Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda....Autorização do Pai - Saida para Fora do País

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda....Autorização do Pai - Saida para Fora do País

    Boa noite,

    Após ponderação de varias situações sociais e economicas em que me encontro, resolvi que em Janeiro irei para junto da minha irmã que mora em Inglaterra.
    Vou levar o meu filho, mas sei que a reação do pai como é obvio não será a mais receptiva, Convem informar da minha decisão o quanto antes ?
    Vou informa-lo da decisão, já sei que ele vai a "correr" ter com o advogado saber o que poderá fazer! Está no seu direito, claro!
    Mas eu tambem sou mãe, estou a pensar no futuro dos 2, sei que o pai do menino vai sofrer muito, não será facil, mas a propria vida nunca o foi e ate pode parecer egoismo da minha parte mas eu tambem tenho que "seguir" com a minha vida!!!
    pelo que pergunto a quem souber se caso o pai não queira assinar a declaração reconhecida pelo notário que autoriza a saida do meu filho para o exterior, se eu recorrer em tribunal existe algum impedimento para o juiz não autorizar?
    Poderá ele recusar de continuar a pagar a Pensão de alimentos alegando não estar perto do menino e nem conviver com ele?
    Penso em voltar ca pelo menos 2 vezes por Ano das quais o menino irá para ele, obvio!!!

    Obrigada a todas!

  • #2
    Ana, não me leve a mal o que vou dizer, cada um sabe da sua vida obviamente, e todos sabemos q a vida cá não está fácil... Mas imagina-se a ver o seu filho 2x por ano...? Até q ponto a situação não é injusta para o menino e o pai? Os meus pais divorciaram-se quando eu tinha 11 anos e eu nem tinha uma grande relação com ele, pois em miúda sentia-me preterida ao pé dos meus 3 irmãos rapazes. Mas eu vi o que o meu pai sofreu e ele esteve sempre perto de nós. Lembro-me de irmos de férias com a minha mãe durante 15 dias e ele ao fim de 1 semana foi lá levar-nos a almoçar, foi de camioneta, com os trocos contados...

    Sei bem que a "mãe" não é igual ao "pai", digam o que quiserem, apesar de haverem "pais" mais "mães" que as mães. Tb sei bem que há pais que depois do divórcio se "esquecem" dos filhos. Mas que os pais perdem imensos direitos no divórcio é bem verdade... E não me admira nada que, se conseguir provar que lá fora consegue dar condições de vida ao seu flho que aqui seria impossível, um juiz qualquer diga ao pai que ele não´faz assim tanta falta na vida do filho que não baste vê-lo 2x por ano...

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
      Sei bem que a "mãe" não é igual ao "pai", digam o que quiserem, apesar de haverem "pais" mais "mães" que as mães. Tb sei bem que há pais que depois do divórcio se "esquecem" dos filhos. Mas que os pais perdem imensos direitos no divórcio é bem verdade....
      Sandra,

      Eu sempre quis que o pai não perdesse os seus direitos! Alias eles estao juntos semanalmente as vezes ate diariamente! Ele tem sempre uma opinião, as vezes contraria á minha, mas sempre mostrei interesse em que ele opine na educação e vida do nosso filho!
      Mas Sandra, a situação não está facil, nada facil, eu não quero acabar como aquela Senhora que apareceu ontem no Jornal da Noite em que entregou os 2 filhos á irmã por não ter condições para os criar!!!!
      Existem voos a 120 euros com ida e volta, ele pode ir lá sempre sempre que quiser!!! E tem condições economicas para isso!!
      Terei de me sacrificar.....Terei de ser eu a recuar e ficar cá em que trabalho das 8h ás 20h por 500 e que o meu filho que tem 4 anos tem que andar na escola privada, pois não tem vaga na publica sendo eu mãe solteira?
      Tambem é injusto para mim!!!

      Comentar


      • #4
        Eu n sei se é por ter passado pelo divórcio dos meus pais, mas é mesmo um trauma q eu tenho... Hoje sei perfeitamente que eles já n faziam sentido juntos e longe de mim defender que um casal que já n o é se mantenha junto por causa dos filhos...

        Eu sugeria-te que falasses com o pai do menino com calma, n digas que já tomaste a decisão, diz q tens vindo a pensar, que aqui n consegues ter as condições q ele precisa e q lá a vida é mt mais facilitada... Se ele tem possibilidades de ir lá com alguma frequência menos mal... Ou até pode ser que ele perceba que tem de ajudar mais para que possam continuar cá... O importante é q consigam conversar no sentido do q é melhor p o menino, divergências à parte...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
          Eu sugeria-te que falasses com o pai do menino com calma, n digas que já tomaste a decisão, diz q tens vindo a pensar, que aqui n consegues ter as condições q ele precisa e q lá a vida é mt mais facilitada...
          Obrigada Sandra pelo conselho....Muito útil!!!
          É isso mesmo vou conversar com ele calmamente e referir isso mesmo que disses-te! Tambem vou-lhe fazer ver que vou para pé da minha irmã, que não estou sosinha lá, como tanta gente vai infelizmente!
          A ver vamos como corre a conversa e ouvir a opinião dele!

          Ana

          Comentar


          • #6
            Compreendo as razões que a levam a querer emigrar, mas sem dúvida é uma decisão com grande impacto na vida de 3 pessoas (pelo menos)...
            Ao ter essa conversa franca, aconselho que
            - não dê o facto por consumado (vou e pronto, só preciso da assinatura);
            - mostre que ponderou todas as dificuldades que pode vir a ter (a sua irmã vai acolhê-la em sua casa? já tem emprego? escola para o filho?)
            - dê alternativas para pai e filho se encontrem com regularidade (se ele for lá, tem de suportar todas as despesas? a Ana não pode vir a Portugal 3-4 vezes por ano?).
            Vai ser uma notícia difícil de digerir...se a reacção for má, o melhor é deixar passar algum tempo e não deixarem a discussão progredir...

            Comentar


            • #7
              Boa noite guialmi,

              Sim, vou ficar na casa da minha irmã, ela trabalha na empresa de uns amigos e vai-me colocar lá tambem (apos conversa com eles), em relação á escolinha a minha irmã referiu que a escola lá é gratuita a partir dos 3 anos, que vai recolher varias informações sobre as escolas e vamos escolher em conjunto qual será melhor para o menino.

              Queria frisar uma coisa: Neste momento o que ele paga de pensão eu uso esclusivamente para o colegio, para a educação do meu filho! Eu não pretendia que ele continuasse a pagar a pensão para eu ter lá boa vida ou o que seja, queria investir novamente na educação e procurar um colegio privado (se a opção publica não for razoalvel) e assim já seria uma ajuda na prestação! Eu não quero o dinheiro dele para mim! Nunca o quis!!!

              Neste momento tenho 24 e o menino tem 4, se eu não aproveitar agora esta talvez possibilidade de melhoria de vida, quando o menino tiver na primária seria um crime eu fazer isso! Não era justo!

              Em relação as despesas, existem diversos voos em que a viajem com ida e volta ronda os 70 euros (a minha irma, veio ca de ferias e voltou na compra desse bilhete), ele tem possibilidade financeira para o fazer e claro a minha irma disse que a casa estaria sempre pronta para o receber lá em casa (ate eu ter a minha, se deus quiser), so tera de se preocupar com o transporte!!!

              Vou deixar passar algum tempo, mas vou-lhe referir que eu tenho que seguir com a minha vida....a viajem é de 3 horas....Se eu fosse morar para o Porto não iria ser mais caro ele ir lá e não demoraria mais tempo?

              Ana

              Comentar


              • #8
                Ana, n tens de pôr o menino numa escola privada p "justificar" a pensão, tb tens de o vestir, dar de comer, medicamentos, a despesa c eles é tanta! A questão da pensão não pode estar em causa, quer pagues colégio ou fiques em casa c ele!

                Dp conta como correu, mas faz uma 1ª abordagem mt leve, diz q estás a pensar nisso e frisa bem a diferença de condições q lá podes dar ao vosso filho e n dês grande resposta se ele começar logo a dizer q não. Deixa-o seguir p poder pensar no assunto e dp voltas a tentar.

                Bjs

                Comentar


                • #9
                  Olá Sandra,

                  Não correu bem, nada bem.....
                  Olha escolhi bem o dia, o momento, a hora, na paz, na boa....Apenas uma simples conversa, apenas referi que estaria a pensar la la la no intimo a possibilidade!!
                  OHHH....Cortou logo logo a conversa, disse que não, nunca, nem por sombras levaria o menino!!!
                  Disse-me "Estás a vontade, eu precebo, entendo o porque da tua conversa, mas se quiseres ir vais e deixas o menino comigo. Continua tudo igual, rotinas, colegio"
                  E eu disse-lhe " E achas que eu vou aguentar em ouvir ele a dizer ao telefone Mamã, porque nao me levas-te?
                  Disse-lhe mais uma vez que não era preciso se exaltar que era apenas uma conversa, uma possibilidade como tantas outras!!!

                  E agora??? De certesa que vai a fujir ter com o advogado saber os seu direitos!!! E os meus???? Onde estão? Terei de viver de rendimentos sociais para poder tentar sobreviver? Não tenho direito de tentar uma vida melhor ??

                  Alguem que me de conselhos!!! Eu quero ir, e como ele proprio o diz: Quando meto na cabeça, faço e pronto!!! (Mas ainda não estou nessa fase)

                  Obrigada!!!!

                  Comentar


                  • #10
                    Oh Ana... Eu percebo o teu lado, mas tb percebo o dele... É uma situação muito difícil. Tenta falar de novo daqui a umas semanas, pede-lhe apenas para te ouvir e fala-lhe nas vantagens que terias lá, na frequência das vindas a Portugal e na disponibilidade p o receberem quando ele fosse lá. A reacção pode ser a mesma, mas certifica-te que ele fica a saber todos os lados positivos.

                    Entende que a posição dele não é contra ti, mas sim pelo filho, o que tem toda a lógica... O que diria dele se aceitasse sem mais nem menos o filho ir para outro país e deixar de fazer parte do seu dia-a-dia?? Não vai ser fácil e o mais certo é não conseguires mesmo. O problema do divórcio quando há filhos é q nunca há-de ser um divórcio a 100%, pois fica-se sempre ligada a essa pessoa e dependente em algumas situações, como a q estás a viver...

                    O ideal seria mesmo conseguires resolver a tua vida cá, mas isto está cada vez pior...

                    Beijinhos e boa sorte

                    Comentar


                    • #11
                      Vou ser muito sincera, para mim é um acto de egoísmo para o pai do teu filho e principalmente para o teu filho. Acho que nós mães não temos o direito de afastar assim os filhos do pai e meter em causa a relação que têm.
                      Não estamos a falar de 400 km mas sim de uma mudança radical e ainda por cima o pai não ter oportunidades de deslocação.

                      Imagina que era o teu ex que tinha a custódia do teu filho e ele decide mudar de pais com o pequeno, apesar de ter vários motivos, como te sentias? Ias entender? Ias abrir mão do teu filho?

                      Apesar de todas as dificuldades uma criança precisa de um pai e de uma mãe porque foi nessa realidade que cresceu. Que equilibrio vais conseguir dar? É porque o teu filho vai sentir falta e para ele as coisas não são tão simples como na tua cabeça

                      Olha que não é o dinheiro que completa uma criança muito menos uma escola privada isso são extras. Existe coisas mais importantes e necessárias - amor da mãe e do pai, a presença da mãe e do pai, a ajuda da mãe e do pai, o carinho do pai e da mãe, as brincadeiras da mãe e do pai ... e não só 2, 3, 4, 5 vezes por ano.
                      Ultima edição por Clara Sophie; 09-09-2011, 00:09.


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #12
                        concordo totalmente com a Clara.


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • #13
                          AnaPP, mesmo percebendo as tuas razões, não posso de modo algum concorcordar com o que queres fazer!

                          Quando temos um filho a nossa vida muda completamente e não podemos pensar na nossa vida como antigamente... o nosso filho tem um pai, no teu caso um pai bem presente, pelo que percebo completamente o lado do teu ex! Imagina que era o contrário e ele te queria levar o teu filho para viver em londres!

                          Acho que a solução passa mesmo por tentares arranjar melhor vida por cá... perto do pai! É um compromisso que aceitamos qd decidimos ter um fillho com determinada pessoa! Não é um contrato de papel que se possa desfazer!

                          Comentar


                          • #14
                            Eu já tinha andado por aqui, a pensar, mas não me vieram as palavras. E agora li o queria dizer no que escreveu a Clara. Concordo plenamente. Compreendo perfeitamente as tuas razões mas tens que pensar que apesar deste pai já não fazer parte da tua família, directamente, faz parte da do teu filho. Sentes-te injustiçada e perguntas "e eu", mas como, certamente, sabes bem, depois de termos filhos essa pergunta acaba por ter um lugar diferente. A distância física não é compreendida pelas crianças como nós a compreendemos. Acho que o teu filho perde, sim. Quanto à tua pergunta inicial, apesar de não ter qualquer conhecimento legal na matéria, na teoria acho que ele te pode impedir de tomares esta decisão e é provável que ele vá em busca de argumentos para te contrariar (cuidado). Não tem lógica nenhuma que, numa coisa tão importante, e que vai alterar as rotinas do menino, a tua opinião seja mais válida que a dele. Por favor, não leves a mal as minhas palavras, mas se puderes reflectir um pouco mais, colocando-te no lugar do pai, e do filho, acho que vai ser melhor para todos.
                            [hr]

                            Laranja

                            Comentar


                            • #15
                              Boa tarde a todas,

                              Toda gente fala e se fosses tu...e se...e se.....Mas acontece que não sou eu!!! E a vida não é assim??!!!!
                              Mas sera que serei a unica, nesta vida a ponderar isto???
                              Entao vejam uma coisa: O pai do meu filho, não paga casa, agua, luz, gas (casa oferecida pelos pais) ganha cerca de 1500, tem as despesas dele como todos temos mas não e nada comparado comigo: Ganho 500, pago renda, despesas com a menina e as minhas despesas!!! O que vale é que moro com a minha mae, e se não morasse???
                              Tem logoica se pensarem " Olha e que culpa tem o homem de ganhar mais?" Ainda bem....Mas e eu tambem nao tenho o direito de tentar uma vida melhor?
                              Se eu ganhasse para ter uma vida razoavel com o meu filho não estaria a ponderar!!!!
                              Se eu chegar aqui e disser: O meu filho anda no 5 ano e estou a ponderar ir emigrar,.....etc etc!!! Acho que isso sim é egoismo!!!!!

                              Todos na casa dos 20 tentam coisas novas, arriscar.......Vou tentar quando aos 40?
                              O Pai do meu filho esteve em varios paises quando era mais novo! Querem ver que agora por ter um filho, vai me prender???
                              Eu seria melhor mãe em deixar o meu filho com o pai???
                              Esteve dentro de mim 9 meses, acompanhou-me em diversas situações, sofri muito para o poder ter sempre sempre ao meu lado, lutei em tribunal contra os advogados dele (sim porque eu levei uma advogada do estado que entrou calada e saiu como entrou) se não me defendesse voltava para casa "sosinha"...Uma coisa vos garanto se eu for o meu filho não fica cá! eu recuso-me...está fora de questão!

                              "Ana o melhor é tentares por cá" Onde??????? No centro de emprego da minha zona tem umas 10 ofertas de emprego e a maior parte é de cosinheiros.....infelizmente não é a minha area!!!!

                              Por favor, sera que alguem me entende? Não sei já......o que pensar!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X