Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dívidas...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dívidas...

    Bom dia a todas.
    Acabei de saber de algo muito desagradavel e tenho algumas dúvidas.
    Uma filha que contraíu uma dívida , pelo vistos de um valor consideravél, e o pai foi o fiador.
    Ela não tem nada, apenas a casa e o carro, que parece que nem a casa pagaria o valor da dívida.
    Pelo que percebi, isto está tudo em tribunal e querem agora ir buscar os valores ao fiador.
    O advogado do fiador aconselhou a colocar tudo o que está em nome dele no nome do outro filho como que se fosse uma
    "herança antecipada".
    Ora ter muita coisa em nome deste filho não o pode prejudicar. Na prática não adquire nada, mas nas finanças vai estar que tem + 1 casa e carros em nome dele. Isto não o pode prejudicar?

    Agradeço um esclarecimento de alguém que perceba deste tipo de situações ou se já passou por um caso semelhante.

    Obrigada
    vc

  • #2
    Bom dia!

    Prejudicar... não... mas por exemplo se as duas casas tiverem isenção de IMI, a 2ª vai peder essa isenção... e essa "herança antecipada" tem custos...


    Ou seja, se o pai assegurar que todas as despesas ligadas a esse bens continuarão a ser pagas pelo pai, ele não tem qq problema... torna-se simplesmente uma pessoa com mais bens...

    e quem vai pagar todas as despesas das novas escrituras e afins?


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Eu não sei se havendo mais filhos, o pai poderá colocar bens em nome de um sem autorização dos restantes... Tinha ideia que não.

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
        Eu não sei se havendo mais filhos, o pai poderá colocar bens em nome de um sem autorização dos restantes... Tinha ideia que não.
        Eu tamém achava que não...


        Comentar


        • #5
          Obrigada pelo teu esclarecimento MBprincesa.
          Por acaso, em relação ao IMI, não é o caso. Porque a casa dos meus sogros já é antiga.
          Mas na nossa casa temos + 6 anos de insenção.

          Bem, em relação a custos, se ele quiser mesmo avançar com esta solução, claro que vai ter que ser ele a pagar, uma vez que esta situação toda, criada pela minha cunhada e respetivo, será apenas para não lhe tirarem o património.

          O que me preocupa é se em relação ás finanças, ficar com + 1 casa e carros em nome do meu marido, não nos vai ser prejudicial. Vai parecer que temos um grande património quando afinal é só mesmo no papel.
          Na prática não vale de nada, é isso? Ou seja, a única coisa que temos a "perder" é em casos como o que referiste? Isenções?
          Obrigada.
          Apetece-me tanto apertar o pescoço aquela mulher...

          Comentar


          • #6
            A questão aqui é que essa situação só está a ser ponderada, porque a "restante filha" fez bosta da grossa e como não tem como pagar, querem ir bucar as coisas do pai. Por isso a "safa" poderá ser o outro filho. Por isso não me parece que ela se vá recusar a dar essa autorização...

            Comentar


            • #7
              Mas mesmo com autorização tu nãoo podes dar patrimonio a um filho em detrimento de outro.

              Podes é fazer uma venda ficticia...

              (dores de cabeça portanto)


              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                Na prática não vale de nada, é isso? Ou seja, a única coisa que temos a "perder" é em casos como o que referiste? Isenções?
                Obrigada.
                Se tiveres abono dos teus filhos ou outros subsidios ficas sem eles, se calhar.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Rosinhas Ver Mensagem
                  Mas mesmo com autorização tu nãoo podes dar patrimonio a um filho em detrimento de outro.

                  Podes é fazer uma venda ficticia...

                  (dores de cabeça portanto)
                  Mas para venderes algo a um filho (um carro, por exemplo) os outros filhos têm de autorizar a transacção e prescindir da sua parte.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                    Obrigada pelo teu esclarecimento MBprincesa.
                    Por acaso, em relação ao IMI, não é o caso. Porque a casa dos meus sogros já é antiga.
                    Mas na nossa casa temos + 6 anos de insenção.

                    Bem, em relação a custos, se ele quiser mesmo avançar com esta solução, claro que vai ter que ser ele a pagar, uma vez que esta situação toda, criada pela minha cunhada e respetivo, será apenas para não lhe tirarem o património.

                    O que me preocupa é se em relação ás finanças, ficar com + 1 casa e carros em nome do meu marido, não nos vai ser prejudicial. Vai parecer que temos um grande património quando afinal é só mesmo no papel.
                    Na prática não vale de nada, é isso? Ou seja, a única coisa que temos a "perder" é em casos como o que referiste? Isenções?
                    Obrigada.
                    Apetece-me tanto apertar o pescoço aquela mulher...
                    Sim... tornam-se mais ricos mas não és penalizada por isso, por exemplo, no IRS...
                    Há impostos a pagar relativos à transação dos bens e relativos à "herança" mas esses devem ser assegurados pelo pai (coitado...).

                    Infelizmente conheço casos assim e que ainda por cima não se importam nada de ver os pais sofrerem com a sua irresponsabilidade...
                    Há ainda a questão de penhorarem parte do vencimento ou reforma do pai... a aí é difícil ele fugir....
                    é mau demais fazer isso a um pai que confiou e agora leva isto...


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                      Se tiveres abono dos teus filhos ou outros subsidios ficas sem eles, se calhar.
                      O abono é calculado com base nos rendimentos... os rendimentos deles não vão aumentar...


                      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                      Comentar


                      • #12
                        Tudo o que é calculado com base nos rendimentos não sofre qualquer alteração pois não há aumento de rendimentos...

                        Já por exemplo se quiseres pedir um empréstimo ao banco, és uma gaja com propriedades e tens mais facilidades e melhores spreads....


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                          Mas para venderes algo a um filho (um carro, por exemplo) os outros filhos têm de autorizar a transacção e prescindir da sua parte.
                          Já não... O pai pode fazer uma doação em vida ou a venda. Os bens são do pai e ele faz o que bem entende.... até pode dar aos pobres...
                          Vai é arcar com uma boa dose de despesas e impostos!
                          Em caso de falecimento é que já é diferente...


                          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                            Mas para venderes algo a um filho (um carro, por exemplo) os outros filhos têm de autorizar a transacção e prescindir da sua parte.
                            Sim, mas neste caso parece que quem fez a asneita foi a outra filha


                            Comentar


                            • #15
                              E para ter certezas absolutas acabei de confirmar com o Dep. Jurídico aqui da empresa e é mesmo assim:

                              - Tu não tens problemas nenhuns;
                              - O pai deve pagar todas as despesas para vocês não terem encargos;
                              - ele não só pode, como deve fazê-lo pois é a única forma de não lhe irem aos bens...
                              - O salário ou pensão dele é que não estão a salvo....
                              Ultima edição por MBprincesa; 11-05-2012, 13:03.


                              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X