Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Deveres de pai, direitos do filho...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Deveres de pai, direitos do filho...

    Boa noite,



    Sou pai do Gonçalo, um menino de 6 anos que vive com a mãe e passa os fins de semana comigo após regulação do direito paternal. Convém dizer que, apesar dos problemas iniciais inerentes a este tipo de experiência, a situação estava bastante estável e regularizada, isso é até há pouco... A mãe do Gonçalo anunciou-me que pretende emigrar para Alemanha. Obviamente, ele quer que o nosso filho vá com ela. E perante isto fico muito baralhado...

    Primeiro porque a nossa regulação do direito paternal especifica que o nosso filho fica entregue aos cuidados da mãe mas que que o exercício "direito paternal" cabe a AMBOS os progenitores. Eu tenho cumprido religiosamente todas as minhas obrigações de pensões, comparticipações de despesas de saúde e outras mais discutiveis...

    Segundo, lutei pelo o direito de estar com o meu filho. Faz parte da minha vida tanto como eu faço parte de vida dele. Acredito que seja o nosso direito.

    Terceiro, não estou convencido que, por muito que se possa alegar (insisto bem no "alegar") que a vida é mais fácil na Alemanha e que esta mudança seria no melhor interesse do Gonçalo...



    Onde acabam os meus deveres de pai e onde começam os direitos de uma criança?



    Terei o direito de negar à mãe do meu filho que ela se mude para o estrangeiro?



    Perante esta situação, gostaria de ouvir algumas opiniões de pais separados/divorciados que possam ter passado por experiências similares...



    Grato



    Pai do Gonçalo

  • #2
    RE: Deveres de pai, direitos do filho...

    Olá bom dia.



    Que situação tão complicada... Não sei o que está na lei especificamente, mas nada como se consultar com um advogado para o esclarecer acerca desse assunto, mas tenho quase a certeza que ela não pode sair do país com o filho sem a sua assinatura, logo também está nas suas mãos que ele vá ou não. O pai também tem direito a estar com o filho, obviamente, e se ela fôr para o estrangeiro com ele priva-o desse mesmo direito, pelo que duvido que possa ir sem que autorize.



    A ajuda não foi muita, mas é o que sei.



    Boa sorte na resolução desta situação

    Comentar


    • #3
      RE: Deveres de pai, direitos do filho...

      Acho que legalmente (falei agora c uma advogada pk tb tinha curiosidade quanto ao tema) se a mae quer ir viver para fora do país e se tem a guarda da crianca, tem o direito de a levar. Aqui nao ha mto que o pai possa fazer, tem na mesma direito a visitas, ferias, festividades que de facto se tornam muito complicadas, né? :?

      No entanto se o poder paternal é conjunto (o teu caso) tu tens de autorizar a ída, sem a tua autorizacao ele nao pode sair do país. Porém ela pode solicitar a alteracao do poder paternal mas terá para isso de provar mta coisa até o juís autorizar o que leva o seu tempo. No entanto e como eu suspeitava... nao é de todo impossivel!






      Comentar


      • #4
        RE: Deveres de pai, direitos do filho...

        Olá Pai do Gonçalo,

        não te posso ajudar mas desejo que consigam chegar a um entendimento de maneira a não privar o vosso filho, quer da presença de um, ou de outro... imagino ( não imagino nada ) o que se possa sentir perante a possibilidade de uma ausência assim, mas se a intenção da mãe for mesmo emigrar, resta-vos a ti e a ele, manter o contacto permanente via telefone e net, e aproveitar depois todos os fds ( mais complicado ) e principalmente as férias que passem juntos.



        Felicidades

        Comentar


        • #5
          RE: Deveres de pai, direitos do filho...

          pai_do_Gonçalo (17-12-2009)Terei o direito de negar à mãe do meu filho que ela se mude para o estrangeiro?


          Parabens por este pensamento!!!



          A mae teve em conta que afastar do filho do pai?? Se és de facto ( e acredito que sim) um pai tão presente ela tem que ter em conta que vai afastar o filho do pai e que ele vai sentir MUITO a tua falta.


          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X