Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

    MJGuigui (31-12-2009)Tenho lido algumas coisas que aqui vão postando. Fico pasma com algumas descrições que aqui são feitas sobre as lides domésticas e afins dos casais.

    Acho caricato o facto de se mencionar na maior parte das vezes, a "falta de ajuda" dos maridos.... ora eles não devem ajudar. A meu ver não é dar uma ajuda, é dividir as tarefas. Como nunca fui habituada a ter criados para me fazerem tudo nem a ser criada de ninguém, acho q não suportaria um homem que fizesse de mim empregada doméstcia


    Exactamente...

    Quando decidimos casar,partilhar a vida, não foi propriamente substituir a mãmã. Sempre deixei isso bem definido. Faço, porque quero, porque me apetece, nao porque tem de ser, porque se não fizer, faz ele. Eu quando vivia com os meus pais ajudava em casa, ja era eu quem passava a minha roupa, ajudava nas lides domésticas...mas era diferente, não cozinhava, nao fazia compras, nao pagava contas etc...Foi isso que lhe disse, casando nao vais trocar de ''empregada doméstica''



    Nós não dividimos tarefas, ele participa nas tarefas, se nao me apetecer arrumar cozinhar se tiver de fazer faz, na boa, enquanto cozinho dá banho e a sopa à n/ filha...o problema é que é um pouco desarrumado, do tipo, chega a casa deixa o casaco na cadeira, digo para arrumar e...''amanhã vou vesti-lo:w00t:, mas lá acaba por arrumar despois de discutiurmos a lógica do - nao arrumo porque amanha vou usar. Mal de mim se nao arrumasse as coisas que vou usar mais tarde...:hehe:

    Comentar


    • #62
      RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

      cogrinha (31-12-2009)
      MJGuigui (31-12-2009)Tenho lido algumas coisas que aqui vão postando. Fico pasma com algumas descrições que aqui são feitas sobre as lides domésticas e afins dos casais.



      Acho caricato o facto de se mencionar na maior parte das vezes, a "falta de ajuda" dos maridos.... ora eles não devem ajudar. A meu ver não é dar uma ajuda, é dividir as tarefas. Como nunca fui habituada a ter criados para me fazerem tudo nem a ser criada de ninguém, acho q não suportaria um homem que fizesse de mim empregada doméstcia






      Exactamente...



      Quando decidimos casar,partilhar a vida, não foi propriamente substituir a mãmã. Sempre deixei isso bem definido. Faço, porque quero, porque me apetece, nao porque tem de ser, porque se não fizer, faz ele. Eu quando vivia com os meus pais ajudava em casa, ja era eu quem passava a minha roupa, ajudava nas lides domésticas...mas era diferente, não cozinhava, nao fazia compras, nao pagava contas etc...Foi isso que lhe disse, casando nao vais trocar de ''empregada doméstica''







      Nós não dividimos tarefas, ele participa nas tarefas, se nao me apetecer arrumar cozinhar se tiver de fazer faz, na boa, enquanto cozinho dá banho e a sopa à n/ filha...o problema é que é um pouco desarrumado, do tipo, chega a casa deixa o casaco na cadeira, digo para arrumar e...''amanhã vou vesti-lo:w00t:, mas lá acaba por arrumar despois de discutiurmos a lógica do - nao arrumo porque amanha vou usar. Mal de mim se nao arrumasse as coisas que vou usar mais tarde...:hehe:




      O meu respectivo já vivia sózinho há bastante tempo. Tinha empregada 1 vez por semana para passar a ferro e dar um jeito à casa. Ainda a mantemos. Dá-me muito jeito principalmente por causa da roupa p passar a ferro.

      Tenho a sorte dele não ser nada desarrumado, até acho q às vezes eu sou mais.

      Tb tenho a sorte de ele adorar cozinhar e portanto essa tarefa é quase sempre com ele. Ele faz o jantar. Eu dou banho ao filhote e vou arrumando algumas coisas. Da roupa por ex,lavar e secar e etc trato eu, ele não tem mto jeito e mistura tudo.

      Por norma quem arruma a cozinha depois do jantar sou eu. Tb é só por a loiça na maquina, lavar uma ou outra coisa à mãe e limpar o fogão.

      Outras coisas como limpar o pó, aspirar, limpar casa de banho é ao calhas. Tanto faz ele como eu.

      E até fico admirada por ele ser assim, pq até ir viver sózinho a mãe fazia-lhe tudo. Peq almoço na caminha e tudo
      MJ:fish:

      Comentar


      • #63
        Que sorte MJGuigui que tens conserva-o! lol
        O meu tb parece que só tem 2 mãos para o pc e afins....
        Temos algumas discussões por cqausa das limpezas, ele em casa apenas arruma as roupas sujas no cesto roupa na marquise, põe sempre o lixo lá fora, tira a louça lavada da máquina ( mas jão não põe), limpa o pó à sala e aspira. Mas se for por iniciativa dele acho que não fazia nada.
        Limpar a casa, casas de banho, tratar das roupas, cozinhar, quem é? Sou eu claro.
        Estou a ficar assustada pois com outro baby a caminho o trabalho vai triplicar... Vamos ver


        Comentar


        • #64
          Falou-se aqui em substituir a mãe.
          O meu marido não faz nada se eu não pedir e não pode ser tudo, faz algumas coisas... Não tem iniciativa nenhuma.
          A questão é que eu não estou a substituir a mamã dele porque lá em casa aquilo era um inferno, não havia limpeza, não fazia mal a roupa estar espalhada, etc... Ora eu já o "eduquei" minimamente mas como se costuma dizer "burro velho não aprende línguas" e está a ser muito difícil ele perceber que a casa tem de ser limpa e etc...
          Na casa dos meus pais está sempre tudo imaculado e queria que a casa estivesse sempre assim, mas é difícil...
          Bem, no fundo a culpa não é dele porque não é esse o exemplo que teve em casa e só segue aquilo que conhece.
          Como é que eu lhe dou a volta? Já vivemos juntos à 4 anos.

          Comentar


          • #65
            In, ng gosta de viver no meio de sujidade e confusão, mas terem de ser eles a tratar disso já é outra conversa... O meu marido as únicas coisas q faz sem ter de pedir é deitar o lixo fora e arrumar a loiça suja na máquina e arrumar dp de lavada, mas só a da máquina, a outra já n é c ele! E mesmo assim mts vezes os tachos n vão p a máquina e outras coisas... De resto a casa pode estar um caos q ele n quer saber. N é q n prefira a casa limpa e arrumada, olha q a minha sogra tem sp a casa super arrumadinha, mas ele fazer alguma coisa está quieto! O problema aqui em casa é q fui deixando passar... E dp ele parece q faz questão de n fazer bem p eu n voltar a pedir! Por ex, limpar o pó costumo pedir-lhe pq eu detesto, mas de vez em qd tenho mesmo de ser eu, pq ele n limpa como deve ser... Às vezes passo-me, mas dp volta ao mesmo... O q aconselho é, se ele n tem iniciativa, estabeleces quem faz o quê. Mas nesta altura cm estás em casa secalhar n vai ser fácil, pois eles acham q passamos o dia no sofá por isso podemos mt bem fazer td... Mas n deixes arrastar, olha q cmg já lá vão 11 anos e 3 filhos... E no fundo esta postura deles é uma falta de respeito.

            Beijos

            Comentar


            • #66
              Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
              Falou-se aqui em substituir a mãe.
              O meu marido não faz nada se eu não pedir e não pode ser tudo, faz algumas coisas... Não tem iniciativa nenhuma.
              A questão é que eu não estou a substituir a mamã dele porque lá em casa aquilo era um inferno, não havia limpeza, não fazia mal a roupa estar espalhada, etc... Ora eu já o "eduquei" minimamente mas como se costuma dizer "burro velho não aprende línguas" e está a ser muito difícil ele perceber que a casa tem de ser limpa e etc...
              Na casa dos meus pais está sempre tudo imaculado e queria que a casa estivesse sempre assim, mas é difícil...
              Bem, no fundo a culpa não é dele porque não é esse o exemplo que teve em casa e só segue aquilo que conhece.
              Como é que eu lhe dou a volta? Já vivemos juntos à 4 anos.
              Ora vamos por partes. Todos reconhecemos que ha um minimo que se tem de fazer numa casa para que nao se transforme numa pocilga (seguramente o teu marido incluido). Depois ha um conjunto de coisas que se podem fazer para que a casa seja um lugar mais agradavel. E depois podemos ter uma casa imaculada. Ora para alguem te trabalha fora e tem filhos ter uma casa imaculada é um luxo. Ou tens uma empregada ou exige muito tempo e trabalho. Trabalho a adicionar ao vosso cansaço de trabalhar fora e de ter um filho pequeno e tempo que podia ser dedicado a estar com o filhote, gozara vida em familia, ou descansar esse bocadinho que tanta falta nos faz. Por isso a pergunta é vale mesmo a pena ter uma casa imaculada?

              Isto se ambos no casal apreciam o facto e se vao esforçar para contribuir, ora tu dizes que o teiu marido nao se importa muito. Para ele o minimo seria suficiente para alem de achar que é uma batalha perdida achas que é justo pedires que abdique de tanto tempo do seu descanso, de estar com o filho para te fazer esse gosto?

              Agora outra coisa é passar do minimo ao agradavel. Seguramente que o que cada um exige para se sentir bem em casa é diferente. Tu gostarias de uma casa imaculada mas se calhar ficavas feliz com uma que estivesse limpa e arrumada. O teu marido viviria bem com uma casa minimamente limpa, mesmo que desorganizada, mas ate pode ser que concorde contigo que para alem disso conseguem mante-la limpa mais tempo, nao deixar acumular roupa ou ir arrumando as coisas melhoraria o ambiente, ate porque tu estarias mais satisfeita... Resumindo pode ser que consigam chegar a um consenso. Mas teem de estar os dois disponiveis pare negociar e ceder em algumas coisas.

              Dou-te um exemplo. Eu detesto deixara cozinha por arrumar (porque tive de sair a pressa ou porque jantamos tarde e estou muito cansada). a menso que steja doente prefiro fazer o sacrificio e arrumar logo. Mas o meu marido nao se importa e muitas vezes era a vez dele de arrumar e diz-me que o fara pela manha. Ora eu nao me sinto com o direito de o obrigar a fazer "como eu quero". ele faz a parte dele como acha melhor e eu tenho duas alternativas, ou faço eu e pronto é como eu quero (as vezes faço) ou repeito as preferências dele e deixou-o fazer como ele quer e la me sujeito a conviver umas horas com uma cozinha desarrumada. É uma compromisso porque a casa é de ambos, as tarefas tambem mas nao somos iguais nem temos as mesmas restriçoes e preferencias... Tambem ha situaçoe inevrsas. a mim sempre me custou limpar vidros e facilito muito nisso. Ele quando calha de os notar sujos limpa! Ele sai muito a marquise para fumar e como olha ca para dentro ve bem se o vidro esta sujo...

              Por isso a soluçao é conversarem sem discutir sobre o que cada um acha essencial e acessorio e onde ate se pode fazer o jeitinho para deixar o outro mais feliz. Dividem tarefas e responsabilidades e depois la vais lembrando que "é preciso fazer"

              Outro bom truque é tu mesma simplificares as coisas. Eu mudei para uma casa mairo e nao é que tenho menso trabalho a limpar agora? Pois é que acabaram os moveis com rococos e vidrinhos, a bonecada a enfeitar e a ganhar po. Tudo o que nao se usa esta nos arrumus e nao ha cantinhos e gavetas cheias de mariquices e a ganhsr po.

              Beijinhos
              RUte

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #67
                Bem, a questão é que o filho só cá está à 1 mês e já vivemos juntos à 4 anos e sempre foi assim.
                Tive uma gravidez de risco e tive de estar de repouso praticamente todo o tempo e as coisas em casa foram-se acumulando, se não fosse eu, isto tinha-se tornado uma pocilga!!
                Estar com o filho não é desculpa porque não está, passa o tempo no pc. As prioridades sempre estiveram invertidas, primeiro o pc, depois as coisas dele, depois a mulher e o filho... Ainda pensei que com o nascimento do G. ele muda-se mas não.
                E se ainda digo alguma coisa ainda sou a má. Conclusão: com as mamadas e o cuidar do filho e da casa ando de rastos.

                Comentar


                • #68
                  um milagre

                  Estive a ler-vos e cheguei a uma conclusão... eu não precisava de truques, eu precisava de um milagre. Em casa somo 5, tenho dois filhotes de 2 e 5 anos e um enteado de 19. Ora os pequenos contribuem bastante para a desarrumação, mas com a deles vou podendo eu bem... agora os dois grandes é que me dão cabo do juizo. Ultimamente cheguei a radicalizar... deixo acumular as coisas para ver se alguém se chega à frente... mas nada... e são férias escolares e o tempo sobra... e o meu companheiro na maioria dos dias trabalha menos horas que eu... mas não há contributos espontâneos. O pouco que fazem é porque eu peço e a maioria das vezes tenho de pedir mais que uma vez... Já experimentei listas de tarefas... divisão... perguntar que tipo de coisas é que eles podiam colaborar... estou esgotada e muitas vezes triste por não conseguir (sozinha) ter a casa como gosto... de manhã separo a roupa dos meninos, preparo pequenos almoços... (o pai veste-os e leva-os à escola)... faço almoço para 3 na hora e meio que tenho, às vezes para quatro que o teenager leva a namorada. Vou eu no fim do trabalho buscar as crianças, faço eu as compras, faço o jantar, dou banhos e deito-os... tudo isto sozinha... em dias bons acho que posso com tudo... mas na maioria das vezes e ultimamente, ando a acusar muito desgaste físico e até mental....

                  Vi aqui o comentário de um homem que diz nunca ter enganado a namorada... mas isso não torna o acto uma coisa de valor. Quando comecei a namorar o meu companheiro vivia com o filho, passava-lhe a roupa, tratava da casa dos dois... mas com a minha entrada em cena, o conforto apoderou-se deles... o conforto e o desleixe... pois há coisas que nem são tarefas domésticas, são coisas básicas de sã convivência e higiene.

                  Por isso não sei o que vos diga... às vezes penso que vou partir a louça toda... que vou-me marimbar... outras que penso alguém tem de fazer se não isto fica o caos completo... deixem-me aqui todos os truques e dicas do mundo... quem sabe um dia venho cá com um sorriso dizer que tudo mudou!
                  Jane & Cia
                  *
                  O JoãoNasceu a 24 de Novembro de 2005__ A Clara Nasceu a 7 de Dezembro de 2008

                  *
                  *Madrilhada da Clara: Patims *Afilhadas da Jane & Cia mariajoam - princesa Matilde nasceu a 15 de Dezembro Patims - princesa Inês nasceu a 21 de Dezembro isabelmrjc - princesa Ana nasceu a 31 de Dezembro

                  Comentar


                  • #69
                    Por cá a coisa calhou bem, ele é que cozinha porque eu detesto, e eu arrumo a cozinha, o resto no geral ( pó, limpeza, roupa) vou fazendo eu, embora os armarios, as varandas e garagem quem limpa e organiza é ele. Mas desde que moramos juntos ele sabe que no fim do banho a roupa é no cesto, e se molha a casa de banho tem de a secar, o saco do futebol é para ser desfeito quando chega a casa e as sapatilhas são sacudidas na varada ( por causa das bolinhas pretas) , se leva copos, pratos e afins para a sala ou escritorio, no fim é para arrumar tudo, e a loiça é dentro da maquina e não na pia ( esta parte é que ainda hoje, as vezes falha) ah! a tampa da sanita é para estar sempre fechada.
                    So custa no inicio, até o meu filho já põe os brinquedos e os sapatos no sitio, e se vê alguma coisa no chão pega e vai meter ao lixo, se até ele faz o pai não há de fazer porquê?

                    IN Nunca é tarde para mudar, principalmente agora com o G. tens de começar a pedir mais ajuda, no inicio ele vai reclamar uma ou 2 vezes, à 4º já deixou de ser um pedido especial e passou a ser uma tarefa. Quando o Éric nasceu, eu não o deixava fazer nada, que tivesse haver com o bebé, achava que só eu é que fazia bem que ele ia fazer asneira, enfim... agora passado quase 2 anos a panca passou, e dá-me jeito uma mão no banho, etc... pois bem um dia cheguei e disse : hoje és tu que o secas, no fim vestes esta roupa, mas antes passas este creme, pois bem ele fez 1, 2 3 vezes, à 4ª reclamou e eu disse que se quisesse trocavamos eu secava-o e ele dava-lhe a comida, foi o suficiente.
                    É claro que agora não vais exijir do dia para a noite que ele faço tudo, começas devagar com uma coisa simples e aos poucos vais pedindo, mais ajuda.
                    No fim é muito importante elogiares bastante, dizeres que detestas fazer aquela tarefa e que a ajuda dele tem te dado muito jeito ( ou seja muita festa como se o teu cão tivesse feito cocó na rua pela 1ª vez ) um favorzito sexual cai-lhes sempre bem e no fim rematas que foi em sinal de agradecimento




                    Madrinha querida Caty80
                    Madrilhada fofucha Julit

                    Comentar


                    • #70
                      tabita eu nunca dei banho ao G.
                      Desde o hospital que tem sido ele. Aliás, no outro dia pus-me a preparar as coisas e ouvi logo o comentário: ei! o homem da água sou eu! LOL menos mal...
                      Mas nas coisas de casa não se mexe mesmo. Depois do jantar dou sempre maminha e só depois arrumo a cozinha mas custava-lhe muito, por exemplo, ser ele a arrumar? --'

                      Comentar


                      • #71
                        Lá está nada como começares a pedir aos bocadinhos, diz que estás muito cansada que o G. não te tem deixado dormir ( o que é verdade) se ele não te pode arrumar a cozinha. Não fiques à espera que ele tome a iniciativa, senão nunca mais.... ele não te vai negar uma mãozinha
                        Fazes muito bem deixares ele cuidar do G. desde pequenito, eu é que era uma paranoica, nem o biberão deixava ser o pai a dar, tinha de ser tudo eu, porque senão ele bolsava, eu não comia etc.... ( como se comigo fosse diferente) :P




                        Madrinha querida Caty80
                        Madrilhada fofucha Julit

                        Comentar


                        • #72
                          Eu também sou paranóica em algumas coisas mas tenho cedido...
                          Vou fazer isso, vou pedir. O grande erro é que tenho esperado pela iniciativa....

                          Comentar


                          • #73
                            Não lhe passes a roupa! E não sejas demasiado "picuinhas" quando ele faz algo, muitos homens desistem porque elas criticam quando eles fazem, porque não está`à maneira delas, Há que se flexível.

                            EU não toleraria viver com um homem que em vez de companheiro, fosse mais um fácil.

                            Se vivesses sozinha com os filhos não precisavas de passar camisas e não te cansavas tanto com as refeições eh eh

                            Não passes nem mais uma camisa!

                            Comentar


                            • #74
                              Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
                              Não lhe passes a roupa! E não sejas demasiado "picuinhas" quando ele faz algo, muitos homens desistem porque elas criticam quando eles fazem, porque não está`à maneira delas, Há que se flexível.

                              EU não toleraria viver com um homem que em vez de companheiro, fosse mais um fácil.

                              Se vivesses sozinha com os filhos não precisavas de passar camisas e não te cansavas tanto com as refeições eh eh

                              Não passes nem mais uma camisa!

                              Não sei se era para mim a resposta mas já tentei fazer isso. Ainda para mais a roupa dele de trabalho são calças e camisas com vincos.... Mas dei-me mal porque quem passou por má esposa fui eu --'

                              Comentar


                              • #75
                                LOL Estive a ler o post inicial e é engraçado ver que bastantes coisas mudaram para melhor e outras continuam na mesma (as toalhas)... agora queixa-se das vezes que eu não lavo a loiça à noite e diz que lhe faz confusão ver a loiça suja, então vai lavá-la, nem que seja à meia-noite! Eu não sei o que lhe deu, antes dizia que lavava e a loiça podia ficar 3 dias e nada.

                                Zanguei-me muitas vezes com ele, muito mesmo, mas também o elogiei muito...mas não sei se é disso!

                                De resto, tem responsabilidades em relação aos miúdos...enfim, que grande diferença! Foi bom ler este tópico novamente, fez-me ganhar o dia hoje!

                                In and out pede directamente ajuda e explica o porquê...pode ser que o ajude a entender, não sei.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X