Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Atitudes...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Atitudes...

    Não sei bem como explicar o que ontem me deixou mesmo "parva" com uma determinada atitude de alguém da minha familia.
    Uma das coisas que mais insisto em relação à educação da minha filha, é o partilhar e respeitar os amiguinhos e os adultos.
    Não me canso de lhe tentar incutir alguns principios para não se tornar numa criança egoísta.
    Estavamos nós numa festa de anos da familia e a minha filha e a outra criança ( 3 anos + velha)a brincar na sala do lado. De vez em quando ia lá dar um "olhinho" porque cada vez que estão juntas, a outra menina tem sempre atitudes menos amigas. Já lhe deu com uma pau de vassoura no nariz quando foi para a nossa casa brincar e a minha filha estava a brincar com qualquer coisa que ela queria e a outra, pimbas.
    Já dessa vez a mãe limitou-se a dizer: " Ó M. tens de ter cuidado" - quando pela conversa de ambas as crianças deu perfeitamente para perceber que foi de propósito.
    Bem, continuando...
    Numa das minha "olhadas" assisti a ambas a correrem na sala e a M. a colocar-lhe a perna à frente tipo rasteira.Felizmente a minha não caiu e a mãe da M. riu-se ( deve ter achado graça à minha tropeçar) e disse-lhe meigamente "Cuidado querida, a menina pode cair". OK, mais uma para encher o saco. Mas são miúdas, que se entendam.
    Estavamos na cozinha e a mãe da M. a dizer-me: "Sabes, ela faz tudo o que eu lhe peço, tudinho. Nem preciso de lhe levantar a voz e cada vez que ela faz algo errado, eu mostro-lhe que estou zangada e ela pede-me desculpa".
    Estava quase na hora de ir embora e oiço a M. para a minha filha ( tinha na mão um molho enorme de cromos da Kitty): Tens este? E Este? Ao que a minha filha ia respondendo sim ou não. Claro que pensei que ela lhe estava a perguntar aquilo para lhe dar alguns, uma vez que a mãe dela até disse que ela já tinha a caderneta cheia e que faltavam apenas 12 e ia ter que os pedir porque tudo o que comprasse agora iria ser repetido. Mas não. Só lhe queria mostrar que ela tinha e a minha não tinha. Claro que a minha lhe pediu para lhe dar e a M. disse que não. Então a mãe interviu e disse-lhe mais uma vez meigamente: "Vá lá filha, esses são todos repetidos, dá-lhe lá alguns que ela não tenha". Voltou a dizer que não alegando que aquilo era para troca e que não lhe dava nenhum. A mãe disse-lhe em tom mais sério que se ela não desse ia ficar muito zangada com ela. Ela voltou a dizer que não e a mãe disse-lhe uma coisa do género: " Aí é? Não me fazes a vontade? Então depois quando me pedires algo eu também não te vou fazer a vontade" - e a conversa acabou ali.
    Fiquei pasma. A minha filha, ali, com uma carinha super triste, com um ar de "cãozinho abandonado" e uma mãe não se impõe ao egoísmo da filha.
    Não tem nada haver se é um cromo, uma bola, uma pastilha elástica ou o que seja, é apenas a atitude. Eu era incapaz de ver a minha filha cheia de brinquedos, cromos, seja o que for, vir uma criança pedir algo e eu atender ao capricho e egoísmo da minha filha.
    Já tinha dito à minha filha para ela não ficar triste que a mãe lhe comprava cromos no dia seguinte. Fui à cozinha despedir-me de todos e quando voltei estava a M. a dizer que lhe ia dar cromos, mas o que ela quisesse dar. Já estava tão farta de assistir aquilo calada, que agarrei nela, vesti-lhe o casaco enquanto ia dizendo: " Deixa lá não precisas dos cromos dela, amanhã compramos. Enquanto vestia o meu casaco, vi outro membro da familia ( avó) a dizer algo à M. e ela foi dar 4 cromos à minha filha. Ainda disse à minha filha para lhe devolver os cromos porque a M. queria-os para ela e voltei a repetir que amanhã comprariamos mais. A minha vontade era sinceramente de tirar os cromos da mão da minha filha e devolve-los à M. dizendo-lhe: "Toma lá que ela não precisa do teu favorzinho", mas a minha filha estava com um ar tão contente com os cromos na mão que nem tive coragem de lhos tirar. Quando (finalmente) íamos embora, a M. disse que só tinha dado os cromos porque a avó lhe tinha dito que lhe comprava uma treta qualquer se ela desse os cromos à minha filha.
    Fiquei para morrer... Costuma dizer-se: " são crianças..." ou seja, são crianças e por vezes não têm muita noção...
    Esta tem mesmo muita noção, além de ter quase 8 anos, quando as crianças não têm "noção" não é suposto os pais chamarem a atenção e repreenderem?
    Fiquei impressionada com o egoísmo de tal criança e com a indiferença da mãe a tais atitudes.
    Desculpem lá o texto mas há coisas que "mexem" mesmo muito comigo.

  • #2
    Olá.
    É claro que qd temos uma mãe que ameaçada ficar zangada qd não fazemos o que diz, ou uma avó que nos compra pequenos favores, a nossa atitude não pode ser mto diferente da que descreves.
    As crianças têm que ter EXEMPLOS por parte dos pais, educadores e restante família. Não é só dizer para fazer. Temos que mostrar todos os dias como se deve fazer. Comprar crianças, começa a ser o pão nosso de cada dia.
    É triste, mas é assim. Pega neste exemplo, para mostrares à tua filha como NÃO se deve agir.

    Educar não é fácil.

    Bjos

    Comentar


    • #3
      ........................
      Ultima edição por Bia26; 23-04-2011, 22:24.


      Madrilhada de parto: Pocaontas

      Comentar


      • #4
        Eu tenho uma dúvida nesta questão da 'partilha'. O que é que vocês faziam neste caso, em que uma criança não quer dar algo que lhe pertence? Obrigavam a dar?

        Comentar


        • #5
          A postura da mãe dizer se nao fazes também nao te dou... não foi correcta, mas não acho que uma criança seja obrigada a partilhar, ou seja acabou por ser pela avó em troca de uma outra coisa. Se ela não quis dar, a mãe devia motiva-la a oferecer obviamente, mas se ela diz que não quer dar, ok que seja.
          Compreendo que sao os nossos filhos, e o sangue ferve mas a tua honestidade em dizeres " minha vontade era sinceramente de tirar os cromos da mão da minha filha e devolve-los à M. dizendo-lhe: "Toma lá que ela não precisa do teu favorzinho" é de uma mae que reagiu a tristeza da filha e claro, nao gostou.

          Nao acho uma situação dramatica, a M ao ser assim, pode ser por ter muito abuso, miminho "a mais" e so tem a perder, a tua filhinha so terá a ganhar com a educaçao e carinho que tu transmites, sorte a dela...agora essas situações de crianças, que sao mesmo de crianças é ultrapassa-las da melhor maneira.
          Ultima edição por Visitante; 16-02-2011, 23:59.

          Comentar


          • #6
            Concordo com a Miosotis. E digo-vos mais, e muito facil comentar as atitudes dos outros com os filhos, ou os filhos com os outros, porque nao estamos na mesma situacao. Temos tendencia a reparar em todos os promenores para depois encontrarmos um defeito.
            Essa mae, e eu falo porque sou mae de duas criancas, se naquele momento nao dissesse essa expressao, do tu nao das entao eu nao dou tambem...teria uma birra que todas as criancas gostam de fazer. Nem que a minha filha seja a mais perfeita de todas, ela ira fazer birras onde nemos esperamos.
            Eu possivelmente faria o mesmo comentario. E vamos la a ver...as criancas sao muito dificeis de partilhar seja o que for. O sentimento de partilha talvez seja um dos mais dificeis a desenvolver no cerebro de uma crianca. Os cromos eram dela certo? Porque razao teria ela que os partilhar naquele momento?
            Nao me levem a mal sobre o meu comentario, mas tenho a certeza que a VC33 quando a pequenita dela for mais crescidinha, ira concerteza ter "atitudes" iguais ou parecidas que a mae da M teve para com a filha, ou a menina M teve com a filha da VC33.
            Sao criancas, nao tem desculpa para determinadas coisas que fazem, mas os pais tem sempre tendencia a encontrar defeitos.
            A minha opiniao e que nao levava a mal, o que essa mae fez a menina M de modo a evitar uma birra.
            Bjs
            (Isa) Isabel

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
              Eu tenho uma dúvida nesta questão da 'partilha'. O que é que vocês faziam neste caso, em que uma criança não quer dar algo que lhe pertence? Obrigavam a dar?
              Eu acho que não se deve obrigar a dar, mas mostrar que é um gesto bonito. Eu diria que a menina ia ficar muito contente com os cromos e a mamã também ia ficar contente por ver que ela sabe fazer coisas assim bonitas. É claro que não deve resultar à primeira, imagino eu
              A minha ainda não está bem nessa fase mas lembro-me de explicar aos meus primos mais novos que é bonito dar as coisas e que ficava muito triste se eles não queriam partilhar. Às vezes iam na cantiga mas outras não.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Bem essas dos cromos...por vezes passo-me pois o meu filho é mto passivo ..deixa k lhe tirem todos os cromos..fica sem reação nenhuma...sei lá..embora eu lhe diga que é trocar por outro e não dar simplesmente..pois a vida custa-nos a todos...mas por outro lado ele já deu muitos cromos repedidos aos amigos sem ter nenhum em troca e diz-me " eu já os tinha todos"e eu ai explico que não faz mal...tanto lhe tiram as coisas que actualmente para existir trocas só mesmo cá em casa..eu sei k sou mto protectora mas ele deixa-se enganar ...
                Em relação ao sucedido se a M não keria trocar não trocava e pronto acabava ai a história..embora seja dificil...nós não gostamos de ver os nossos filhos ficarem para trás ..mas sinceramente é mesmo assim as crianças...quando cá em casa há zaragata com isto é meu e não teu ..tira-se o brinquedo ...ou faz-se ver tipo..não deixas o mano brincar com as tuas coisas eu também não te deixo brincar com as deles...e pronto .

                Comentar


                • #9
                  Os filhos são o espelho dos pais... Os adultos são cheios de subterfúgios, mas se os quisermos conhecer bem é só ver como educam os filhos.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                    Eu tenho uma dúvida nesta questão da 'partilha'. O que é que vocês faziam neste caso, em que uma criança não quer dar algo que lhe pertence? Obrigavam a dar?
                    Não se trata de obrigar a criança a dar o que é seu, mas sim nao permitir que se vanglorie por ter coisas melhores que a outra. Acho que juntamente com a questão da partilha vem algo muito importante tb: a humildade!
                    aliás, a criança acabou por dar os cromos, mas na minha opiniao isso até foi contraproducente, pois tratou-se de comprar a miuda!


                    Madrilhada de parto: Pocaontas

                    Comentar


                    • #11
                      Na minha opinião se a criança não quer dar os cromos não deve ser obrigada, pode e deve-se incutir a oferta de coisas que nós não precisamos. Por exemplo eu tenho habituado o meu filho a dar as roupas e os brinquedos que ele já não precisa e muitas vezes já é ele que diz vamos dar esta roupa ou este brinquedo que eu já não quero, sem que eu lhe diga que vou substituir por outra coisa. Já começou a entender o valor da oferta. Mas isso não tem a ver com partilha, partilha é emprestar algo nosso que depois sabemos ter de volta. E essa menina sabia que ao dar os cromos não os ia ter de volta e sim podia já ter todos mas tinha o direito a querer aqueles também.
                      Em relação ao "comprar" as crianças infelizmente é o que mais se vê hoje em dia... comes a sopa e compr-te um brinquedo, vais para a cama e dou-te um chocolate, etc. parece que há medo de contrariarem os filhos, de deixar uma criança sentir a frustração e conseguir adquirir capacidade de resiliência... que adultos serão os nossos filhos se não os ensinarmos que não se pode ter tudo o que queremos?
                      Por último, e não leves a mal, ao dizeres "Deixa lá não precisas dos cromos dela, amanhã compramos" estavas talvez a mostrar alguma raiva que levou a avó a ter a atitude de comprar a criança. Por vezes temos que ser superiores e se a tua filha não estava a fazer nenhuma birra pelos cromos esquecias o assunto e simplesmente vestia-lhe o casaco. Mas esta é a minha opinião.





                      O meu atelier.

                      Comentar


                      • #12
                        Ola!

                        Pois eu acho mal obrigarem a garota a dar o que é dela! Vamos supor que a ti te dao dois casacos iguais (ou quase). Tu ate podes querer usar os dois, ou querer trocar 1 deles. Em conversa com a tua prima estas a mostrar as prendas que te deram, a tua roupa nova e discutem a blusa parecida que â tua que ela tem, mas imagine-se nao tem nenhum casaco desses e claro tu tens dois... Pois pede-te um!

                        Se a tua priam for muito tua amiga ou se fizer anos na semana seguinte ate podia ser que lhe desses, mas eu aposto que o mais provavel é ficares indignada com o pedido porque caramba o casaco é teu. Repetido ou nao seja para usar ou para trocar por outra coisa nao o vais dar assim so porque tu tens mais e a outra nao tem.

                        Pois é um casaco e nao um cromo, mas para os miudos é possivel que o cromo ate valha mais que se fosse um casaco. Porque esperas que os miudos se desfaçam de algo que querem assim sem contrapartidas se tu (e quase todos) na mesma situaçao nao o fariamos?

                        Acontece o mesmo com o emprestar as coisas. Ficamos muito ofendidos quando os miudos nao emprestam ou partilham um brinquedo quando nos muitas vezes nao lhes emprestamos nem partilhamos os nossos "brinquedos" sejam eles telemovel ou o comando da tv. Nem sequer partilhamos com outros adultos! La nao sei em que livro sobre educaçao e desenvolvimento li um exemplo deste tipo em que se comparava o emprestar o balde de praia a outro menino com a mae emprestar o seu telemovel a um desconhecido...

                        Tenta ver as coisas noutra perspectiva...

                        Beijinhos
                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #13
                          Eu digo simplesmente que é muito perigoso (e arbitrário) julgar a educação de uma criança e a personalidade dos respectivos pais por episódios como o dos cromos (ou até o da "rasteira" ou da "vassourada"..tirando esses momentos, as 2 crianças estiveram ou não a brincar juntas?).
                          As minhas filhas, que têm agora 7 anos, já me envergonharam várias vezes...já se recusaram a emprestar brinquedos, a dar coisas repetidas, a partilhar insignificâncias...e, no entanto, não é essa a educação que lhes damos e essas atitudes de egoísmo não reflectem os valores que, sinceramente (sei que sou suspeita), acho que têm. Uma das filhas, em particular, sofre horrores em separar-se de "coisas", ao ponto de ter feito uma birra que durou mais de uma hora porque pus fora um estojo que nem sequer era dela e que nem sequer brincava com ele!
                          Eu não aprovo o que a avó fez, mas compreendo... (a minha mãe teria feito igual e eu...não sei, depende...). Não é necessariamente isso que vai fazer da criança uma jovem mimada e egoísta. Acreditem que não...

                          Comentar


                          • #14
                            Bem, eu não quis falar mal da educação que a mãe da M. lhe dá, até porque é uma pessoa que eu adoro, talvez por isso tenha ficado tão triste com aquela atitude. Não estava mesmo nada à espera. Se calhar devia, quando no meio de algumas conversas entre nós ela me disse e passo a citar: " Eu tenho consciencia que a minha filha é muito irritante para as outras crianças" - isto dito da boca da própria mãe.
                            Cada um é como cada qual e eu por norma, não acedo aos caprichos da minha filha só para ela não chorar ou para não fazer birra. Isso faz parte. A minha mãe dizia-me: " Mais vale chorares tu do que chorar eu". Na altura eu não entendia, mas agora que sou mãe, entendo perfeitamente.
                            Quanto à questão da miosotis: Claro que não há resposta sim ou não, depende muito da situação.
                            Claro que agora é um pouco "suspeito" eu dizer que sim, que se a minha filha não desse, dava eu, mesmo que ela ficasse a chorar. Uma coisa é ter um brinquedo que ela gosta muito, é óbvio que não lho ia tirar para dar a outra criança.
                            Se tivessem dado 3 bolos a um filho vosso e eles já tivessem de barriga cheia, chegava outro menino e pedia-lhe um bolo porque ninguem lhe tinha dado nenhum. Voçês não davam porque o vosso filho dizia que não queria dar?
                            Para mim os "objectos" funcionam da mesma forma. E sim, "obrigava" a dar ( ou seja, não dava ela, dava eu ), se ela tivesse as mãos cheias de bonecos/cromos/bolas seja lá o que for, todos iguais e eu me apercebe-se que ela não queria dar apenas porque se sentia bem com o facto de ela ter muitos e o outro menino não ter nenhum. Para mim o egoísmo é uma das piores coisas...

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                              Bem, eu não quis falar mal da educação que a mãe da M. lhe dá, até porque é uma pessoa que eu adoro, talvez por isso tenha ficado tão triste com aquela atitude. Não estava mesmo nada à espera. Se calhar devia, quando no meio de algumas conversas entre nós ela me disse e passo a citar: " Eu tenho consciencia que a minha filha é muito irritante para as outras crianças" - isto dito da boca da própria mãe.
                              Cada um é como cada qual e eu por norma, não acedo aos caprichos da minha filha só para ela não chorar ou para não fazer birra. Isso faz parte. A minha mãe dizia-me: " Mais vale chorares tu do que chorar eu". Na altura eu não entendia, mas agora que sou mãe, entendo perfeitamente.
                              Quanto à questão da miosotis: Claro que não há resposta sim ou não, depende muito da situação.
                              Claro que agora é um pouco "suspeito" eu dizer que sim, que se a minha filha não desse, dava eu, mesmo que ela ficasse a chorar. Uma coisa é ter um brinquedo que ela gosta muito, é óbvio que não lho ia tirar para dar a outra criança.
                              Se tivessem dado 3 bolos a um filho vosso e eles já tivessem de barriga cheia, chegava outro menino e pedia-lhe um bolo porque ninguem lhe tinha dado nenhum. Voçês não davam porque o vosso filho dizia que não queria dar?
                              Para mim os "objectos" funcionam da mesma forma. E sim, "obrigava" a dar ( ou seja, não dava ela, dava eu ), se ela tivesse as mãos cheias de bonecos/cromos/bolas seja lá o que for, todos iguais e eu me apercebe-se que ela não queria dar apenas porque se sentia bem com o facto de ela ter muitos e o outro menino não ter nenhum. Para mim o egoísmo é uma das piores coisas...
                              Completamente de acordo. É aprendendo com as pequenas coisas que mais tarde eles saberão dar valor às grandes coisas, nomeadamente aos grandes gestos. As pessoas não têm noção mas os primeiros anos de vida são os mais importantes na vida de uma criança, futuro adulto. Não sei se já ouviram a frase "somos da nossa infância como quem é de um país". Isto é verdade, verdadinha. Não menosprezem a infância dos vossos filhos. Tudo o que de bem e mau lhes passarem fica lá registado e não é à toa que anda aí tanto adulto "doente". Na maior parte dos casos são tudo consequências da infância que tiveram.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X