Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cesariana electiva - anestesia geral vs epidural

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Cesariana electiva - anestesia geral vs epidural

    Olá mamãs,

    Estou na minha 2º gravidez com 31 semanas. A primeira foi uma cesariana devido à incompatibilidade feto-pélvica, nesta 2ª gravidez, tudo indica que vou pelo mesmo caminho pois o bebé está acima do percentil 75 tal como o mano. Queria muito um parto normal, mas já estou com muito poucas esperanças.

    No 1º parto como o bebé entrou em sofrimento teve que ser com anestesia geral e deve ter sido das fortes pois passdo 2 dias ainda me sentia completamente grogue. Neste 2º parto se realmente for cesariana preferia que fosse com epidural para ver o meu bebé logo ao nascer.

    Gostava que partilhassem comigo experiências de cesariana com epidural:

    - o que se sente (se se sente alguma coisa)
    - vantagens para quem experimentou as 2 situações
    - Aspectos positivos e negativos

    Obrigada!

  • #2
    Olá Agama,

    A minha filha nasceu de cesariana com epidural e tudo correu lindamente.
    A sensação que tive durante a cesariana foi estranha. Senti tudo o que o médico fez: o corte, o nascimento da boneca e os procedimentos pós-nascimento, mas tudo sem qualquer dor! O único senão foi ter ficado um pouco indisposta e ter vomitado durante a cirurgia, mas disseram-me que era normal. Não perdi a sensibilidade total nas pernas, tanto que fui eu que passei as pernas da mesa de operações para a maca que me levou para o quarto.
    Entre a entrada no bloco operatório e o fim da cirurgia decorreu cerca de 1h00, 1h30. Na maternidade onde estive, a Bissaya Barreto em Coimbra, passa-se do bloco directamente para o quarto. A minha filha nasceu às 10h40 e às 12h30 eu já estava no meu quarto com o marido (que subiu comigo) e logo depois trouxeram a minha menina que tinha estado em observação porque nasceu prematura.
    Pouco tempo depois, penso que seriam cerca de 14h00 deram-me medicação para as dores através do cateter da epidural e nessa altura já sentia alguma dor, embora ligeira, semelhante às dores menstruais. No final desse dia ainda tomei benuron para as dores, mas a partir daí não precisei mais porque apenas tinha alguma dor quando me levantava da cama e era bastante suportável. A partir do dia seguinte e depois de me terem retirado o cateter da epidural comecei a movimentar-me com relativa facilidade e praticamente sem dores.
    Para mim o único aspecto negativo é o facto de não poderes sair da cama nas primeiras 12h00 pós cirurgia.
    Como podes ver a minha experiência foi super positiva e caso venha a ter outro bebé não me importaria que fosse igual

    Beijinhos e felicidades!



    Comentar


    • #3
      Tive dois filhos de cesariana com epidural, e foi quase como a Dolls descreveu, só que eu nao senti mesmo nada durante a operação.

      Pat
      http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Eu tive cesariana com epidural, no inicio senti um pouco de dor, e queixei-me, ao fim de mais algumas queixinhas, falaram na hipotese de anestesia geral, (pensavam que era o meu psicologico que estava a processar a dor), disse logo que não queria geral, e pensei para os meus botoes que bem podia sentir tudo a 100% que não abria mais a boca. Estava tudo a correr bem se não fosse um peso imenso que sentia no peito que parecia quase me sufocar :/ a dada altura o enfermeiro que andava a tirar as fotos com a minha maquina olha para mim e pergunta se estou bem, se não sinto assim e assado, digo que sim mas que se for para levar geral que estava bem, bastou ele meter um liquido qlq no soro e o alivio foi imediato (por isso aconselho a seres objectiva quando sentires algo, não vão pensar que te estás a queixar de uma coisa e ser outra)
        Entretanto o rapaz nasceu, enquanto era cozida, ele foi com o pai fazer exames, eu adormeci, e acordei quando me passaram para a cama, já conseguia mexer as pernas, (ainda estavam dormentes, mas já mexiam).
        Durante o processo, sentia só a puxarem e a mexerem mas nada de dor, até consegui me aperceber quando colocaram o afastador, mas não doeu mesmo nada. Quanto à picadela da epidural, doeu um cadinho, mas já tinha levado antes uma raqui e não senti absolutamente nada.
        Para mim a vantagem da epidural/ raqui em relação à geral é que acordas muito "mais terra" não ficas com aquela moca pesada, nem a vomitar horrores ( pelo menos foi isso que me aconteceu) sem falar no facto que estas completamente consiente na hora que ouves o teu filhote a dar-te as "boas vindas" em plenos pulmões
        Aspectos negativos?! não encontro, da experiencias que tive, mesmo em relação aos vomitos/ enjoos a local é mais soft.
        Boa sorte

        Editei para dizer que o facto de não me poder levantar nas 12h seguintes, não me afectou em nada, o meu marido pernoitou na clinica comigo as 2 noites que lá estive, por isso não fez diferença nenhuma.
        Ultima edição por tábita; 15-02-2012, 16:46.




        Madrinha querida Caty80
        Madrilhada fofucha Julit

        Comentar


        • #5
          Obrigada pelos vossos relatos!

          A questão das 12h coloca-se tanto na geral como na epidural, sendo que na 1ª podem-se prolongar por isso não é desvantagem.

          Em tudo o resto achei melhor do que a minha expriência com a geral que já só vi o meu filho 3H depois de ter nascido e muito mal pois via tudo desfocado de tal como estava grogue.

          Já agora podem contar como foi a parte da amamentação? Quando é que os vosso filhos mamaram? Acho este ponto muito importante porque no meu caso tive muitas dificuldades e acho que foi sobretudo a não ter dado de mamar na 1ª hora...

          Bjs

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Agama Ver Mensagem
            Obrigada pelos vossos relatos!

            A questão das 12h coloca-se tanto na geral como na epidural, sendo que na 1ª podem-se prolongar por isso não é desvantagem.

            Em tudo o resto achei melhor do que a minha expriência com a geral que já só vi o meu filho 3H depois de ter nascido e muito mal pois via tudo desfocado de tal como estava grogue.

            Já agora podem contar como foi a parte da amamentação? Quando é que os vosso filhos mamaram? Acho este ponto muito importante porque no meu caso tive muitas dificuldades e acho que foi sobretudo a não ter dado de mamar na 1ª hora...

            Bjs
            O meu rapaz foi posto no peito mal cheguei ao quarto, ele puxava, puxava mas nada não saia nem uma gota :/ as enfermeiras vieram ter comigo umas poucas vezes, apertavam, apertavam e nada! diziam que era normal, como foi cesariana o leite custava mais a subir. Experimentei bicos de silicone a ver se dava mais jeito, mas não adiantou. Na 1ª noite parecia que não tinhamos tido o bebe, silencio total, na segunda já foi berreiro a noite toda, tinha fome e só se calou com LA que deram lá na clinica. O meu leite acabou por subir na quarta feira seguinte (eu tive-o no sabado) a partir daí o LA era só numa mamada ou outra, uns 2 dias depois passou a ser alimentado a biberão mas com leite materno na mesma, ele vomitava imenso e com o biberão não vomitava nem metade ( talvez porque não fizesse nenhum esforço a puxar, não sei). Mais tarde, devido a uma alergia enorme que se espalhou pelo corpo todo, o meu leite secou como do dia para a noite, tentei promil, estimulei mais umas vezes com bomba, mas não saia mais que 20/30 ML desisti e passei exclusivamente para LA AR.
            Acho que o facto deles mamarem logo na primeira hora é muito bom, mas se por algum motivo, não for possivel, não seré isso que determinará se vais ter problemas com a amamentação ou não. Sinceramente acho que na segunda gravidez, acaba por correr melhor ( posso estar enganada) mas acho que já não vamos tão às "cegas" onde tudo é novidade. O importante é manter a calma e levar a amamentação por etapas, onde cada dia é uma vitoria sem pressas para chegar à meta.
            Boa sorte




            Madrinha querida Caty80
            Madrilhada fofucha Julit

            Comentar


            • #7
              As minhas 2 filhas nasceram de cesariana, uma por estar transversa, outra por sofrimento fetal e as duas correram muito bem
              A epidural não custa nada, só sentes uma picada mas muito ao de leve... Sentia que me estavam a mexer mas não doía nada! Na 1ª tive muita comichão no corpo que passou rápido e na 2ª não tive nada. Vi as duas piolhas a nascer, vieram logo dar-me um beijinho, avaliadas e vieram logo á mama ainda não tinhamos saido da sala. Na 1ª vez não correu bem a amamentação mas não teve a ver com a cesariana e da 2ª mamou até ter um ano.

              Fizeram o levante passado umas horas e não tive problemas. Aliás, correu tudo tão bem que saí sempre mais cedo do hospital do que o esperado para uma cesariana Enquanto não tirei os agrafos fazia confusão a cicatriz mas depois de os tirar foi tranquilo.

              Mais alguma coisa?

              BJS*
              Mães OMS Sócia n.º 123

              Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

              Comentar


              • #8
                Concordo com surfie!

                Os meus filhos nasceram ambos de cesariana com epidural (parece que não faço dilatação a primeira estava sentada, o segundo o trabalho de parto não evoluia). recuperei muito bem, sem vomitos nem dores de cabeça nem nada de nada. No dia a seguir ao meu filho nascer levantei a minha filha de 3 anos ao colo 8exagerei claro) e senti umas picadas, mas de resto tudo muito simples!

                Boa sorte!


                Comentar


                • #9
                  A minha filha tb nasceu de cesariana com epidural.

                  Foi uma maravilha! Não senti nada, quando chegou ao momento de tirarem a bebe senti que me fizeram pressão no estômago (talvez pq ela estava muito em cima). Via sair da barriga a chorar...Mamou imediatamente (ainda me andavam a cozer e a aspirar).

                  O pós parto foi excelente. Ela nasceu à noite e de manhã já tomei banho, já tratava dela (só não lhe dei banho).
                  Não levei pontos exteriores nem agrafos. Fui colada e portanto não tive dores nem desconforto nenhum. A cicatriz nem se vê.
                  Tb tive muito pouco sangramento nos dias seguintes porque quase tudo foi aspirado por eles...


                  \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                  \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Agama Ver Mensagem
                    Obrigada pelos vossos relatos!

                    A questão das 12h coloca-se tanto na geral como na epidural, sendo que na 1ª podem-se prolongar por isso não é desvantagem.

                    Em tudo o resto achei melhor do que a minha expriência com a geral que já só vi o meu filho 3H depois de ter nascido e muito mal pois via tudo desfocado de tal como estava grogue.

                    Já agora podem contar como foi a parte da amamentação? Quando é que os vosso filhos mamaram? Acho este ponto muito importante porque no meu caso tive muitas dificuldades e acho que foi sobretudo a não ter dado de mamar na 1ª hora...

                    Bjs
                    Agama,

                    Esqueci-me de referir que também não levei pontos nem agrafos, fui "colada" daí talvez não ter tido qualquer desconforto na zona da costura que hoje mal se nota
                    Quanto à amamentação, a minha princesa mamou cerca de 2h depois de ter nascido e embora não tivesse muita vontade (só queria dormir) nem habilidade, porque era prematura,a coisa correu bem porque eu tinha muito colostro e bastava encostá-la à mama que escorria para a boca dela! Não tive qualquer problema na amamentação e ela desmamou por vontade própria perto dos 10 meses.

                    Bjs

                    PS: Mesmo na maternidade também fui sempre eu que cuidei dela. Só não dei o primeiro banho



                    Comentar


                    • #11
                      O meu primeiro filho também nasceu de cesariana com epidural, a picada quase não se sente, depois durante a cesariana senti alguns puxões, mas nada de dor. Ele nasceu as 18h12 e só me pude levantar de manha com ajuda, excepto umas tonturas quando regressei do banho, mais pela fraqueza do que da anestesia, andei muito bem até os médicos comentaram que não parecia que tinha feito cesariana. Tive agrafos, mas nem sequer me incomodaram muito, dores tive muito mais na recuperação agora do parto normal. Costumo dizer que se for ao terceiro quero um parto normal, mas com a minha recuperação da cesariana
                      Em relação à amamentação, ao fim de uma hora enquanto estava no recobro ele começou a mamar, e se ao inicio não correu muito bem teve mais a ver com ele atinar com as minhas mamas, de resto só desmamou quando estava grávida do irmão.

                      Para concluir queria dizer da segunda gravidez já tinha a cesariana marcada, porque ainda não tinha passado 2 anos da primeira, e podia ser arriscado, mas ele lá se adiantou e acabou por nascer de parto normal com tudo a correr bem. Claro que se no teu caso não der, não dá e não é o fim do mundo



                      Comentar


                      • #12
                        Eu tive a minha filha de cesariana com epidural. Correu tudo lindamente. A picada da anestesia foi suave, no bloco operatório não tive dor rigorosamente nenhuma, senti foi a abanarem-me um bocado LOL. Ouvi o "aspirador" a tirar o líquido mas não senti nada. Estive a levar os pontos, depois vieram limpar-me toda, levaram-me na maca para uma sala contígua onde eu passei para outra maca que estava ao lado. A minha filha subiu na maca comigo, fomos para o quarto e correu tudo bem. No dia a seguir de manhã levantei-me com a ajuda de uma enfermeira mas nunca me senti especialmente tonta ou fraca. Não levei pontos, foi sutura intradérmica portanto por fora não tinha nada. Não experimentei uma cesariana com anestesia geral pelo que não posso comparar. O meu filho nasceu de parto normal e eu digo sempre, acho que preferi a cesariana. O pós parto dele foi assim uma coisa do outro mundo..

                        Beijinhos e tudo a correr bem!

                        Comentar


                        • #13
                          desculpem a ignorancia mas coladas como? eu levei agrafos e ate hoje nao tinha ouvido falar nesse modo podiam explicarme? obgda meninas


                          Comentar


                          • #14
                            Olá yara23

                            Eu acho que o termo correcto é sutura intra-dermica ou seja, os pontos são dados por dentro e depois são absorvidos pelo organismo. Eu tinha inclusivamente um penso transparente para que se pudesse ver se a cicatriz estivesse a infectar. No meu caso correu tudo muito bem e hoje, dois anos de pois, mal se nota a cicatriz
                            Eu acho que depende dos médicos o tipo de sutura que fazem. No meu quarto estava outra rapariga que tinha feito cesariana e no caso dela usaram agrafos.

                            Bjs



                            Comentar


                            • #15
                              realmente parece ser um metodo mais agradavel eu digo isto pk levei agrafos e sentia uma pressao na barriga... e ao retirar n axei la grande piada... obrigada pelo esclarecimento Dolls


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X