Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

    Ultimamente ando com um problema..quer dizer, sempre o tive e que é o seguinte: o meu marido faz as coisas, mas só se eu pedir. Ok, para algumas pessoas, falo de barriga cheia, mas fico um bocado cansada de andar sempre a dizer: faz x, ou y.



    Tenho andado doente, assim como o meu filhote e sinto que nestas alturas, a casa pára, ou seja, não há roupa lavada, a comida não é feita, enfim.



    Estou cansada de toalhas molhadas em cima da cama, de cuecas no bidet, de ter 9 camisas para passar numa semana de 5 dias úteis, fora as "n" t-shirts (nem sou eu que passo, mas acho falta de respeito pela pessoa que passa)...é que as máquinas de roupa e a roupa para passar é praticamente só dele. Aepsar de doente, eu é que etenho estendido a roupa e tenho apanhado, para além da "n" máquinas que fiz.



    A prioridade do marido é o computador e os downloads. Que vontade de atirar o computador pela janela.



    Ainda por cima, agora comecei a trabalhar e acumulando o facto de andar doente...tenho sempre a casa num alvoroço. Se dobro a roupa e coloco na gaveta dele, passado uns dias, está virada do avesso. Se não coloco dentro da gaveta, fica semanas cá fora...



    Outras que ele az: abre portas de guarda-fatos e gavetas e não fecha, usa a loiça mas não lava, etc.



    Depois, agora que finalmente tenho o meu ordenado, quero investi-lo na casa, de forma a te-la mais arrumada, mas nem isso ele concorda (aumentar armários da cozinha, por exemplo).



    Já lhe fiz vários ultimatos, mas estou a ver que tenho de agir de outra forma.



    Já me lembrei de deixar de lavar a roupa dele, de dar instruções para não passar, e ele ficar sem camisas para usar...é um bocado radical, até porque ele tem de andar sempre de fato durante o dia, mas...



    Estou a ficar mesmo farta...



    IDEIAS????







  • #2
    RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

    Ola

    Sei que é uma situaçao delicada,mas tens mesmo k ter uma conversa franca com ele...se ele mesmo assim nao concordasse fazia mesmo o k dizes...deixá-lo sem roupa etc...

    Felizmente o meu marido ajuda me,nao faz certas coisas,como tratar de roupas,fazer camas etc...mas lava loiça,cozinha ou aspira s necessario...Nao é preciso pedir..ele faz quando ve k é necessário...(as x até demais).

    Mas o teu marido tem k ver k tu trb como ele e no fim sobra tudo para ti k ainda por cima está doente...

    Tens k lhe fazer ver isso...





    bjs

    Comentar


    • #3
      RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

      É o que a Cristina disse, fazer-lhe ver as coisas com uma conversa franca.



      Se não atinar, problema dele. Comigo homem nenhum faria isso. Se trabalham os 2 para a mesma causa/casa, não é só no trabalho. Se trabalhas e ele quer tudo arranjadinho, tens boa solução. Passas a tua roupa e a do menino e, se ele for esperto, vê onde queres chegar.



      Não é por nada mas à conta duma situação dessas, uma amiga minha está com uma depressão. Todos os dias ia da Figueira para a Lousã de carro, a trabalhar a recibos verdes, o horário de saída era às 17h mas saía sempre por volta das 19h e, quando chegava a casa, a louça do almoço estava por lavar. Ele já tinha jantado com os amigos, o filho estava com a mãe dela e ele sentado a ver televisão quando ela chegava.



      Aguentou, aguentou, aguentou e, quando resolveu dizer basta, já não foi a tempo. Homens que pensam que as mulheres/companheiras têm que ser mãezinhas não é deste tempo. Felizmente, nesse aspecto, sinto-me afortunada (só não passa a ferro e, quando tenta, eu não quero ).


      O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

      Comentar


      • #4
        RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

        Esqueci-me duma coisa. O título do tópico não está bem conseguido. A palavra ajudar não faz sentido nos dias de hoje quando homem e mulher trabalham.


        O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

        Comentar


        • #5
          RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

          Olá. O teu marido parece ser mesmo do género: eu ganho o dinheiro para sustentar a casa, portanto a partir daí CHEGA e posso vir para casa e estar no computador. Cuecas no bidé? toalhas molhadas na cama? isso nem parece dos tempos de hoje, de facto...não sei se uma boa conversa vai chegar, realmente, espero bem que sim...quanto a ele não querer fazer melhoramentos na casa, isso mostra mesmo que a casa para ele é para dormir, não se interessa, não tem o culto da casa. Pode ser complicado mudar a mentalidade dele, eu acho mesmo que ele deve achar que não está sequer a fazer nada de grave, ele nem percebe que não está a fazer alguma coisa. Como disse de início ele só acha mesmo que deve ganhar dinheiro. Boa sorte e felicidades.

          Comentar


          • #6
            RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

            newbie, em primeiro lugar os homens são diferentes de nós mulheres, em relação à casa o que para nós é essencial para eles muitas vezes é superficial, e temos de estar sempre a pedir, sei que é cansativo, mas com muitos deles não há muitas outras saídas. E pelo menos tens um ponto a favor, se pedires ele vai fazendo, nem tudo é mau. Muitas vezes eles só funcionam assim, mesmo vendo tudo por fazer, só com orientações é que vão lá, pensa que pior era não fazer mesmo nada



            Cada casal partilha, manias, hábitos, distracções e até desconhecimentos que conseguem tiram o outro do sério. Analisados fora da relação, esses hábitos podem parecer coisas inúteis, viver essas pequenas situações irritantes todos os dias durante anos esgota uma relação.

            Alguns homens vivem na eterna adolescência quando o assunto é a colaboração nas tarefas domésticas. Chegam a casa colam-se à televisão, ao computador etc. nem pensam nas obrigações.



            Tenta ter uma conversa com ele e diz-lhe que estás a chegar ao ponto da saturação e que pelos vistos tens de lhe andar sempre a pedir para fazer as coisas, que te sentes sobrecarregada com as tarefas domésticas e que tudo passa por ti e que no fundo precisas que ele tome algumas iniciativas para que tu te possas sentir um pouco mais aliviada e até estar mais disponível para vocês casal (apenas marido e mulher) e como mãe. Não deves encher tanto tempo com pequenas coisas que á medida que o tempo passa vão-se transformando em grandes coisas, é bom que falem e que o alertes porque eles ás vezes não têm esta noção, acham que tudo passa e que tudo fica bem.

            Diz-lhe que o casamento é um compromisso, e que deve ser respeitado pelos dois e que por vezes te sentes desrespeitada.







            Sugestões:



            Faz uma lista das tarefas que se têm de fazer todos os dias e das que se têm de fazer ao fim de semana.

            Escreve tudo mesmo, desde onde deve ser arrumada a roupa suja, as toalhas depois do banho etc., quais as refeições que têm de ser feitas, as partes da casa que têm de ser arrumadas, descrimina tudo, como se estivesses a explicar a uma criança.

            Por exemplo escreve:

            fazer o jantar todos os dias

            Arrumar a cozinha todos os dias

            Apanhar a roupa

            Dobrar a roupa, etc.

            Apresenta-lhe a lista e pergunta-lhe o que ele mais gosta de fazer, as tarefas têm de ser divididas e tu até lhe dás a escolher as que ele menos se importa de fazer. Há sempre uma ou outra coisa nas tarefas domésticas que eles gostam de fazer ou que odeiam, deixa-o escolher o que ele gosta mais, mas de forma a que fiquem as tarefas divididas pelos dois, não é só gostar de uma ou duas e o resto não faz.

            Põe roupa a lavar quando ele estiver em casa, pega no cesto com a roupa molhada, põe à frente dele e diz-lhe "enquanto faço isto e aquilo tu penduras a roupa"





            Depois faz uma lista de castigos para cada incumprimento de tarefa por parte dele e aí é mesmo para cumprir. Por exemplo deixa a roupa no bidé, não a apanhas nem que fique ali um mês ou apanhas e metes na parte da cama onde ele dorme, vais fazendo monte, mesmo que ele fique sem roupa, não cozinhou ou arrumou a cozinha, na próxima refeição fazes o jantar para ti e para o teu filho, ele que se desenrasque, se for fazer o jantar para ele e deixar tudo desarrumado enfias tudo num alguidar e deixas lá a loiça que sujou e vais sempre fazendo isto haverá uma altura que ele ficará sem loiça.

            A roupa dele, se não te ajudar fica por passar no balde até ele perceber que já não tem roupa, como dizes que não és tu que as passas dás ordem para que a roupa dele não seja tratada.

            Diz-lhe mesmo "eu deixo de fazer isto se tu não fizeres aquilo", se ele não ajudar de maneira nenhuma "despreza" tudo o que o atinja directamente: roupas, pagamentos, compras de coisas pessoais, marcar horas com os médicos, revisão do carro, etc;

            Só assim ele vai ter noção que se as coisas aparecem feitas é porque tu o fazes e se fizeres como ele a vossa vida fica num caos.

            Lembra-te: os homens precisam de "ordens claras" como "faz isto, faz aquilo" e não de "coisas generalizadas" como "será que, quando tiveres tempo, poderias fazer isto ou aquilo?".



            Depois há o outro lado que é a compensação, quando ele fizer algo convém elogia-lo, dar-lhe um miminho, até podes fazer umas surpresas sei lá, eles precisam desse estímulo, é como diz uma amiga minha às vezes é como educamos os cães, quando fazem as coisas bem damos um biscoito, quando peço alguma coisa ao meu marido e ele a muito custo faz eu dou-lhe um beijinho.

            Comentar


            • #7
              RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

              Um dos castigos que lhe podes dizer é que se não fizer alguma coisa das que estipularam é que lhe tiras o teclado do computador por um dia ( e tiras mesmo), se for preciso tira durante uma semana.



              Faz um calendário e escreve as tarefas que tem de ser feitas em todos os dias, descrimina as tuas e as deles e cada vez que ele falha aponta, para que ele possa ver quantos dias falhou e que castigos irá ter, assim não há margem para dúvidas nem desculpas para nada e põe no frigorífico.

              Comentar


              • #8
                RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                Ola!



                E verdade que nos olhamos a casa com outros olhos. Nao devia ser mas e e possivelmente resulta da educaçao e de anos e anos em que nos incutiram o brio que ha que ter numa casa e a responsabilidade nossa de a manter limpa e arrumada. Eu tenho poucas razoes de queixa porque o marido faz... Mas e verdade que tenho de lembrar muitas vezes



                Dividir as tarefas e bom principio, mas tens de estar preparada a nao fazer mesmo a parte que lhe compete. Ca em casa limpar a casa de banho é tarefa dele. Pois bem, ja passei de uma semana para a outra sem a limpar. Ele nao limpou, fica ate que limpe! Eu limito-me a passar o aspirador para tirar os cabelos e nada mais. A roupa dele é ele que passa. Tem sempre uma pilha enorme e sim, ja aconteceu nao ter o que vestir. E entao faz uma maratona a passar a ferro. Eu tive e ficar mais flexível na forma como as coisas sao feitas e tambem respeitar a opiniao dele sobre o que é mais importante, mas devagarinho ele la vai ganhando rotinas e ja toma a iniciativa de muitas coisas.



                Neste momento a guerra ca em casa e outras: as pausas quando estamos a arrumar. Faz duas coisas e vai fumar, outras duas e senta-se um bocadinho, mais 10 minutos e para a olhar para a televisao :angry:Tira-me do serio...



                Beijinhos



                Rute





                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                  Já estive a dar uma olhadela, mas depois quero ler com mais calma.



                  MMargarida, realmente tens razão, está mal escolhida a palavra. Na verdade, eu não quero alguém que me ajdue, quero alguém que divida a responsabilidade comigo.



                  Ele foi mal habituado, nunca fez nada na vida (em casa) e pior, se queria fazer, não deixavam porque a empregada era para essas coisas (chegou a ter empregada interna e babá, no tempo das vacas gordas).



                  E eu que não me apercebi antes de casar!!! BURRA!!!!



                  Já lhe disse: o meu David vai aprender a limpar o pó, cozinhar, aspirar, lavar chão, passar roupa, etc! Tal e qual o meu irmão e eu aprendemos.



                  Quero que o meu filho esteja preparado para a vida até nestas coisas...



                  Depois lerei com mais calma, ok?

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                    olá, aqui há uns bons tempos o meu marido tb começou nisso. falei e ele mudava por 1 ou 2 dias, depois voltava ao mesmo. passadas umas semanas tava completamente farta.



                    o que fiz?



                    deixei de lavar a roupa dele, de a passar a ferro, de lhe fazer jantar, de tirar a toalha do chão e deixá-la molhada para o dia seguinte, de ir ás compras, etc.



                    então como é? não quero que ele seja meu criado mas tem de ser tudo a meias. bem, cá em casa deu resultado e até agora tudo tem corrido bem! claroq ue de vez em qd é preciso dizer qq coisita mas nada de mais.



                    hoje em dia (tou em casa há 1 mês e vou continuar) ele faz menos coisas mas ainda assim arruma a cozinha, dá banho á miuda e leva a cadela e o lixo á rua.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                      Não sei o que os Homens de hoje em dia pensam. Aliás, o meu talvez tivesse razões para agir assim porque já tem 41 anos e a educação há uns anos atrás dada aos Homens era no sentido de terem as mulheres como criadas.



                      Em casa faz tudo (menos engomar porque não deixo , não tem jeito). Poder-se-á dizer que cozinha melhor que eu. Se conseguirmos fazer as tarefas pelos 2 tudo ganha com isso: passamos mais tempo a nossa filha, com os nossos amigos, só nós 2 A relação só tem a ganhar com isso. Alíás, eu recusar-me-ia a fazer o que a Lieber propõe (nada contra a user, atenção, apenas a minha opinião é divergente). Dá a sensação que se está a ser ama do marido em vez de mulher/companheira.



                      Muitas vezes vêm com certos hábitos de casa das mãezinhas mas nada melhor que fazer ver certas coisas para os colocar nos eixos. Quando isso não resulta, temos que agir de pior forma...



                      Boa sorte e "aperta" com ele





                      Off-Topic: Enquanto estive grávida tive alguns problemas que exigiram repouso. Na 1ª vez que aconteceu tirou um dia de férias para falar a uma senhora para vir dar um jeito à casa durante o dia. A partir daí vinha do trabalho e era ele que fazia tudo: jantar, arrumar cozinha,... e nem imaginam como me senti mal na altura por não fazer nada.


                      O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                        olá, meu marido tb é assim de não fazer nada e so quer fikar no pc..... mas isso eu ke fui dando corda.... pois passava e dobrava as camisas tds, guardava e td mais.... ele ia sair, colocava tds pra ver se fikava bem.... parece mulher, lolllll e depois enrolava e jogava na gaveta..... (ha é assim.... muito mais facil pra mim.....) dobro do avesso mesmo e taco dentro da gaveta... nem pra cabide vai........ andar a xeirar camisa pra ver se ta limpa ou suja, nao perco + meu tempo...... qd ele morava sozinho, lavava roupa uma vez por semana, ia tds camisas e calças e toalhas... td junto...... nao tinha nada de separar por cor nem nada.....

                        faço as coisas pra ele como ele faz pra mim (pela metade), pq se nao o fizer fika mesmo sem falar comigo, dai ke vira o jogo.....



                        bjinhos e boa sorte com nossos homens.......
                        ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                        novo catalogo AVON



                        madrinha de treinos: Lennita :gift:

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                          Olá! Eu também estou assim, mas a minha situação é pior... fui mãe de gémeos à 3 meses e o meu marido não me ajuda em nada! Nada mesmo nem com a casa nem com os filhos e ainda por cima não sabe agradeçer. Digo-te uma coisa se o meu ordenado fosse alguma coisa de jeito ia-me já embora... tenho dias que o odeio e nem consigo olhar para a cara dele. Beijinhos




































                          Nascemos no dia 26 de Junho de 2009 às 35 semanas... o Ângelo com 1900gr e 43cm e o Gabriel com 2240gr e 45cm... agora já estamos uns gorduxinhos lindos:P











                          Sócia n.º 107

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                            Felizmente não sofro do mesmo mal, tenho um marido que faz tanto ou mais do que eu, sem ter de lhe pedir.



                            O que eu faria? deixaria de me ocupar das coisas dele, pura e simplesmente. Haveria dia que teria de levantar o rabinho do sofá, pois já não teria comida para comer, roupa para vestir, etc.

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Partilha de truques para obrigar os homens a ajudar em casa

                              Felizmente, nao tenho esse problema. Uma das poucas coisas que hoje digo que a minha sogra fez bem, foi obriga-lo a fazer tudo. Penso que muitos homens sofrem desse problema porque em casa nunca fizeram nada.

                              O meu marido faz tudo, sabe passar a ferro, sabe limpar vidros, adora cozinhar, sabe limpar bem o chao, trata tao bem da nossa bebe como eu e sabe meter as almofadas do sofa como eu quero :P (etc )

                              Ha uns anos atras, era muito exagerada com a casa e com as limpezas, não podia estar nada fora do lugar, hoje, nem quero saber, a casa é para ser usada e para usufruir dela. Nao esta porca mas tambem nao ando todos os dias com a esfregona na mão e arrumar tudo o que esta fora do lugar.

                              As sextas e sabado de manha, limpamos tudo os dois mas se tivermos algo para fazer, nao o deixo de fazer, meto logo a casa para tras.

                              Quem cozinha quase todos os dias é o meu marido, para alem de eu detestar cozinhar, nao sei cozinhar tao bem como ele. Ah a roupa vai toda para fora, fogo, é uma optima ajuda.

                              Penso que dantes era uma chatinha estar sempre a dizer para ele nao desarrumar e para limpar mais.

                              Acho que a melhor solução, é deixares de fazer


                              Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X