacta porque nada garante a 100% o momento da fecundação.
        Ora bem, tu ainda estás com 41 semanas, os sinais bebé estão óptimos, a placenta deve estar a cumprir o seu dever (se estivesse já muito envelhecida, o médico teria dito), não há nenhum motivo concreto que indique q o melhor a fazer é marcar já a cesariana por receio de vir a prejudicar o teu bebé. Imagino q estar grávida de 41 semanas (o q não é muito comum, pelo menos, em Portugal) e estar na expectativa que o bebé decida nascer, cause bastante ansiedade. Segunda feira vais de novo fazer o CTG e ser observada, logo saberas se há progressos no TP ou se há algum motivo concreto que recomende a marcação da cesariana.


        (Um aparte: na minha primeira grávidez tinha estado no OB 2 dias antes do parto, foi-me dito que não havia qualquer sinal que o parto estivesse para breve e marcaram consulta para daí a 1 semana; a bebé nasceu 2 dias depois)
        Ultima edição por Caalex; 29-10-2011, 17:23.

        Comentar


        • #5
          Olha!

          A barreira sao as 42 e nao as 41 mulher! Uma gravidez normal pode durar ate 42 semanas.

          Aproveita bem estes dias e ate pode ser que consigas um parto normal...
          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Os meus dois sobrinhos nasceram às 42 semanas e tudo ok. Relaxa que na 2ª feira logo avaliam a situação.





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              O meu 1º filho nasceu às 41 semanas. Por acaso, a médica quis induzir, mas ele acabou por nascer naturalmente no dia marcado para indução.

              Eu ia fazer ctgs com regularidade ao hospital (nos últimos dias, dia sim, dia não) assim como ecos, para verificar se estava tudo ok. Também estava atenta, para em caso de deixar de o sentir (eu tinha excesso de líquido, portanto não ficou muito apertadinho). A razão da indução tinha a ver com o facto de ele estar a perder peso e de a placenta funcionar mal desde o início da gravidez.

              Às 39/40 semanas, tinha caido de barriga no chão (aliás, foi ski de barriga!) e ainda assim, o rapaz só nasceu quando quis. E, quando quis, foram só 6h10min desde a 1ª contracção e o nascimento.

              Sinceramente, eu estava cheia de medo de induzir e orei muito para que ele nascesse de parto normal, sem indução. Concordo que a insistência de outros era mais incomodativa do que o modo como eu me sentia (não estava nada cansada, se fosse preciso ficar mais uns meses grávida, ficaria; do meu 2º. já estava farta, mas era pleno Verão).

              Desde que estejas a ser vigiada E qualquer dúvida da tua parte, urgências!!!

              Comentar


              • #8
                Olá!

                Obrigada a todas pelas vossas respostas. Hoje acho que já estou mais tranquila e já me consciencializei que há-de correr tudo bem. Ontem estava btte mais nervosa e com isso entrei na paranóia de que nem sequer estava a sentir os movimentos fetais com a frequência e intensidade do costume!

                Eu sei que o limite para uma gravidez são as 42 semanas, mas tb tenho consciência que existem razões específicas para os médicos, na sua grande maioria, terem algum receio de fazer a gestão de risco associada particularmente ao decorrer desta última semana (41ª-42ª). Noutros países é btte usual que tranquilamente se deixe decorrer até lá, a OMS também o recomenda...mas os estudos existentes parecem indicar um aumento da mortalidade e morbilidade associado aos partos nesta semana (e por aí adiante...), daí que normalmente se recorra à indução às 41... É certo que por cá se joga, muitas vezes em demasia, pelo seguro, mas tb temos que assumir que é por isso que temos uma das mais baixas taxas de morte perinatal do mundo...

                Confesso que, estando monitorizada, o que mais me stressa não é passarem uns dias das 41ª semana completa, o que me aborrece é pensar que esses dias passarão, com os riscos inerentes, para tudo provavelmente culminar noutra cesariana que na realidade já podia ter sido feita. Contudo tb sei que queria mt voltar atentar que as coisas se despoletassem naturalmente e tivessem outro fim...dái que me reste o consolo de ter tentado! Decididamente os meus filhos devem adorar estar no forninho...

                Obrigada pelos relatos animadores que aqui deixaram...são os que me deixam mais animada e confiante de que não estarei a tomar uma decisão inconsciente! (partilhada com o meu GO, com o qual discuti td isto, obviamente!)

                Bjts!

                Comentar


                • #9
                  Já te disseram tudo e também não havendo nenhuma razão clínica não me parece que tenhas que te sujeitar novamente a qualquer intervenção de urgência/ emergência. Pessoalmente é a forma como vejo as induções e as cesarianas e não as concebo a não ser que se mostre completamente necessário. Vais ser avaliada hoje e era bom que apanhasses uma equipa que dê a devida importância a uma boa vigilância e a um parto espontaneo. Pela vossa saúde.
                  Um beijinho e Muitas Felicidades!

                  Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                  Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                  Comentar


                  • #10
                    E já agora, referiste que os estudos existentes parecem indicar um aumento da mortalidade e morbilidade associado aos partos nesta semana.. Se estiveres bem acompanhada e vigiada, com o avanço tecnológico não me parece sequer que seja algo a considerar. É para isso que serve o corpo clínico....nãos erve para fazer o trabalho de parto por nós...serve para nos vigiar e apoiar.

                    "Confesso que, estando monitorizada, o que mais me stressa não é passarem uns dias das 41ª semana completa, o que me aborrece é pensar que esses dias passarão, com os riscos inerentes, para tudo provavelmente culminar noutra cesariana que na realidade já podia ter sido feita"

                    Não. A gravidez pode perfeitamente ir à 42ª semana sem problema algum. e os riscos inerentes são mais baixos do que te submeteres a intervenções de urgência. É bom fazer Bons Pré PArtos. Não daqueles que nos ensinam a respirar....mas daqueles que realmente nos informam e explicam tudo relacionado com trabalhos de parto. É bom sabermos exactamente o que estamos a fazer. E quando dizes que "provavelmente culminar noutra cesariana que na relaidade já podia ter sido feita"...Nenhuma cesariana deveria ser feita sem ser num parto espontaneo. Nenhum bebé devia ser obrigado a nascer porque sim, e isso traz consequencias. Graves ou não, por algum motivo é considerado clinicamente mais seguro para a saúde de ambos em gravidezes de baixo risco.

                    Portanto estás a fazer o certo sim. Esperar pelo teu bebé. Nós não temos que decidir por eles. Estás a tomar um decisão consciente. Se rpecisares de algum contacto que te ajude na parte técnica a dar-te segurança e confiança, avisa-me. não te quero é nervosa, quero-te é bem informada e consciente...Afinal de contas já esperaste 41 semanas....Só mais um bocadinho

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Jo&Xande&Babs Ver Mensagem
                      E já agora, referiste que os estudos existentes parecem indicar um aumento da mortalidade e morbilidade associado aos partos nesta semana.. Se estiveres bem acompanhada e vigiada, com o avanço tecnológico não me parece sequer que seja algo a considerar. É para isso que serve o corpo clínico....nãos erve para fazer o trabalho de parto por nós...serve para nos vigiar e apoiar.

                      "Confesso que, estando monitorizada, o que mais me stressa não é passarem uns dias das 41ª semana completa, o que me aborrece é pensar que esses dias passarão, com os riscos inerentes, para tudo provavelmente culminar noutra cesariana que na realidade já podia ter sido feita"

                      Não. A gravidez pode perfeitamente ir à 42ª semana sem problema algum. e os riscos inerentes são mais baixos do que te submeteres a intervenções de urgência. É bom fazer Bons Pré PArtos. Não daqueles que nos ensinam a respirar....mas daqueles que realmente nos informam e explicam tudo relacionado com trabalhos de parto. É bom sabermos exactamente o que estamos a fazer. E quando dizes que "provavelmente culminar noutra cesariana que na relaidade já podia ter sido feita"...Nenhuma cesariana deveria ser feita sem ser num parto espontaneo. Nenhum bebé devia ser obrigado a nascer porque sim, e isso traz consequencias. Graves ou não, por algum motivo é considerado clinicamente mais seguro para a saúde de ambos em gravidezes de baixo risco.

                      Portanto estás a fazer o certo sim. Esperar pelo teu bebé. Nós não temos que decidir por eles. Estás a tomar um decisão consciente. Se rpecisares de algum contacto que te ajude na parte técnica a dar-te segurança e confiança, avisa-me. não te quero é nervosa, quero-te é bem informada e consciente...Afinal de contas já esperaste 41 semanas....Só mais um bocadinho
                      Olá!

                      Muito Obrigada pela resposta!

                      Realmente já me sinto mais tranquila. Tanto hoje (aliás, como já ontem referi) tenho sentido btte bem o pequenote, o que me dá conforto e me aumenta a confiança nos dias que se seguirão. Além do mais fui ao GO e tds os parâmetros de vitalidade e bem-estar fetal estão absolutamente dentro do esperado. Aparentemente o meu colo deu algum sinal (ainda que discreto) de estar um pc mais madurito! Nc se sabe... Entretanto ma quinta feira decidimos nem sequer deixar bloco marcado...vou lá ter pela manhã, avaliamos o ponto da situação, a possibilidade de as coisas decorrerem por si e apenas se td estiver sem avanço nenhum se pensa em cesariana.

                      Eu sou a primeira a concordar que as cesarianas não devem ser feitas apenas porque sim, pois doutro modo não estaria ainda em versão ovo Kinder nesta altura do campeonato (não imaginam as pressões que sinto nesta altura do campeonato! Acho inadmissível, mas as pessoas têm pouca noção da responsabilidade inerente ao conteúdo dos seus discursos...).

                      Do meu filho mais velho o colo nunca esteve minimamente favorável mas, após uma tentativa de anteversão do colo e descolamento de membranas às 41, comecei espontâneamente com contrações mas nunca dilatei absolutamente nada...mesmo após "doses cavalares de ocitocina" (palavras das enfermeiras). Conclusão: declarada IFP com um bebé de 3800Kg e 52cm. Hoje tenho plena consciência que, independentemente do que pudesse ter ocorrido (e o desfecho podia ter sido exactamente igual, quem sabe?), o meu corpo claramente não estava preparado para aquela indução (tanto que lhe deu uma redonda nega!)

                      O GO que me acompanhava na altura, não duvido, era grande apologista de parto vaginal (aliás, sp me disse que acreditava que resultasse em parto vaginal e que tb n me faria cesariana sem o tentar previamente), mas sp me tinha dito que não queria deixar passar das 41 semanas.

                      O GO que entretanto acompanha esta gravidez tem-me apoiado e motivado, deixando absolutamente ao meu critério as decisões (sempre e qd não houvesse uma intercorrência clínica que justificasse outro encaminhamento) de precipitar ou protelar o parto, consoante a minha vontade. Ele próprio me diz que não há razãoaparente para que as coisas não se desenvolvessem, ainda que tenha um presumível diagnóstico de IFP prévia, cada parto é um parto. De qualquer modo, noto que ele também vai ficando menos "esperançado" com o passar dos dias (ou eu assim o interpreto!)

                      Portanto, vou ficar a aguardar possíveis desenvolvimentos nestes dias

                      Uma vez mais obrigada pelo apoio!!

                      Comentar


                      • #12
                        OLÁ!

                        Só para não deixar o tópico sem resposta, gostava de contar que o meu pequenote nasceu às 41+5 dias novamente por cesariana . Bem, neste momento concentro-me e penso que ele está bem e na realidade ´o mais importante, mas a verdade é que me fica um sentimento de frustração que sei q vou ter q contornar pois é para a vida!

                        O médico ainda me avaliou no dia do parto, mas o colo continuava na mesmíssima (nem sequer permeável a um dedo), o bebé nas "alturas", sem encaixar (ainda que isto seja o de menos, dado que tranquilamente encaixam no decorrer do TP) pelo que decidimos avançar para (mais) uma cesariana (ele ainda brincou a dizer q com sorte antes da hora da cirurgia podia ser q o parto se desencadeasse!!). Não havia quaisquer condições para sequer tentar uma indução, pelo que essa hipótese foi afastada...

                        Tinham-me dito que este bebé era pequenino (qd o irmão estava no P72 este estava no P19, ecograficamente!) mas na verdade nasceu ainda mais rechonchudo q o mano: 3985g! (para quem era um "ratinho" n foi nada mau ficar na engorda!

                        MAs com isto, não me arrependo nada de ter esperado, pq isso ajuda-me a superar este pequeno "amargo de boca"!!

                        Agora o meu novo desafio é vencer quaisquer obstáculos com a amamentação, dado que o mano adicionou LA ao LM às 3 semanas por não progressão ponderal...mas este até À data está a dar-se bem com a maminha e com o leitinho!! (também corrigi alguns erros do passado, como deixá-lo estar sem mamar 6h durante a noite logo na 1ª semana - foi o Neonatologista da outra vez q me disse q n havia qq problema...mas na verdade dps a produção de leite n respondeu à altura qd ele começou a solicitar leitinho "nocturno". Bem, n sei se foi assim...mas foi assim q eu interpretei!


                        Bejinhos e Obrigada!

                        Comentar


                        • #13
                          Muitos parabéns pelo novo bebé E com a amamentação não te preocupes, na dúvida, há muitas meninas no Aleitamento Materno!

                          Beijinhos*
                          Mães OMS Sócia n.º 123

                          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                          Comentar


                          • #14
                            Muitos parabéns!! Que matulão!

                            Não hesites em pedir ajuda sobre a amamentação, olha q no meu caso só à 3ª é q consegui e foi graças às mamãs aqui do fórum...

                            Beijinhos e tudo de bom!

                            Comentar


                            • #15
                              Parabens!

                              Esse amargo de boca tambem o conheço... Gostava muito de ter tido um parto normal, mas na segunda gravidez estava como tu. No meu caso nao deu para esperar tanto por falta de liquido amniotico e o GO fez uma tentativa de induçao atendendo â minha vontade de nao repetir a cesariana, mas deixo-me logo com poucas esperanças que funciona-se. Paciencia.

                              Espero que a amamnetaçao continue a correr bem e nao hesites em vir aqui com as tuas preocupaçoes ou duvidas!

                              Beijinhos
                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X