Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Divergências ao educar - também acontece por aí?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Divergências ao educar - também acontece por aí?

    Olá a todas

    Eu e o meu marido somos muito diferentes. Se isso, no amor, tem sido um ponto a favor, no que toca ao modo de educarmos a nossa filha, nem tanto.

    Eu sou mais descontraída e paciente, mas também coerente. Ele é brincalhão, mas mais exigente e com tendência para explodir. Entre outras diferenças.

    Resultado: acabamos por discutir porque cada um tem a sua visão de determinada coisa...

    Para piorar, ainda gosta de dizer, quando ela se está aportar mal, que a culpa é minha porque sou branda.

    Estas divergências também acontecem nas vossas famílias? Faz parte?

    Obrigada.

  • #2
    Ola Isa R 2,

    EU tenho um feitio um pouco mais explosivo que o meu namorido..
    no entanto quando engravidei fomos sempre falando sobre a educação k keriamos dar, ou melhor, o que iriamos ou não permitir k ele fizesse..
    O que ficou sempre decidido foi que se um ralha o outro não mete o "bedelho" nem permite que ninguém o faça, entenda-se avós! E se as avós gostam de os proteger e deixar fazer tudo.Quando as avós se metem são cortada na hora pk o filho é meu e eu é que sei como quero fazer as coisas! Considerem elas que estou a ser exigente ou não!
    E tem funcionado bem assim, quando meu filho faz asneira ou birra e um de nós o chama a atenção( o outro está calado),e o miúdo vem ter com a parte oposta para os mimos, choro e queixinhas,a pessoa a quem o menino pediu mimos, acaba tb por explicar pk ralhamos com ele e explicar as coisas.
    Conosco tem funcionado.
    Se ás vezes noto que o meu namorido esta a ser mais exigente com ele e eu discordo por algum motivo não lho digo de forma brusca e raramente a frente do miúdo .mas tb ja aconteceu muitas vezes ser ele a "acalmar" o ambiente porque me estou a passar por alguma coisa.
    Experimenta sentar-te com o teu marido e falar com ele calmamente, é normal que tenham opiniões diferente sobre a educação a dar, vejam se conseguem chegar a "acordo " sobre o que permitem a menina fazer e se não alternativas..e diz-lhe que te sentes magoada/incomodada com o facto de ele te chamar branda, limitas-te a não concordar com ele...
    E essas divergências que falas é normal..
    Vejo isso nos meus irmãos, amigos e ate mesmo cá em casa, tentamos é criar fronteiras pra não "dar força" ao miúdo ao saber k se um não deixa o outro esta disposto a tudo.

    beijocas

    Comentar


    • #3
      Olá,

      Sim as divergências sempre aconteceram cá em casa. É dificil encontrar um meio termo, no entanto é possivel, basta que ambos os pais estejam em acordo que a educação deverá ser um plano a dois.

      O pior destas divergências é quando as crianças já mais crescidinhas se apercebem que não existe uniformidade entre os pais, e acaba por interpetar que o mais rigoroso, o mais explosivo, o que mais ralha e tenta educar e impor regras, é o mau da fita, e esse título é muito ingrato para quem o pratica.

      Comunicação, comunicação e comunicação é a regra básica nesta batalha entre ambos os elementos do casal.

      Comentar


      • #4
        Sim. Eu sou um bocado mais duro no cumprimento de regras, e ela acha que eu sou demasiado rígido. O problema tem-se manifestado na hora das refeições, porque a nossa filha (19 meses) é muito problemática para comer, e eu insisto (por vezes demais, aceito) para que ela coma o que lhe faz bem. Já a minha esposa acaba por ter pena da bebé, e vacila, oferecendo-lhe, mais tarde, algo que ela come com facilidade (papa, ou iogurte).

        Estamos a discordar muito nisto, por mim ela se não come a sopa ao almoço, come ao lanche, e se não come ao lanche, come ao jantar. Isto está a desgastar-nos imenso, e sinto que a nossa filha já nos manipula com birras horríveis na hora das refeições...
        Ultima edição por Arad79; 17-08-2013, 00:04.

        Comentar


        • #5
          Acho que as divergências são mais do que normais, o importante é terem um ponto de vista em comum, um "plano comum".

          Eu ainda não sou mãe, apesar de já estar grávida, mas sou educadora de infância, o que em teoria me leva a ter planos muito mais concretos da educação que quero dar á minha filha. O que mais oiço é "com os nossos é diferente", mas na minha experiência vi casos em que um dos pais era mais permissivos / pacientes, noutros casais havia uma "troca" de papeis consoante o tema, por ex pais que são mais rígidos em relação à alimentação e mais permissivos nas restantes rotinas e vice versa.

          Resumindo, o que importa é dentro do casal haver consenso e sobretudo respeito. Discordarem é normal, mas essa discórdia não deve NUNCA ser mostrada em frente ao vossos filhos.




          Inicio dos treinos em Agosto 2012 - Positivo em Maio de 2013
          Inicio dos treinos em setembro 2016

          Comentar


          • #6
            Também tenho divergências aqui em casa. Minha menina é sapeca, eu sou mais rigorosa enquanto o papa não está nem ai. Até reclama quando educo minha filha. Complicado... Meu caso já é o contrário do teu. Eu sou muito boazinha e amiga com ela, mas sou a que impoe regras e limites. Os avós e o pai ficam com a parte mais legal da educação.... As vezes parece que sou a ruim e a bruxa. Me sinto mal com isso. Mas alguem tem que educar não é verdade? Quando penso no futuro de minha filha, crio forças e penso que todo filho precisa de alguem que dê limites a ele. Isso é muito importante para a criação da personalidade deles. Hoje sou vista como mae chata, mas amanha ela vai me agradecer. E também procuro elogiar e brincar com ela sempre que possível. Somos amigas sim. Mas se ela apronta, a mama tá aqui pra lhe mostrar onde esta o erro

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X