Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2.º Filho - sentimentos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Obrigada pelas vossas respostas.

    De facto, a única coisa fazer é seguir o coração, como quase todas referiram.

    Acho que o meu receio também se prende com o facto da gravidez da minha filha ter sido de risco. Tive que ficar de repouso no primeiro trimestre, por isso tenho medo que me aconteça o mesmo. Que alegria poderia ter eu, se tivesse que ficar deitada sem poder cuidar da minha filha...?

    Comentar


    • #17
      A minha filha tem neste momento 2 anos e meio. Nunca pensei em engravidar novamente antes de ela fazer os 3 anos. Ela só vai para o infantário aos 3 anos e para mim é impossível ter dois em casa ao mesmo tempo (ela fica com os avós e não dá para tomarem conta dela e de um bebé). A diferença que eu tinha do meu irmão eram os 2 anos e o meu marido e as irmãs também têm diferença de 2 anos (até menos). Acho que muito tempo de diferença é mau mas mais do que isso cabe-nos a nós ver se estamos preparados. Nunca senti que engravidar novamente seja roubar tempo à minha filha. Engravidar é ficar ainda mais rica e por isso logo que ela fez 3 ou 4 meses sentimo-nos preparados para o próximo. É claro que não íamos tê-lo logo, pensámos nas razões práticas. Custa-me muito ver que há pessoas que não têm mais filhos precisamente por esse medo de faltar ao que já têm. A minha mãe nunca me faltou, mesmo tendo o meu irmão, por exemplo.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #18
        Micaela, eu não disse que esse sentimento de "faltar" à minha filha é consciente/racional. Até parece que estou a dizer que pais com dez filhos não dão amor a todos! O que eu digo é que esse sentimento me assola sem que o possa controlar - digamos que o coração se está a pôr à frente da razão- São apenas receios, que me fazem crer que talvez ainda não esteja preparada para um segundo filho. Naturalmente que não acho que vou ignorar a mais velha quando tiver outro bebé.

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
          Micaela, eu não disse que esse sentimento de "faltar" à minha filha é consciente/racional. Até parece que estou a dizer que pais com dez filhos não dão amor a todos! O que eu digo é que esse sentimento me assola sem que o possa controlar - digamos que o coração se está a pôr à frente da razão- São apenas receios, que me fazem crer que talvez ainda não esteja preparada para um segundo filho. Naturalmente que não acho que vou ignorar a mais velha quando tiver outro bebé.
          Não me interpretes mal. É claro que essa preocupação surge na cabeça de toda a gente mas há os que sentem que a vontade de ter outro filho é mais forte e há outros que não, é só isso.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #20
            olá eu tenho uma menina agora com 3anos, e desde cedo pensamos em dar um irmão para ela... a nossa filha é uma menina cheia de vida e sinto q ela precisa de ter crianças para conviver com ela... ela adora o infantario desde o 1º dia e nunca chorou vai sempre toda contente... e por experiência de ter um irmão com diferença de idade de 7 anos, como uma mamã passou só em adulto é q nos começamos a entender porque sempre tivemos dificuldade precisamente por causa da idade...
            Mas quis o destino trocar-nos ás voltas e quando a nossa menina ainda não tinha 2anos decidimos avançar para uma nova gravidez, que tardou em chegar, andei 1ano totalmente desregulada das hormonas e menstruação, só depois de tomar medicação acalmei... engravidei em finais de abril... mas quis o destino q não evolui... passei por um aborto espontâneo, sim foi horrivel mas o facto de ter a nossa filha fez ultrapassar tudo e pensar nela e no quanto eu só uma sortuda! Depois de muito ponderar decidimos mudar de pais porque em Portugal não estamos a viver mas a sobreviver, o q acontecerá lá para o final deste ano... e entretanto adiamos os planos de uma nova gravidez... q só voltarão depois de estarmos estabelizados novamente ou seja não será antes de a nossa nina ter 4anos... Entretanto andamos a base de preservativos, ainda ponderei tomar a pilula mas a médica disse q poderia voltar a desregular toda e uma vez q agora ando mais certinha não quer arriscar para depois andar meses a tentar novamente... eu sei q o maridinho não gosta muito do preservativo e só estamos a usar para ai uns 10 dias dp da minha menstrução... qualquer dia ainda engravido sem contar
            bjs
            http://mundodeprata.blogspot.com/

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
              Olá,

              Tenho uma menina com dois anos, que muito lutei para ter. Agora as pessoas vão perguntando para quando o segundo filho (como de costume) mas, apesar de ser uma hipótese que me faz sorrir e sonhar, ainda não está planeado. Mas há um sentimento que me assola sempre que penso num segundo bebé: que estou a "trair a minha filha. Só penso que ela não me vai ter tão dedicada a ela, que se vai ressentir, que vai perder muito de mim e eu muito dela. Ou seja, não penso na parte positiva (que vai ter uma irmão ou irmã), mas só na parte negativa. Alguém passou pelo mesmo? Será que significa que anda não estou preparada?

              Obrigada
              Olá Isa,
              estou a escrever para te dizer que já senti exactamente o mesmo que tu. Sempre quis ter muitos filhos, mas houve uma altura em que sentia exactamente o que tu escreves aqui. Depois passou, acho que foi uma fase. Nunca analisei o porquê, é como dizes, não é racional, é emocional. Por outro lado agora já não me sinto assim, mas também ainda não tenho vontade de ter outro bebé. A minha boneca também tem dois anos.
              Beijo

              Comentar


              • #22
                Olá Isa,

                O nosso amor multiplica-se e conseguimos, com improvisos por vezes, dedicar tempo a cada um em particular; ter um 2º filho trás-nos a demonstração de que 1+1=2 é falso! O resultado em amor é muito maior, nós revivemos a maternidade até de uma forma mais serena, disfrutamos melhor do bebé e os filhos ganham com mais esta relação afectiva.

                A minha filha mais velha está no 1º ano, trazia um trabalho de casa em que tinha que escolher, dentre alguns exemplos ilustrados, qual a actividade/brincadeira que mais gostava, assinalou "brincar com bonecas" e disse-me - "oh mãe, eu escolhi este porque não está aqui aquele que eu mais gosto de todos que é brincar com os meus irmãos". Encheu-me o coração.

                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                  Olá Isa,

                  O nosso amor multiplica-se e conseguimos, com improvisos por vezes, dedicar tempo a cada um em particular; ter um 2º filho trás-nos a demonstração de que 1+1=2 é falso! O resultado em amor é muito maior, nós revivemos a maternidade até de uma forma mais serena, disfrutamos melhor do bebé e os filhos ganham com mais esta relação afectiva.

                  A minha filha mais velha está no 1º ano, trazia um trabalho de casa em que tinha que escolher, dentre alguns exemplos ilustrados, qual a actividade/brincadeira que mais gostava, assinalou "brincar com bonecas" e disse-me - "oh mãe, eu escolhi este porque não está aqui aquele que eu mais gosto de todos que é brincar com os meus irmãos". Encheu-me o coração.

                  Nem mais (na mouche, como sempre!): quando ando mais cansada da correria de ter dois filhos com dois anos de diferença, basta-me olhar para eles a passearem pela casa de mão dada para achar que aqueles dois são a coisa mais certa que fiz na vida!




                  Comentar


                  • #24
                    Mais uma vez, obrigada a todas. Serenaram um pouco o meu coração.
                    Ainda ontem estava a olhar para ela, tão dependente de mim (quer-me para tudo) e a pensar como é que ela iria reagir a um irmão. Pedir-lhe que espere enquanto dou mimos ao mano/a parece-me tão injusto...Parvoíces.

                    Comentar


                    • #25
                      Olá Isa,

                      volto a responder agora que o meu filho está com 3 anos e 8 meses e a minha filha fez 4 meses.
                      Quando ela estava com cerca de 3 meses e 1 ou 2 semanas, os ciumes dele desapareceram.
                      Ele comecou a assumir-se como irmão mais velho e ela como a bebezinha cá de casa. Deixou de ser uma rival para ser alguém que precisa da nossa atençao e cuidado. É lindo por demais ve-lo assim protector com ela. Quando a deito, se ela chora ele vai a correr buscar brinquedos para ela. As vezes ele está a brincar e ela chora e ele diz "mana agora não posso, está bem? agora tens de aguentar um bocadinho que eu já vou!". Ela por vezes não gosta nada de andar no ovo e acreditas que já é a vozinha dele que a acalma mais do que a nossa nesta situação?
                      Também eles acabam por se elevar para estar à altura das circunstâncias!!

                      Eu não sei se cheguei a escrever isto aqui e se me estou a repetir... Eu engravidei quando o meu menino tinha 2 anos e 6 meses, nesta idade eles mudam muito. Dos 2 para os 3 anos não tem nada a ver, nomeadamente em termos de independência. Por isso a menina dependente que tens agora vai crescendo também e se sentes que é demasiado cedo, podes sempre aguardar um pouquinho, embora eu ache que os 2 anos e 6 meses já lhes dá muita maturidade quando o bebé nasce e já se apercebem de tudo e verbalizam muito.

                      Eu falava muito abertamente com o meu filho, explico-lhe que todos os meninos ficam um pouco tristes quando vem um bebé cá para casa. Porque os bebés choram muito e precisam de muita atenção e que ficamos todos muito cansados. Mas dizia-lhe que prometia que ia tudo ficar melhor, quando a mana tivesse 5 meses, tudo ia ficar melhor. Ele percebe perfeitamente este tipo de diálogo. Já voltamos a falar sobre isto e ele diz que sim, que agora é tudo melhor e eu digo-lhe que ela vai crescer ainda mais e vai brincar mais connosco e vai tudo ficar ainda melhor.
                      Ultima edição por Mae_Pata; 08-12-2011, 17:33.

                      Comentar


                      • #26
                        Sou filha única e gostaria de ter só um filho mas infelizmente fiquei grávida do segundo. ainda não sei bem quais os meus sentimentos em relação ao segundo mas por pior que sejam, não tenho sentimento de estar a trair o primeiro, que já tem 6 anos. Tenho é mais um sentimento de ter medo de não amar o segundo.

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
                          Sou filha única e gostaria de ter só um filho mas infelizmente fiquei grávida do segundo. ainda não sei bem quais os meus sentimentos em relação ao segundo mas por pior que sejam, não tenho sentimento de estar a trair o primeiro, que já tem 6 anos. Tenho é mais um sentimento de ter medo de não amar o segundo.
                          Que engraçado és a primeira filha unica que oiço dizer isto! Eu sou filha unica e garantidamente quero ter no minimo 2 filhos... tal como eu conheço uma série de filhos unicos que terem apenas um filho está fora de questão!

                          Acho que um irmão faz imensa falta no crescimento saudável de uma criança! Eu sempre senti imensa falta de um irmão!

                          Comentar


                          • #28
                            DianaD, admito que essa parte de ter medo de não amar o segundo da mesma maneira tabém me passa pela cabeça.

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
                              DianaD, admito que essa parte de ter medo de não amar o segundo da mesma maneira tabém me passa pela cabeça.
                              Sabes porque sinto isso? Também pelo facto de não viver da mesma forma esta gravidez. Ou seja, a outra foi mais sentida, mais emotiva, mais feliz. Nesta, já sei o que esperar, e estou mais tranquila. Espero ligar-me ao meu segundo filho da mesma maneira que me liguei ao primeiro.

                              Comentar


                              • #30
                                Sunflower, acredito que ter irmãos faça com que adquiramos mais facilmente o sentido de partilha ou de não nos sentirmos os reis ou as raínhas lá de casa. No entanto, ter um irmão não significa ter um amigo para a vida. Também há manos que não são cúmplices e com alguma incompatibilidade de feitios. O meu pai e o meu tio não se dão, por isso, muitas vezes, também é preciso ter sorte...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X