Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Maternidade Alfredo da Costa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Maternidade Alfredo da Costa

    Olá!
    Estou a entrar nas 34 semanas de gravidez e estou, como devem calcular, cada vez mais ansiosa pela chegada do grande dia!

    Vou ter a minha bebé na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), na medida em que estou a ser assistida por um médico de lá. Gostava que, quem tiver tido algum bebé nesta maternidade, me desse o seu feedback (sincero) acerca das condições e do tratamento recebido nesta unidade. Sempre tive as piores referências da MAC e gostava de ouvir algum depoimento real de quem tiver passado por lá.

    Obrigada!

  • #2
    RE:

    Olá Alda,

    Imagino que gostaria de ouvir coisas boas em vez de más sobre a Alfredo da Costa, mas como pede um feedback sincero posso dizer-lhe que estou horrorizada com o que aconteceu a uma amiga minha nessa mesma maternidade.

    Para além do mau tratamento por parte do pessoal de enfermagem, teve também azar com os médicos que lhe fizeram uma episiotomia, coseram-na e depois de a coser viram que faltava uma compressa, descoseram-se novamente e voltaram a coser quando ela já tinha muitas dores.

    Sucede que as coisas não correram bem, os pontos infectaram porque o trabalho estava mal feito e ela teve de consultar um bom ginecologista para a ajudar a ultrapassar a situação.

    Como deve compreender, ela ficou traumatizada com tudo isto. Durante cerca de um ano ele sentia dores ao andar, ao sentar e em tudo o que implicasse mais algum esforço por parte do períneo que ficou bastante danificado.

    O ginecologista quando a observou ficou horrorrizado com a sua situação.

    Alda, existem sempre coisas boas e coisas más acerca de tudo. Se o seu médico estiver consigo, já tem uma relação de confiança que a ajudará ao entendimento.

    Por favor não fique com medo. Tenho a certeza de que haverá testemunhos de pessoas que só têm coisas boas a dizer desta maternidade.

    Cada caso é um caso e nós temos de ser fortes e enfrentar as coisas da melhor forma possível. Tudo correrá bem durante o seu parto. Não se preocupe. A maior parte das pessoas tem os seus bebés nesta maternidade.

    Pensamento positivo e espero sinceramente que apareça alguém para nos testemunhar uma boa experiência.

    Beijinhos de Boa Sorte!

    Ana Rita

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      Eu tive o Guilherme lá, mas estive em trabalho de parto durante 27h, não desgostei do serviço, pois há bem pior, eu é que já estava saturada de tanto tempo de espera, mas pensa só que é só aquele bocadinho e depois tudo passa, vais ver que vale apena mesmo, podes ler no meu depoimento "1ª gravidez e parto", Beijinhos Paula Domingos, desejo-te uma hora pequenina...

      Comentar


      • #4
        RE:

        Boa tade.

        desde já peço desculpa pois não vou responder à sua pergunta, apenas quero desejar-lhe felicidades e dizer que, curiosamente, estou mais ou menos com 34 semanas e tb vou ter a minha filhota na M. A. C. uma vez que a minha médica é de lá.
        Só por curiosidade: como se chama o seu/sua médico/a?
        Boa sorte, uma hora curta e feliz e beijinhos.

        Monica

        Comentar


        • #5
          RE:

          Boa tade.

          desde já peço desculpa pois não vou responder à sua pergunta, apenas quero desejar-lhe felicidades e dizer que, curiosamente, estou mais ou menos com 34 semanas e tb vou ter a minha filhota na M. A. C. uma vez que a minha médica é de lá.
          Só por curiosidade: como se chama o seu/sua médico/a?
          Boa sorte, uma hora curta e feliz e beijinhos.

          Monica

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá Alda

            Eu antes demais queria desejar-lhe todas as feliciadades do mundo,tenha o seu filho onde tiver, mas sinto-me na obrigação moral de transmitir-lhe a minha experiência na MAC onde os meus dois filhos nasceram

            Acontece que o meu Nuno nasceu no dia 16 de Fevereiro de 2000 (não sei se recorda mas foi o dia em que raptaram um bebé de lá) e o serviço estava caótico só para resumir digo-lhe que se esqueçeram de mim (entre o meio dia e as 16.30 - o Nuno nasceu às 17h)no quarto de dilatação...sem comentários.

            Mas como foi um dia escepcional e continuava a achar que é a maternidade onde se encotra o pessoal mais experiente vinte meses depois tive a Leonor.Resta acrecentar que o meu retorno à MAC não foi fácil mas necessário para ultrapassar o trauma que se tinha instalado em mim (durante meses não consiguia passar à frente da maternidade sem me virem lágrimas aos olhos).Neste segundo parto, foi tudo mais rápido mas tenho que alertá-la para dois aspectos negativos comuns dos dois partos:

            - O pessoal na sala de dilatação não é minimamente sinpático
            - Há uma falta imensa de anestesistas o que significa que é uma sorte se a consiguirmos levar na MAC (sorte esta que eu não tive em nehuma das duas vezes)

            Existem no entanto grávidas que felizmente têm outras versões mais optimistas e eu gostaria sinceramente que a Alda viesse a ser uma delas...

            Votos das maiores felicidades deste mundo.
            Luisa

            Comentar


            • #7
              Olá Alda!

              Eu tive o meu filhote de 4 anos na MAC e só tenho a dizer bem. Fui muito bem tratada, desde o momento em que dei entrada e estive na sala de dilatação e era sempre vigiada, mas como não fiz dilatação e tinha a tensão muito alta, optaram por fazer cesariana devido ao risco de pré-eclampsia. Depois quando cheguei ao Bloco operatório a anestesista deu-me a epidural (era muito querida e ía sempre conversando comigo), e acompanhei a cesariana e vi o meu pequeno a nascer. Só posso dizer bem de toda a equipa, médicos, enfermeiros e anestesista. Estive depois no recobro 2 horas e desci para 1 quarto com mais 7 mamãs. Depois o internamento não é nada de especial, as auxiliares não são nada simpáticas, mas não estamos num hotel e para mim o mais importante foi o acompanhamento médico que é o que realmente importa! A MAC em termos médicos e de equipamentos é o melhor. Estou em treinos para o 2º filhote e sem dúvida que é na MAC que vou repetir a experiência.

              Beijinhos e que tudo corra bem.

              Comentar


              • #8
                não sei se é bom andares á procura de opiniões. para todos os locais há boas e más opiniões. imagina que quem vê este post, por coincidencia, é quem tem má opinião? vais ficar nervosa para nada.
                eu tive o meu bebé na mac e a mais velha no hsm. e é como digo, há coisas que mais vale nem saber. mas pesquisa pelo forum, há imensos relatos de partos na mac, o meu é um deles. tomei as devidas providencias e apresentei reclamação mas se for comparar com o hsm, foi bem melhor. há quem reclame de hospitais prvados. é como tudo, há o bom e o mau.
                bjs e tudo a correr bem. e relaxa. :-)

                Comentar


                • #9
                  lol este tópico já tem uns anitos, mas dp de tantas opiniões "positivas" esta mãe deve ter-se posto a milhas da mac... Em tds os hospitais há experiências boas e más! A mim custou-me imenso ler a história da mãe destroçada q aconteceu no S. Francisco Xavier, pq tive lá os 3filhos e só posso dizer bem! No entanto, aquela mãe viu morrer a sua filha por clara negligência médica! Em todo o lado há bons e maus profissionais e como, infelizmente, não os podemos escolher, é mesmo uma questão de sorte...

                  Comentar


                  • #10
                    olha que nem reparei na data... lol

                    Comentar


                    • #11
                      Não discordando que existe de tudo em todo o lado, acho que a frequência de experiências boas e más varia muito com os sítios.
                      E podemos sim dizer que não queremos ser atendidas pelo médico X. Claro que na prática arranjamos uma discussão em pleno trabalho de parto, o que não abona a nosso favor. O mal disto é que uma mulher em trabalho de parto não está em condições de reinvidicar devidamente um bom atendimento. Não é a mesma coisa que ir ao hospital porque se tem um dedo partido e se for preciso perder meia hora a discutir com alguém - perde-se!
                      Por fim, digo que não resiti a comentar pelas últimas palavras aqui escritas. Não se pode dizer, com conformismo, que é uma questão de sorte. Isto é inadmissível! Para sermos bem atendidos nos nossos hospitais não deveríamos ter que contar com a sorte.
                      Muito chorei quando, depois da minha experiência, quis desabafar e me responderam: "Sabes, é uma questão de sorte." com um tom conformista. Resultado: Demorei bons meses a relatar a situação e ainda hoje não o consegui fazer na totalidade. Se quiser ver se tenho sorte jogo no Euromilhões. Aos profissionais exijo competência.
                      . . . .

                      Comentar


                      • #12
                        Mas ser uma questão de sorte não justifica o mau profissionalismo! É uma questão de sorte pq não podemos controlar quem nos calha e como não conhecemos as pessoas, só depois de vivermos a experiência é q ficamos a saber... E claro q devemos exigir competência, mas infelizmente nos serviços públicos não serve de muito reclamar! Muitas vezes ainda é pior! Eu continuo a achar q tive sorte, sabendo q a história da mãe destroçada podia ter acontecido comigo, acho q tive sorte, muita sorte, 3 vezes.

                        Não devias interpretar o factor sorte como uma desvalorização de sofrimento por que passaste. Fala-se em sorte/azar pq é uma situação q n podemos controlar! Se dependesse apenas de ti terias concerteza belissímas recordações do nascimento da tua bebé!

                        Comentar


                        • #13
                          Compreendo o que queres dizer. Mas repara que essa expessão costuma surgir acompanhada de algum conformismo. É isso que eu acho que não pode ser. Se reclamar não vale de muito, não reclamar é que não vale de nada! O meu médico habitual foi a 1ª pessoa que me disse que eu tinha que reclamar. Quando eu perguntei se ela achava que valia a pena ele respondeu-me que sim, existem consequências e é uma pena que as pessoas só reclamem "de boca".
                          Eu acho muito bem que as grávidas façam perguntas. Que mandem PM's a perguntar nomes de profissionais que foram umas bestas, para que possam dizer, à entrada, que não os querem a atendê-las. Que se preocupem, que façam planos de partos. Tudo o que possa ser feito para mimimizar o abuso obstétrico. Não aconselho ninguém a não se preocupar e entregar-se à sorte.
                          Por exemplo, este fim de semana precisei de ir com a minha filha às urgências do hospital. Antes de ir, liguei para o hospital a perguntar se havia pediatras que só faziam urgência assim como sei que há obstetras nessa situação, no bloco de partos. Disseram-me que não, que os pediatras a fazer urgências são os "da casa". Se a resposta fosse diferente, levaria a minha filha a outro hospital. É que, na urgência obstétrica já houve médicos que vieram do aeroporto directamente a uma entrevista e ficaram logo a trabalhar, com as malas ali! Sem conhecer a equipa, sem conhecer o procedimento, etc... Ora isto deve aumentar a probabilidade de as coisas correrem mal, não?
                          Desde o meu parto que tenho esta atitude. Claro que o acaso existe sempre mas devemos minimizá-lo e não nos resignarmos a ele.
                          . . . .

                          Comentar


                          • #14
                            seja como for só se sabe se corre mal depois de efectivamente correr mal. não há equipas perfeitas, assim como não há equipas que só erram, tal como acontece com os hospitais. até o melhor dos médicos pode cometer um erro, pq é humano e se esse erro acontecer a uma outra pessoa pensamos "foi um só erro, ninguém é perfeito mas ele continua a ser o melhor", se acontecer conosco, é o pior médico do mundo e fazemos questão de contar a toda a gente, apresentar reclamação, etc.
                            tar a contar com a perfeição dos outros, é pensar que o mundo é perfeito e não é.
                            obviamente, se algo acontece mal, dvemos reclamar, há erros repetidos, procedimentos obsoletos, etc. mas isso não significa que determinada equipa/hospital seja rotulada indefinidamente de determinada maneira.
                            considero a mac, por exemplo, uma excelente maternidade. se o meu parto foi perfeito, não, não foi e apresentei a devida reclamação do facto. se recomendo a mac? sim, recomendo. acredito que o que me aconteceu (e atenção que não foi nada de grave), não acontece habitualmente.
                            agora, se recomendo o hsm? nem pensar. até posso ter sido a única "vitima" de incompetencia mas foi mau demais o que me fizeram, o que me leva a nunca dizer bem do hsm, mm que haja estatisticas em contrario.
                            é tudo uma questão de vivencia e sim, de sorte. pq até o melhor médico do mundo pode ter um mau dia e esse dia pode-nos calhar a nós.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por paula&marta&di Ver Mensagem
                              seja como for só se sabe se corre mal depois de efectivamente correr mal. não há equipas perfeitas, assim como não há equipas que só erram, tal como acontece com os hospitais. até o melhor dos médicos pode cometer um erro, pq é humano e se esse erro acontecer a uma outra pessoa pensamos "foi um só erro, ninguém é perfeito mas ele continua a ser o melhor", se acontecer conosco, é o pior médico do mundo e fazemos questão de contar a toda a gente, apresentar reclamação, etc.
                              tar a contar com a perfeição dos outros, é pensar que o mundo é perfeito e não é.
                              obviamente, se algo acontece mal, dvemos reclamar, há erros repetidos, procedimentos obsoletos, etc. mas isso não significa que determinada equipa/hospital seja rotulada indefinidamente de determinada maneira.
                              considero a mac, por exemplo, uma excelente maternidade. se o meu parto foi perfeito, não, não foi e apresentei a devida reclamação do facto. se recomendo a mac? sim, recomendo. acredito que o que me aconteceu (e atenção que não foi nada de grave), não acontece habitualmente.
                              agora, se recomendo o hsm? nem pensar. até posso ter sido a única "vitima" de incompetencia mas foi mau demais o que me fizeram, o que me leva a nunca dizer bem do hsm, mm que haja estatisticas em contrario.é tudo uma questão de vivencia e sim, de sorte. pq até o melhor médico do mundo pode ter um mau dia e esse dia pode-nos calhar a nós.
                              Miga... axo k nesse dia tivemos as 2 uma equipa e peras!!! Bolas foi mesmo para esquecer!!!
                              Quanto ao parto da Joana.. sorte ou não.. apanhei o meu GO e foi a equipa dele que me fez o parto e me fizeram sentir mt bem comigo mesma!! Mas tenho a certeza que o facto de ouvir milhentas vezes: "É uma mamã do Dr. Joaquim Fonseca" ajudou e mt!!
                              Factor sorte e factor cunha juntos só pode dar maravilhas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X